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Como escolher as melhores palavra-chave para otimizar seu conteúdo

Palavras-chave são termos de pesquisa que as pessoas usam nos buscadores para encontrar um determinado site, produto ou informação; a sua escolha é determinante para o sucesso na busca orgânica

O que são palavras-chave em SEO?

Palavras-chave (ou keywords) são termos utilizados pelos usuários em mecanismo de busca para encontrar algo que desejam. 

Logo, qualquer termo que já foi utilizado em um buscador é uma palavra-chave. O que as diferencia é a quantidade de vezes em que foi utilizada. 

As keywords são a base do SEO. É através delas que os buscadores procuram entregar o melhor resultado para a busca do usuário, se baseando na intenção de busca. Ao criar conteúdo ou páginas de conversão com foco nas palavras-chave, você passa a ter a chance de aparecer nos mecanismos de busca e gerar contatos, leads e novos negócios.  

Reconhecer a importância das palavras-chave significa entender o papel crucial que elas desempenham no marketing digital. Elas não só servem para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de uma busca, mas também para se conectar diretamente com o público-alvo.

A utilização estratégica destes termos no conteúdo faz com que seu material seja rastreado pelos buscadores e, posteriormente, encontrado por quem busca informações ou produtos relacionados ao seu nicho de atuação.

É importante frisar, também, que as palavras-chave podem ser palavras únicas ou conjuntos de palavras (frases-chave). Além disso, elas também podem ser genéricas ou mais específicas. Por exemplo: 

  • “comprar iphone”; 
  • “como fazer risoto?”;
  • “o que é SEO?”;
  • “batata”.

Toda keyword vem acompanhada de uma intenção de busca, que representa o propósito do usuário ao realizar a pesquisa. Mas você verá mais sobre isso adiante. 

Atributos de palavras-chave

Toda palavra-chave está associada a dados que trazem informações sobre sua relevância, competitividade e origem.

Esses dados nos ajudam a selecionar as palavras mais adequadas para o objetivo desejado, servindo como referência para a tomada de decisões relacionadas à produção de conteúdos.

Os principais são:

  • Volume de busca;
  • Competitividade;
  • Custo por clique;
  • Intenção de busca.

Volume de busca

O volume de busca representa o número de vezes que a palavra-chave é pesquisada no Google e outros mecanismos de busca em um determinado período de tempo (geralmente os últimos 30 dias). Se a palavra “marketing digital” tem um volume de busca de 150 mil, isso significa que todo mês o termo é pesquisado 150 mil vezes no Google ou outro mecanismo. 

É uma métrica essencial para estimar quanto tráfego você pode obter ao posicionar para uma palavra-chave. E isso irá direcionar sua estratégia e permitir criar projeções de tráfego para justificar esforços de conteúdo.

No caso de “marketing digital”, você pode estimar um tráfego com base no volume de busca e CTR (taxa de cliques) nas primeiras posições para ver quanto tráfego você poderia obter caso consiga posicionar um artigo para essa busca no Google.

Por exemplo, vamos supor que o CTR médio das 5 primeiras posições é de 5%. 5% de 150 mil é igual a 7.500 potenciais acessos em seu site, em caso de sucesso no posicionamento.

Competitividade

Além do volume de busca, precisamos considerar o quão concorrida é uma palavra-chave antes de tomar a decisão de selecioná-la para sua estratégia.

Palavras-chave com maiores volumes de busca costumam ser mais competitivas. Ou seja, sites considerados fortes já produziram conteúdos completos sobre o termo e que serão difíceis de superar caso você esteja começando.

A competitividade de uma palavra-chave pode ser medida para duas estratégias: SEO e PPC.

  • Na primeira, é avaliada a autoridade dos domínios posicionados, quantos conteúdos completos já existem sobre a palavra-chave e outros fatores que influenciam na dificuldade de conseguir boas posições com a palavra;
  • A segunda é baseada em quantos lances a palavra-chave está recebendo de anunciantes, ou seja, quantas campanhas têm como foco a mesma keyword. Quanto mais demanda, maiores os valores para mostrar seu anúncio para a palavra. É a mesma lógica de um leilão, por exemplo. 

Algumas plataformas como Semrush, Moz e Ahrefs contam com índices de competitividade para ajudar na análise das keywords.

Custo por clique

Trata-se de uma métrica voltada para mídia paga, que estima o valor que um anunciante vai pagar por cada clique recebido da palavra-chave escolhida no Google Ads.

Um CPC de 0.38 para “comprar iphone”, por exemplo, significa que o anunciante pagará, em média, 38 centavos de dólar a cada clique recebido em seu anúncio com essa palavra.

O CPC costuma ser um ótimo indicativo do quão forte é uma palavra-chave para trazer conversões e vendas para um site. Termos com alto CPC são mais valiosos pois geram mais retorno para as empresas que investem neles.

Pode ser uma boa métrica para tomar decisões mais estratégicas e selecionar palavras que vão trazer resultado para sua empresa.

Intenção de busca

A intenção de busca é o que motivou o usuário a pesquisar por aquela palavra-chave. Ele queria fazer algo? Comprar algo? Aprender?

Geralmente dividimos a intenção de busca em quatro categorias:

  • Informacional;
  • Comercial;
  • Transacional;
  • Navegacional.

Por exemplo: 

  • Informacional: como acabar com as pulgas em cachorros
  • Navegacional: anti pulgas magazine luiza
  • Comercial: melhores produtos anti pulga
  • Transacional: comprar coleira anti pulga

Intenção de busca informacional

A busca informacional ocorre quando o usuário busca por mais informações sobre um tópico que tem curiosidade ou precisa aprender.

