Como melhorar as fotos de produtos para vender online
Sabia que as fotos de produto para vender online estão diretamente ligadas ao sucesso das suas campanhas? Elas são fator importante para aumentar a taxa de conversão das suas vendas. Quando falamos de venda online, as fotos possuem um grande poder de persuasão. Se você quer saber como melhorar as fotos de produtos para vender online, confira este conteúdo!
O que define uma foto de qualidade para vender online?
É a partir da foto no anúncio que o futuro consumidor conhece todo os detalhes do produto (características, como deve ser usado) já que ele não terá como analisar pessoalmente e decidir se irá realizar a compra ou não.
O cliente, assim como você, não quer receber em casa um produto diferente do que está no anúncio.
Se a primeira impressão é a que fica, vale a pena investir nas fotos dos seus produtos e no primeiro impacto que ela irão causar nos compradores no momento da compra.
Dentro dos marketplaces, se as fotos dos produtos não destacam as principais qualidades do produto, o comprador não se sentirá atraído pelo anúncio e não comprará o item.
A foto deve representar fielmente o produto e todas as suas características. O item precisa estar fora da embalagem (com exceção de casos específicos, como cosméticos e alimentos) e deve conter fotos em diversos ângulos, apresentando o design do produto, os seus recursos e, se necessário, demonstrar como ele deve ser utilizado.
As estratégias que você usa por trás de cada anúncio, também são de suma importância.
Por esse motivo, lembre-se de criar uma sequência lógica de apresentação.
A primeira foto é a principal, pois ela será apresentada junto ao título do anúncio e à descrição. Então ela precisa apresentar uma visão geral do produto, de preferência em uma imagem frontal, sem precisar focar em detalhes.
Logo após, adicione imagens mostrando mais detalhadamente os atributos que você ache necessário destacar, se possível, inclua fotos de clientes utilizando o seu produto. Esse tipo de tratativa ajuda a dar credibilidade a sua loja e ao seu produto.
Lembre-se, que um dos fatores que mais interferem na decisão de compra, é a prova social.
Se o consumidor vê que outra pessoa adquiriu o produto, gostou e ainda recomenda, a compra já está praticamente 100% garantida!
Se você ainda está começando a empreende nas vendas online e não pensou em separar uma quantia para ser direcionada para esse tipo de equipamento, não se preocupe, vamos passar algumas dicas infalíveis de como produzir fotos profissionais sem afetar o bolso!
Como produzir boas fotos para vender online sem gastar muito
Calma, para tudo tem uma solução. Não ter um equipamento profissional não é desculpa para não produzir fotos com alta resolução dos seus produtos, para conseguir conseguir chamar atenção para o seu anúncio e aumentar a taxa de conversão das suas vendas online.
O seu aparelho celular ou uma câmera digital padrão já ajudam bastante nesse quesito, basta atentar para essas dicas:
- Foco. Confira o foco do celular ou câmera. Não há nada mais desagradável do que uma foto sem nitidez.
- Evite usar o flash. A luz natural sempre foi a maior aliada no momento das fotos.
- Tripé flexível. Vale a pena investir! Ele permite que você consiga capitar fotos do seu produtos de diversos ângulos sem que a imagem fique desfocada e ainda garante fotos externas incríveis.
- Fundo infinito. Essencial para dar o efeito de um espaço uniforme por trás do produto. É utilizado, na maioria das vezes, na cor branca, e dependendo do produto, é permitido usar a criatividade para diferenciar a fotos.
- Iluminação. Esse é um fator crucial que chega a separar as melhores fotos das visualmente amadoras.
Antes de prosseguir, entenda um pouco mais sobre a importância da iluminação
Luz natural é a luz produzida pelo sol. Ela consegue dar nitidez ás imagens permitindo a visualização de todos os detalhes do produto. É mais indicada quando você vai tirar fotos em uma área externa. Claro, se o seu produto for para ser usado ao ar livre.
A luz artificial pode ter variações para amarelado ou brando dependendo da fonte que for utilizada e é a mais indicado para produtos específicos e menores, como relógio e celular.
Não adianta criar um ótimo título e descrição, se as fotos forem ruins. Você corre o risco de ter seu anúncio bloqueado e afetar toda a sua estratégia de vendas.
Existe ainda, outro fator que raramente é levado em consideração por boa parte dos vendedores: o nome da foto. Ficou sem entender? Vamos explicar!
Como salvar as fotos que vão para a sua loja virtual?
Certeza que você não imaginava que o nome com o qual você salva as fotos faz alguma diferença, certo? Ele faz, acredite!
Quando é feita uma pesquisa, o Google realiza um rastreamento dos nomes das imagens para reunir dados sobre a relevância da foto nos seus mecanismos de pesquisa.
Se a imagem for salva com o nome “imagem 15” ao invés de “óculos de sol azul”, o Google não vai conseguir saber do que se trata aquela imagem.
A varredura é feita através dos metadados da plataforma e não da imagem em si. Entendeu agora a importância de escolher um bom nome para salvar suas imagens?
Opte, no momento de salvar a imagem, por descrever sobre o que se trata o arquivo de forma resumida e clara.
Como aumentar suas vendas online através das fotos dos produtos
Faça testes A/B das suas imagens. Realizar testes constantes nos seus anúncios é fundamental para manter a sua relevância.
O comportamento dos consumidores está mudando constantemente, os produtos mais pesquisados não ficam no topo dos resultados de pesquisa para vida toda.
Se você notar que seus produtos não estão vendendo mesmo tendo um tráfego considerável pode ser que as imagens dos seus produtos não estejam causando o desejo de compra.
Os testes são, por regra, fundamentais e devem ser realizados periodicamente para manter os anúncios sempre em destaque.
Teste as fotos, seja utilizando a iluminação natural ou artificial, seja verificando se a quantidade de fotos que você disponibilizou dos seus produtos está sendo satisfatória e se tá alcançando mais visualizações.
Compare também, com os anúncios dos concorrentes, veja o que eles estão fazendo de diferente e sempre renove o planejamento das suas campanhas para otimizar o alcance dos seus anúncios.
Por fim, evite:
- Imagens com baixa qualidade;
- Imagens com efeitos, marcas d’água, texto, logo;
- Fundo poluído, com objetos que chamam mais atenção que o produto;
- Fotos que não tenham ligação com o título e descrição do anúncio;
- Fotos de produtos ou acessórios que não estão sendo vendidos.