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Como anunciar no Facebook Ads para promover o seu negócio?

O Facebook Ads é uma das ferramentas de mídia paga mais utilizadas pelas empresas que querem alcançar o seu público-alvo online, gerando reconhecimento de marca e conversões.

Segundo dados da própria organização, 1,6 bilhão de pessoas ao redor do mundo estão conectadas a alguma pequena empresa no Facebook.

Esse é um número impressionante, que demonstra o potencial dessa rede social para fortalecer a presença digital das marcas, seja uma grande companhia ou uma loja virtual que está começando.

Ainda não sabe como anunciar no Facebook Ads? Não se preocupe! Vamos explicar o passo a passo para você usar essa ferramenta na divulgação do seu negócio.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é o serviço de mídia paga do Facebook que permite criar e divulgar anúncios dentro da rede social. Com essa ferramenta, é possível promover a sua marca na plataforma, de acordo com os objetivos da sua estratégia de Marketing Digital.

O recurso oferece diversas opções de segmentação, baseadas em informações como dados demográficos, localização e comportamentos. Dessa forma, você pode direcionar suas campanhas para os públicos que deseja alcançar.

Assim como o Google Ads, você também pode controlar o seu investimento de forma bastante flexível no Facebook Ads. A qualquer momento, é possível ajustar o seu orçamento e pausar os seus anúncios. O pagamento é feito de acordo com o seu objetivo, seja impressões ou conversões.

Além disso, a ferramenta permite realizar testes e facilmente mensurar os seus resultados. Assim, os anunciantes podem aprimorar cada vez mais o desempenho das suas campanhas.

Quais são os formatos de anúncios do Facebook Ads?

O Facebook Ads disponibiliza diferentes formatos de anúncios, sendo que você deve escolher aqueles que fazem mais sentido para os objetivos da sua campanha e para atrair o seu público-alvo.

Segundo o próprio Facebook, os principais formatos de anúncios são:

  • Imagem: apresenta elementos visuais e textuais de alta qualidade;
  • Vídeo: mescla imagens, som e movimento;
  • Stories: permite exibir imagens e vídeos em tela inteira;
  • Carrossel: reúne até dez imagens ou vídeos em uma única peça;
  • Coleção: exibe itens do catálogo de produtos da empresa;
  • Apresentação multimídia: utiliza movimentos, sons e textos para contar uma história;
  • Anúncio interativo: permite que os usuários experimentem uma prévia interativa de um app antes de baixá-lo.

Os anúncios podem ser veiculados no site e no aplicativo do Facebook, assim como no Instagram, no Messenger e no Audience Network, que é a rede de aplicativos parceiros da organização.

Como anunciar no Facebook Ads?

Quer começar a fazer anúncios no Facebook Ads para divulgar o seu negócio? Fizemos um passo a passo completo para te ajudar nessa jornada.

1. Tenha uma página comercial no Facebook

Para anunciar no Facebook Ads, é preciso ter uma página comercial, também chamada de fanpage, na rede social.

Se você já tiver um perfil pessoal para a sua empresa, é só entrar na sua conta, clicar em “Criar Página” e preencher os dados solicitados, como nome, categoria e descrição da empresa. Inclua também uma imagem de perfil e uma de capa.

Com sua página comercial criada, uma boa prática é configurar uma conta no Gerenciador de Negócios, que é o recurso do Facebook que permite gerenciar seus perfis e páginas na rede social.

2. Selecione o objetivo da campanha

Agora é hora criar anúncios para o seu negócio! Comece acessando o Gerenciador de Anúncios do Facebook e defina o objetivo principal da sua campanha, de acordo com os resultados que você pretende alcançar.

Os objetivos são divididos de acordo com as etapas da jornada de compra do consumidor: Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Reconhecimento

  • Reconhecimento da marca: aumento da visibilidade da empresa, mantendo-a na mente das pessoas;
  • Alcance: alcance do máximo de pessoas possível dentro do seu público segmentado.

Consideração

  • Tráfego: crescimento do número de visitantes do seu site, aplicativo, loja virtual ou landing page;
  • Engajamento: impulsionamento do engajamento dos usuários com as suas publicações, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
  • Instalações do aplicativo: geração de mais downloads de um app com um link direto para a App Store e o Google Play;
  • Visualizações do vídeo: aumento das visualizações de um vídeo, por meio da sua exibição para as pessoas mais propensas a assisti-lo até o fim;
  • Geração de cadastros: incentivo às pessoas a se cadastrarem na sua lista de contatos, tornando-se leads;
  • Mensagens: aumento da quantidade de pessoas que abrem conversas com a sua empresa no Messenger.

