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Como fazer vendas pelo Whatsapp Business? Saiba tudo sobre a ferramenta!

Você sabe como se faz vendas pelo WhatsApp Business👉 Lançado no Brasil em janeiro de 2018, a ferramenta surgiu como mais uma possibilidade de comunicação para facilitar negociações entre comerciantes e clientes.

O poder desse novo canal de vendas online é facilmente explicado. Afinal, o mundo é aficcionado pelo WhatsApp: cerca de 1,5 bilhão de pessoas são usuárias ativas da plataforma, segundo o Statista.

Sendo uma ferramenta tão popular, é natural que os consumidores a utilizem para falar com lojistas. É comum vermos empresas divulgarem o app como um canal de suporte, atendimento e esclarecimento de dúvidas. 

Mas o ideal seria fazer tudo isso em uma plataforma adaptada para tal função, certo? Portanto, é com esse objetivo que surgiu o WhatsApp Business.

Ficou curioso? Quer aprender como fazer vendas pelo WhatsApp Business? Neste post, compilamos tudo o que você precisa saber para usar esse aplicativo a favor da sua empresa. Leia a seguir!

Como funcionam as vendas pelo WhatsApp Business?

O WhatsApp é uma ferramenta já bastante utilizada pelas empresas na comunicação com os clientes. Entretanto, diferentemente do aplicativo tradicional, a nova versão conta com recursos pensados especialmente para os empresários. 

Somente os lojistas precisam baixar a versão Business – o download pode ser feito na Google Play Store ou na Apple Store. Dessa forma, pessoas físicas e clientes continuam usando o WhatsApp Messenger normalmente.

A ferramenta gratuita tem o objetivo de facilitar a interação entre consumidores e pequenas e médias empresas. O app permite a criação de um perfil comercial do negócio, contendo informações como descrição e endereço de e-mail ou site.

Chatbot e atendimento automatizado

Todo vendedor precisa se preocupar com um tempo de resposta para o cliente mais ágil e eficiente. Pensando nisso, a plataforma, por exemplo, oferece um chatbot que ajuda a empresa a manter a qualidade do atendimento.

Além de responder rapidamente às mensagens, o lojista consegue classificá-las por meio de etiquetas e automatizar as interações. Isso torna o processo bem mais prático do que atender aos clientes por e-mail. 

Afinal, o app automatiza e permite um atendimento personalizado com mensagens padrões, como as de boas-vindas, agradecimento e oferecimento de descontos, por exemplo. Também é possível programar recados específicos para os períodos em que o lojista estiver indisponível. 

Mensagens automatizadas do WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp
Mensagens automatizadas. | Reprodução / WhatsApp

Classificação em categorias

O aplicativo também dá ao usuário a possibilidade de classificar em categorias os contatos e as conversas. O lojista pode criar tags como: 

  • “Novo cliente”
  • “Pagamento pendente”
  • “Pedido finalizado”

O processo é simples: ao abrir uma nova conversa, toque no ícone do menu – localizado no lado direito superior da tela – e opte por adicionar novas etiquetas.

Por fim, assim como no caso do aplicativo regular, o Business também pode ser acessado no computador, pelo site https://web.whatsapp.com/.

Categorias do WhatsApp Business. | Reprodução: WhatsApp.
Categorias do WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Métricas para avaliar seus resultados

Outra vantagem do WhatsApp Business é que ele fornece métricas básicas aos usuários. O caminho para elas é o seguinte: 

  1. Menu
  2. Configurações
  3. Configurações da empresa
  4. Estatísticas.

Assim, por meio desses dados, o lojista consegue acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. A partir dos resultados analisados a empresa pode aprimorar estratégias e obter insights de como melhorar vendas pelo WhatsApp Business.

Vendas pelo WhatsApp Business: como se cadastrar na plataforma?

Para iniciar suas vendas pelo WhatsApp Business, basta preencher alguns dados de cadastramento. O processo de criação do perfil merece muita atenção, já que ele funcionará como um cartão de visitas da empresa. 

Algumas das informações solicitadas para o cadastro são: 

  • Nome da empresa
  • Descrição da loja
  • Segmento de atuação
  • E-mail
  • Endereço
  • Telefone

Um detalhe importante: depois de criado, o nome da empresa não poderá ser alterado.

É importante assinalar que em celulares dual chip, o vendedor pode utilizar as duas versões do aplicativo, cada uma com números diferentes. 

Dessa forma, enquanto uma conta é usada de forma pessoal com os recursos usuais do aplicativo, a outra é utilizada comercialmente para negociar vendas pelo Whatsapp Business com seus clientes.

Outra alternativa útil para quem já tem contato comercial é cadastrar um telefone fixo. Nesse caso, logo após o download, basta inserir o número e, ao invés de optar por receber um SMS, escolher a opção “Me ligue”.

Realizado o processo de cadastramento, você já pode começar a utilizar os recursos da plataforma.

Cinco dicas para otimizar suas vendas pelo WhatsApp Business

Abaixo, selecionamos cinco dicas de como otimizar seu WhatsApp Business para vendas. Vamos a elas!

Tenha um número de telefone específico para a empresa 

Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano, e pode soar pouco profissional para alguns clientes.

Capriche no perfil 

Como já explicamos, ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante. Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

Perfil da empresa no WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp
Perfil da empresa no WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Seja educado e prestativo 

Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. 

Também esteja aberto às reclamações dos clientes. Críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca levá-las para o pessoal.

Tenha atenção com a gramática 

Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele escrever de forma extremamente incorreta ou desconexa? Além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

Não se limite ao aplicativo 

Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

O WhatsApp Business pode trazer bons resultados à empresa

É possível tanto estruturar uma comunicação mais próxima com seu cliente quanto impulsionar suas vendas pelo WhatsApp Business. A ferramenta surgiu como uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que buscam, de maneira prática, expandir seu negócio e conquistar território no mercado digital. 

Dentre os principais benefícios do aplicativo estão: 

  • Aproximação de lojistas e consumidores, permitindo um atendimento personalizado e vigilante
  • Categorização de conversas e contatos
  • Automatização das respostas
  • Segurança para o lojista, já que separa o perfil pessoal do comercial
  • Gratuidade

Com base em tudo o que foi dito, faz muito sentido escolher o WhatsApp Business como uma das plataformas de comunicação da sua empresa. Porém, não se esqueça: associá-lo a outras ferramentas de apoio ao consumidor é importante para que novos públicos sejam alcançados e fidelizados.

Um exemplo eficiente dessas outras possibilidades são os marketplaces