Como definir o público-alvo do seu negócio digital?
De nada adianta investir na divulgação da sua loja virtual, se atrair somente pessoas que não têm interesse nos seus produtos. Por isso, a definição do público-alvo é um passo primordial para o planejamento da estratégia de qualquer negócio.
Ao compreender quem são os consumidores com maior potencial para se tornarem clientes da sua marca, é possível direcionar suas ações de forma mais assertiva.
Assim, você atinge o público mais relevante para a sua loja, contribuindo diretamente para o aumento das suas vendas online. Continue lendo e descubra como definir o público-alvo do seu negócio!
O que é público-alvo?
O público-alvo é o grupo de consumidores, com perfis, comportamentos e interesses em comum, que o seu negócio quer alcançar. Trata-se de um segmento do mercado composto por pessoas com maior potencial de se tornarem clientes da sua loja.
Para definir o público-alvo, devem ser identificadas importantes informações sobre esse conjunto de consumidores, como:
- gênero;
- faixa etária;
- classe social;
- região;
- interesses;
- comportamentos;
- estilo de vida;
- valores etc.
Se você tem um e-commerce de roupas femininas, por exemplo, seu público-alvo pode ser mulheres entre 20 e 30 anos, da classe C, habitantes da região sudeste, apaixonadas por moda, com um estilo mais jovem e que buscam um bom custo benefício em suas compras.
Público-alvo x persona
O conceito de público-alvo é muito confundido com o de persona. De fato, ambas são ferramentas para determinar quem o seu negócio quer atingir. Porém, existem algumas diferenças entre os dois recursos, que podem ser aplicados de forma complementar na sua estratégia.
O público-alvo é uma descrição mais generalizada do perfil de consumidores com mais chances de se interessarem pela sua marca.
Já a persona é um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa, por meio de uma descrição mais detalhada e específica de suas características, hábitos e necessidades.
Se você tem uma loja de maquiagens, por exemplo, seu público-alvo podem ser mulheres, entre 15 e 35 anos, que residem no Brasil, classe B e C e gostam de produtos de beleza.
Já uma das personas poderia ser Júlia, 22 anos, estudante de direito, carioca, solteira, que gosta de sair com os amigos aos finais de semana e tem interesse em aprender a fazer maquiagens mais bem elaboradas.
Saiba mais: Como definir a persona do seu e-commerce?
Qual é a importância do público-alvo?
A definição do público-alvo permite criar estratégias direcionadas para o segmento de mercado que você deseja atingir. Com isso, é possível:
- otimizar suas ações de marketing;
- direcionar seu posicionamento de marca;
- definir os canais e conteúdos mais eficientes;
- gerar mais engajamento na comunicação com sua audiência;
- adaptar diferentes áreas da operação, como atendimento e logística, de acordo com as preferências do seu público.
Assim, vemos a importância de encontrar o seu público-alvo para atrair os consumidores ideais e, consequentemente, vender mais.
Como definir o público-alvo do seu negócio?
Alguns passos e ferramentas podem ser aplicados para determinar o público-alvo do seu negócio. Confira!
1. Analise o seu nicho de mercado
Antes de tudo, faça uma análise profunda sobre o seu nicho de atuação. Pesquise as particularidades do seu mercado, além de dados sobre o cenário atual do setor. Isso pode ser feito por meio de relatórios divulgados por institutos de pesquisa renomados do seu segmento.
A ferramenta do Google Trends também pode ser utilizada para identificar as principais tendências do mercado e o perfil de quem pesquisa sobre esses temas.
Além disso, é essencial identificar os seus principais concorrentes no mercado e analisar suas principais estratégias. A comunicação e o posicionamento dessas empresas com a audiência, assim como os produtos oferecidos e os canais e campanhas utilizados, podem oferecer valiosos insights sobre o seu público-alvo.
A partir dessas informações, é possível ter um entendimento básico sobre o perfil e os comportamentos dos consumidores do seu mercado. Além do mais, essa pesquisa inicial pode indicar tendências e oportunidades relevantes para o seu negócio.
2. Entenda a sua proposta de valor
Após entender a realidade do seu nicho de mercado, volte o olhar para dentro da sua loja. Estude bem o seu negócio, as características dos seus produtos, os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes e a proposta de valor oferecida.
A partir dessa análise, será possível identificar as possibilidades de uso dos seus produtos e os problemas que eles solucionam, para descobrir quem poderia se interessar por eles.
