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Como usar os desafios do TikTok para negócios

Quer saber como conseguir mais exposição para sua marca no TikTok? Você já considerou um desafio do TikTok?

Neste artigo, você aprenderá como usar os desafios do TikTok para o seu negócio.

Como usar os desafios do TikTok para negócios, por Mackayla Paul no Social Media Examiner.

O que é um desafio TikTok?

O TikTok está rapidamente se tornando a plataforma de mídia social do momento, com estatísticas recentes mostrando que o aplicativo já foi  baixado mais de 1,5 bilhão de vezes  em todo o mundo. E embora  a publicidade do TikTok  ainda esteja ganhando força, há muitas oportunidades para marcas de todos os tamanhos realizarem uma nova forma de campanha centrada no que é conhecido como desafio do TikTok .

Se você já está na internet há algum tempo, reconhecerá memes clássicos como “flecha no joelho”  (Skyrim), cara do cereal e “Prepare-se, o inverno está chegando”, só para citar alguns. Os desafios do TikTok são inspirados na cultura meme.

Os memes estão enraizados no marketing de mídia social, com mais marcas do que nunca aderindo ao movimento dos memes quando identificam uma tendência emergente. Pense no início deste ano: você postou algo para o #DollyPartonChallenge quando isso se tornou viral? Claro que sim.

A maioria dos memes de mídia social consiste em uma combinação de texto e imagens para transmitir uma ideia ou tema, mas o TikTok trouxe consigo (continuando o que o Vine iniciou) um novo tipo de meme: memes de vídeo.

Os desafios do TikTok, tanto orgânicos quanto patrocinados, costumam ser uma combinação de três elementos: texto, som e movimento (geralmente uma dança coreografada). Eles podem ser iniciados por indivíduos, geralmente TikTokers ou influenciadores com muitos seguidores, ou por marcas que investiram em publicidade no TikTok.

Vídeo do desafio TikTok de Zach King

A Geração Z, o maior grupo demográfico do TikTok, cresceu na era de ouro da internet e tem um talento especial para identificar memes populares e recriá-los. É o que tornou os desafios do TikTok e do TikTok tão atraentes para esse público mais jovem. Para marcas que desejam atrair a Geração Z, o TikTok deve ser uma prioridade e, com ele, os desafios do TikTok.

A força motriz por trás da criação de qualquer bom desafio é o som , ou elemento de áudio. O TikTok oferece uma variedade de sons na plataforma para você escolher, bem como sons personalizados criados e enviados por usuários, tanto influenciadores quanto usuários comuns do aplicativo.

Biblioteca de sons do TikTok

Alguns dos melhores sons do TikTok são extraídos de filmes, vídeos virais do YouTube e músicas (incluindo sucessos no topo das paradas e compositores independentes). Os vídeos #Frozen2Challenge são um exemplo perfeito de um trecho de som de um filme usado para criar um meme de vídeo TikTok.

Agora vamos ver como você pode começar com os desafios do TikTok.

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Nº 1: Participe de um desafio popular existente do TikTok

Existem muitos desafios orgânicos e sem marca do TikTok que as empresas podem adotar como método de “captura de tendências” para atrair seguidores e clientes em potencial.

Assim como recriar o desafio Dolly Parton, você pode ganhar influência do TikTok simplesmente criando um vídeo baseado em um desafio de tendência. Para causar impacto com os desafios orgânicos do TikTok, é importante ficar atento às tendências emergentes para que você possa criar seu próprio vídeo em tempo hábil.

Aqui estão três maneiras de encontrar um desafio adequado à sua marca:

Procure na página For You : Quando você se inscreve em uma conta TikTok, sua página For You já estará repleta de sugestões de conteúdo que você irá gostar. Esta página mudará com o tempo à medida que você começar a seguir contas, como a página Explorar do Instagram.

Página TikTok para você

Verificar regularmente sua página For You (e seguir os influenciadores do TikTok que seu mercado-alvo segue) o ajudará a identificar desafios futuros que valem a pena recriar em sua conta comercial.

