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7 Estratégias Infalíveis para mudar as vendas do e-commerce

O comércio eletrônico apresentou um crescimento de 21% em 2021, quando comparado ao ano anterior, registrando um faturamento recorde de R$ 161 bilhões. Aproveite esse cenário otimista do comércio eletrônico e conheça as principais estratégias para aumentar as suas vendas de e-commerce!

As mudanças nos hábitos dos consumidores têm despertado o interesse dos empresários em saber como aumentar vendas de e-commerce. Dessa forma, é possível aproveitar as oportunidades do mercado e, assim, alcançar melhores resultados.

Porém, para que as empresas tenham sucesso na sua iniciativa online, é importante ter atenção às melhores estratégias de vendas no comércio virtual. Afinal, não basta cadastrar os produtos e esperar que os consumidores, simplesmente, apareçam.

Por esse motivo, preparamos este post para ajudar você a impulsionar as suas vendas online. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

Panorama do e-commerce no Brasil

Se você acredita que o e-commerce bate recordes apenas em datas comemorativas, como o Natal ou o Dia das Mães, saiba que se engana. Afinal, essa modalidade de vendas tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos.

Para você ter uma ideia, o e-commerce apresentou um aumento de 27% em 2021, quando comparado ao ano anterior, registrando um faturamento recorde de R$161 bilhões. Esse crescimento foi observado em diferentes segmentos, como:

  • saúde;
  • moda;
  • beleza;
  • eletrônicos;
  • eletrodomésticos.

As projeções realizadas pela Neotrust indicam que essa tendência de crescimento deve se manter em 2022, atingindo um novo recorde, de R$174 bilhões. Com isso, você deve ter atenção às melhores estratégias que devem ser adotadas na sua empresa para aproveitar esse cenário otimista das vendas online.

Dicas de como aumentar vendas de e-commerce

A seguir, apresentamos algumas estratégias que você pode adotar no seu negócio para se destacar dos concorrentes e, assim, aumentar as suas vendas online. Acompanhe!

1. Segmente seu público

Conhecer o público-alvo do seu negócio é essencial. Por isso, é importante investir em uma boa segmentação para que as suas estratégias de Marketing sejam bem direcionadas e, assim, a sua empresa alcance os resultados esperados.

Mas como segmentar a sua audiência? Basicamente, você pode fazer essa segmentação por meio da avaliação de aspectos distintos, como:

  • demográficos: identificação de informações básicas, como sexo, idade, ocupação, estado civil etc.;
  • psicossociais: avaliação das características do seu público, bem como os seus problemas, dores, necessidades etc.

A partir da análise de dessas informações, você pode definir uma ou mais personas para a sua empresa, que são uma representação fictícia do seu cliente ideal. É com base nesse perfil que a sua estratégia de Marketing deve ser desenvolvida.

2. Trabalhe com omnichannel

A omnicanalidade é uma estratégia que tem sido cada vez mais adotada pelas empresas. O seu objetivo é oferecer a mesma experiência de compra aos consumidores em qualquer um dos canais de atendimento oferecidos pela marca, tanto online quanto offline.

Em um negócio que oferece uma boa experiência omnichannel, o cliente pode comprar um produto em um marketplace, por exemplo, e optar pela sua retirada em uma loja física. Durante esse processo, não ocorrerá nenhuma interrupção prejudicial à sua jornada de compra, o que contribui para aumentar o seu nível de satisfação com a marca.

Para aplicar a omnicanalidade na sua empresa, você deve adotar ações, como:

  • criar um plano de ação;
  • centralizar as informações dos clientes;
  • integrar todas as áreas estratégicas da empresa;
  • monitorar os resultados.

Além disso, é importante acompanhar e revisar todo o processo com frequência. Dessa forma, você pode identificar os canais que apresentam os melhores resultados e aqueles que precisam de alguma intervenção para garantir um nível de eficiência maior.

3. Use SEO da forma correta

SEO — Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca — é essencial para quem está em busca de estratégias de como aumentar vendas de e-commerce. O termo se refere à utilização de um conjunto de técnicas que objetivam melhorar o posicionamento do site em buscadores como o Google.

A partir da otimização dos conteúdos, é possível aumentar a visibilidade da sua página por meio do tráfego orgânico e, assim, alcançar melhores resultados no seu negócio. Para desenvolver uma boa estratégia de SEO para e-commerce, você deve:

  • estabelecer os seus objetivos;
  • definir a persona do seu negócio;
  • criar conteúdos relevantes para cada etapa da jornada de compra;
  • utilizar palavras-chave importantes para a sua audiência;
  • desenvolver uma estratégia de link building.