Talvez você tenha chegado neste artigo por esse tipo de busca, pesquisando por “palavras-chave” no Google para obter mais informações sobre o que são, seus tipos e mais.

Elas podem ser relacionadas a vários temas, desde “como fazer um bolo?” até “o que é inteligência artificial?”. O intuito por trás é bem claro: se informar.

Porém, nem sempre é tão claro assim, especialmente para termos mais genéricos como “batata”. O usuário pode estar procurando por receitas com batata, saber informações nutricionais, comprar batatas, algum filme com esse nome. Enfim, as possibilidades são inúmeras!

Para identificar a intenção mais provável, é válido pesquisar pelo termo no Google e checar os primeiros resultados, que o próprio Google já posiciona por ordem de relevância para os usuários. Com isso, refletindo o que provavelmente eles estão buscando quando digita um termo.

Intenção de busca comercial 

As palavras comerciais são relacionadas à compra de produtos ou serviços, um passo antes de realizar a compra. Um bom exemplo são as buscas comparativas.

Pesquisas como “iphone ou galaxy?” ou “melhores barracas para acampar?” são consideradas comerciais por envolverem o processo de compra dos consumidores, apesar de ainda não estarem na decisão final da compra.

Elas são muito valiosas pois as marcas podem estar presentes nas etapas do meio de funil de vendas . E assim, direcionando o usuário para seus produtos com conteúdos comparativos, apresentando benefícios e diferenciais.

Intenção de busca transacional

Busca transacional é aquela em que o usuário já está decidido a realizar uma transação, ou seja, tem o intuito de fazer uma compra. 

Esse tipo de busca tem esse nome pelo desejo do usuário, que, geralmente, encontra-se em uma etapa avançada (do meio para o final) no funil de vendas, de realizar uma transação.

Aqui entram termos mais específicos e com intenções claras como “comprar iphone 12 mini”, “comprar colchão da ortobom”, etc.

Intenção de busca navegacional

São as palavras-chave nas quais o usuário já sabe o resultado no qual deseja clicar. Vamos supor que você queira navegar pelo seu blog favorito de finanças mas não tem ele salvo nos favoritos. Você pesquisa então no Google por “blog X” e nem olha os outros resultados, pois já sabe qual site quer visitar.

Esse tipo de busca é chamada de navegacional e inclui principalmente termos relacionados a marcas, como “site da apple” ou “login netflix”.

Para essas palavras geralmente não vale a pena otimizar, a não ser que a sua marca seja o sujeito da busca.

  • Importante: para encontrar esses dados (volume de busca, competitividade, etc.) é preciso usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Existem ferramentas pagas mais robustas e gratuitas que podem te ajudar nessa missão. Vamos falar sobre elas nos próximos tópicos.

Qual é a importância das keywords para um negócio?

As palavras-chave formam a base da estratégia de marketing de conteúdo ou campanhas de anúncios na rede de pesquisa. São elas que nos dizem no que os usuários têm curiosidade e, além disso, como eles pesquisam por seus tópicos de interesse.

Elas trazem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, possibilitando a criação de conteúdos que atendam suas necessidades. E com isso, gerando satisfação e contribuindo para a fidelização de clientes.

Em PPC elas também são fundamentais. Você precisa saber como escolher palavras-chave e segmentar pelas palavras com as intenções que vão trazer resultados para seu site.

Mas não pense que as keywords se limitam a SEO e PPC. Elas também são muito úteis para criar pautas para redes sociaisemail marketing e diversos outros canais de marketing digital.

O que é SEO semântico e ambiguidade da busca?

Para compreender as palavras-chave, é necessário entender seus conceitos. No início da internet, existia um número controlável de páginas. Por isso, os motores de pesquisa tinham como função encontrar páginas que correspondessem à pesquisa realizada pelo usuário.

Por exemplo, se uma pessoa procurasse por “esportes radicais”, o mecanismo varreria a web em busca de páginas com essa exata correspondência de termos. E, assim, entregaria ao usuário uma lista de links que os levassem a elas.

Perceba que, nessa época, não havia critérios para avaliar a qualidade da página, de modo que, a princípio, eram entregues em ordem alfabética. Naturalmente, era uma entrega imperfeita.

Assim, foram incorporados ao algoritmo uma série de novos critérios, conhecidos como fatores de ranqueamento. A partir de então, a correspondência de palavras-chave mantém-se importante, mas se misturou a outros requisitos igualmente valiosos para chegar à melhor resposta. 

Alguns deles são os backlinks, a velocidade de carregamento e a segurança do site.

Outro problema era mais difícil de solucionar: a ambiguidade da busca. Afinal, nem todos os usuários utilizam os mesmos termos para manifestar seu problema. Ou, ainda, a mesma sequência de termos pode expressar dúvidas distintas. 

Uma pessoa que busque por “cruzeiro” pode se referir a um passeio marítimo, a uma constelação, a um filme, a um clube de futebol ou a uma moeda.

Então, como interpretar a intenção de busca? Esse é um dilema pelo qual o Google e outros buscadores passam ainda hoje, mas agora, contam com o auxílio de ferramentas de aprendizado de máquina para aperfeiçoar as respostas.

Nascia, assim, o SEO semântico, que leva em consideração o significado e sua relação com o significante.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Antes de dar início a este tópico, é necessário frisar que existem diferentes critérios para definir os tipos de palavras-chave.

Palavras-chave baseadas em demanda 

A partir do atributo volume de busca, podemos chegar a alguns tipos principais que usamos para classificar palavras-chave: head, mid e long tail (em português cauda curta, cauda média ou cauda longa).