Veja os sons populares no TikTok : Outra maneira de encontrar os desafios populares do TikTok é acessar a seção Sons do aplicativo. Aqui, você verá uma lista dos sons mais populares. Depois de tocar em um som, você verá vídeos criados com esse som.

Lista de sons populares do TikTok

Veja os vídeos que usam esses sons e veja se algum deles compartilha elementos comuns. Fique atento a movimentos repetidos, como passos de dança ou truques de edição.

Assista às compilações do TikTok no YouTube : Jenna Marbles, uma das primeiras estrelas do YouTube e uma buscadora de desafios estranhos (ela transformou seu cabelo em uma faixa de rodas quentes duas vezes), recentemente começou a compartilhar suas próprias compilações do TikTok. Esse tipo de conteúdo está realmente esquentando no YouTube e está apenas começando.

Para economizar tempo como profissional de mídia social ou proprietário de uma empresa, você pode conferir algumas das principais compilações do TikTok para inspiração e pesquisa. Você provavelmente também vai rir disso!

Dicas para filmar seu vídeo do desafio TikTok

Se você deseja participar de um desafio orgânico existente do TikTok para aumentar o número de seguidores, não caia na armadilha de sempre seguir seu primeiro conceito. Existem várias maneiras diferentes de interpretar um meme que seja relevante para o seu público. É seu trabalho encontrar a opção mais divertida.

Faça uma lista de conceitos potenciais e apresente-os às pessoas de sua equipe. Filme alguns, edite-os juntos e compare-os. Escolha aquele que arranca mais risadas e ao mesmo tempo permanece relevante para o seu público-alvo.

Ao filmar seu vídeo de desafio do TikTok, há duas maneiras de fazer isso.

A primeira opção é usar a funcionalidade de vídeo do TikTok para gravar seu conteúdo enquanto o som pré-selecionado do TikTok é reproduzido nos alto-falantes do telefone. Essa abordagem é especialmente útil se você estiver sincronizando os lábios com uma música ou clipe de filme.

Sua outra opção é filmar seu vídeo usando uma DSLR ou a câmera padrão de um smartphone. Filmei um envio de desafio do TikTok usando esse método e achei bastante difícil. O vídeo exigiu muitas tomadas para sincronizar o movimento com o áudio da música do Daft Punk.

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Se você estiver participando de um desafio orgânico do TikTok, certifique-se de usar o mesmo clipe de áudio de outros vídeos do desafio. Você pode descobrir isso olhando a parte inferior dos vídeos na hashtag do desafio TikTok.

Página de som do desafio TikTok

Ao editar seu conteúdo, preste atenção aos níveis de som do vídeo original (ruído de fundo). Você não quer que o som do TikTok seja abafado por pessoas conversando ao fundo ou por uma máquina de café barulhenta.

O TikTok possui uma variedade de ferramentas de edição de vídeo que permitem adicionar filtros, adesivos, texto e transições de vídeo que irão melhorar a qualidade geral do seu vídeo de desafio.

Alguns desafios incorporam até um efeito específico de vídeo TikTok, como o exemplo no final deste artigo.

Efeitos de tempo do TikTok

Nº 2: lance sua própria campanha de desafio TikTok de marca

Um elemento crucial para desenvolver seu próprio desafio TikTok é o contexto. Embora existam muitos memes de vídeo rolando no chão e rindo que você pode criar com clipes de som de filmes, certifique-se de ter o contexto correto.

Por exemplo, se você estiver promovendo seus produtos de cuidados com a pele para mulheres da Geração Z, considere usar clipes de músicas recentes no topo das paradas que tenham como tema beleza ou empoderamento feminino. Ou faça uma lista de fandoms e filmes com temas de beleza que seu público-alvo teria crescido assistindo e que seriam nostálgicos para eles – pense em Meninas Malvadas e O Diário da Princesa .

Clipes de som curtos de conteúdo existente com contexto para seu setor e público podem transformar sua ideia de desafio TikTok de “meh” para “uau” em um instante.

Planeje sua campanha de desafio TikTok

Ao planejar sua campanha de desafio de marca, considere primeiro o objetivo principal. Você quer que seu mercado-alvo saiba que você está no TikTok para ganhar seguidores? Você espera impulsionar as vendas de um novo produto que está lançando?

