No varejo digital ou no omnichannel, o uso do retargeting de forma estratégica impulsiona as vendas e melhora o relacionamento com o consumidor.

Cada vez mais, o varejo percebe que reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é essencial para ter um negócio mais saudável. E, para fazer isso, é preciso aumentar a conversão e trazer de volta o consumidor.

retargeting costuma ser utilizado pelo varejo como uma ferramenta para reduzir os índices de abandono de carrinho. Ele é, porém, muito mais do que isso: os melhores varejistas encaram o retargeting como um mecanismo para manter um relacionamento constante com o público, entender cada vez melhor os clientes e entregar mais personalização em todos os pontos de contato – físicos ou digitais.

Retargeting: muito além do abandono de carrinho

Usar ferramentas de retargeting para reduzir o abandono de carrinho é importante, mas é uma abordagem que tenta minimizar um problema. Afinal de contas, o consumidor pode ter abandonado o carrinho de compras por diversos motivos:

Desses casos de abandono de carrinho, o retargeting só consegue realmente trazer o cliente de volta e gerar uma boa experiência caso o consumidor decida pela compra e se preço, prazo e frete estiverem adequados. Para os demais, o retargeting se torna uma ferramenta de geração de insights.

Esse exemplo mostra que é preciso ir muito além do abandono de carrinho. O retargeting pode ser utilizado com outros objetivos, tão ou ainda mais importantes que trazer um cliente de volta:

1) Gerar insights para o negócio

Todo contato com o cliente é uma oportunidade de aprendizado. Com essa mentalidade, o retargeting se transforma em uma grande fonte de insights sobre o consumidor e como ele reage às suas iniciativas de relacionamento.

Desenvolver campanhas de retargeting de maneira estruturada permite identificar padrões de comportamento dos consumidores, o que gera novas possibilidades de impactar o público e gerar resultados. Alguns exemplos:

2) Melhorar a usabilidade do site

OK, o cliente abandonou o carrinho. Será que existe algo na usabilidade do site que o afastou da compra? Esteja atento a aspectos como:

Quando aliadas a testes A/B, ferramentas de retargeting podem gerar insights importantes para melhorar a usabilidade do seu site e, com isso, a experiência do consumidor no PDV.

3) Aumentar o LTV

Em vez de pensar o relacionamento com o cliente “uma venda por vez”, começando do zero a cada interação, é importante analisar o valor gerado pelo cliente para o seu negócio ao longo de todo o seu relacionamento com a marca. Dessa forma, o varejo passa a priorizar toda a jornada do consumidor ao longo do tempo.

O foco no Customer Lifetime Value (LTV) muda a estrutura das ações de relacionamento com o cliente. Elas deixam de ser generalistas e se tornam personalizadas. Especialmente em segmentos baseados em compras recorrentes, como clubes de assinatura, supermercados e farmácias, o retargeting pode ser usado para aumentar a inteligência do negócio e o grau de personalização das ações.

As ações a desenvolver vão depender da realidade de cada negócio e do nível de relacionamento com o cliente. Mas é possível trabalhar cada cliente como único. Inclusive nos meios de comunicação: alguns são mais impactados por e-mail marketing, outros por uma mensagem no WhatsApp, outros por um webpush. O retargeting permite adaptar a comunicação em múltiplos canais para impactar o consumidor no momento certo e do jeito correto.

4) Abordar clientes por geolocalização

No varejo omnichannel, não existem fronteiras entre físico e digital. O retargeting é uma ferramenta importante para essa integração, pois permite levar o relacionamento com o cliente para um outro nível de sofisticação.

Um exemplo é o uso de geolocalização. Conectado ao retargeting e ao aplicativo do varejista, esse recurso permite alcançar clientes fiéis que estejam perto das lojas físicas. É uma forma interessante de gerar mais tráfego para o ponto de venda: sabendo do que o cliente gosta, é possível personalizar as mensagens para oferecer aquele chocolate depois do almoço, lembrar da recompra de café para a casa ou qualquer outro item importante para o cliente. Especialmente no varejo de proximidade, esse pode ser um recurso muito importante para gerar vendas adicionais.

O uso de retargeting pode ir muito além da recuperação de carrinhos no e-commerce. No varejo digital ou no omnichannel, é possível utilizar essa ferramenta de forma estratégica para impulsionar as vendas e o relacionamento com o cliente.

Leve suas promoções a quem realmente interessa: utilize dados de clientes online e offline para aumentar a conversão em seu e-commerce.

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