As palavras-chave head, mid e long tail são classificadas da seguinte forma: quanto maior o volume de busca, mais próximas do “head” e quanto menor, mais próximas do “long”:

  • Head tail: são as com maior volume de buscas e, consequentemente, mais genéricas. Vamos pegar o exemplo de “marketing digital” (90,5K), uma palavra que pode ter várias intenções por trás, sem dizer muito sobre o comportamento de busca do usuário;
  • Mid tail: são as que estão no meio termo entre genéricas e específicas, como “o que é marketing digital?” (14,8K). Elas ainda tem um volume de busca significativo, mas já menor que as mais genéricas e com intenções mais claras;
  • Long tail: são palavras-chave mais específicas e com menor volume de busca. Porém, com um volume de usuários mais decididos em relação ao que desejam encontrar, o que as tornam mais valiosas do ponto de vista de vendas e geração de leads. Como exemplo podemos usar: “curso de marketing digital gratuito” (2,9K).

Note que quanto mais extensas as palavras-chave, menor o seu volume de busca costuma ser, porém, maior a sua assertividade e capacidade de conversão.

Por isso, ao pesquisar por palavras-chave visando trazer conversões ou aproveitar oportunidades não exploradas por concorrentes mais fortes, você pode filtrar por aquelas maiores, com mais palavras.

As palavras-chave de cauda longa podem ser muito úteis para negócios no começo que desejam ter resultados mais rápidos com SEO, por exemplo.

Palavras-chave com foco em conteúdo

Quando se planeja uma estratégia de palavras-chave para criar um conteúdo ou uma landing page, existem diferentes tipos que podem ser utilizados ao longo do texto.

Palavra-chave primária

A palavra-chave primária é a principal. Ou seja, o termo-foco para o qual se deseja ranquear. Vamos manter o exemplo do tópico anterior e utilizar o termo “marketing digital” como keyword primária.

  • Exemplo: “marketing digital”

Variações

As variações são palavras que possuem o mesmo sentido de outras palavras-chave. Podem ser palavras em inglês, abreviações ou plurais, e modificam levemente a keyword principal. Utilizá-las pode ser um bom recurso para evitar repetições.

  • Exemplo: “digital marketing”, “mkt digital”, “digimarketing”

Sinônimos

Na mesma linha, existem os sinônimos. São palavras-chave com o exato mesmo significado, mas descritas com outros termos. Elas podem complementar o texto ou substituir a keyword principal em alguns trechos.

  • Exemplo: “marketing online”, “marketing na web”, “webmarketing”

Palavras-chave secundárias

As palavras-chave secundárias são aquelas nas quais a keyword principal está inserida, mas são mais específicas e correspondem a dúvidas diretas. Normalmente, são utilizadas em conteúdos em formato de subtópicos.

  • Exemplo: “o que é  marketing digital”, “estratégia de marketing digital”, “agência de marketing digital”, “curso de marketing digital”, “marketing digital como funciona”

Palavras-chave relacionadas

As palavras-chave relacionadas se conectam ao termo principal, mas possuem significados distintos. Podem ser utilizadas tanto como complementos em subtópicos quanto em ações de topic clusters.

  • Exemplo: “seo”, “marketing de conteúdo”, “links patrocinados”, “redes sociais”, “email marketing”, “automação de marketing”, “análise de dados”

Palavras-chave baseadas em exclusão (ou palavras-chave negativas)

As palavras-chave negativas são buscas para as quais você não quer que seus anúncios apareçam e, para isso, configura elas no Google Ads. Dessa forma, impossibilitando a ferramenta de veicular seu anúncio para as palavras selecionadas. 

A sua seleção é muito importante para evitar gastar recursos em palavras irrelevantes para o seu negócio.

Palavras-chave baseadas em reputação (branded keywords ou palavras-chave de marca)

São chamadas de branded keywords as palavras-chave de marca que focam, de alguma maneira, em uma marca, produto ou entidades relacionadas à empresa. 

São utilizadas tanto em campanhas de mídia paga quanto em marketing orgânico em estágios intermediários e avançados do funil.

  • Exemplo: “apple”, “melhor ipad”, “comprar iphone”, “suporte apple”, “android ou ios”, “configurações mac” 

Palavras-chave baseadas em localidade (ou local keywords)

As palavras-chave baseadas em localidade (também conhecidas como local keywords) incluem nomes de localidades e, por isso, são muito valiosas para o SEO local.

  • Exemplos: “restaurante em são paulo”, “viagem para amazonas”, “agência de marketing em porto alegre”, “posto de gasolina na zona norte”, “museus em paris”

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave vão te ajudar bastante nessa tarefa. Porém, se você não sabe por onde começar, elas não serão tão úteis assim.

Afinal, é preciso ter uma base de quais palavras você deseja consultar para que a ferramenta mostre palavras relacionadas e dados sobre elas. Felizmente existem algumas formas práticas e gratuitas de encontrar termos relevantes para o seu negócio. 

Sugestões da caixa de busca do Google (autocomplete)

Ao digitar uma busca no Google, é muito comum surgirem outras opções de termos de busca mais específicos.

Por exemplo, ao digitar “marketing de”, o Google pode completar com vários termos que estão associados e buscas que outros usuários fazem relacionados à frase digitada:

Esses termos são relevantes, pois estão entre as palavras-chave mais utilizadas para essa busca que você acabou de digitar. Logo, é um grande indicativo de que existe forte interesse de seu público-alvo para obter as respostas dessas pesquisas.

Análise de títulos de concorrentes

Uma alternativa muito útil para selecionar as melhores ideias de palavras-chave é a análise de títulos da concorrência Ao analisar os títulos de conteúdos de concorrentes você pode identificar oportunidades de palavras-chave que eles usam e que são relevantes em seu nicho.