Decida qual é o objetivo principal da sua campanha e quais métodos você usará para monitorar o sucesso – tudo, desde a conclusão de metas do Google Analytics até o uso total de um código promocional exclusivo.

Depois de definir seu objetivo, pense em como você promoverá seu desafio. Aqui estão algumas de suas opções:

  • Trabalhe diretamente com o TikTok para promover o desafio de sua marca para as massas, a partir de US$ 150.000 por dia.
  • Execute uma campanha de marketing de influenciador TikTok. Com essa abordagem, você trabalha com contas maiores para recriar seu desafio TikTok no dia seguinte à publicação em sua própria conta de marca para criar um efeito de trovão.
  • Transforme seu desafio TikTok em uma competição. Para ilustrar, ofereça um prêmio (ou vários prêmios) a criadores selecionados aleatoriamente que sigam as regras de inscrição na competição. Seus métodos de inscrição na competição devem incluir, no mínimo, a postagem de um vídeo com a hashtag do desafio TikTok. Antes de seguir o caminho da competição, leia as  diretrizes de promoções do TikTok .
Desafio da marca TikTok da Mucinex

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Usando o que você sabe sobre a cultura meme e o que aprendeu com os principais desafios do TikTok, crie alguns conceitos diferentes para o seu desafio. Depois de restringir sua lista de opções, crie ideias de hashtags desafiadoras que se correlacionem com a mensagem do seu meme.

Dica profissional : certifique-se de fazer sua pesquisa no TikTok antes de decidir sobre sua escolha final da  hashtag do desafio TikTok . Embora ainda seja cedo, sua ideia de hashtag pode já ter sido adotada.

Planeje o conteúdo do seu desafio TikTok

Agora que você tem uma ideia clara do que espera obter com seu desafio TikTok, é hora de descobrir como contar uma história divertida por meio de seu vídeo. Você tem que ir direto ao ponto rapidamente e criar algo repetível.

É importante manter a imitação em mente. Se você tornar seu desafio muito difícil para as pessoas recriarem (ou seja, com um orçamento muito alto ou muitos movimentos de dança), seu mercado-alvo terá menos probabilidade de participar do desafio, diluindo, em última análise, a eficácia de sua campanha.

Para visualizar isso, vamos dar uma olhada em um desafio orgânico do TikTok que varreu a plataforma graças a influenciadores e pessoas comuns que postaram seus próprios vídeos imitando o meme. No vídeo abaixo , Karen Sutherland, palestrante de relações públicas e mídias sociais, participa do desafio com um vídeo que imita a tela de seleção de jogadores que costuma aparecer em videogames.

https://www.tiktok.com/embed/v2/6755404172872502534?lang=pt-BR&referrer=https%3A%2F%2Fwww-socialmediaexaminer-com.translate.goog%2Fhow-to-use-tiktok-challenges-for-business%2F%3F_x_tr_sl%3Dauto%26_x_tr_tl%3Den%26_x_tr_hl%3Dpt-BR%26_x_tr_pto%3Dwapp

Se analisarmos este desafio, é fácil perceber porque foi um sucesso. Devido à divisão demográfica dos usuários do TikTok, você pode presumir que a maioria das pessoas na plataforma já jogou videogame antes. O som usado no vídeo foi enviado por um usuário do TikTok, mas só ganhou popularidade quando foi combinado com o movimento para cima e para baixo que imita a forma como os personagens digitais são exibidos na maioria das telas de seleção de jogadores.

O meme do vídeo fecha o círculo e se torna repetível quando texto é adicionado para indicar as características ou habilidades do “jogador” no vídeo. Neste caso, o jogador é conhecido como Professor Universitário, conforme identificado no texto em preto e branco na parte superior da sobreposição de texto.

Escolha um som TikTok

O som do desafio do TikTok pode ser seu  próprio som original  ou um clipe de som de um elemento básico da cultura pop, como um filme ou programa de TV que você encontrou na plataforma. Considere os filmes, vídeos virais e músicas de sucesso que apresentam palavras e frases que fazem sentido para o seu setor.

