Como abrir uma loja virtual: Quais documentos são necessários?
Muito se fala sobre o potencial do comércio eletrônico no Brasil, mas você sabe quais documentos são necessários para abrir e formalizar uma loja virtual👉
Essa é uma dúvida muito comum para empreendedores que estão começando a se aventurar nesse mercado.
Investir um pouco de tempo e dinheiro nessa etapa gera benefícios que serão colhidos no longo prazo pelo negócio.
Estar com toda a documentação regularizada e possuir uma empresa formalizada é o primeiro passo para transmitir credibilidade e segurança aos consumidores.
A formalização também abre as portas para a divulgação em outros canais de venda, como os marketplaces.
Embora envolva algumas etapas, a formalização é mais fácil do que parece. Caso o seu negócio não siga o regime de Microempreendedor Individual, será preciso cumprir estas etapas:
Consulta de concorrentes e pré-requisitos
Após definir um nome para seu negócio, é necessário fazer uma consulta pública para verificar se já existem empresas com nomes iguais ou semelhantes ao da sua loja.
Caso o nome já esteja sendo adotado, será preciso buscar outra denominação para o negócio.
Outro ponto importante é verificar quais os critérios existentes para a concessão de Alvará de Funcionamento pela administração municipal.
Empresas que atuam no ramo de alimentação necessitam de uma licença sanitária, por exemplo. No caso de atividades industriais, a exigência pode ser de uma licença ambiental.
Definição da natureza jurídica
Após realizar a pesquisa inicial, é hora de iniciar efetivamente a formalização.
Caso você possua um sócio, será preciso estabelecer um contrato social.
Esse documento estabelece três premissas básicas:
- Interesse das partes
- Objetivo da empresa
- Distribuição das cotas societárias
- Regras gerais de conduta e gestão do negócio
À exceção das microempresas e empresas de pequeno porte, esse contrato social precisará ser assinado por um advogado para ter validade.
Com esse contrato em mãos, é possível avançar para a etapa seguinte.
Registro na Junta Comercial
As exigências para o registro na Junta Comercial variam conforme o estado, portanto é necessário realizar uma consulta conforme a região. Independente disso, alguns documentos serão exigidos:
- Contrato Social
- Documentos pessoais dos sócios
- Capa da Junta Comercial preenchida
- Comprovante de quitação das taxas cadastrais
Com a aprovação do processo será gerada o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), que permite o avanço para o nível seguinte.
Criação do CNPJ e Inscrição Estadual
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número único de identificação da empresa, sendo equivalente ao CPF para as pessoas físicas.
A solicitação é feita apenas pela Internet, na página da Receita Federal. Será necessário apresentar alguns documentos e também definir o segmento de atuação da empresa.
A Inscrição Estadual dependerá dos serviços de um contador, que também vai informar os documentos necessários. Esse documento permite que a loja obtenha a inscrição no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A conclusão dessa etapa vai permitir a solicitação do alvará de funcionamento.
Obtenção do Alvará de Funcionamento e licenças especiais
Com o registro da empresa oficializado, é chegada a hora de formalizar o espaço físico do negócio.
É fundamental verificar se o local almejado atende as leis de zoneamento e planos diretores da cidade.
Além da apresentação de documentos, pode ser necessário agendar uma vistoria do imóvel e licenças complementares, como foi citado acima.
Cadastro na Previdência Social
Após realizar todo o processo de formalização, resta uma última etapa: o cadastro na Previdência Social. Ele é obrigatório mesmo se a empresa não possuir funcionários. Esse cadastro precisa ser feito em, no máximo, 30 dias após o início das atividades.
Conclusão
Mesmo exigindo vários documentos e uma sequência de etapas, a formalização é um esforço que vale a pena para qualquer empreendedor.
Os consumidores estão cada vez mais atentos aos detalhes das empresas, e muitos já pesquisam os dados cadastrais antes de efetivar uma compra.
Após seguir toda a sequência acima, basta ao lojista apenas manter a empresa dentro da formalidade, realizando o pagamento adequado de todos os tributos.
Com isso, seu negócio ganha lastro para crescer dentro da lei, sem qualquer risco.