Brainstorm

O brainstorm pode ser dividido em três etapas: chuva de ideias, seleção e definição.

Na chuva de ideias, todos da equipe podem sugerir possíveis termos que o público-alvo possa utilizar nas buscas para chegar ao seu site ou loja virtual. Aqui, é interessante anotar tudo, não é o momento de descartar nada.

Chegando na etapa de seleção, é preciso adotar alguns critérios para selecionar as ideias que são válidas. Bons exemplos são o volume de buscas e a competitividade.

Já na etapa de definição, são definidas as prioridades e, também, qual será o plano de ação para cada termo dentro da estratégia de marketing digital.

Site

O comando “site:” pode ser acessado na caixa de busca do Google, digitando o seguinte exemplo: site:enderecodosite.com.br, que apresentará apenas resultados de um determinado domínio de sua escolha. Confira, a seguir, um exemplo:

Mas, se você deseja filtrar ainda mais a sua pesquisa, é possível utilizar vários comandos por vez, que segmentam sua pesquisa para uma página específica. Por exemplo, para filtrar sua busca, você pode utilizar o comando “inurl:” após o comando “site:”, a fim de buscar um termo específico nas URLs do site que você escolheu.

Se utilizarmos “inurl:dicas”, todas as URLs que possuem a palavra “dicas” serão listadas no resultado da busca.

Caso você queira procurar por uma palavra no conteúdo, utilize o comando “intext:”, por exemplo: intext:marketing.

Você também pode segmentar ainda mais sua busca, procurando a ocorrência de um termo no título da página. Para isso, utilize o comando “intitle”:, por exemplo: intitle:vendas.

Após realizar todos os filtros desejados, você poderá analisar quais palavras-chave e temas fazem sentido para serem agregados à sua estratégia.

Analisar H1

As heading tags são utilizadas para definir a estrutura de uma página, ou seja, são como os cabeçalhos de um documento. Nessa hierarquia, o H1 tem a posição mais alta, representando o assunto principal da página. Recomenda-se que uma página não tenha mais de um H1.

Como o H1 de um conteúdo determina o tópico mais importante, que contém maior destaque na página, ele é tão importante quanto o título nos resultados de pesquisa. Isso se deve ao fato dele ser o termo mais evidente da página.

Por este motivo, é fundamental analisar as tags H1 de sites relevantes do nosso setor ou até mesmo dos nossos concorrentes, pois é uma fonte riquíssima de ideias de palavras-chave.

Analisar H2

Bem como pesquisar uma palavra-chave na tag H1 de uma página, a tag H2 também possui sua importância.

Seguindo a hierarquia dos cabeçalhos, o conteúdo presente nas tags H2 representa tópicos secundários, ou seja, permite a visualização sobre temas relacionados ao título.

Um usuário ou, até mesmo, uma empresa em busca de ideias de palavras-chave pode analisar melhor os termos quando divididos em H1 e H2. Isso torna a leitura mais dinâmica.

Também é possível utilizar outros níveis de tags, como H3, H4, H5 e H6, como fonte de consulta.

YouTube: temas mais buscados

A plataforma de vídeos também sugere, em suas pesquisas, os termos mais buscados, seja sobre um tutorial, documentário, vídeo aula, entre outros formatos de conteúdo.

Dessa maneira, se você está em busca de uma palavra-chave que seja compatível com seu produto ou serviço, uma boa opção é pesquisá-la no YouTube e analisar suas possibilidades.

Após encontrar termos relevantes, é importante consolidar todos em uma planilha com dados sobre seu volume de busca, competitividade, intenção e custo por clique. Todos esses dados em um só lugar já com uma seleção feita serão muito úteis para analisar as palavras e tomar decisões mais estratégicas a partir delas.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Escolher as palavras-chave ideais é um passo crucial para garantir que seu conteúdo seja descoberto pelo público certo. A seguir, conheça as melhores técnicas e métodos para identificar os termos que irão elevar a visibilidade e a relevância do seu material na web.

Entender a persona

Entender a persona significa traçar o perfil do seu cliente ideal. Você precisa saber quem são, o que precisam e como buscam informações na internet. Analise o comportamento online da sua audiência, seus interesses e os problemas que eles tentam resolver.

Isso irá lhe ajudar a encontrar palavras-chave relevantes que ressoem com suas necessidades. E por consequência, impulsionem o conteúdo para as primeiras posições no Google.

Descobrir essas informações exige uma pesquisa cuidadosa, mas é fundamental para a otimização eficaz do seu SEO. Ferramentas de palavras-chave podem ser utilizadas para entender melhor quais termos sua persona está pesquisando.

Identificar esses termos-chave gera uma vantagem na hora de criar conteúdos que atendam às expectativas do seu público e melhorem seu posicionamento nos motores de busca.

Definir o objetivo da estratégia

Agora é hora de estabelecer objetivos claros para sua estratégia de palavras-chave. Isso significa escolher termos que não só atraiam visitantes, mas que também os conduzam a uma ação específica em seu site.

Seja para aumentar vendas, capturar endereços de e-mail ou elevar o reconhecimento da marca, cada objetivo requer um conjunto diferente de palavras-chave relevantes.

Criar uma lista de termos-chave que se alinhe com seus objetivos vai impulsionar sua presença online e garantir que o conteúdo ressoe com o público-alvo. Um objetivo bem definido orienta a pesquisa por palavras-chave e ajuda a priorizar quais delas merecem mais atenção na sua estratégia de SEO.

Assim, você se certifica de que está trabalhando para alcançar resultados concretos e significativos para o seu negócio na web.

