Como fazer link building em poucos passos?
Link building é o processo de aquisição de links de outros sites para o seu. De modo geral, os links são uma maneira dos usuários navegarem pelas páginas da internet e de aumentar a autoridade de um site, uma vez que os motores de busca utilizam links para rastrear e avaliar páginas da web.
Se você deseja classificar um site nos mecanismos de busca, saber mais sobre link building pode te ajudar a ganhar referências de qualidade, fazendo com que o seu negócio fique bem rankeado bem na internet.
Dito isso, se você tem uma loja virtual e quer conseguir bons resultados para o seu negócio no Google, existem algumas abordagens que você pode adotar para se dar bem nessa área — e vamos te explicar mais sobre isso no texto de hoje!
Neste guia, você aprenderá como construir estratégias para conquistar o topo do Google por meio de boas práticas de link building. Então, vem com a gente! 📝
O que é link building?
Link building é o processo de obtenção de links de outros sites para as suas próprias páginas. Sendo assim, o objetivo do link building é aumentar a autoridade de determinadas páginas do seu site aos olhos dos mecanismos de busca, como o Google.
Como resultado, isso pode trazer uma classificação mais elevada do seu site, fazendo com que você fique entre as primeiras posições nas páginas de resultados, conquiste mais visitas mensais e possa aumentar suas vendas.
O link building é uma parte fundamental de qualquer estratégia de SEO de sucesso, mas também uma das mais difíceis: é preciso uma boa estratégia para conquistar links de qualidade de outros sites para o seu.
O que são backlinks?
Backlink é um link criado quando um site é vinculado a outro. Por exemplo, quando um site X possui links para o seu site em algum conteúdo, isso significa que você tem backlinks do site X apontando para o seu.
Ter um bom número de backlinks para o seu site é um sinal para os mecanismos de busca de que outros sites aprovam e recomendam o seu conteúdo. Basicamente, quando muitos sites apontam links para a mesma página ou site, o Google entende que vale a pena rankear esse conteúdo nas primeiras colocações dos resultados de busca, porque aquela página é relevante.
Desse modo, obter backlinks pode ser muito positivo para aumentar a visibilidade de um negócio digital.
Qual a diferença entre SEO off page e link building?
SEO off page é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas externas às do seu site, com a finalidade de melhorar o seu posicionamento orgânico entre os resultados de busca. Sendo assim, resumidamente, o SEO off page diz respeito a todas as atividades realizadas fora do seu próprio site.
Já o link building é uma tática de SEO off page, portanto, faz parte desta estratégia.
Em se tratando de SEO, o link building desempenha um papel fundamental no direcionamento do tráfego orgânico por meio de mecanismos de pesquisa. Então, quando combinado com técnicas de SEO off e on page (ou seja, as otimizações realizadas no seu próprio site) e uma boa experiência do usuário, o link building pode ser muito eficaz para direcionar tráfego de qualidade.
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Para que serve o link building?
O link building serve para dar mais autoridade para um site por meio do tráfego de qualidade e de bons links. Por exemplo, com uma boa prática de link building:
- Você pode ter uma classificação mais elevada no Google e em outros mecanismos de pesquisa;
- O Google encontrará e indexará (isto é, passará a catalogar e exibir nos resultados) novas páginas em seu site com mais rapidez;
- Você pode ter maior credibilidade e confiabilidade dos usuários;
- O seu site contará com mais tráfego proveniente dos sites que linkaram suas páginas.
Mas como isso acontece? 🧐
O Google — e outros mecanismos de busca — enxergam os links de outros sites como um voto de confiança.
Por exemplo, quanto mais votos de confiança você tiver de sites com boa classificação e referência, melhor o Google consegue identificar quais páginas de um determinado tópico merecem ser classificadas no topo dos resultados de pesquisa.
O que é link juice?
Link juice é um fator de classificação baseado na ideia de que certos links passam valor e autoridade de uma página para outra. No entanto, esse valor depende de alguns fatores, como a autoridade do site, relevância do tema, segurança do site e outros fatores.
De modo geral, links que passam confiança e valor para um site são uma de várias questões que os mecanismos de busca utilizam para determinar a classificação de uma página.
🎥 Veja também: SEO para o Google: 8 dicas essenciais
Como fazer link building?
