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Como usar o marketing digital para vendas e aumentar o alcance da marca?

Estar presente no mundo online e utilizar o marketing digital para vendas é essencial para sobreviver em um mercado de tamanha competitividade!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Muitas empresas ainda visualizam as estratégias de marketing como não complementares às de vendas, mas isso é um erro. Afinal, a transformação digital veio para unir o melhor desses dois mundos.
  • A internet já é o 3º maior veículo do Brasil, em termos de propagação. Estar no meio digital para conquistar novos clientes é, atualmente, quase que uma obrigação.
  • Uma das principais formas de atrair clientes e vender mais por meio do marketing digital é investir na criação de conteúdo, seja criando fluxos de e-mail marketing ou posts nas redes sociais, sem deixar de lado o remarketing.
  • As principais estratégias de marketing digital para vender envolvem marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, anúncios pagos e inbound marketing,
  • Ter um processo de marketing e vendas bem-estruturado é importantíssimo para obter mais resultados em vendas.

O marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que uma empresa pode realizar pela internet para divulgar seus produtos ou serviços, fortalecer a marca e expandir sua carteira de clientes.

Em um momento como o atual, em que realidade e mundo virtual se confundem cada vez mais (por força do fenômeno da mobilidade, da transformação digital e das mídias sociais), as mais bem-sucedidas estratégias de vendas são as que usam técnicas de marketing digital.

Isso significa que, mesmo com pouco investimento, é possível alcançar seu público-alvo em uma velocidade e escala incomparáveis em relação aos métodos tradicionais de captação de clientes.

A internet tornou- se o 3º veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas da TV e muito próxima do rádio.

Estar presente no mundo digital é, portanto, essencial para sobreviver em um mercado de tamanha competitividade.

E foi pensando nisso que decidimos apresentar a você o que é marketing digital para vendas e algumas formas imbatíveis de usá-lo e melhorar seus resultados. Continue a leitura e aprenda também as estratégias mais utilizadas para vender mais online!

O que é marketing digital para vendas?

Marketing digital é um conceito que engloba várias atividades online que uma empresa ou pessoa pode executar. O objetivo do marketing digital para vendas é usar a web para atrair novos clientes, criar autoridade e desenvolver relacionamentos com leads. Suas principais estratégias são o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Todas as estratégias e ações do marketing digital passam pela web como canal de divulgação da empresa: e-mail, redes sociais, site, blog, landing pages, anúncios pagos etc.

Como usar o marketing digital para vendas?

Para usar o marketing digital para vendas é preciso transmitir credibilidade e bom posicionamento nos sites de busca; descobrir o marketing de conteúdo; investir no e-mail marketing; ser ativo nas redes sociais; usar o remarketing; e investir em ferramentas eletrônicas de criação e controle de processos comerciais.

Confira, em detalhes, mais informações sobre cada dica de como usar o marketing digital para vender.

Transmita credibilidade e posicione-se bem nos motores de busca

Criação de conteúdo relevante e constante é essencial para engajar seus clientes já existentes e atrair novos consumidores, além de desenvolver uma percepção positiva de sua marca, o que, fatalmente, será convertido para melhorar os resultados de vendas.

O trabalho especializado com conteúdo rico é um dos mais importantes no marketing digital, mas deve, preferencialmente, ser executado por empresas especialistas em conteúdo.

Elas saberão diagnosticar com precisão o público-alvo do negócio e saber como atraí-lo por meio das estratégias digitais, como SEO e links patrocinados.

Descubra o marketing de conteúdo

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do seu papel de protagonistas nos processos de tomada de decisão de compras.

Uma revolução possível com a internet e o motivo pelo qual as empresas vêm investindo cada vez mais na construção de uma presença de marketing digital para vendas.

Ainda que a importância desse trabalho de ganho de visibilidade por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes seja óbvia para as equipes de marketing, ela nem sempre é tão clara para a equipe de vendas.

Marketing e vendas precisam alinhar essa perspectiva.

Mostraremos como o marketing de conteúdo, braço direito do marketing digital para vendas, pode ajudar seus times de marketing e vendas a ter mais sucesso!

Veja aqui cinco razões pelas quais sua equipe de vendas deve abraçar o marketing de conteúdo.

Maiores possibilidades de vendas

O marketing de conteúdo é uma verdadeira arma na hora de atrair e cativar clientes em potencial para uma empresa.

Isso porque estando abastecido de materiais de qualidade, o site e o blog tendem a ter um bom posicionamento frente aos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Esse posicionamento possibilita a geração orgânica (totalmente grátis e espontânea) de novos leads, o que representa um aumento real nas possibilidades de vendas para seu time.