Conversão

  • Conversões: incentivo às pessoas a realizarem alguma ação no seu site ou aplicativo, seja uma compra ou um cadastro, por exemplo;
  • Vendas do catálogo: aumento das vendas dos produtos do catálogo da sua página no Facebook;
  • Tráfego para o estabelecimento: geração de visitas para a sua loja física ou ponto de vendas.

3. Defina o seu orçamento

Nesta etapa, é preciso definir o orçamento que você vai investir na sua campanha e o seu tempo de duração. Assim, você garante que não vai gastar mais do que tem disponível.

Você pode escolher um orçamento diário, que é uma média de quanto você vai investir por dia, ou um orçamento total, que é o valor que você pretende gastar ao todo com a campanha, independentemente do investimento diário.

Em relação ao tempo de duração, é possível programar para os anúncios começarem a serem veiculados imediatamente ou estabelecer datas de início e término para a campanha.

4. Segmente o público desejado

A segmentação do público é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso das suas campanhas de Facebook Ads. A plataforma permite fazer essa seleção de três formas diferentes.

Públicos básicos

Você define os critérios para a segmentação do público, de acordo com informações como localização, dados demográficos (faixa etária, gênero, nível de escolaridade, etc), interesses, comportamentos e conexões.

Públicos personalizados

Essa modalidade permite que você se comunique com usuários que já demonstraram interesse na sua empresa, como pessoas que entraram no seu site ou clientes fiéis.

Para isso, é preciso configurar o pixel do Facebook (um trecho de código que permite rastrear o comportamento dos usuários nas suas páginas) no seu site ou utilizar uma lista de contatos já existente.

Públicos semelhantes

A campanha é direcionada para pessoas com interesses e características similares aos dos seus clientes atuais. Para utilizar essa segmentação, você deve criar um público de origem com uma lista de usuários que você já conhece.

5. Escolha o posicionamento do anúncio

Aqui, você deve selecionar os canais onde seu anúncio será veiculado: no próprio Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network, como já citamos.

Você pode escolher a opção “Posicionamentos automáticos” para que o sistema do Facebook Ads defina os melhores lugares para mostrar a sua campanha, de acordo com o orçamento e os objetivos estabelecidos.

Já com “Posicionamentos manuais”, você seleciona manualmente onde os seus anúncios serão exibidos, de forma mais personalizada.

Também é possível otimizar a veiculação dos seus anúncios para conversões, visualizações da página de destino, cliques no link, impressões ou alcance único diário.

6. Personalize seu anúncio

Esse é o momento de configurar e personalizar o seu anúncio! O primeiro passo é escolher a página do Facebook e a conta do Instagram que você deseja atribuir a ele.

Então, defina o formato do anúncio e adicione a imagem ou o vídeo que utilizará — você pode subir um arquivo que criou ou usar um disponível na biblioteca gratuita do Facebook.

Inclua uma descrição breve, clara e atrativa para o anúncio e uma chamada para ação de acordo com o objetivo da sua campanha.

Também será necessário escolher para onde as pessoas serão direcionadas ao clicarem no anúncio, como o site do seu negócio ou uma landing page. Em seguida, é só publicar!

7. Monitore os resultados da campanha

Para finalizar, não deixe de acompanhar o desempenho da sua campanha e fazer os ajustes necessários para otimizar a sua performance.

No Gerenciador de Anúncios do Facebook, você tem acesso a várias métricas importantes, como quantidade de pessoas alcançadas com o anúncio, números de cliques, valor gasto na campanha e taxa de conversão.

Uma boa prática é realizar testes A/B para comparar os resultados de diferentes versões de um mesmo anúncio. Assim, você poderá descobrir quais tipos de conteúdo, formatos e mensagens performam melhor para a sua audiência e os seus objetivos.

E aí, ficou claro como anunciar no Facebook Ads? Lembre-se de ser bastante criativo com os seus anúncios, para realmente atrair o seu público-alvo e alcançar as metas almejadas.