Pesquisar concorrentes

Pesquisar concorrentes é uma etapa crucial para aprimorar sua estratégia de palavras-chave e SEO. Verifique o conteúdo dos seus competidores para descobrir quais termos eles estão usando para atrair audiências.

Analise os títulos, subtítulos e meta descriptions deles para entender melhor suas estratégias de otimização de conteúdo. Ao identificar as palavras-chave pelas quais eles têm boa classificação, você pode adaptar suas próprias estratégias para competir efetivamente pelos mesmos termos.

Fique atento também às lacunas deixadas por eles. Essas são oportunidades valiosas para você se destacar. Use ferramentas de análise de palavras-chave para examinar a popularidade e a competitividade dos termos usados pelos concorrentes.

Isso ajudará a posicionar seu conteúdo de maneira inteligente no mercado. Dessa forma, alinhando suas palavras-chave não só com o que é relevante para o seu nicho, mas também com o que pode garantir uma vantagem competitiva na otimização para mecanismos de busca.

Usar ferramentas práticas

As ferramentas ajudam a identificar as melhores palavras-chave para otimizar seu conteúdo e aprimorar sua estratégia de SEO.

  • Identifique palavras-chave relevantes com o Google Keyword Planner. Essa ferramenta permite encontrar termos relacionados ao seu negócio e verificar sua popularidade;
  • Analise a dificuldade das palavras-chave utilizando o SEMrush. Com essa ferramenta, você pode avaliar quão competitivo é um termo e planejar como superar seus rivais;
  • Use o Moz Keyword Explorer para descobrir novas ideias de palavras-chave. Ele também oferece análises sobre o potencial de cada termo escolhido;
  • Acesse o Ubersuggest para obter sugestões de long tail keywords, que são menos competitivas e mais específicas, aumentando as chances de atrair tráfego qualificado;
  • Explore variações de palavras-chave com o Answer The Public. Esse recurso gera perguntas e preposições relacionadas às suas palavras-chave principais, auxiliando na criação de conteúdo direcionado;
  • Monitore seu desempenho no ranking do Google usando a Ahrefs. Isso te ajuda a entender se suas escolhas estão gerando os resultados esperados em relação ao posicionamento nos motores de busca;
  • Implemente as palavras-chave selecionadas no Yoast SEO se estiver trabalhando com WordPress. Este plugin facilita a otimização do seu conteúdo para buscadores da web.

Como analisar e escolher as melhores palavras-chave?

Até aqui, você já aprendeu diversas formas de encontrar as melhores palavras-chave para suas estratégias de marketing digital. Porém, para que você obtenha resultados de forma mais ágil, vamos elencar algumas técnicas para análise e priorização de palavras-chave.

Jornada de compra

Antes de tudo, você precisa considerar o objetivo do seu negócio ao fazer uma pesquisa de palavras-chave e qual tipo de conteúdo pretende produzir: um conteúdo mais voltado para vendas ou para etapas menos avançadas do funil de vendas?

Podemos dividir a jornada do consumidor em 3 grandes etapas de um funil de vendas: topo, meio e fundo. O topo do funil representa a descoberta; o meio do funil, a identificação de opções; e o fundo do funil, a análise de opções.

Ao escolher as palavras-chave, é importante ter ciência de que termos topo de funil vão atrair visitantes que ainda não estão prontos para comprar o seu produto ou serviço, ou seja, termos informacionais serão os mais apropriados para esse objetivo.

Conforme chegamos mais próximos do fundo do funil, termos transacionais ou que quebram objeções no processo de venda serão mais úteis.

Você precisa definir bem para qual etapa é cada palavra-chave, e escolher de acordo com os objetivos de médio/longo prazo do negócio. Palavras informacionais, por exemplo, costumam funcionar bem nas primeiras etapas da jornada de compra, com blogs que servem de porta de entrada para novos consumidores.

Palavras-chave com alto potencial de posicionamento

É possível dizer que na maioria dos casos, escolher pela palavra-chave com maior volume de busca não é o melhor caminho a seguir. Mas por que? 

Se você pretende escrever um conteúdo informacional sobre marketing, por exemplo, considere priorizar as keywords long tail com menor nível de competitividade, Isso irá lhe trazer mais chances de conseguir ranquear no Google.

Mas cuidado para não ser muito específico. Algumas palavras-chave long tail não posicionam em resultados de busca sozinhas. Isso significa que o mesmo conteúdo que aborda um tema mais genérico como “o que é marketing digital” pode aparecer para buscas mais específicas como “como fazer marketing digital”, sem a necessidade de outro conteúdo.

Nesses casos, a SERP (página de resultados de busca) não “exige” conteúdos diferentes para a palavra-chave mais específica, o que significa que suas chances de se posicionar para elas são muito baixas.

Por isso, ao escolher palavras-chave long tail para criar conteúdos únicos, faça uma pesquisa e analise cautelosamente os resultados da sua busca. Procure entender se uma página apenas dedicada a essa keyword poderia aparecer nos resultados de busca ou se seria necessário um conteúdo mais completo com palavras head/mid tail.

Palavras-chave de acordo com sua margem de lucro

Durante a sua priorização de palavras-chave, caso pretenda trabalhar nas últimas etapas da jornada de compra, com palavras comerciais e transacionais, é muito importante levar em consideração o real potencial em geração de receita para sua empresa.

Uma forma de escolher as palavras-chave corretas é verificando quais termos atraem clientes que compram os produtos com maior margem de lucro.

CTR por posição

Quanto mais alta for a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, maior será o seu CTR (taxa de cliques). Ou seja, maior será a quantidade de cliques que o seu resultado receberá e, consequentemente, maior será a sua audiência.