Menos tempo gasto com atendimento e redução do custo de aquisição de clientes (CAC)

Outro benefício que o marketing de conteúdo oferece à equipe de vendas é a possibilidade de redução do custo de aquisição de clientes graças a um atendimento mais prático e rápido.

Como isso é possível?

Lembre-se de que uma das principais funções do conteúdo é educar e conduzir clientes em potencial por todas as fases do funil de vendas (atração, conversão, nutrição de leads e compra).

Isso poupará a equipe comercial do trabalho de ter que provar o valor do produto e da empresa ao prospect.

Na prática, o cliente em potencial chega ao vendedor com suas principais dúvidas — sobre o produto, serviço ou a empresa — já sanadas.

E é justamente por isso que há uma redução no tempo gasto com o atendimento.

Uma coisa é certa: conteúdo de qualidade gera leads mais preparados para se tornarem clientes.

Isso significa redução no tempo gasto com atendimento e, claro, um aumento na produtividade gerado pelo marketing digital para vendas.

Time de vendedores mais capacitado

Assim como ocorre com seus leads, o conteúdo de qualidade ensina, evangeliza, educa e treina o time de vendas para falar a “língua da empresa”.

E para que isso aconteça as equipes de marketing e vendas devem caminhar juntas.

Especialmente na hora de fazer um levantamento das principais questões, dúvidas e interesses do público da empresa.

Aprenda mais: Levantamento de necessidades do cliente: a etapa mais importante de uma venda e aqui está o motivo

Vendas mais fáceis

Como dissemos lá em cima, o marketing de conteúdo tem o poder de atrair e também de ensinar aos leads todas as características, funções e vantagens dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

É por isso que sempre é considerado entre as estratégias de marketing digital para vendas.

Esse contato prévio representa uma redução nas possíveis objeções que um cliente pode ter, sejam elas relacionadas à empresa ou ao produto ou serviço.

Para a equipe de vendas, isso significa prospects mais preparados para a compra e vendas mais fáceis!

Redução de trabalho no pós-venda

E como o relacionamento com o cliente não termina quando a compra é concluída, o marketing de conteúdo beneficiará seu time de vendedores contribuindo também com a redução do trabalho no pós-venda.

A produção e divulgação de conteúdos relevantes para os contatos que já se tornaram clientes é uma ótima maneira de evitar possíveis problemas após a aquisição do produto ou serviço.

Invista no e-mail marketing

Um e-mail marketing bem-feito possui altas taxas de leitura, além de permitir que a empresa crie uma sintonia afetiva com seus clientes.

Os e-mails devem ser mensais, semanais ou quinzenais, a fim de não desgastar a imagem da empresa. Eles também devem ser leves, sem arquivos pesados e com conteúdo relevante.

Não se esqueça, ainda, de criar um canal opt-out (link para descadastramento) a fim de oferecer a opção da pessoa sair da lista a qualquer momento.

Confira: Tire vantagem de sua base de dados para enviar e-mail marketing

Seja ativo nas redes sociais

A pesquisa Global Overview Report 2023 mostrou que cerca de 4.76 bilhões de pessoas no mundo possuem conta em ao menos um canal de mídia social.

Sendo que, no Brasil, há 152.4 milhões de usuários ativos nas redes sociais, chegando a 70.6% da população.

Para se ter uma ideia do poder de alcance desses meios de comunicação, só o Facebook possui cerca de 120 milhões de contas abertas no Brasil.

Esses números sugerem a amplitude de alcance de um bom trabalho junto às redes sociais.

Crie diversas contas em múltiplos canais e gerencie-as com frequência. Estimule seus seguidores a viralizarem os conteúdos postados nas páginas de sua empresa.

Promoções e ações personalizadas são boas formas de conseguir esse nível de engajamento e aumentar suas vendas no médio prazo.

Use o remarketing

O remarketing mostra que uma venda não é perdida na primeira tentativa. Use esse recurso de marketing digital para vendas e reconquiste seus futuros e atuais clientes.

Entender o que é remarketing não é difícil.

Trata-se de comunicar, anunciar ou começar um novo contato com uma pessoa que demonstrou interesse em alguma de suas ofertas.

É como uma segunda chance para não perder um potencial cliente que ficou a um empurrãozinho de comprar.

Essa tática de marketing digital para vendas também pode ser usada para clientes que já converteram, principalmente para fazer upsells e cross-sells.

Onde ele pode ser utilizado?

O remarketing pode ser aplicado tanto no ambiente off-line quanto no online. No segundo, costuma ser mais usado especialmente pela facilidade das ferramentas que automatizam esse trabalho.