Se você não sabe como colocar essa dica em prática no seu negócio, não se preocupe! Você pode contar com o auxílio de empresas especializadas, como a Rock Content, e aproveitar a expertise dos profissionais da área para desenvolver uma estratégia de SEO de sucesso.

4. Tenha conteúdo visual de qualidade

Você sabia que o cérebro humano aprende com estímulos visuais? Isso mesmo! Além de facilitar o processo de aprendizagem, as imagens influenciam a forma como as pessoas percebem o mundo.

Devido à sua relevância, a comunicação visual tem sido um recurso muito utilizado no Marketing. Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas e criar uma conexão entre a empresa e o consumidor, as imagens são peças fundamentais nas campanhas publicitárias. Nesse sentido, se você quer aumentar vendas de e-commerce, não pode deixar de investir nessa estratégia, ok?

Veja algumas ações que você pode adotar para trabalhar a comunicação visual do seu negócio e, assim, alcançar melhores resultados:

  • entenda o poder das cores, pois cada uma carrega um significado e provoca uma sensação diferente;
  • conheça a sua persona, já que as suas dores são essenciais para definir as suas estratégias;
  • contrate profissionais especializados e saia na frente da concorrência, pois muitos empresários, por acreditar que essa função pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, não têm bons resultados com essa estratégia.

Além disso, tenha em mente que a comunicação visual não é um recurso acessório na relação com o lead. Pelo contrário, o seu uso é essencial e ajuda muito no relacionamento com os clientes. Portanto, não deixe de priorizá-la, certo?

5. Use estratégias de marketing

Como o seu objetivo é aumentar as vendas, saiba que é praticamente impossível alcançar bons resultados sem o uso de estratégias de marketing. Afinal, é por meio desses recursos que a sua empresa pode chamar a atenção dos consumidores e, assim, aumentar a sua base de clientes.

Veja algumas estratégias de sucesso que você pode adotar na sua empresa:

  • esteja presente nas redes sociais: identifique quais são os principais canais em que a sua audiência é mais ativa e publique conteúdos relevantes regularmente;
  • invista no marketing de influência: faça parcerias com influenciadores que tenham valores alinhados com os da sua marca. Se a sua empresa é de pequeno porte, você pode ter um microinfluenciador como parceiro;
  • invista em SEO: produza conteúdos relevantes e otimizados para os mecanismos de busca, conforme explicamos anteriormente.

Além dessas, existem diversas outras estratégias de marketing que podem ser usadas no seu negócio. Portanto, não deixe de escolher aquelas que fazem mais sentido para a sua marca e comece a desenvolvê-las agora mesmo! Afinal, esse é um passo essencial de como aumentar vendas de e-commerce.

6. Crie experiências de compras

A experiência de compra nada mais é do que um conjunto de impressões que um consumidor tem durante o processo de compras em uma empresa. Caso seja positiva, as chances de fidelização e da indicação da marca para outras pessoas aumentam bastante. Por outro lado, se for negativa, os clientes se tornam detratores do negócio, e passam a criticá-lo no seu ciclo social.

Por isso, você deve buscar formas de melhorar a experiência de compra na sua empresa regularmente. Nesse sentido, algumas ações que podem ser adotadas são:

Além disso, sempre que uma compra for finalizada, entre em contato com o consumidor para agradecer pela confiança e ofereça um bom pós-venda. Todas essas ações contribuem para uma experiência positiva do cliente com a marca e, consequentemente, para o aumento do nível de satisfação com o seu negócio.

7. Tenha atenção às métricas

Fazer o acompanhamento de métricas é fundamental para aumentar as vendas de e-commerce. Afinal, é a partir na análise seus resultados que você pode identificar ações que devem ser aprimoradas e que devem ser evitadas na sua empresa.

Conheça algumas métricas que você deve acompanhar no seu negócio:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): mede o valor gasto pela sua empresa para conquistar cada cliente;
  • taxa de conversão: identifica o percentual da sua audiência que é convertida em cliente do seu negócio;
  • abandono de carrinho: indica a taxa de desistência de compra dos visitantes do seu e-commerce.

Além dessas, existem diversas outras métricas essenciais que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho do seu negócio. O ideal é que você escolha as mais adequadas para a realidade da sua empresa e faça o acompanhamento constante. Se você contar com o auxílio de uma consultoria em e-commerce, saiba que esses dados deverão ser analisados pelos profissionais para ajudar você a tomar melhores decisões para a sua marca.

Pronto! Agora você já conhece as melhores estratégias de como aumentar vendas de e-commerce. Basta utilizar aquelas que fazem mais sentido para o seu segmento e aproveitar todos os seus benefícios.