Como anunciar no Facebook Ads para promover o seu negócio?
O Facebook Ads é uma das ferramentas de mídia paga mais utilizadas pelas empresas que querem alcançar o seu público-alvo online, gerando reconhecimento de marca e conversões.
Segundo dados da própria organização, 1,6 bilhão de pessoas ao redor do mundo estão conectadas a alguma pequena empresa no Facebook.
Esse é um número impressionante, que demonstra o potencial dessa rede social para fortalecer a presença digital das marcas, seja uma grande companhia ou uma loja virtual que está começando.
Ainda não sabe como anunciar no Facebook Ads? Não se preocupe! Vamos explicar o passo a passo para você usar essa ferramenta na divulgação do seu negócio.
O que é Facebook Ads?
O Facebook Ads é o serviço de mídia paga do Facebook que permite criar e divulgar anúncios dentro da rede social. Com essa ferramenta, é possível promover a sua marca na plataforma, de acordo com os objetivos da sua estratégia de Marketing Digital.
O recurso oferece diversas opções de segmentação, baseadas em informações como dados demográficos, localização e comportamentos. Dessa forma, você pode direcionar suas campanhas para os públicos que deseja alcançar.
Assim como o Google Ads, você também pode controlar o seu investimento de forma bastante flexível no Facebook Ads. A qualquer momento, é possível ajustar o seu orçamento e pausar os seus anúncios. O pagamento é feito de acordo com o seu objetivo, seja impressões ou conversões.
Além disso, a ferramenta permite realizar testes e facilmente mensurar os seus resultados. Assim, os anunciantes podem aprimorar cada vez mais o desempenho das suas campanhas.
Quais são os formatos de anúncios do Facebook Ads?
O Facebook Ads disponibiliza diferentes formatos de anúncios, sendo que você deve escolher aqueles que fazem mais sentido para os objetivos da sua campanha e para atrair o seu público-alvo.
Segundo o próprio Facebook, os principais formatos de anúncios são:
- Imagem: apresenta elementos visuais e textuais de alta qualidade;
- Vídeo: mescla imagens, som e movimento;
- Stories: permite exibir imagens e vídeos em tela inteira;
- Carrossel: reúne até dez imagens ou vídeos em uma única peça;
- Coleção: exibe itens do catálogo de produtos da empresa;
- Apresentação multimídia: utiliza movimentos, sons e textos para contar uma história;
- Anúncio interativo: permite que os usuários experimentem uma prévia interativa de um app antes de baixá-lo.
Os anúncios podem ser veiculados no site e no aplicativo do Facebook, assim como no Instagram, no Messenger e no Audience Network, que é a rede de aplicativos parceiros da organização.
Como anunciar no Facebook Ads?
Quer começar a fazer anúncios no Facebook Ads para divulgar o seu negócio? Fizemos um passo a passo completo para te ajudar nessa jornada.
1. Tenha uma página comercial no Facebook
Para anunciar no Facebook Ads, é preciso ter uma página comercial, também chamada de fanpage, na rede social.
Se você já tiver um perfil pessoal para a sua empresa, é só entrar na sua conta, clicar em “Criar Página” e preencher os dados solicitados, como nome, categoria e descrição da empresa. Inclua também uma imagem de perfil e uma de capa.
Com sua página comercial criada, uma boa prática é configurar uma conta no Gerenciador de Negócios, que é o recurso do Facebook que permite gerenciar seus perfis e páginas na rede social.
2. Selecione o objetivo da campanha
Agora é hora criar anúncios para o seu negócio! Comece acessando o Gerenciador de Anúncios do Facebook e defina o objetivo principal da sua campanha, de acordo com os resultados que você pretende alcançar.
Os objetivos são divididos de acordo com as etapas da jornada de compra do consumidor: Reconhecimento, Consideração e Conversão.
Reconhecimento
- Reconhecimento da marca: aumento da visibilidade da empresa, mantendo-a na mente das pessoas;
- Alcance: alcance do máximo de pessoas possível dentro do seu público segmentado.