No “mundo físico”, uma tática de remarketing comum seria o telefonema de algum vendedor para um visitante que deixou seu contato no cadastro de clientes. É importante que esse potencial comprador tenha demonstrado anteriormente um interesse de compra.

Já no “mundo virtual”, as ações de remarketing são vistas em anúncios em sites, redes sociais, blogs e em e-mails marketing.

Para efetivar essa estratégia de marketing digital para vendas, as empresas usam plataformas especializadas na automação desse processo.

Por exemplo: Google Adwords e Bing Ads.

Assim, os consumidores que visitaram um site ou abandonaram um carrinho de compras em um e-commerce podem ser novamente impactados e convencidos a mudar de ideia.

Benefícios do Remarketing

Anúncios destinados às pessoas certas

O remarketing é uma das estratégias de marketing digital para vendas mais assertivas que existem.

As plataformas trabalham com códigos que, ao serem inseridos em páginas específicas de um site, podem registrar dados de acesso, como o tempo de permanência na página e o IP do usuário.

Essas informações são usadas para os anúncios serem direcionados de modo mais inteligente. Assim, você pode ofertar um produto que um visitante viu em seu site, enquanto ele acessa sua rede social, por exemplo.

Isso torna o remarketing a ferramenta capaz de levar a mensagem correta no melhor momento e para o público certo.

Recuperação de carrinhos abandonados

A desistência de compras no mercado virtual é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas.

Um relatório da Ve Interactive revelou que, no primeiro trimestre de 2015, a média de carrinhos abandonados nos e-commerces brasileiros era de 83,73%.

As justificativas podem variar em função do valor do frete, da falta de descontos, das condições de pagamento, entre outros motivos.

Se você já sabe o que é o remarketing, tem ideia de que ele foi feito exatamente para não perder essas oportunidades de negócio.

Quer um exemplo?

Entre em seu e-mail ou em uma de suas redes sociais, provavelmente, você vai ver que lá existe algum anúncio ou e-mail marketing de uma loja virtual da qual, em algum momento, desistiu de comprar um produto.

Reaquecimento de intenções de compra

É um benefício que segue a linha do tópico anterior.

Esse ponto, em especial, é para destacar que o remarketing não é usado apenas para reforçar as chances de compra de um ‘quase cliente’.

Para ter uma ideia melhor, uma pesquisa da Forrester, com uma análise de esfera global, apontou que 96% dos visitantes que acessam um site pela primeira vez saem sem converter.

Muitas vezes, o usuário ainda está conhecendo o site, pesquisando os produtos, comparando os preços e ainda não possui o interesse imediato de compra.

Nesse caso, o remarketing pode ser usado para lembrar essa pessoa que sua loja ainda conta com os produtos dos quais ela uma vez procurou e possa ter esquecido.

Aumento nas vendas

Por fim, vale destacar a consequência natural de todo o processo de remarketing como estratégia de marketing digital para vendas.

Uma venda não concretizada em um determinado momento não significa que seja uma venda perdida.

É nessa ideia que o remarketing trabalha, fazendo as empresas gerarem mais receitas a partir de uma segunda chance para conquistar os mesmos clientes.

Invista em ferramentas eletrônicas de criação e controle de processos comerciais

Antes de agregar novos clientes, é necessário manter e engajar os que sua empresa já possui.

Por isso, manter um controle rígido sobre o histórico de seus clientes, a fim de acompanhar de perto as negociações existentes e ter acesso a relatórios e gráficos de vendas, é fator essencial. E tudo isso pode ser feito pelo sistema de CRM!

Isso ajuda a conhecer bem seu nicho e, a partir daí, elaborar um plano de marketing digital para vendas voltado à captação de novos consumidores.

Os objetivos do marketing são:

  • maximizar os objetivos da organização tendo em vista variáveis externas não-controláveis;
  • desenvolver eficientes estratégias de mercado que potencializam a capacidade empresarial de captar novos clientes;
  • fidelizar os clientes já existentes.

Nesse prisma, o marketing digital para vendas vem se consolidando como uma fonte obrigatória de amplificação do poderio corporativo.

Trata-se de um meio eficaz de comunicação de baixo custo (em comparação com o marketing tradicional, tais como rádio, TV, revistas e jornais), além de se propagar de forma global.

Em meio a um momento em que as realidades orgânica e digital se confundem cada vez mais no dia a dia das pessoas, se abster de utilizar a internet e o “mundo mobile” para alcançar seus potenciais consumidores e melhorar seus resultados de vendas não é nada recomendável!

Como usar o marketing digital para vender mais?