Nesse momento, também é importante considerar os preços e o custo-benefício dos seus produtos, para encontrar as pessoas com poder aquisitivo para adquiri-los.
Se a sua loja vende itens voltados para mais de um perfil de consumidor, como artigos femininos e masculinos, tenha em mente a necessidade de segmentar seu público-alvo, como veremos no último passo.
3. Faça pesquisas com seus clientes
A definição do público-alvo do seu negócio deve ser baseada em informações reais. E uma ótima fonte para coletar esses dados são os seus próprios clientes. Por isso, é fundamental conhecer a fundo quem já comprou da sua loja, mantendo uma conversa constante com essas pessoas.
Uma maneira simples de fazer isso é enviando pesquisas online para seus clientes, com perguntas sobre o que você deseja saber sobre eles.
Algumas informações relevantes são o perfil demográfico desses consumidores, suas principais necessidades, gostos e preferências, e por que eles se interessaram pela sua marca.
Os comentários e avaliações dos seus clientes sobre os seus produtos também podem oferecer importantes dados nesse sentido. Assim, é importante sempre solicitar um feedback após as compras, mantendo a comunicação no pós-venda.
4. Segmente seu público-alvo
A partir dos passos anteriores, você pode traçar o seu público-alvo, reunindo os principais dados coletados sobre o perfil, os interesses e os valores dos consumidores. Mas não pare por aí!
Se você oferece produtos voltados para diferentes perfis de pessoas, é interessante segmentar ainda mais o seu público-alvo, dividindo-o em grupos mais específicos. A segmentação pode ser baseada em faixa etária, gênero, região e outras variáveis.
Até mesmo um único produto pode atrair pessoas com motivações e preferências distintas. Por isso, podem ser criados vários segmentos, para direcionar melhor suas ações, de acordo com as particularidades de cada público.
Por fim, lembre-se de que, ao longo do tempo, a realidade e as tendências do mercado podem mudar completamente.
Portanto, é imprescindível acompanhar o cenário do seu nicho e manter as pesquisas com seus clientes. Dessa forma, o seu público-alvo se manterá atualizado, garantindo a eficiência da sua estratégia.
Ferramentas que ajudam a definir seu público-alvo
Como falado anteriormente, é recomendável que você realize pesquisas para conhecer melhor os seus clientes e conseguir traçar seu público-alvo. Para simplificar essa etapa, separamos algumas ferramentas que irão te ajudar. Confira a seguir!
NPS
O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia que, através de pesquisa e classificação, analisa o nível de satisfação dos clientes de uma empresa.
A metodologia funciona com o envio de um formulário para seus clientes – podendo ser enviado por e-mail ou no pós-atendimento -, e consiste em uma única pergunta estratégica: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa para um amigo?”.
Google Forms
O Google Forms é um recurso totalmente gratuito que está disponível para todos que têm uma conta Gmail. Nele você tem a opção de criar diversos formulários com objetivos e tipos de perguntas diferentes, como escolha múltipla, resposta curta, parágrafo e caixa de verificação.
Google Trends
Um outro recurso do Google que irá te ajudar com a pesquisa para definir seu público-alvo é o Google Trends. Também gratuita, essa ferramenta possibilita que você identifique tendências de pesquisas feitas no buscador.
Com ele, você pode saber quais regiões estão procurando mais por alguns termos e produtos. Isso irá te ajudar a focar sua estratégia e direcionar melhor o seu público.
Exemplos de público-alvo para e-commerces
Para facilitar ainda mais a criação do público-alvo do seu e-commerce, separamos exemplos que podem ser muito úteis.
Usaremos três nichos distintos: loja de artigos esportivos, loja de jóias de luxo e loja de roupas de banho femininas, respectivamente. Veja abaixo o exemplo de público-alvo para cada uma.
- Homens e mulheres de classe A e B, de 15 a 45 anos, que praticam ou acompanham esportes e residem na região Sudeste. São usuários das redes sociais Instagram, Twitter e Facebook.
- Mulheres de classe A, de 25 a 40 anos, que costumam comprar artigos de luxo e são apaixonadas por moda, podendo ser de qualquer região do Brasil. Utilizam, na maior parte do tempo, o Instagram.
- Mulheres de classe B e C, de 18 a 35 anos, moradoras do Rio de Janeiro, que gostam de praia e costumam viajar para o litoral nas férias. São usuárias do Instagram e TikTok.