O varejo digital não para de conquistar consumidores que aproveitam uma série de facilidades, como descontos e fretes gratuitos. Por isso, as compras online já viraram hábito para 86% dos brasileiros, sendo que 37% deles fazem isso, pelo menos, uma vez por mês, segundo a pesquisa “Social Commerce” da Opinion Box.

Esses números representam mais possibilidades e oportunidades para os lojistas. Mas, para conseguir se destacar na internet, é importante investir no marketing digital para e-commerce. Ele é um conjunto de estratégias para promover seus produtos e serviços, visando construir autoridade de marca para aumentar as vendas e atrair clientes realmente interessados pelo seu setor.

 

5 estratégias de marketing digital para e-commerce

A implementação das ações de marketing digital na sua loja virtual não precisa ser uma tarefa difícil, basta criar planejamento, ter dedicação e atenção quanto às melhores práticas.

Descubra agora tudo o que é necessário para você ter sucesso.

1. Seja presente e constante nas redes sociais

 

Uma das formas mais oportunas para trabalhar o marketing digital do seu e-commerce é através das redes sociais. Além de serem ferramentas gratuitas, elas são usadas por 76% dos consumidores para pesquisar produtos, de acordo com a pesquisa da Opinion Box.

As mais usadas são: Instagram (62%), Facebook (61%), Google Shopping (61%), WhatsApp (37%), Pinterest (9%) e Twitter (9%).

Estar em um ou mais de um canal direcionado para o público-alvo permite criar relacionamento, entender as necessidades e comportamentos dos clientes, fortalecer a imagem da empresa, vender mais e persuadir consumidores que estão apenas navegando na internet através do comércio contextual.


2. Invista no Marketing de Conteúdo

 

Outro aliado das ações de marketing para e-commerce é o Marketing de Conteúdo. Trata-se da criação e divulgação de materiais relevantes para atrair, engajar e fidelizar sua audiência, visando alcançar autoridade da marca, com a possibilidade de se tornar uma referência no segmento.

Esses conteúdos podem ser desenvolvidos em diferentes canais e formatos, como artigos para blog, e-books, vídeos e disparos de e-mail marketing.

 

3. Use SEO

 

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam um site para alcançar os primeiros resultados nas ferramentas de busca, como o Google. Aplicar essas estratégias no marketing digital do seu e-commerce permite que sua marca ganhe visibilidade na internet e aumente o tráfego orgânico.

Alguns itens que precisam ser considerados nessa etapa são: boas descrições de produto, páginas rápidas e responsivas para dispositivos móveis.

 

4. Explore os links patrocinados

 

Os anúncios pagos são uma estratégia para quem deseja resultados mais rápidos. Eles também são vantajosos para impulsionar conteúdos mais populares de acordo com a segmentação do público.

Além deles, outro recurso de mídia paga é o remarketing. Também conhecido como retargeting, ele permite anúncios para consumidores que já tiveram alguma interação no seu e-commerce sem ter efetuado nenhuma compra.

É uma forma de aumentar as vendas, relembrando os clientes da demonstração de interesse ou, até mesmo, um jeito de recuperar carrinhos abandonados.

 

5. Experimente o marketing de influência e marketing de afiliados

 

As parcerias com influenciadores digitais do seu segmento também são uma estratégia para o marketing. Segundo pesquisa da Spark em parceria com o Instituto QualiBest, 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço por causa das recomendações.

Ou seja, quando você encontra as pessoas certas, elas permitem o aumento das conversões de venda e geram autoridade para sua marca.

Nesse sentido, outra prática semelhante que pode ser adotada são os afiliados. Aqui, a ideia é que, em troca da promoção do seu e-commerce em sites próprios, você pague comissões por venda. Isso também ajuda a expandir o público em outros canais.

 

Implemente o marketing digital no seu e-commerce e conquiste um negócio de sucesso

Para conseguir implementar o marketing digital no seu e-commerce, é importante que exista uma sintonia na equipe responsável pelas estratégias. Todos precisam entender a relevância de ser consistente nas ações para visualizar resultados que não são imediatos.

Com paciência e dedicação, todo o tempo dedicado se transforma em uma série de benefícios: mais lucros, tráfego orgânico, construção de autoridade, reputação da marca na internet e muito mais. Comece agora mesmo e melhore sua experiência de compra e venda

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