Agora que você já sabe o que é link building e entende a sua importância, provavelmente pode estar se perguntando como criar uma estratégia para conseguir links para o seu site — e é isso que vamos te explicar agora.
Então, veja abaixo algumas dicas:
Divulgue o seu negócio
Quando você divulga o seu negócio para empresas que estão no mesmo segmento, mas que não são concorrentes diretos, você pode construir uma rede de relacionamento.
Por exemplo, à medida que a sua loja virtual começa a ser mais conhecida na área, você pode conseguir links orgânicos, ou seja, sem a necessidade de pedir para esses sites.
Essa é uma estratégia positiva se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca. Então, foque na divulgação do seu negócio e torça para que essa estratégia funcione! 🤞
Ofereça links
Oferecer links é uma das principais estratégias de link building. Isso porque, ao oferecer links para sites que abordam os mesmos temas que o seu ou que são interessantes na sua divulgação, você pode garantir backlinks de qualidade e quem sabe uma parceria para o seu negócio.
Uma boa dica para oferecer links é enviar um e-mail com conteúdos atrativos que você tenha e possam fazer sentido para o outro site utilizar. Dessa maneira, é possível apresentar a sua empresa e oferecer algo positivo, mostrando que o seu conteúdo está completo e pode ser interessante para os usuários.
Guest posts
Guest post significa “postagem como convidado”. Por meio dessa estratégia, portanto, você escreve um artigo para outro site do seu nicho. Eles publicam e você consegue vincular o seu negócio no artigo. Muito simples, não é? 😌
Dessa maneira, a sua empresa conquista backlinks e isso pode aumentar a autoridade do seu site.
Nesse contexto, você pode enviar uma mensagem oferecendo um guest post sobre um assunto recorrente no site. Certamente, vindo de um site com boa autoridade e sendo um texto bem escrito, o outro site não irá recusar essa oferta. Afinal, quem recusaria?
O benefício do guest post é que o parceiro ganha um texto de qualidade para o site e você consegue inserir links para o seu negócio no meio do conteúdo. Assim, o parceiro oferece autoridade por meio de links e você oferece autoridade para o parceiro com um bom conteúdo, o que é muito relevante para o Google.
Busque por links quebrados nos sites
Links quebrados se referem a páginas que não existem ou não foram encontradas.
Dessa forma, quando você busca por eles e oferece os seus em troca, é uma oportunidade de mostrar para o parceiro que o seu site produz conteúdo relevante e de qualidade.
Por exemplo, para seguir essa estratégia, você pode fazer o seguinte:
- Encontre um link quebrado em um site com boa autoridade;
- Veja se você tem um conteúdo com o mesmo tema do que estava linkado anteriormente;
- Envie um e-mail para os responsáveis do site oferecendo o seu link em vez do antigo que está quebrado.
Ferramentas para identificar links quebrados
Como citamos anteriormente, um link quebrado representa uma má experiência para o usuário. E, para te ajudar a identificar oportunidades de link building, listamos abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar a achar esses links.
Confira:
- Screaming Frog: Com essa ferramenta, você pode utilizar o SEO Spider para achar links quebrados no seu site e nos sites dos concorrentes;
- SEMrush: Realizando uma auditoria com essa ferramenta, você consegue ter acesso a todos os dados de um site, como links quebrados e oportunidades de link building;
- Ahrefs: Da mesma maneira como o SEMRush, o Ahrefs identifica links quebrados em um site por meio de uma auditoria.
Procure menções sem links
Quando estiver buscando menções ao seu site na internet, pode ser que se depare com alguns sites que não colocaram links para o seu negócio. Então, para resolver isso, você pode entrar em contato com o site e pedir para ele incluir um link.
Afinal, essa empresa já está familiarizada com você e não será um esforço tão grande inserir um link para o seu site.
Redirecione seus conteúdos
Imagine que o seu time de conteúdo produziu um artigo completo e com muitas informações valiosas, mas a equipe de marketing da sua empresa criou uma estratégia de divulgação que não inclui esse texto produzido.
O que você pode fazer com este artigo? Deixá-lo de lado? Quando falamos de link building, isso pode ser uma estratégia vantajosa para o seu negócio.
Uma dica é oferecer este artigo para sites parceiros, por exemplo. Com links incluídos para o seu negócio, você está praticamente fazendo uma prática de guest post, mas, nesse caso, o conteúdo já está pronto e você não precisa se preocupar com a produção.
