20 set CAC: Entenda a Métrica de Custo de Aquisição de Clientes

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Você por acaso sabe quanto gasta para atrair, encantar, envolver e converter um cliente? Será que essa métrica é importante para sua empresa? Quantas vezes você já se perguntou se seus esforços de marketing realmente valem a pena? As repostas para essas e tantas outras perguntas podem ser facilmente obtidas com o cálculo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) do seu negócio. Neste post você vai entender o que é essa métrica e como ela pode influenciar o desenvolvimento da sua empresa. Pronto para continuar?

O que é o Custo de Aquisição de Clientes?

Do inglês Customer Aquisition Cost, o CAC é uma métrica que revela o quanto é gasto para se conquistar um novo cliente. Conhecer esse custo permite que você determine com maior precisão suas metas de vendas e seu orçamento de marketing, otimizando recursos para maximizar resultados. O cálculo é tão simples que você nem sequer precisa de uma calculadora para fazê-lo: basta dividir o investimento em marketing e vendas pelo número de clientes conquistado! Vale lembrar que esse índice é calculado dentro de determinado período de tempo — que pode ser mensal, trimestral, semestral ou até anual. O importante é guardar que quanto menor for seu CAC, mais lucrativa é sua empresa.

E como reduzir seu CAC?

Como o Custo de Aquisição de Clientes impacta diretamente na lucratividade da sua empresa, é bom ficar sempre de olho no que ele vem indicando. Sendo assim, separamos algumas dicas para você conseguir reduzir seu CAC de modo a tornar seu negócio cada vez mais eficiente e rentável:

Invista em inbound marketing

Segundo pesquisas, quem investe na tendência do inbound consegue reduzir seus custos de marketing em até 62%! E a verdade é que se você investe menos no marketing da sua empresa consequentemente reduz seu Custo de Aquisição de Clientes.

Nutra adequadamente seus leads

Educar seu público-alvo sobre o mercado é a maneira mais eficaz de acelerar seu ciclo de vendas, uma vez que leads mais qualificados tomam decisões mais rapidamente e não exigem tanto trabalho do seu time de vendas no momento da decisão de compra.

Alinhe marketing e vendas

Quando marketing e vendas trabalham em conjunto, com o mesmo entendimento sobre personas, funil de vendas, metas e leads qualificados, você automaticamente percebe uma queda na ocorrência de falhas, assim como uma significativa melhoria na performance de ambos os times, que passam a contar com processos integrados, foco em resultados e Custo de Aquisição de Clientes reduzido.

Compreenda a jornada do consumidor

A jornada do consumidor nada mais é que o trajeto que ele faz até se tornar um cliente efetivo da empresa, compreendendo todas as suas interações com seu fluxo de nutrição. Se você conhece de fato a jornada do consumidor, cria conteúdos certeiros para envolver seus leads e levá-los pelo funil de vendas com muito mais agilidade, convertendo mais clientes em menos tempo.

Faça testes A/B

Testes A/B são perfeitos para validar estratégias de marketing digital. Por meio deles, apenas com pequenas alterações no design do site, das landing pages, do seu blog ou dos links patrocinados você já pode comprovar, sem margem para erros, qual é a melhor estratégia, o melhor design e o melhor conteúdo para atingir seus leads com precisão, convertendo-os mais rapidamente. Sendo mais efetivo nas estratégias de marketing, seu CAC diminui proporcionalmente.

Agora chegou a hora de colocar essas estratégias em ação para ver sua empresa mais lucrativa! Ah, e não deixe de assinar a nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos exclusivos que certamente ajudarão sua empresa a melhorar ainda mais seus resultados!

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