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Como definir o público-alvo do seu negócio digital?

De nada adianta investir na divulgação da sua loja virtual, se atrair somente pessoas que não têm interesse nos seus produtos. Por isso, a definição do público-alvo é um passo primordial para o planejamento da estratégia de qualquer negócio.

Ao compreender quem são os consumidores com maior potencial para se tornarem clientes da sua marca, é possível direcionar suas ações de forma mais assertiva.

Assim, você atinge o público mais relevante para a sua loja, contribuindo diretamente para o aumento das suas vendas online. Continue lendo e descubra como definir o público-alvo do seu negócio!

O que é público-alvo?

O público-alvo é o grupo de consumidores, com perfis, comportamentos e interesses em comum, que o seu negócio quer alcançar. Trata-se de um segmento do mercado composto por pessoas com maior potencial de se tornarem clientes da sua loja.

Para definir o público-alvo, devem ser identificadas importantes informações sobre esse conjunto de consumidores, como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • classe social;
  • região;
  • interesses;
  • comportamentos;
  • estilo de vida;
  • valores etc.

Se você tem um e-commerce de roupas femininas, por exemplo, seu público-alvo pode ser mulheres entre 20 e 30 anos, da classe C, habitantes da região sudeste, apaixonadas por moda, com um estilo mais jovem e que buscam um bom custo benefício em suas compras.

Público-alvo x persona

O conceito de público-alvo é muito confundido com o de persona. De fato, ambas são ferramentas para determinar quem o seu negócio quer atingir. Porém, existem algumas diferenças entre os dois recursos, que podem ser aplicados de forma complementar na sua estratégia.

O público-alvo é uma descrição mais generalizada do perfil de consumidores com mais chances de se interessarem pela sua marca.

Já a persona é um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa, por meio de uma descrição mais detalhada e específica de suas características, hábitos e necessidades.

Se você tem uma loja de maquiagens, por exemplo, seu público-alvo podem ser mulheres, entre 15 e 35 anos, que residem no Brasil, classe B e C e gostam de produtos de beleza.

Já uma das personas poderia ser Júlia, 22 anos, estudante de direito, carioca, solteira, que gosta de sair com os amigos aos finais de semana e tem interesse em aprender a fazer maquiagens mais bem elaboradas.

Saiba mais: Como definir a persona do seu e-commerce?

Qual é a importância do público-alvo?

A definição do público-alvo permite criar estratégias direcionadas para o segmento de mercado que você deseja atingir. Com isso, é possível:

  • otimizar suas ações de marketing;
  • direcionar seu posicionamento de marca;
  • definir os canais e conteúdos mais eficientes;
  • gerar mais engajamento na comunicação com sua audiência;
  • adaptar diferentes áreas da operação, como atendimento e logística, de acordo com as preferências do seu público.

Assim, vemos a importância de encontrar o seu público-alvo para atrair os consumidores ideais e, consequentemente, vender mais.

Como definir o público-alvo do seu negócio?

Alguns passos e ferramentas podem ser aplicados para determinar o público-alvo do seu negócio. Confira!

1. Analise o seu nicho de mercado

Antes de tudo, faça uma análise profunda sobre o seu nicho de atuação. Pesquise as particularidades do seu mercado, além de dados sobre o cenário atual do setor. Isso pode ser feito por meio de relatórios divulgados por institutos de pesquisa renomados do seu segmento.

A ferramenta do Google Trends também pode ser utilizada para identificar as principais tendências do mercado e o perfil de quem pesquisa sobre esses temas.

Além disso, é essencial identificar os seus principais concorrentes no mercado e analisar suas principais estratégias. A comunicação e o posicionamento dessas empresas com a audiência, assim como os produtos oferecidos e os canais e campanhas utilizados, podem oferecer valiosos insights sobre o seu público-alvo.

A partir dessas informações, é possível ter um entendimento básico sobre o perfil e os comportamentos dos consumidores do seu mercado. Além do mais, essa pesquisa inicial pode indicar tendências e oportunidades relevantes para o seu negócio.

2. Entenda a sua proposta de valor

Após entender a realidade do seu nicho de mercado, volte o olhar para dentro da sua loja. Estude bem o seu negócio, as características dos seus produtos, os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes e a proposta de valor oferecida.

A partir dessa análise, será possível identificar as possibilidades de uso dos seus produtos e os problemas que eles solucionam, para descobrir quem poderia se interessar por eles.