Coreografe seu movimento de desafio TikTok

Vai parecer um pouco estranho se não houver um ponto focal no seu desafio. Quer seja uma pessoa, um grupo de pessoas, um animal de estimação ou um objeto inanimado como  os ursinhos de goma de Haribo , você precisa decidir qual estrela do seu vídeo.

Se você deseja que seu desafio seja fácil de ser recriado por outras pessoas e que ele realmente tome forma como um meme de vídeo, é melhor tornar seu ponto focal uma pessoa individual ou um pequeno grupo de duas a três pessoas.

Vídeo do desafio TikTok com três pessoas dançando

As pessoas (ou objetos inanimados) em seu vídeo também precisarão estar em movimento. Pode ser um leve movimento ou uma curta dança coreografada. Seja criativo para esta parte!

Crie e publique seu vídeo do desafio TikTok

Depois de ter o movimento, o som e o conceito prontos, você estará pronto para começar a filmar. Pode demorar um pouco para conseguir a foto perfeita, mas no final valerá a pena.

Quando estiver satisfeito com seu vídeo (ou vários videoclipes curtos), acesse as ferramentas de edição para começar a criar sua obra-prima. Embora você possa editar seus vídeos usando um software de edição de vídeo profissional, seu desafio será mais identificável e parecerá mais nativo da plataforma se você usar as ferramentas de edição do aplicativo.

Você pode salvar seus vídeos do TikTok (e legendas de vídeo) como rascunhos até estar pronto para publicá-los. Quando chegar o momento, basta ir para a seção de rascunhos e adicionar algumas hashtags – e o mais importante, sua hashtag do desafio TikTok! Em seguida, toque em Postar.

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Explore um desafio TikTok de marca de sucesso

O desafio TikTok da sequência do filme de grande sucesso, Jumanji: The Next Level , foi popularizado usando métodos de publicidade paga em vez de puro crescimento orgânico. Aqui está uma análise rápida desse desafio de marca.

Objetivo : O objetivo principal do desafio Jumanji era promover o lançamento da sequência do filme, principalmente para o público mais jovem no TikTok.

Conceito : No filme Jumanji: The Next Level , o enredo tem uma reviravolta na história onde os personagens principais do jogo experimentam uma falha e trocam de corpo ou se transformam em personagens totalmente novos. Em um vídeo do TikTok, Dwayne “The Rock” Johnson explicou que os usuários poderiam participar do desafio filmando um vídeo usando o som do desafio e “transformando-se” em algo ou alguém com poder de edição. Eles também tiveram que usar a hashtag do desafio.

Vídeo TikTok do Rock anunciando o desafio Jumanji

Aqui está um desafio do TikTok enviado por um influenciador que trabalha na campanha publicitária.

https://www.tiktok.com/embed/v2/6763529162494905601?lang=pt-BR&referrer=https%3A%2F%2Fwww-socialmediaexaminer-com.translate.goog%2Fhow-to-use-tiktok-challenges-for-business%2F%3F_x_tr_sl%3Dauto%26_x_tr_tl%3Den%26_x_tr_hl%3Dpt-BR%26_x_tr_pto%3Dwapp

Som : O áudio utilizado no desafio de Jumanji é a representação perfeita do filme em si. Há ruídos de pássaros, uma batida de suspense e um ruído distinto destinado a ser usado quando a transformação ocorre durante o vídeo.

Movimento : Por se tratar de uma campanha publicitária cuidadosamente coordenada, o desafio Jumanji veio com seu próprio efeito de vídeo AR que os TikTokers poderiam usar para imitar perfeitamente o meme.

Hashtag do desafio TikTok : #JumanjiChallenge

Conclusão

No geral, o TikTok apresenta uma excelente oportunidade para marcas que buscam interagir e atrair um público da Geração Z. A popularidade do aplicativo continua a crescer globalmente e é uma plataforma que pode ajudá-lo a ganhar relevância junto à próxima geração de consumidores.

Agora que você sabe o que é um desafio do TikTok e as diferentes maneiras de se envolver como marca, desde a busca por tendências até a execução de uma campanha publicitária, você está bem equipado para começar a criar conteúdo no TikTok.