16 Táticas para aumentar suas vendas no E-commerce
Se você quer aumentar as vendas no seu e-commerce, temos algumas estratégias que podem ajudar a atrair mais clientes e aumentar os acessos à sua loja.
A concorrência no meio digital é intensa. Vender online não é apenas colocar produtos na internet. É necessário adotar várias estratégias e boas práticas. Afinal, com poucos cliques, o usuário tem acesso a diversas opções de produtos, preços e condições de frete, facilitando a comparação e escolha da alternativa que melhor lhe atende.
16 ideias e estratégias de como aumentar as vendas no e-commerce
Para lojistas que desejam aumentar as vendas no e-commerce, reunimos algumas ações para implementar com sua equipe e elevar o número de acessos e vendas do seu site.
Otimize as páginas de produto
Sua página de produto deve transmitir credibilidade, com descrições claras, boas fotos e um layout intuitivo para guiar o usuário à compra.
Como fazer a descrição do produto
O texto descritivo do produto deve ser claro e organizado, além de comunicar todas as informações necessárias, como:
- O que é;
- Benefícios;
- Quais os diferenciais;
- Modo de uso;
- Recomendações de segurança;
- Ingredientes ou materiais de composição.
- Perguntas frequentes, preferencialmente baseadas em dúvidas reais dos clientes, ajudam a evitar que você passe tempo respondendo essas perguntas manualmente.
Caso sua empresa tenha uma equipe de marketing, é ideal que os profissionais otimizem os textos com técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento do site no Google. Além disso, certifique-se de ter boas fotos que mostrem claramente o produto, destacando seus principais detalhes e características.
Garanta fotos com qualidade que realmente apresentem como o produto é.
Uma das dificuldades de quem compra online é não conseguir ver, pegar e testar o produto. Por isso, fotos e vídeos são uma boa alternativa para mostrar como o produto é e ajudar na escolha dos consumidores.
O tradicional é optar por fotos em fundo infinito, que são imagens do produto, na maioria das vezes com fundo branco, sem sombras ou muitos elementos. É o tipo de foto recomendada para usar como destaque na página do produto.
Na maioria das vezes, o fundo infinito é feito com cartolina ou tecido.
Além das fotos com fundo infinito, é interessante utilizar fotos ambientadas, que são aquelas imagens mais produzidas, com cores e elementos.
Temos um post completo com dicas de como melhorar as fotos de produtos para vender online.
2. Divulgue vídeos dos seus produtos
Vídeo é um material que ajuda muito na conversão de vendas, tanto na página do próprio produto, como nas mídias sociais da marca.
Você pode adicionar vídeos de reviews na página do produto, fazer stories no Instagram do modo de uso e vídeos curtos no Reels do Instagram ou no Tiktok.
3. Incentive a compra de mais itens através de kits
Criar kits de produtos é uma ótima maneira de promover mais vendas, sempre dando alguns descontos no kit pela compra de mais produtos que atraem os consumidores.
4. Crie sua loja virtual em marketplaces para ampliar seu alcance
Marketplace funciona como um shopping online, onde você pode vender em lojas virtuais de alta performance e credibilidade, como Amazon, Americanas, Submarino, Magazine Luiza, entre outras.
Mesmo com um e-commerce próprio, você pode ampliar suas vendas e alcance de marca ao vender em marketplaces como esses. Esses sites têm alta taxa de acessos e retenção, além de facilitar e garantir a segurança das vendas de diversos produtos.
5. Use ferramentas de mídia paga
Anunciar aumenta os acessos à sua loja e, consequentemente, as vendas. Para e-commerces, os meios mais acessíveis são Facebook Ads, Google Ads e, para quem vende em marketplaces, os anúncios das próprias plataformas.
O Facebook Ads permite anúncios no Facebook e Instagram em formatos variados, como stories e posts. O Google Ads oferece anúncios em links destacados nas pesquisas, Google Shopping, e banners em sites e aplicativos.
Se você não tem experiência com Facebook e Google Ads, ambas as plataformas oferecem cursos básicos para ajudar. É preciso muito teste, monitoramento, análises e otimização para gerar bons resultados.
