Atendimento personalizado: veja 5 maneiras de conquistar mais clientes
Atendimento de qualidade não é só um detalhe, mas sim obrigação para quem quer ter sucesso. E vão ainda mais longe os comércios que apostam no atendimento personalizado.
Clientes não são todos iguais, então, por que interagir com eles sempre da mesma forma?
Quando você troca o atendimento padrão por outro que valoriza o que o cliente gosta e precisa, as chances de fechar negócio são bem maiores.
E não é só o faturamento que pode melhorar. Vender pensando nas pessoas ajuda a conquistar a confiança do público e fazer do seu estabelecimento uma referência.
Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira nossas dicas e saiba como se preparar para um atendimento mais humano e eficiente!
Saiba o que é atendimento personalizado
Atendimento personalizado nada mais é do que a atenção e o tratamento individual que o vendedor dá ao cliente. É a tentativa de sempre buscar entender as reais necessidades dele para oferecer a melhor opção de produto ou serviço.
Para ter sucesso é preciso ouvir de fato o cliente, saber qual problema ele quer resolver, ou qual necessidade tem naquele momento.
Você precisa, é claro, conhecer muito bem seus produtos ou serviços para oferecer a melhor opção. Se possível, tente identificar na conversa algumas características do cliente como: o preço parece ser o mais importante para ele? Ele pretende gastar quanto?
Oferecendo um atendimento personalizado em 5 passos
Sempre existe um jeito de melhorar a comunicação e a forma de ajudar o cliente. Confira 5 passos para oferecer atendimento personalizado e melhorar ainda mais a experiência de quem compra na sua loja.
1. Foque na comunicação humanizada
Todo cliente quer ser verdadeiramente ouvido e entendido, portanto, cuide para oferecer um suporte realmente atencioso.
É importante criar uma conexão para que ele se sinta próximo do seu negócio. Confira dicas para realizar um atendimento humanizado:
- respeite as necessidades do consumidor e ouça o que ele tem a dizer. Se, por exemplo, o cliente está buscando um produto que fique pronto em 5 dias, por que oferecer algo que leva 15 dias?;
- seja claro e sincero ao passar informações, o consumidor se sente respeitado quando recebe tratamento honesto;
- explique quantas vezes for necessário, deixando todas as informações claras para o cliente
2. Tenha um banco de dados com o histórico de cada cliente
Para criar o atendimento personalizado é preciso entender bem os clientes. Essa tarefa fica mais simples se o negócio guarda os dados de quem já fez compras.
Construindo um banco de dados você saberá melhor com quem está se relacionando. Confira algumas dicas:
- defina qual é o tipo de cliente que você atende;
- aproveite de tecnologias para a gestão de contatos, como planilhas e aplicativos;
- tenha o histórico de vendas atualizado.
3. Ofereça ofertas exclusivas
Uma ótima maneira de criar atendimento personalizado é ter ofertas exclusivas. Assim você fideliza clientes e oferece uma boa experiência (além de conseguir contatos para o banco de dados).
Capriche nas ofertas para que o cliente sempre busque o seu negócio. Olha só como fazer:
- crie promoções “pague 1 leve 2”;
- ofereça frete gratuito após certo valor de compras: “nas compras acima de R$ 100 o frete não será cobrado”;
- aposte nas chamadas vendas cruzadas oferecendo produtos parecidos aos que o cliente está comprando;
- crie descontos progressivos, ou seja, quanto mais o cliente comprar, mais descontos irá ganhar.
4. Agilidade na resposta
Nenhum cliente gosta de esperar muito tempo, por isso, a agilidade na resposta é muito importante para não ter frustrações e poder resolver o problema em menos tempo.
Confira algumas dicas para ser mais ágil:
- crie e comunique um horário de atendimento, assim o cliente fica sabendo até que horas pode te pedir ajuda;
- peça sempre todas as informações do cliente, para garantir que nenhum dado vai ficar faltando na hora de resolver algum problema;
- se a quantidade de contatos que o negócio recebe for alta, procure uma pessoa para essa função.
5. Treine sua equipe
Todos da equipe precisam ter o mesmo objetivo. Com isso é possível melhorar o atendimento e evitar problemas.
Além de gerar mais qualidade e dedicação, os funcionários se sentirão valorizados e integrados, mesmo que seja só uma pessoa te ajudando no dia a dia. Confira algumas dicas para ensinar a equipe:
- crie um jeito padrão de se comunicar com o cliente;
- faça uma lista do que não pode faltar na hora de interagir com as pessoas;
- treine e confie na equipe para realizar o atendimento;
- busque manter os funcionários motivados para que os clientes percebam que a equipe é feliz.
O PagVendas te ajuda a criar um atendimento personalizado
Essa forma de atender o cliente pode ser a diferença entre ele escolher o seu negócio ou o concorrente, por isso, aposte nesse aprendizado para você e sua equipe!
O PagVendas é tudo em um, ele ajuda na gestão dos clientes, facilita o controle do fluxo de caixa e controle de estoque de maneira fácil e rápida. Confira mais vantagens de utilizar o PagVendas:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- agendamento dos horários de atendimento ao cliente;
- simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.