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Como criar um catálogo e vender no Instagram Shopping?

Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram
  1. Selecione o método de pagamento. Existem dois modelos: ou o cliente paga na própria rede social ou é redirecionado para o seu site onde conclui a compra.
Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram
  1. Nesta etapa, você seleciona qual conta será responsável pela loja, assim como fornece seu e-mail comercial e site.
  2. Em último lugar é a hora de definir para quais países você faz o envio dos seus produtos.
  3. Ao finalizar, você tem acesso a uma prévia da sua loja do Instagram e a envia para validação interna da Meta.

Passo 4: Criar etiquetas dos produtos e divulgá-los

No último passo para criar um catálogo no Instagram, temos etapas mais simples. Nelas, você poderá marcar seus produtos com o ícone da sacola de compras em seus posts, tanto no feed quanto nos stories:

  1. Toque em “Adicionar foto
  2. Adicione uma legenda
  3. Selecione “Marcar produtos
  4. Toque na foto
  5. Pesquise e selecione o produto
  6. Clique em “Concluir

Agora o produto está pronto para ser compartilhado. Nos stories, a opção de etiqueta está na aba de adesivos, enquanto no feed o botão fica logo abaixo do conteúdo.

Como ter sucesso com as vendas no Instagram?

Apesar de todo o processo de adicionar catálogo no Instagram não ser tão rápido, ele vale cada segundo se você pretende vender mais por meio dessa rede social. Isso porque o Instagram tem se tornado um mecanismo de busca para o usuário na hora de fazer compras ou encontrar produtos.

Mas só isso não garante o sucesso nas vendas. Afinal, de nada adianta ter um catálogo cheio de produtos, mas sem prestar atenção nas boas práticas que esse recurso pede. Por isso, é fundamental seguir algumas regras para chamar a atenção do seu potencial cliente. Confira:

Banner de download da sucategoria Inteligência competitiva

Tenha boas fotos dos produtos

As pessoas são muito visuais, principalmente na internet. Se você usa o Instagram pessoal, já deve ter percebido que o maior engajamento (ou seja, curtidas e comentários) são de pessoas que tiram boas fotos. 

Os influenciadores, por exemplo, seguem essa regra: é importante vender uma boa imagem. Isso é válido também para seus produtos. 

Saber tirar boas fotos não é algo apenas para profissionais da fotografia. Hoje, qualquer lojista com um celular, boa iluminação e criatividade consegue transformar a imagem de um produto.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. E, se você quer se diferenciar da concorrência, as fotos são o primeiro ponto de destaque.

Tire as possíveis dúvidas dos usuários

Quando um cliente chega até a sua loja no Instagram, ele busca resolver seus problemas com rapidez. Uma das maneiras de conseguir isso é oferecendo uma FAQ, ou seja, um espaço com perguntas frequentes.

O próprio Instagram já oferece esse recurso. Basta acessar “Configurações” > “Empresa” > “Perguntas Frequentes”, e configurar suas perguntas e respostas.

Além da FAQ, é importante que você consiga oferecer respostas rápidas e padronizadas, que mostrem o profissionalismo da sua empresa. A rapidez é importante porque, segundo a CX Trends 202232% dos consumidores já desistiram de realizar uma compra pelo tempo de resposta muito longo.

Faça títulos e descrições chamativos

No primeiro tópico, falamos sobre a importância das imagens. Mas o título e a descrição do produto não ficam de fora.

É necessário entender o que seu cliente busca e também se utilizar das melhores técnicas de marketing para encantá-lo logo na primeira olhada. Ou seja: ainda que os títulos sejam curtos, eles precisam descrever o produto e também chamar a atenção.

Nas descrições, o raciocínio é o mesmo. Já passou o tempo que o marketing servia apenas para falar da parte funcional do que se vende. Agora, mais do que nunca, você tem que aproveitar todos os espaços de mídia para se conectar com o consumidor e com o problema que ele quer resolver. 

Veja, por exemplo, como a marca de acessórios para animais de estimação Zee Dog usa os títulos e descrições do catálogo do Instagram:

Faça títulos e descrições chamativos
Faça títulos e descrições chamativos

Certifique-se de que os links estão corretos

Sempre que você cadastrar um produto no catálogo do Instagram, será necessário direcionar para a sua loja online, caso tenha. Nesse momento, é importante que você se certifique que o link presente no catálogo está indo para o produto correto.

Já imaginou um cliente clicar em uma coleira e ser direcionado para uma capa de chuva? Isso frustra a expectativa, afeta a experiência do usuário e pode dificultar a venda. Portanto, preste muita atenção na hora de cadastrar os links.

Tudo pronto para colocar seu Instagram Shopping no ar?

Depois de todo o passo a passo e das dicas que você encontrou por aqui, chegou a hora de sair da teoria e ir para a prática!

Como o catálogo do Instagram é gratuito, não espere mais para fazer esse recurso trabalhar para você. Lembre-se que, quanto mais canais de venda, maiores são as chances da sua loja ser mais conhecida pelos clientes e aumentar o faturamento e a taxa de conversão. Então mãos à obra e sucesso!