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Atendimento personalizado: veja 5 maneiras de conquistar mais clientes

Atendimento de qualidade não é só um detalhe, mas sim obrigação para quem quer ter sucesso. E vão ainda mais longe os comércios que apostam no atendimento personalizado.

Clientes não são todos iguais, então, por que interagir com eles sempre da mesma forma?

Quando você troca o atendimento padrão por outro que valoriza o que o cliente gosta e precisa, as chances de fechar negócio são bem maiores.

E não é só o faturamento que pode melhorar. Vender pensando nas pessoas ajuda a conquistar a confiança do público e fazer do seu estabelecimento uma referência. 

Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira nossas dicas e saiba como se preparar para um atendimento mais humano e eficiente!

maneiras de fazer atendimento personalizado

Saiba o que é atendimento personalizado

Atendimento personalizado nada mais é do que a atenção e o tratamento individual que o vendedor dá ao cliente. É a tentativa de sempre buscar entender as reais necessidades dele para oferecer a melhor opção de produto ou serviço.

Para ter sucesso é preciso ouvir de fato o cliente, saber qual problema ele quer resolver, ou qual necessidade tem naquele momento.

Você precisa, é claro, conhecer muito bem seus produtos ou serviços para oferecer a melhor opção. Se possível, tente identificar na conversa algumas características do cliente como: o preço parece ser o mais importante para ele? Ele pretende gastar quanto?

Oferecendo um atendimento personalizado em 5 passos

Sempre existe um jeito de melhorar a comunicação e a forma de ajudar o cliente. Confira 5 passos para oferecer atendimento personalizado e melhorar ainda mais a experiência de quem compra na sua loja.

1. Foque na comunicação humanizada

Todo cliente quer ser verdadeiramente ouvido e entendido, portanto, cuide para oferecer um suporte realmente atencioso.

É importante criar uma conexão para que ele se sinta próximo do seu negócio. Confira dicas para realizar um atendimento humanizado:

  • respeite as necessidades do consumidor e ouça o que ele tem a dizer. Se, por exemplo, o cliente está buscando um produto que fique pronto em 5 dias, por que oferecer algo que leva 15 dias?;
  • seja claro e sincero ao passar informações, o consumidor se sente respeitado quando recebe tratamento honesto;
  • explique quantas vezes for necessário, deixando todas as informações claras para o cliente

2. Tenha um banco de dados com o histórico de cada cliente

Para criar o atendimento personalizado é preciso entender bem os clientes. Essa tarefa fica mais simples se o negócio guarda os dados de quem já fez compras.

Construindo um banco de dados você saberá melhor com quem está se relacionando. Confira algumas dicas:

3. Ofereça ofertas exclusivas

Uma ótima maneira de criar atendimento personalizado é ter ofertas exclusivas. Assim você fideliza clientes e oferece uma boa experiência (além de conseguir contatos para o banco de dados).

Capriche nas ofertas para que o cliente sempre busque o seu negócio. Olha só como fazer:

  • crie promoções “pague 1 leve 2”;
  • ofereça frete gratuito após certo valor de compras: “nas compras acima de R$ 100 o frete não será cobrado”;
  • aposte nas chamadas vendas cruzadas oferecendo produtos parecidos aos que o cliente está comprando;
  • crie descontos progressivos, ou seja, quanto mais o cliente comprar, mais descontos irá ganhar.

4. Agilidade na resposta

Nenhum cliente gosta de esperar muito tempo, por isso, a agilidade na resposta é muito importante para não ter frustrações e poder resolver o problema em menos tempo.

Confira algumas dicas para ser mais ágil:

  • crie e comunique um horário de atendimento, assim o cliente fica sabendo até que horas pode te pedir ajuda;
  • peça sempre todas as informações do cliente, para garantir que nenhum dado vai ficar faltando na hora de resolver algum problema;
  • se a quantidade de contatos que o negócio recebe for alta, procure uma pessoa para essa função.

5. Treine sua equipe

Todos da equipe precisam ter o mesmo objetivo. Com isso é possível melhorar o atendimento e evitar problemas. 

Além de gerar mais qualidade e dedicação, os funcionários se sentirão valorizados e integrados, mesmo que seja só uma pessoa te ajudando no dia a dia. Confira algumas dicas para ensinar a equipe:

  • crie um jeito padrão de se comunicar com o cliente;
  • faça uma lista do que não pode faltar na hora de interagir com as pessoas;
  • treine e confie na equipe para realizar o atendimento;
  • busque manter os funcionários motivados para que os clientes percebam que a equipe é feliz.

O PagVendas te ajuda a criar um atendimento personalizado

Essa forma de atender o cliente pode ser a diferença entre ele escolher o seu negócio ou o concorrente, por isso, aposte nesse aprendizado para você e sua equipe!

PagVendas é tudo em um, ele ajuda na gestão dos clientes, facilita o controle do fluxo de caixa e controle de estoque de maneira fácil e rápida. Confira mais vantagens de utilizar o PagVendas:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • agendamento dos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.