É só aproveitar os benefícios de conseguir mais backlinks! 😎
Assessoria de imprensa
Quando você tem links de portais conhecidos, o Google entende que o seu negócio está sendo mencionado na internet por grandes nomes — e isso é muito positivo para a autoridade do seu negócio, além de ser uma maneira de aumentar o tráfego do seu site.
Na imagem abaixo, vemos um exemplo de backlinks vindos de práticas de assessoria de imprensa. Confira:
Dessa maneira, o site da Nuvemshop conseguiu aumentar o seu reconhecimento e ainda ter mais visitas em razão das notícias publicadas nos portais.
O que não fazer para conseguir backlinks?
Ao longo do artigo de hoje, explicamos como ter backlinks é importante para aumentar a autoridade de um site, conseguir mais visitas e se posicionar bem nos mecanismos de busca. Sendo assim, existem muitas práticas positivas para realizar esse feito, mas também existem ações que não devem ser executadas para adquirir backlinks.
É importante, portanto, se atentar a algumas práticas que configuram uma série de ações que geram penalizações que podem durar anos para serem revertidas.
Nesse sentido, confira abaixo algumas práticas de link building que você não deve fazer:
Não compre links
Desde que o SEO existe, boas e más práticas são realizadas de modo a conseguir mais backlinks. Nesse contexto, a compra de links é muito comum e, muitas vezes, pode nem ser descoberta, visto que você só está trocando links com outro parceiro por meio de uma compra.
No entanto, essa não é uma prática vista com bons olhos e é melhor você evitar isso se quer construir um site ou um blog de referência em conteúdo. Afinal, quando os usuários — e o próprio Google — descobrirem que você está fazendo isso, pode ser que o seu site perca tráfego e a confiança dos seus leitores fiéis.
💡 Saiba mais: Dicas de SEO para blog
Te convidamos a ler o nosso e-book gratuito com dicas exclusivas de SEO para e-commerce para que você consiga conquistar uma boa posição no Google:
Evite ferramentas automatizadas para obter links
Como citado anteriormente, existem várias práticas realizadas a fim de obter mais backlinks para um site. Dessa forma, as ferramentas automatizadas podem parecer muito atrativas, já que realizam todo o trabalho para você.
No entanto, a verdade é que você estará sendo desonesto com o Google — e certamente ele descobrirá. Então, o nosso conselho é evitar ferramentas que prometem soluções muito fáceis.
Não troque links com sites com baixa autoridade
A prática de troca de links é muito comum quando realizada por meio de guests posts e pode ser muito benéfica para o seu site, quando feita com sites de autoridade.
Por exemplo, quando você troca links com sites com muito spam, o Google pode entender que o seu negócio não merece um voto de confiança e ainda pode te punir. Então, evite essa prática!
Procure não comentar em blogs com o intuito de deixar um link
Quando você pesquisa por link building, pode se deparar com alguns sites que recomendam que você comente em outros blogs para conseguir mais links para o seu.
No entanto, essa não é uma prática bem vista, porque quer dizer que você está agindo com desonestidade e somente por interesse, uma vez que o seu comentário só tem o intuito de obter backlinks.
O que é e por que fazer disavow de links?
Fazer disavow de links é basicamente descartar links prejudiciais que estão apontando para o seu site. Na prática, o link continuará existindo naquele site, mas o Google deixará de considerá-lo ao fazer suas análises.
Por exemplo, se você acredita que a autoridade do seu site está sendo prejudicada por links de baixa confiança, você pode pedir ao Google que rejeite esses backlinks, como mostra o tutorial do mecanismo de busca.
Em primeiro lugar, uma boa razão para você fazer disavow de links é o fato de receber links tóxicos que estão apontando para o seu site.
Nesse sentido, se sites com spam e conteúdo de baixa qualidade estiverem apontando para o seu, o Google pode entender que você está utilizando de recursos inapropriados para tal. Dessa maneira, o seu site pode ser penalizado.
Por essa razão, você consegue evitar esse problema simplesmente pedindo ao Google que remova estes links para você. Além de ajudar a manter uma boa autoridade no seu site, o mecanismo de busca entende que você se preocupa com essas questões e pode olhar com bons olhos para o seu site.
No entanto, não é necessário ficar procurando incessantemente por links com baixa autoridade durante todo o tempo. Situações como essas são raras e você deve se preocupar somente quando acontecer alguma penalização, por exemplo.