Portanto, dentro de suas estratégias, priorize para melhorar sempre o seu posicionamento, o que irá aprimorar seu CTR.

Comece trazendo para a primeira página do Google termos que estão na segunda página e, posteriormente, trazendo termos que estão entre o 5º e 10º lugar para o TOP 5 dos resultados de busca, até o ponto em que você sempre estará trabalhando para manter a 1ª posição.

Estimativa de tráfego

Sabendo que cada posição, nos resultados de pesquisa, possui um CTR, podemos calcular uma estimativa de tráfego. Ou seja, quantas visitas vamos receber após conquistar uma determinada posição nos resultados orgânicos.

Segundo a ferramenta Advanced Web Ranking, que gera um estudo de CTR global, ficar em primeiro lugar no Google pode gerar uma taxa de cliques de cerca de 35%. Isso significa que se o seu site ficar em primeiro lugar para uma palavra-chave que possui um volume de busca mensal de 100, você receberá cerca de 35 visitas no mês.

Porém, nós sugerimos que você seja mais pé no chão e siga da seguinte forma:

PosiçãoCTR (Click Through Rate) esperado
110%
29%
38%
47%
56%
65%
74%
83%
92%
101%

Realizando esse tipo de estimativa, você poderá traçar suas metas de crescimento. E também definir qual será o plano de ação necessário para atingi-las.

Segmentando palavras-chave

Após selecionar as palavras-chave, recomendamos segmentá-las em alguns grupos de controle para que sua estratégia tenha foco.

TOP 10 palavras-chave prioritárias

Selecione as 10 palavras-chave mais importantes para o seu negócio e trabalhe constantemente para alcançar o topo das buscas. 

Provavelmente, estas serão as palavras-chave mais concorridas da sua seleção. E por isso, é preciso considerar o resultado a longo prazo.

TOP 20 palavras-chave prioritárias

Crie um grupo de 20 palavras-chave secundárias dentro da sua estratégia. Ou seja, termos com os quais você deseja obter resultados a médio prazo. Serão termos com uma menor concorrência em relação ao seu TOP 10.

TOP 50 palavras-chave prioritárias

O terceiro grupo de palavras-chave deve ter 50 palavras-chave, nas quais você identificou menor dificuldade de posicionamento, sendo, provavelmente, termos long tail. O resultado aqui será considerado a curto prazo.

Onde as palavras-chave aparecem?

A escolha acertada das palavras-chave é o coração do SEO, pois são elas que guiam tanto criadores de conteúdo quanto usuários em meio ao vasto universo online. Por isso, é muito importante saber onde elas aparecem para além do corpo do texto. 

Meta Descriptions

As descrições meta são pequenas linhas de texto que aparecem abaixo do título nos resultados de uma pesquisa. Elas resumem o conteúdo da página e têm como objetivo atrair a atenção do leitor e incentivá-lo a clicar no link.

Para serem eficazes, essas descrições precisam conter palavras-chave relevantes que o seu público-alvo usa para buscar informações. Isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua página nos motores de busca, pois o Google e outros buscadores consideram a relevância e a clareza das meta descriptions ao ranquear sites.

SEO Title

Enquanto as meta descrições são essenciais para oferecer um resumo do conteúdo, o título SEO tem um papel ainda mais crítico. Ele é o primeiro contato que o usuário tem com a página nos resultados de busca e pode determinar se alguém clica ou não no seu link.

Escolher um título SEO eficaz não é apenas uma questão de inserir palavras-chave; é necessário criar um equilíbrio entre relevância, atração e precisão. Um bom título deve refletir o conteúdo da página e incluir termos chave estrategicamente selecionados.

Isso melhora o posicionamento nos motores de busca e aumenta a probabilidade de atrair a audiência-alvo. Pense no título SEO como o grande letreiro de uma loja: ele precisa ser chamativo, informativo e, acima de tudo, sincero sobre o que os visitantes encontrarão ao entrar.

A otimização desse elemento é fundamental na estratégia de SEO e deve ser cuidadosamente planejada para garantir que as palavras-chave relevantes estejam presentes. Tudo isso sem prejudicar a legibilidade e a atração do possível visitante.

Title Tags

As tags de título são mais um importante elemento de SEO. Elas se encontram dentro da página, sendo representadas por Heading 1 (H1), Heading 2 (H2), Heading 3 (H3) e assim sucessivamente.  

Escolher as palavras-chave certas para sua tag de título pode melhorar significativamente o desempenho do seu site nos motores de busca e atrair mais visitantes. Inclua termos relevantes e diretos, alinhando-se sempre com o conteúdo da página para que a experiência do usuário seja consistente desde a pesquisa até o clique.

Corpo do texto

O corpo do texto é o conteúdo principal de uma página web. É o local onde os criadores de conteúdo têm a oportunidade de detalhar, explicar e explorar o tópico em questão de maneira completa e aprofundada. 

A escolha e o uso adequado de palavras-chave no corpo do texto são cruciais para a estratégia de SEO. Isso ocorre porque as key-words ajudam os motores de busca a entender o tema e a relevância do conteúdo.

Para otimizar o corpo do texto, é importante distribuir as palavras-chave de forma natural e coerente, evitando o “keyword stuffing” (excesso de palavras-chave). 

Utilize variações das palavras-chave e termos relacionados para enriquecer o conteúdo e melhorar sua legibilidade. 

Alt text

O texto alternativo, ou alt text, é uma breve descrição inserida no código HTML de uma imagem em uma página web. É crucial tanto para a acessibilidade quanto para a otimização para motores de busca. 

