09 set Como as lives no Instagram podem alavancar o meu negócio?

Desde que passamos a vivenciar um contexto totalmente inusitado por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, nossa rotina conta com muitos desafios. Um deles diz respeito aos assuntos de trabalho.

A Covid-19 nos obrigou a ficar em casa e nossas ações devem ser pautadas pelo compromisso social e valorização do bem comum. E não é só isso. Ela também mudou consideravelmente nossa relação com a tecnologia digital.

Quem nunca tinha se atentado para como funciona o trabalho remoto, aulas online, reuniões virtuais, entre outros processos, teve que aprender na prática. A sensação é de que a gente dormiu e, quando acordou, a vida estava acontecendo dentro de uma live.

É sobre esse recurso que a gente vai falar neste artigo. Descubra como as lives no Instagram podem ajudar sua empresa a se reconfigurar para esse mundo que, certamente, não será mais o mesmo quando tudo isso passar.

VANTAGENS QUE AS LIVES NO INSTAGRAM PROPORCIONAM

As lives no Instagram atingiram seu ápice por conta do isolamento social. Elas representam uma tendência de transmissão ao vivo que está ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

O alcance orgânico que esse formato conquista é bem maior em comparação aos vídeos tradicionais. Dados de uma pesquisa realizada pela Socialbakers revelam que empresas que fazem lives conseguem atingir, em média, 7% a mais do seu público.

Esses dados sugerem um engajamento 10 vezes maior quando comparamos as lives no Instagram com outros vídeos. Isso se justifica pela interação que elas possibilitam. Confira a seguir as principais vantagens em aderir a esse recurso.

Interação: Com a transmissão ao vivo, sua marca se aproxima mais do seu público. Graças à interação por meio de comentários e visualizações, você pode, por exemplo, identificar em que etapa do funil de vendas determinado usuário está.

Visibilidade:

As transmissões ao vivo no Instagram ficam destacadas no aplicativo. Elas aparecem antes dos stories, o que permite que um número considerável de pessoas assista.

Geração de leads: O Instagram notifica seus seguidores quando você começa uma transmissão ao vivo. Grande parte deles entra na live por curiosidade e, se o conteúdo for interessante, eles acabam interagindo.

COMO FAZER BOAS LIVES NO INSTAGRAM

Fazer lives no Instagram é só uma parcela de um grande planejamento. Isso significa que você não deve escolher um fundo descolado de cenário, ligar a sua câmera e começar a falar por falar e para seguir uma tendência.

É importante compreender a razão que te levará a abrir esse espaço para seu público. Por isso, antes de qualquer coisa, analise quem são as pessoas que te seguem. Identifique faixa etária e interesses em comum.

Depois disso, cruze os dados com o perfil da sua empresa para descobrir qual é o conteúdo mais indicado para a realização de uma transmissão ao vivo. Com essas informações em mente, considere as seguintes orientações:

Plano de mídias:

Verifique com antecedência quais são os questionamentos mais comuns do seu público. Faça um apanhado dos principais e crie um plano de mídias relacionado a eles.

Roteiro: Elabore um roteiro do que será apresentado em sua live. O tempo limite é de 1 hora. Portanto, organize bem o que você falará para não deixar os assuntos pela metade.

Divulgação: Publique no feed de notícias e stories o dia, hora e tema da sua live. Isso despertará o desejo do seu público em acompanhar a transmissão.

Gatilhos: Durante a sua live, prenda a atenção do público para que eles fiquem até o final. Para isso, use gatilhos, como dicas mais importantes no final. Não prometa aquilo que você não conseguirá cumprir.

Conteúdo: O assunto das lives deve ser algo que promova empatia no seu público. Lembre-se de que o objetivo é resolver a dor do usuário e a sua marca estará ali nas entrelinhas do conteúdo.

Promoção: Você pode aproveitar o espaço das lives no Instagram para anunciar o lançamento de determinado produto ou promoções. Isso fará com que os espectadores se sintam exclusivos.

Parcerias: Convide pessoas que estejam, de alguma forma, relacionadas ao seu negócio para participar da live com você. O ideal é que os convidados tenham autoridade no assunto que será abordado.

Ambiente: Certifique-se de que o local onde a live será realizada conte com boa iluminação e ausência de ruídos que podem atrapalhar a transmissão. Deixe o lugar organizado para passar uma boa imagem da sua marca.

Apresentação: Assim que a live iniciar, apresente-se. Fale brevemente sobre você e sua empresa. Com isso, todos poderão te conhecer um pouco mais, principalmente quem não segue sua empresa e só entrou na transmissão por conta do tema.

Interação: Crie um ambiente descontraído para que o público interaja com você durante a live. Faça perguntas e responda comentários. Se você preferir, avise os espectadores que abrirá um espaço para responder perguntas nos minutos finais.

Publicação: O Instagram conta com um recurso por meio do qual é possível deixar a live salva e publicada no IGTV. Mesmo que você pretenda que ela tenha esse aspecto mais efêmero, vale a pena salvar para avaliar seu desempenho e evoluir nas próximas transmissões.

TUDO PRONTO PARA COMEÇAR?

Como você notou, as lives no Instagram são ótimas estratégias para fazer seu negócio alavancar. Se você tiver vergonha ou receio de falar em público, comece treinando com amigos próximos.

Não se preocupe com a quantidade de espectadores, principalmente se você estiver iniciando nesse mundo de transmissão ao vivo. Se a audiência for pequena, procure compreender o que pode ser melhorado para que as próximas alcancem mais pessoas.

O importante é que você permita que seu negócio marque presença digital. Afinal, nada mais será como antes e todos nós precisamos nos preparar para essa realidade intermediada pela tela do nosso celular.

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