Para vender mais com o marketing digital é necessário definir a persona do negócio; determinar os objetivos; escolher as estratégias que serão utilizadas; usar o marketing de conteúdo para educar e guiar o cliente pelo funil; investir no relacionamento com o público e utilizar a tecnologia ao seu favor.

Confira todas as dicas essenciais para você poder vender mais com o marketing digital.

  • Defina a persona (cliente ideal) para o seu negócio;
  • Eduque o mercado e invista no marketing de conteúdo;
  • Crie funis de e-mail marketing;
  • Invista no relacionamento com os clientes;
  • Desenvolver conteúdos de acordo com as estratégias de cada etapa do funil;
  • Seja participativo nas redes sociais;
  • Utilize ferramentas de automação de marketing;
  • Tenha uma boa estratégia de remarketing.

Principais estratégias de marketing digital para vendas

As estratégias de marketing digital para vendas que possuem ótimo retorno sobre o investimento são: marketing de conteúdo, que educa os leads; redes sociais, que gera uma aproximação com o público e amplia o alcance da marca; SEO (otimização do site para o Google); anúncios pagos; e Inbound Marketing.

Entenda um pouco mais sobre cada uma delas.

Marketing de conteúdo

Já falado neste artigo, o marketing de conteúdo é o conjunto de ações que visam compartilhar conteúdos relevantes e de alta qualidade para as personas do negócio.

A ideia é construir um relacionamento de confiança por ensinar e educar o público sobre determinados assuntos do seu ramo de atuação. O que resulta em maior credibilidade da marca, aumentando sua autoridade no mercado.

Ele deve usar a segmentação de clientes e leads para enviar artigos, vídeos, infográficos, e-books, podcasts, entre outros conteúdos, por e-mail, nas redes sociais, no site, no blog, na landing page etc.

Redes Sociais

As estratégias de marketing digital de empresas de qualquer porte e segmento devem sempre incluir as redes sociais em que seu cliente ideal está. Não pense em usar todas elas, pois, além de perder tempo e dinheiro, não significa que está atingindo leads qualificados.

Pesquise e veja onde seu cliente está: Facebook, Instagram, Linkedin, Tik Tok, Pinterest etc.

Não se esqueça de implementar um software de CRM para gerenciar todos os canais de contato com o cliente em um só lugar, proporcionando um atendimento completo, com acesso rápido ao histórico de conversas.

SEO

A otimização do site para o Google ou outras plataformas de busca é essencial para ganhar mais tráfego no site, divulgar a marca, compartilhar conteúdos relevantes e, claro, adquirir mais leads qualificados e vender mais.

SEO (Search Engine Optimization ou Mecanismos de Busca) permite o ranqueamento de um site/link no Google, mostrando sua página para pessoas que procurarem informações sobre determinado assunto, produto ou serviço.

Ela se baseia em três pilares: conteúdo, com palavras-chave utilizadas no textos e outras técnicas; tecnologia, sendo preciso formatar todo o site para oferecer boa experiência ao usuário e inserir códigos para elevar as chances de ranquear nos mecanismos de busca; e relevância, mostrando que o conteúdo precisa ser útil para sua persona.

Anúncios pagos

Uma das grandes vantagens de usar o marketing digital para vender é a possibilidade de criar anúncios e links patrocinados de forma altamente segmentada ou mais massiva, variando de acordo com a estratégia adotada.

Outro benefício são os dados gerados, que fornecem insights da qualidade da campanha e se ela deu certo ou não. Ou seja, se o anúncio atingiu seus objetivos, que podem ser captar leads, fidelizar clientes, fazer remarketing, baixar e-book, comprar produtos ou contratar serviços em promoções etc.

Os anúncios podem ser feitos no Google, Facebook Ads, Instagram, Linkedin, Pinterest e ainda em blogs e vídeos no Youtube, por exemplo.

Inbound Marketing

Inbound Marketing, chamado de marketing de atração em português, é um termo que representa um conjunto de estratégias para atrair, conquistar, converter e fidelizar clientes por meio de diversas ferramentas citadas acima, como marketing de conteúdo, SEO, redes sociais e anúncios online.

Ou seja: ele é a categoria que engloba todas essas estratégias digitais com foco em construir um relacionamento com o cliente desde seu primeiro contato com a marca e suas soluções.

Trouxemos essa metodologia mais ampla por último para lembrar da importância de planejar cada ação de Inbound Marketing voltado para vendas. O planejamento e monitoramento dos resultados é fundamental para ajustar estratégias, processos e testar novos caminhos.

A ideia é entender como todas as estratégias funcionam em conjunto e quais estão dando certo e trazendo resultados significativos para a empresa.