Você já percebeu que fazer compras pela internet entrou para a rotina dos brasileiros, não é mesmo? No entanto, mesmo com essa mudança no comportamento do consumidor, é importante buscar estratégias para potencializar as vendas. Afinal de contas, a concorrência na internet é bem acirrada. Para conquistar a preferência do cliente, portanto, é legal pensar em táticas de diferenciação.

Bateu aí a curiosidade e você quer saber como conseguir isso? Então, continue a leitura porque preparamos algumas dicas interessantes nesse sentido. Olha só!

Abra espaço para reviews no e-commerce

Em primeiro lugar, os reviews são relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com determinado produto, serviço ou empresa. Nesse contexto, abrir espaços para depoimentos de clientes no e-commerce é importante para melhorar a experiência de compra. É por isso que a estratégia tem potencial para aumentar as vendas.

Para você ter uma ideia do poder da ferramenta, uma pesquisa publicada pela Spiegel Research Center revelou que a probabilidade de um cliente comprar um produto com reviews é 270% maior se comparado a itens sem avaliações.

Mais: os reviews contribuem para melhorar o SEO da página, aumentam a confiança na marca, geram dados para melhorar a descrição de produtos e embasam as decisões da empresa.

Aposte no live commerce

O live commerce é uma tendência que caiu no gosto dos brasileiros com a pandemia. Afinal de contas, as transmissões ao vivo foram uma alternativa perfeita para conciliar entretenimento e consumo.

Aliás, o pior da pandemia já passou, mas a expectativa é de que a estratégia se mantenha em alta nos próximos anos. E a razão é simples: o live commerce traz resultados.

Veja bem: enquanto a taxa de conversão média do e-commerce é de 1,65%, o live commerce pode bater na casa dos 16%. Então, vale a pena investir nas vendas ao vivo.

Nesse contexto, é interessante pensar em benefícios exclusivos para a audiência e até fazer parcerias com influenciadores digitais.

Use as redes sociais para engajar os consumidores

As redes sociais são excelentes ferramentas de relacionamento. O melhor de tudo é que dá para se comunicar com os consumidores de forma mais próxima para vender e fidelizar.

Mas olha: não é necessário abrir contas em todas as redes que existem por aí, viu? O ideal é fazer uma pesquisa de comportamento para identificar os pontos de contato preferenciais do consumidor. O TikTok, por exemplo, está em alta. No entanto, se seu público não curte a rede social, não faz sentido investir nela, entende?

De toda forma, é legal pensar em estratégias de engajamento para aumentar o alcance de suas ações. Vale incentivar os consumidores a postarem fotos usando seus produtos, responder os comentários, usar memes e por aí vai.

Invista em campanhas no Google Ads

Atrair clientes para o e-commerce com estratégias de tráfego orgânico é importante. Contudo, isso não significa que você deve deixar de lado os investimentos em anúncios. Afinal de contas, com eles, é possível atrair ainda mais clientes e potencializar as vendas do e-commerce.

Nesse contexto, o Google Ads é uma boa solução porque permite a veiculação de campanhas em vários canais. Por exemplo: rede de pesquisa, rede de displays, aplicativos, Google Shopping e YouTube.

E com a possibilidade de segmentação de campanhas, você consegue atingir um público bem específico. Além do mais, é possível controlar o orçamento, otimizar os investimentos com pagamento baseado em performance e mensurar os resultados de forma precisa.

Faça remarketing

Sabe quando você visita a página de um produto no e-commerce e, em seguida, vê o mesmo item novamente em vários lugares? Você entra no e-mail e lá está o produto em forma de anúncio. O mesmo vale para as redes sociais, rede de display do Google e por aí vai.

Pois bem, isso nada mais é do que remarketing. Na prática, a estratégia é baseada em fazer marketing novamente para uma mesma pessoa. E como esse usuário já demonstrou interesse pelos seus produtos, fica mais fácil vender, sabe?

Além de funcionar muito bem para recuperar o carrinho, a tática é legal para aplicar cross selling e up selling, incentivar a recompra e engajar a base de clientes.

Aproveite datas comemorativas para potencializar as vendas

Carnaval, Páscoa, Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday, Natal e por aí vai. Qualquer sazonalidade traz oportunidades para vender mais. Isso porque o consumidor está mais propenso a abrir o bolso nesses períodos.

Sendo assim, invista em campanhas sazonais e aproveite as datas comerciais para atrair mais consumidores. Nesse contexto, vale fazer promoções de itens relacionados ao evento, montar kits temáticos e oferecer brindes personalizados.

Venda seus produtos em marketplaces

O marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne diversos sellers em apenas uma plataforma. Aliás, anunciar os produtos nesses locais é interessante, especialmente para quem entrou no mundo das vendas online agora.

Pensa bem: ao vender em marketplaces, você não precisa gastar com o desenvolvimento de plataformas próprias, investimento em segurança de dados, soluções de pagamento e por aí vai. Além do mais, é possível aproveitar a credibilidade de grandes players do mercado para atrair consumidores e vender.

De toda forma, é importante escolher o marketplace de forma estratégica, viu? Nesse contexto, nossa dica é fazer estudos para identificar os canais de vendas preferenciais do seu público para otimizar esforços.

Lembre-se do pós-venda

O relacionamento com o consumidor não termina após a concretização de uma compra. Afinal de contas, vira e mexe o cliente precisa de auxílio para esclarecer dúvidas sobre prazo de entrega, trocas, devoluções e até resolver problemas em caso de erros e atrasos.

Logo, você precisa estar disponível para atender os consumidores após o checkout. Além de melhorar a reputação da marca, esse cuidado é importante para a fidelização.

Tem mais: é no pós-venda que você pode aplicar pesquisas de satisfação, coletar os reviews, conquistar indicações e até enviar novas ofertas para incentivar a recompra.

Enfim, buscar soluções para potencializar as vendas é fundamental para manter o e-commerce próspero e longevo. Aliás, a lógica vale para empresas em qualquer estágio de maturidade e faixa de faturamento, viu? Nesse contexto, vale ressaltar a importância dos reviews, pois contribuem para atração, conversão e fidelização de clientes.

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