01 out As 5 maiores diferenças do Marketing Digital para o Marketing Tradicional

Você já assistiu Mad Men e desejou trabalhar numa agência de publicidade nos anos 1960? Por mais descolado que isso possa parecer, na realidade, não devemos ser tão nostálgicos. Vamos te explicar o porquê

Se compararmos os esforços do marketing tradicional com as oportunidades que encontramos hoje, vamos perceber que estamos vivendo na era de ouro do marketing.

Quando olhamos para o marketing digital ao lado do marketing tradicional, não há comparação. A evolução do marketing nos levou à era do marketing digital, e não sei você, mas acreditamos que estamos vivendo na melhor geração, onde a internet nos trouxe milhares de oportunidades.

Foi pensando nisso, que trouxemos aqui, as 5 maiores diferenças que enxergamos do marketing digital para o marketing tradicional.

1. O Marketing digital te possibilita ser mais preciso

A possibilidade de rastrear a performance de seus anúncios é uma das maiores vantagens do marketing digital.

Hoje, você pode entrar no seu gerenciador de anúncios e ver os custos, cliques, leads, vendas e ROI (Retorno sobre investimento) de qualquer conjunto que você quiser, de qualquer período desejado.

Dependendo da plataforma, você pode inclusive organizar seus resultados por diferentes públicos e locais, para identificar exatamente de onde suas vendas têm vindo e otimizar a sua performance.

Historicamente, rastrear os resultados era muito mais difícil. Afinal, como você rastreia os resultados de uma campanha de rádio? Uma campanha na TV? Uma campanha impressa?

Claro, existem formas de mensurar essas campanhas, mas estas métricas dificilmente eram tão precisas ou instantâneas quanto os relatórios gerados pela maioria das plataformas de marketing digital.

A habilidade de rastrear seus resultados de marketing é algo que muitos de nós tomamos por garantido. Porém, quando você compara a evolução dos relatórios de marketing de 20, 30, ou 40 anos atrás com o que temos agora, você percebe o quanto evoluímos.

Um grande benefício de ser capaz de rastrear seus resultados de marketing é que você pode tomar decisões muito bem embasadas sobre o que fazer com suas campanhas… e no marketing digital você consegue fazer isso rápido!

Se uma campanha está indo bem, você pode escalá-la. Se nada está funcionando, você pode testar uma nova segmentação, uma nova copy, uma nova oferta ou apenas pausar a campanha e tentar algo novo.

Essa visibilidade significa que você deve começar a otimizar seus anúncios quase imediatamente depois de lançá-los — ajudando a evitar o tempo perdido e maximizar resultados.

2. O Marketing digital te proporciona mais segmentação

Outra vantagem oriunda da evolução do marketing para o mundo digital é a quantidade de informações que você é capaz de obter quando o assunto é segmentar seus anúncios.

Usando redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn por exemplo, você pode criar uma audiência bastante específica para suas campanhas de marketing.

Com o marketing tradicional, por outro lado, a segmentação é muito mais ampla e menos específica.

Ah! Claro. Você pode segmentar seus anúncios até certo ponto. Você pode, por exemplo, posicionar um anúncio impresso em revistas específicas, sabendo que seus leitores teriam certas características ou ainda, comprar uma inserção na TV que aparece para determinada audiência.

Mas comparado a mídia em plataformas de marketing digital, você não tem nada sequer próximo do nível de ajuste-fino e controle quando o assunto é segmentação de anúncios.

3. Com o marketing digital, você pode começar pequeno e depois crescer

Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital permite que você tenha uma barreira de entrada menor e, além disso, ele é mais escalável.

Isso ocorre porque, historicamente, a maioria dos anúncios têm de ser comprados de antemão. Você paga uma quantia de dinheiro para rodar um comercial, ou para incluir seu anúncio numa revista ou ou jornal.

Em outras palavras, você tem que se comprometer com um investimento alto já de partida, antes mesmo de você conhecer como serão os resultados.

Você não tem como fazer teste AB com um anúncio de R$ 50, antes de se comprometer com um investimento mais alto. Também não é possível melhorar uma campanha durante o seu andamento.

Mas hoje o marketing digital te possibilita executar todos estes aspectos antes citados. Você pode gastar tão pouco quanto R$ 5 reais por dia, em várias plataformas, e partir disso escalar para maiores investimentos ao mês. Você pode limitar seus anúncios para um raio de 10 Km ao redor de sua loja, ou você pode segmentar uma audiência internacional.

Esse tipo de liberdade faz o marketing digital ser altamente acessível a pequenos negócios como baixo orçamento, ao mesmo tempo em que permite campanhas de alto orçamento para grandes corporações.

4. O Marketing digital te dá liberdade para ser mais criativo

Anúncios tradicionais estavam limitados à mídia em que apareciam. Por exemplo: um anúncio de rádio deveria ser apenas em áudio. Um anúncio impresso estava limitado a texto e imagens. Um anúncio de TV apenas vídeo.

Porém, com a evolução digital dos anúncios, muitas vezes você tem liberdade para escolher vários outros formatos. E, em muitos casos, você pode combiná-los.

Em resumo, hoje em dia marqueteiros possuem mais liberdade, flexibilidade, e controle do que nunca sobre como apresentar marcas para o mundo.

5. Marketing digital tem mais competição

Ok, a esta altura você deve estar pensando que apenas evidenciar pontos positivos relacionados ao marketing digital, mas e as desvantagens? Existe alguma coisa sobre a evolução do marketing que deixa nós, marqueteiros, em maus lençóis?

Sim. Há uma desvantagem inegável que os marqueteiros enfrentam atualmente:

A enorme competição que existe no online.

A internet está cada vez mais cheia de empresas “brigando” pelo seu público, o que significa que está mais difícil de conseguir a atenção do consumidor. Com isso se faz necessário que você se destaque diante da manada, sendo estratégico e bastante criativo.

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