Para pessoas com deficiências visuais que utilizam leitores de tela, o alt text fornece uma descrição do que a imagem representa. Já no SEO, o alt text permite que os motores de busca compreendam o conteúdo das imagens, ajudando a melhorar o ranqueamento da página nos resultados de busca de imagens.

Qual é a relação entre palavras-chave e conteúdo?

Palavras-chave conectam seu conteúdo aos interesses do seu público, como pontes que levam as pessoas ao que elas procuram. Elas indicam os termos buscados que auxiliarão a descobrir interesses e dúvidas do público-alvo.

Escolher as palavras-chave certas significa entender profundamente os desejos e as necessidades de quem vai ler ou assistir o que você produziu.

Quando a pesquisa é realizada da maneira certa, seu texto ou vídeo se transforma em resposta para as perguntas que a audiência faz nos motores de busca. Com isso, atraindo visitantes qualificados e aumentando as chances de conversão.

Um conteúdo otimizado com termos relevantes torna-se um ímã para usuários interessados. E isso é essencial para que a sua empresa tenha sucesso online.

Integrar essas palavras-chave no seu material não é só jogar um monte de termos no texto. Exige a habilidade de criar um conteúdo natural e valioso, que capture tanto a atenção dos leitores quanto dos algoritmos de busca.

O uso inteligente desses termos melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa, o que implica mais visibilidade para sua marca ou mensagem. Com ferramentas de SEO e estratégias bem definidas, você descobre quais são as palavras perfeitas para representar seu conteúdo e satisfazer as buscas do seu nicho específico.

Quais são os critérios para encontrar a palavra-chave perfeita?

Um dos maiores desejos de um profissional de SEO é encontrar a palavra-chave ideal para alcançar seus objetivos de marketing. A grande verdade é que essa é uma tarefa que beira o impossível.

Além do dinamismo na web, as mudanças comportamentais dos usuários e a vasta concorrência pelas melhores posições nos buscadores, há muitos outros critérios que devem ser aplicados para selecionar um grupo de keywords a serem trabalhadas. Mesmo que as ferramentas de palavras-chave auxiliem nessa tarefa, essa seleção varia de negócio para negócio.

Em alguns casos, uma palavra-chave pode ser perfeita para refletir a essência do negócio, mas possui grande concorrência. Em outros, ocorre o contrário: o termo possui um volume de buscas irrelevante. Em uma terceira sequência, é possível que a intenção para uma keyword não reflita exatamente o que o negócio precisa.

É por isso que, no fim das contas, o componente humano é essencial para a pesquisa. A tomada de decisão depende de múltiplos elementos que incluem os objetivos atuais, as necessidades do público e o esforço necessário para o ranqueamento.

Pillar pages e topic clusters

Uma das mais conhecidas ações de uso de palavras-chave é conhecida como topic clusters. Nela, um grupo particular de keywords é selecionado como o principal.

A partir disso, são criados blog posts otimizados para cada uma, e vários outros textos relacionados com links que apontam para a página-satélite (ou pillar page).

Para exemplificar, vamos pensar em uma instituição financeira que oferece múltiplos serviços. Durante a pesquisa, são identificadas algumas keywords principais:

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Empréstimo consignado
  • Seguro de vida
  • Financiamento de veículo
  • Conta digital
  • Investimentos em renda fixa
  • Consultoria financeira.

A seguir, são criadas páginas-pilares completas para cada um dos termos. Esses satélites são as páginas mais valiosas dentro da estratégia de blog e, por isso, devem responder a todas as dúvidas do usuário sobre o tema.

Por esse motivo, a criação desse modelo de página geralmente exige um esforço maior das equipes de marketing. 

Além do texto no qual devem ser incluídas as palavras-chave secundárias, relacionadas, sinônimos e variações, podem ser adicionados outros elementos: Por exemplo, infográficos, imagens, tabelas, dados de pesquisas, entrevistas com especialistas, entre muitas outras opções.

Na sequência, são criados muitos outros textos relacionados ao tema principal, os chamados topic clusters. Todos eles devem ter links que apontam para a página-satélite. 

Vamos pegar como exemplo o pilar “consultoria financeira”. Alguns bons títulos para blog posts de suporte seriam: 

  • O que faz um consultor financeiro?
  • Como planejar a sua aposentadoria?
  • Como começar a investir em ações?
  • Meu nome está sujo. E agora?
  • O guia completo da educação financeira para crianças
  • Planejamento de finanças para casais: saiba como fazer
  • Como economizar dinheiro para realizar sonhos?
  • Férias para autônomos: como economizar para viajar.

Perceba que, embora o termo não apareça no título, a intenção por trás de cada um dos textos leva a soluções relacionadas ao produto. 

Assim, quando o usuário buscar no Google por palavras como “planejar a aposentadoria”, “nome sujo” ou “férias para autônomos”, ele pode chegar a uma das suas páginas e iniciar a jornada de compra.

Esse tipo de organização em topic clusters agrada os algoritmos dos buscadores, E, dessa forma, pode potencializar a sua estratégia de SEO.

Como as palavras-chave funcionam para anúncios pagos

Anúncios pagos usam palavras-chave para direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas. Quando você cria um anúncio, seleciona termos específicos que desencadeiam a exibição do seu anúncio quando alguém pesquisa por esses termos no Google.

Essas palavras-chave são guias para levarem os usuários até o seu produto ou serviço.

Escolher termos relevantes aumenta a chance de atrair visitantes interessados e prontos para comprar. Cada clique em um anúncio é uma oportunidade de negócio, e as palavras-chave certas tornam esses cliques mais prováveis.

Na prática, a otimização de conteúdo começa com uma pesquisa de palavras-chave no Google, analisando quais termos são mais pesquisados e têm maior potencial de conversão. Isso garante que o marketing digital da sua empresa seja eficaz, alcançando resultados significativos na presença online.