Nesse momento, também é importante considerar os preços e o custo-benefício dos seus produtos, para encontrar as pessoas com poder aquisitivo para adquiri-los.

Se a sua loja vende itens voltados para mais de um perfil de consumidor, como artigos femininos e masculinos, tenha em mente a necessidade de segmentar seu público-alvo, como veremos no último passo.

3. Faça pesquisas com seus clientes

A definição do público-alvo do seu negócio deve ser baseada em informações reais. E uma ótima fonte para coletar esses dados são os seus próprios clientes. Por isso, é fundamental conhecer a fundo quem já comprou da sua loja, mantendo uma conversa constante com essas pessoas.

Uma maneira simples de fazer isso é enviando pesquisas online para seus clientes, com perguntas sobre o que você deseja saber sobre eles.

Algumas informações relevantes são o perfil demográfico desses consumidores, suas principais necessidades, gostos e preferências, e por que eles se interessaram pela sua marca.

Os comentários e avaliações dos seus clientes sobre os seus produtos também podem oferecer importantes dados nesse sentido. Assim, é importante sempre solicitar um feedback após as compras, mantendo a comunicação no pós-venda.

4. Segmente seu público-alvo

A partir dos passos anteriores, você pode traçar o seu público-alvo, reunindo os principais dados coletados sobre o perfil, os interesses e os valores dos consumidores. Mas não pare por aí!

Se você oferece produtos voltados para diferentes perfis de pessoas, é interessante segmentar ainda mais o seu público-alvo, dividindo-o em grupos mais específicos. A segmentação pode ser baseada em faixa etária, gênero, região e outras variáveis.

Até mesmo um único produto pode atrair pessoas com motivações e preferências distintas. Por isso, podem ser criados vários segmentos, para direcionar melhor suas ações, de acordo com as particularidades de cada público.

Por fim, lembre-se de que, ao longo do tempo, a realidade e as tendências do mercado podem mudar completamente.

Portanto, é imprescindível acompanhar o cenário do seu nicho e manter as pesquisas com seus clientes. Dessa forma, o seu público-alvo se manterá atualizado, garantindo a eficiência da sua estratégia.

Ferramentas que ajudam a definir seu público-alvo

Como falado anteriormente, é recomendável que você realize pesquisas para conhecer melhor os seus clientes e conseguir traçar seu público-alvo. Para simplificar essa etapa, separamos algumas ferramentas que irão te ajudar. Confira a seguir!

NPS

Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia que, através de pesquisa e classificação, analisa o nível de satisfação dos clientes de uma empresa.

A metodologia funciona com o envio de um formulário para seus clientes – podendo ser enviado por e-mail ou no pós-atendimento -, e consiste em uma única pergunta estratégica: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa para um amigo?”.

Google Forms

O Google Forms é um recurso totalmente gratuito que está disponível para todos que têm uma conta Gmail. Nele você tem a opção de criar diversos formulários com objetivos e tipos de perguntas diferentes, como escolha múltipla, resposta curta, parágrafo e caixa de verificação.

Google Trends

Um outro recurso do Google que irá te ajudar com a pesquisa para definir seu público-alvo é o Google Trends. Também gratuita, essa ferramenta possibilita que você identifique tendências de pesquisas feitas no buscador.

Com ele, você pode saber quais regiões estão procurando mais por alguns termos e produtos. Isso irá te ajudar a focar sua estratégia e direcionar melhor o seu público.

Exemplos de público-alvo para e-commerces

Para facilitar ainda mais a criação do público-alvo do seu e-commerce, separamos exemplos que podem ser muito úteis.

Usaremos três nichos distintos: loja de artigos esportivos, loja de jóias de luxo e loja de roupas de banho femininas, respectivamente. Veja abaixo o exemplo de público-alvo para cada uma.

  • Homens e mulheres de classe A e B, de 15 a 45 anos, que praticam ou acompanham esportes e residem na região Sudeste. São usuários das redes sociais Instagram, Twitter e Facebook.
  • Mulheres de classe A, de 25 a 40 anos, que costumam comprar artigos de luxo e são apaixonadas por moda, podendo ser de qualquer região do Brasil. Utilizam, na maior parte do tempo, o Instagram.
  • Mulheres de classe B e C, de 18 a 35 anos, moradoras do Rio de Janeiro, que gostam de praia e costumam viajar para o litoral nas férias. São usuárias do Instagram e TikTok.