Consideração
- Tráfego: crescimento do número de visitantes do seu site, aplicativo, loja virtual ou landing page;
- Engajamento: impulsionamento do engajamento dos usuários com as suas publicações, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
- Instalações do aplicativo: geração de mais downloads de um app com um link direto para a App Store e o Google Play;
- Visualizações do vídeo: aumento das visualizações de um vídeo, por meio da sua exibição para as pessoas mais propensas a assisti-lo até o fim;
- Geração de cadastros: incentivo às pessoas a se cadastrarem na sua lista de contatos, tornando-se leads;
- Mensagens: aumento da quantidade de pessoas que abrem conversas com a sua empresa no Messenger.
Conversão
- Conversões: incentivo às pessoas a realizarem alguma ação no seu site ou aplicativo, seja uma compra ou um cadastro, por exemplo;
- Vendas do catálogo: aumento das vendas dos produtos do catálogo da sua página no Facebook;
- Tráfego para o estabelecimento: geração de visitas para a sua loja física ou ponto de vendas.
3. Defina o seu orçamento
Nesta etapa, é preciso definir o orçamento que você vai investir na sua campanha e o seu tempo de duração. Assim, você garante que não vai gastar mais do que tem disponível.
Você pode escolher um orçamento diário, que é uma média de quanto você vai investir por dia, ou um orçamento total, que é o valor que você pretende gastar ao todo com a campanha, independentemente do investimento diário.
Em relação ao tempo de duração, é possível programar para os anúncios começarem a serem veiculados imediatamente ou estabelecer datas de início e término para a campanha.
4. Segmente o público desejado
A segmentação do público é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso das suas campanhas de Facebook Ads. A plataforma permite fazer essa seleção de três formas diferentes.
Públicos básicos
Você define os critérios para a segmentação do público, de acordo com informações como localização, dados demográficos (faixa etária, gênero, nível de escolaridade, etc), interesses, comportamentos e conexões.
Públicos personalizados
Essa modalidade permite que você se comunique com usuários que já demonstraram interesse na sua empresa, como pessoas que entraram no seu site ou clientes fiéis.
Para isso, é preciso configurar o pixel do Facebook (um trecho de código que permite rastrear o comportamento dos usuários nas suas páginas) no seu site ou utilizar uma lista de contatos já existente.
Públicos semelhantes
A campanha é direcionada para pessoas com interesses e características similares aos dos seus clientes atuais. Para utilizar essa segmentação, você deve criar um público de origem com uma lista de usuários que você já conhece.
5. Escolha o posicionamento do anúncio
Aqui, você deve selecionar os canais onde seu anúncio será veiculado: no próprio Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network, como já citamos.
Você pode escolher a opção “Posicionamentos automáticos” para que o sistema do Facebook Ads defina os melhores lugares para mostrar a sua campanha, de acordo com o orçamento e os objetivos estabelecidos.
Já com “Posicionamentos manuais”, você seleciona manualmente onde os seus anúncios serão exibidos, de forma mais personalizada.
Também é possível otimizar a veiculação dos seus anúncios para conversões, visualizações da página de destino, cliques no link, impressões ou alcance único diário.
6. Personalize seu anúncio
Esse é o momento de configurar e personalizar o seu anúncio! O primeiro passo é escolher a página do Facebook e a conta do Instagram que você deseja atribuir a ele.
Então, defina o formato do anúncio e adicione a imagem ou o vídeo que utilizará — você pode subir um arquivo que criou ou usar um disponível na biblioteca gratuita do Facebook.
Inclua uma descrição breve, clara e atrativa para o anúncio e uma chamada para ação de acordo com o objetivo da sua campanha.
Também será necessário escolher para onde as pessoas serão direcionadas ao clicarem no anúncio, como o site do seu negócio ou uma landing page. Em seguida, é só publicar!
7. Monitore os resultados da campanha
Para finalizar, não deixe de acompanhar o desempenho da sua campanha e fazer os ajustes necessários para otimizar a sua performance.
No Gerenciador de Anúncios do Facebook, você tem acesso a várias métricas importantes, como quantidade de pessoas alcançadas com o anúncio, números de cliques, valor gasto na campanha e taxa de conversão.
Uma boa prática é realizar testes A/B para comparar os resultados de diferentes versões de um mesmo anúncio. Assim, você poderá descobrir quais tipos de conteúdo, formatos e mensagens performam melhor para a sua audiência e os seus objetivos.
E aí, ficou claro como anunciar no Facebook Ads? Lembre-se de ser bastante criativo com os seus anúncios, para realmente atrair o seu público-alvo e alcançar as metas almejadas.