O que são links follow e nofollow?
Links follow e nofollow são duas maneiras de identificar um link e dizer ao Google como associar o site que você está vinculando ao seu próprio. Os links follow são uma forma de passar autoridade para um site, enquanto um link nofollow não passa autoridade.
Atualmente, no entanto, o Google não segue essas tags ao pé da letra, mas as utiliza como uma indicação do que será feito com o link.
Como verificar se um link é follow ou nofollow?
Para verificar se um link é follow ou nofollow, você pode simplesmente inspecionar o link no navegador, verificando o código HTML da página.
Sendo assim, clique com o botão direito do mouse no link do navegador e selecione a opção “Inspecionar”, isso abrirá o código HTML referente a esse link. Então, se tiver a tag de nofollow, trata-se de um link que não passa autoridade para o outro. E, do mesmo jeito, se não tiver a tag, significa que sim.
Confira no exemplo abaixo como funciona um link nofollow:
Ferramentas para usar na estratégia de SEO e link building
Criar uma estratégia de link building pode ser muito positivo para o SEO do seu site, visto que esse é considerado um dos principais pontos a serem considerados para rankear bem um site.
Dessa maneira, listamos abaixo algumas ferramentas de SEO que você pode utilizar para conseguir um bom número de backlinks para o seu negócio. Confira:
Search Console
Por meio do Google Search Console, você será capaz de ver a indexação das páginas do seu site no buscador. Isso significa saber se o Google está lendo cada uma delas adequadamente e se o SEO do seu site está funcionando corretamente.
Além disso, com ele você pode conferir informações sobre suas páginas nos resultados do Google.
Há algum tempo, a ferramenta implementou a rejeição de backlinks, por meio da qual você pode solicitar para o Google a remoção de links não-confiáveis para o seu site. Isso pode te ajudar a melhorar sua estratégia de link building.
E o melhor de tudo é que se trata de uma ferramenta completa e gratuita.
Ahrefs
O Ahrefs é uma das principais ferramentas de SEO. Ainda que se trate de uma plataforma paga, com planos a partir de U$ 99 ao mês, ela pode ser muito útil nas suas estratégias de link building.
Isso porque o Ahrefs permite pesquisar qualquer URL da web para que você possa conhecer o seu perfil de backlinks. Além disso, é possível pesquisar sites de concorrentes e descobrir quais links estão apontando para ele.
Uma boa ferramenta dentro do Ahrefs é a descoberta de autoridade dos sites, chamada Domain Rating (DR).
Por fim, com a funcionalidade “Content Explorer”, você consegue pesquisar palavras-chave e descobrir possíveis parceiros para o seu site.
Moz
A Moz é uma ferramenta bem parecida com a citada acima. Com planos a partir de U$ 99, você consegue ter um período de teste gratuito por 30 dias, que pode te auxiliar a conhecer melhor a plataforma.
Da mesma maneira como o Ahrefs, a Moz mostra para o usuários a autoridade de um site, chamada, neste caso, de Domain Authority (DA).
Para o link building, é uma plataforma que pode te ajudar a explorar links, fazendo com que você ache oportunidades de parcerias para o seu negócio. Além disso, a Moz também conta com explorador de palavras-chave e relatórios completos de tráfego orgânico, para te apoiar na estratégia de SEO.
Hunter.io
Com a Hunter.io, você consegue achar qualquer e-mail simplesmente colocando a URL do site que você quer. Isso é uma coisa muito útil para você entrar em contato com profissionais, criando parcerias de backlinks para o seu negócio.
Essa ferramenta conta com um plano gratuito, no qual você pode fazer 25 pesquisas por mês e planos mais completos que podem chegar a U$ 399 com 30.000 pesquisas mensais.
Caso você queira entender mais sobre markting digital para e-commerce, redes sociais etc., não deixe de conferir as capacitações que oferecemos!
Aprendeu tudo sobre link building?
O link building é uma das principais estratégias de SEO. Com um bom planejamento, você consegue melhorar a autoridade do seu site e ainda consegue aumentar o reconhecimento da sua marca no meio digital.
Sendo assim, esperamos que o artigo tenha conseguido oferecer um panorama sobre o tema. Com as dicas que demos até aqui, você conseguirá crir um boa estratégia de link buildin e se tornar uma autoridade aos olhos do Google.