Faça anúncios no marketplace
Os vendedores podem fazer campanhas pagas nos marketplaces para promover seus produtos e colocá-los em destaque para os usuários.
Os anúncios requerem atenção, testes e otimização para identificar os mais eficazes e os que precisam de ajustes. É recomendável promover os produtos que você mais deseja vender, especialmente aqueles com fotos de qualidade, avaliações positivas, títulos com palavras-chave e descrições completas.
Com o hub de integração de marketplaces do Ideris, você pode gerenciar todas as suas lojas em uma única plataforma, facilitando a criação e replicação de anúncios de produtos.
6. Cuide da reputação da sua marca e das ações de pós-venda
Nos marketplaces, a reputação do vendedor é crucial para o ranqueamento e influencia a decisão de compra do consumidor. Essa métrica leva em conta as avaliações e depoimentos dos clientes sobre atendimento, tempo de envio, estado da embalagem e se o produto corresponde ao prometido.
Nos e-commerces, embora a reputação não seja tão clara quanto nos marketplaces, é vital manter a credibilidade da marca. Use indicadores como Reclame Aqui, mídias sociais e interações diretas com os clientes. Mesmo sem reclamações públicas, consumidores podem impactar negativamente a marca.
Disponibilize meios de contato acessíveis para que os clientes possam resolver problemas diretamente com a empresa, evitando assim reclamações públicas.
Além de resolver rapidamente questões negativas, incentive os clientes satisfeitos a deixar elogios nas mídias sociais ou comentários do site.
Tenha um pós-venda eficiente
A fidelização de clientes e uma boa reputação da marca estão conectados com um pós-venda eficaz: envio, trocas e devoluções, solução de dúvidas no uso dos produtos, manutenção do relacionamento com o cliente, entre outras etapas que podem ocorrer após uma compra.
7. Tenha um preço competitivo
Na internet os consumidores conseguem facilmente comparar preços de produtos e frete para avaliar qual a melhor escolha. É importante monitorar a concorrência e os preços de produtos similares para manter seu preço atualizado e competitivo. O ideal é estar nem muito acima nem muito abaixo dos valores de mercado.
Lembre-se de que o preço não é o único fator. Oferecer boas condições de frete, promoções e um bom atendimento pode fazer sua loja se destacar. Por exemplo, se o concorrente oferece o mesmo produto mais barato, mas com frete mais caro, os clientes podem preferir a sua loja.
Você pode analisar os preços dos concorrentes manualmente ou, se vende na Amazon, usar a precificação automática para garantir que seu produto esteja sempre mais barato que o da concorrência, respeitando um valor mínimo.
8. Atente-se as condições de frete
Preços e prazos do frete influenciam muito na escolha de compra dos consumidores na internet. De acordo com uma pesquisa da Cuponomia, 90% dos consumidores já desistiram de uma compra devido ao valor do frete.
Assim como manter preços competitivos, é crucial oferecer condições de frete atraentes. Compare propostas de diferentes transportadoras e considere fazer promoções de frete.
Para aumentar as vendas, você pode oferecer promoções sazonais de frete, frete grátis para compras acima de um valor específico, frete fixo para regiões específicas, ou condições de frete mais vantajosas para a região que mais compra em sua loja. Avalie também alternativas para viabilizar a compra de regiões mais afastadas.
9. Crie promoções
No e-commerce, é importante realizar promoções periodicamente para estimular as vendas. Isso pode incluir ofertas em datas comemorativas do varejo ou campanhas exclusivas da sua marca, que ajudam a atrair a atenção do público-alvo.
Entre tantas possibilidades de campanhas, estas são as mais recorrentes nas lojas virtuais:
- Primeira compra: Incentive novos clientes a fazerem a primeira compra.
- Recompra: Estimule clientes existentes a retornarem e comprarem novamente.
- Datas específicas: Ofereça descontos em finais de semana, feriados ou datas comemorativas.
- Aniversário do cliente: Celebre o aniversário do cliente com um desconto especial.
- Descontos em itens selecionados, como produtos em lançamento ou que estão com saída baixa do estoque.