Como as palavras-chave funcionam nas redes sociais

Palavras-chave nas redes sociais são essenciais para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Elas ajudam a conectar suas postagens com o público que busca por tópicos específicos em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.

Ao incluir termos relevantes no texto, nas hashtags e na descrição das imagens, você cria uma ponte entre o seu conteúdo e sua audiência-alvo. Isso faz com que seja mais fácil ser encontrado nas buscas internas dessas redes.

Implementar uma estratégia de palavras-chave eficaz aumenta suas chances de engajamento e compartilhamento. As redes sociais funcionam como mecanismos de busca onde os usuários procuram informações e soluções.

Ao otimizar suas postagens com palavras-chave certeiras, você não apenas melhora a presença online, mas também atrai seguidores mais qualificados para o seu perfil. Essa prática é um componente crucial no marketing de conteúdo que visa construir uma base sólida para a próxima etapa: os anúncios pagos.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

As ferramentas de otimização e pesquisa de palavras-chave são grandes facilitadoras para sua busca. Nesta seção, separei algumas das mais conhecidas e úteis do mercado.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, ou KW Planner, tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de novas campanhas de pesquisa no Google Ads, mas também pode ser utilizado para as estratégias de SEO.

A ferramenta atua na escolha da palavra-chave em cada grupo de anúncio. E isso permite avaliar o comportamento dos usuários em cada keyword.

Por meio do Google Keyword Planner, podemos ver informações sobre o volume de busca, CPC (custo por clique) médio, entre outras informações que podem auxiliar na escolha da palavra-chave. Esta ferramenta, além disso, sugere novas opções de termos a serem trabalhados.

Keyword Tool

A ferramenta Keyword Tool (keywordtool.io) disponibiliza a lista completa de termos relacionados aos seus produtos e serviços. Sempre de acordo com as sugestões de pesquisa dos buscadores.

Ou seja, você pode encontrar sugestões do autocompletar do Google, Bing, YouTube, entre outros buscadores.

Esta ferramenta realiza a geração de, aproximadamente, 750 sugestões por palavra-chave pesquisada, em mais de 80 idiomas.

SEMrush

Uma das ferramentas mais úteis para o rastreamento de palavras-chave é o SEMrush.

Por meio da análise de um domínio, é possível identificar quais são as palavras-chave que o site posiciona nos resultados orgânicos. Além de entender para quais termos existem anúncios e, ainda, identificar diversos concorrentes, tanto nos resultados orgânicos quanto nos pagos.

Answer The Public

Por meio de uma rápida busca sobre um determinado termo, você recebe as principais pesquisas de palavras-chave no Answer The Public.

Um site gratuito, que permite ao usuário acessar as keywords mais buscadas em relação ao assunto escolhido; Elas são divididas por perguntas: o quê, como e onde; ou preposições: ou, com e para.

A ferramenta utiliza o Google Suggest para gerar seus relatórios. Ou seja, as sugestões de pesquisa do Google.

O Answer The Public apresenta as principais perguntas feitas pelos usuários, sendo uma fonte riquíssima para ser trabalhada em seu website.

Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest permite consultar, de forma rápida, o volume de busca de uma determinada palavra-chave. Além disso, disponibiliza outras variações da palavra-chave, facilitando bastante a expansão da lista de palavras-chave.

Também é possível ter acesso ao CPC médio e a dois indicadores de dificuldade. Esses indicadores são divididos entre resultados orgânicos e os resultados pagos.

Google Search Console

O Google Search Console, ou GSC para os mais próximos, é uma ferramenta que ajuda no controle da “saúde” do seu site por meio de uma central disponibilizada pelo Google. Isso permite corrigir problemas e manter o tráfego saudável para seu site.

Dentre os recursos disponíveis na ferramenta, é possível analisar o desempenho do site nas buscas, onde temos acesso aos termos que melhor performam. Também é possível analisar a sua taxa de impressão, cliques e CTR (click-through rate), possibilitando, assim, a otimização dos termos com maior potencial para o site.

WordCounter

Outra forma de identificar oportunidades de palavras-chave é analisando conteúdos da concorrência e verificando a densidade de determinadas palavras-chave.

Um grande indicativo, dentro das estratégias de SEO, é observar as palavras-chave mais repetidas dentro do conteúdo. Para facilitar essa análise da densidade de palavras-chave, o WordCounter pode ser um ótimo aliado.

Além da densidade, essa ferramenta também analisa a quantidade de parágrafos, número de frases, tempo de leitura e tempo de leitura em voz alta. Mesmo com a facilidade que as plataformas oferecem, lembre-se de que a melhor ferramenta é o cérebro. Não confie cegamente nas ferramentas!

Gerando insights com as palavras-chave

Durante o texto, ficou bastante evidente a importância do uso estratégico das palavras-chave dentro do universo do marketing digital. Além de trazer mais visibilidade para o seu site, esse uso pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de uma campanha. 

O SEO é a melhor forma de fazer com que a sua marca seja vista por mais pessoas sem precisar investir nas plataformas de anúncio, que estão cada vez mais caras. E para isso, uma boa escolha das palavras-chaves é essencial. 

Ao seguir as orientações deste guia, o seu processo de pesquisa de palavras-chave será muito mais assertivo. Com isso, atraindo as pessoas certas no momento certo para consumir o conteúdo disponível em seu site. 

Além disso, a pesquisa de palavras-chave é uma excelente forma de gerar insights para deixar o seu conteúdo mais completo e relevante. Então não deixe de acompanhar o nosso blog para mais insights valiosos.