- Promoções de frete.
- Brinde nas compras acima de determinado valor.
Essas estratégias ajudam a atrair e reter clientes, além de impulsionar as vendas.
Para quem vende em marketplaces, é importante estar atento às datas do varejo e participar das campanhas promovidas pelas plataformas. Exemplos incluem o Prime Day da Amazon e a Black Friday, que são oportunidades valiosas para aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas.
10. Atualize seu site constantemente
Em uma loja física, é comum que a vitrine seja trocada semanalmente. No e-commerce, é importante evitar que o cliente sinta que o site está sempre igual. Mantenha uma rotina de troca de banners promocionais, atualização de produtos em destaque, mudança de fotos e inserção de novas informações para manter o site dinâmico e atrativo.
11. Disponibilize novos produtos
Além de atualizar sua vitrine virtual com frequência, é crucial apresentar novidades aos clientes, especialmente em nichos com pouca recompra. Isso ajuda a atrair novos clientes e manter o interesse dos atuais.
12. Incentive a recompra
Se seu produto é de uso constante e tem um período determinado para acabar, invista em marketing para incentivar a recompra. Use os dados dos clientes, se você tiver acesso e permissão, para entrar em contato e lembrar sobre a necessidade de reposição.
No marketplace o vendedor pode incentivar a recompra enviando um folder da loja virtual junto com o pedido do comprador
Se sua empresa tem poucos dados, uma alternativa é fazer o contato manualmente com os clientes, um por um. Quem possui uma lista grande pode utilizar plataformas de automação de e-mail ou SMS.
13. Carrinhos abandonados
Reduzir o número de carrinhos abandonados é uma estratégia eficaz para aumentar as vendas em uma loja virtual. Para comunicar-se com os usuários que não finalizaram a compra, utilize um plugin ou plataforma de automação de e-mails.
O ideal é enviar o e-mail algumas horas ou dias após o abandono do carrinho, incluindo os itens selecionados. Aproveite para relembrar a política de frete grátis ou oferecer um cupom de desconto com validade curta para incentivar o fechamento da venda.
14. E-mail marketing
E-mail marketing é uma tradicional estratégia do marketing, mas quando bem implementada é um dos materiais que mais resultam em conversões de vendas. Para isso, é necessário ter uma boa base de contatos interessados no seu conteúdo e enviar e-mails relevantes. Ou seja, não basta enviar apenas e-mails com foco comercial; é essencial incluir também conteúdos de valor que engajem seus assinantes.
15. Use as mídias sociais para se conectar de verdade com seu público-alvo e descobrir como aumentar as vendas
As mídias sociais são excelentes para manter contato com seus clientes, apresentar sua marca e aumentar as vendas. Para que as redes sociais da sua empresa sejam eficazes, é crucial publicar conteúdo verídico e relevante. Evite usar a plataforma apenas como um “depósito” de informações; use-a para criar um ambiente de relacionamento e conexão com os consumidores.
Compartilhe o dia a dia da empresa, dicas de uso dos produtos, avaliações de clientes e preste um excelente atendimento. Essas ações ajudam a engajar e fortalecer a relação com o público.
Configure a sua loja no Instagram
A loja do Instagram e do Facebook é uma das melhores ferramentas que ambas as mídias proporcionam para as contas comerciais. Por isso, configure os produtos no catálogo da sua conta comercial no Instagram e na página do Facebook, adicione boas fotos, descrição curta e link para o seu site. Depois, basta marcar a tag do produto nas suas publicações para incentivar os usuários a acessarem sua loja.
16. Use o Pinterest para aumentar os acessos da sua loja
O Pinterest é uma mídia social para compartilhamento de imagens e vídeos que permite adicionar texto e links às publicações. As marcas podem publicar imagens bem produzidas relacionadas aos seus produtos e incluir texto, palavras-chave e links para que os posts sejam facilmente encontrados e gerem tráfego para o site.
Os conteúdos postados no Pinterest têm uma longa duração e podem ser encontrados pelos usuários anos após a publicação, ao contrário do Instagram, onde os posts têm uma visibilidade limitada a até 48 horas.