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Abandono de carrinho: por que as pessoas desistem de comprar na sua loja e como evitar isso?

Se a sua loja virtual tem um bom fluxo de visitas e alta taxa de cliques, mas um número baixo de compras concluídas, você tem um problema sério de abandono de carrinho.

Mas saiba que esse não é um desafio apenas no seu negócio. De acordo com o meta-estudo Barilliance — atualizado em 2020 e que reúne centenas de pesquisas desde 2006 —, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%.

Mas por que as pessoas selecionam produtos e não finalizam a compra? Entenda a seguir os motivos que levam a essa desistência e como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual.

O que você verá neste artigo:

  • Principais motivos para o abandono de carrinho e como contorná-los;
  • Outros recursos para evitar ou converter o abandono de carrinho;
  • O meio de pagamento que vai te ajudar a vender mais.

Principais motivos para o abandono de carrinho e como contorná-los

Você, como consumidor, provavelmente já desistiu de fazer uma compra online no último momento. O que impactou essa decisão? Nem sempre essa desistência acontece porque o usuário simplesmente mudou de ideia.

Na verdade, há alguns motivos comuns que levam o cliente a abandonar uma compra e que podem ser revistos nas lojas virtuais para melhorar a taxa de conversão. Confira a seguir!

1. Valor elevado do frete

O valor de frete é responsável por 60% dos abandonos de carrinho, os dados são da Moosend.

Muitas vezes, o que acontece é que o cliente se interessa pelo produto, mas fica desmotivado de finalizar a compra devido ao alto valor do frete que, em muitas ocasiões no comércio eletrônico, tem um valor igual ou superior ao do próprio produto.

Solução para contornar essa objeção de compras

Você pode buscar empresas alternativas para fazer a entrega dos produtos. Ao disponibilizar mais uma opção em seu site, o consumidor pode optar por aquela que apresenta o custo mais baixo de entrega.

Além disso, negocie com essas empresas para chegar em um valor mais viável para o público. Se você quer descobrir outras maneiras de baratear esse serviço, confira o artigo 5 dicas para oferecer um frete mais barato e vender mais.

Outro atrativo importante nesse quesito é disponibilizar o frete grátis para certas regiões ou para pedidos acima de um valor que compense para o seu negócio arcar com os custos de envio.

Dessa maneira, você vai conseguir cativar o cliente, vender mais e, ainda, aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

2. Custos inesperados

Outro fator que influencia na desistência de compra dos clientes em comércios eletrônicos são os custos inesperados no momento de fazer o pedido. Esse motivo é responsável por 23% dos abandonos de carrinho, ainda de acordo com a pesquisa da Moosend.

Pior do que ser surpreendido pelo valor do frete, é chegar no checkout e descobrir que o valor apresentado na vitrine se refere ao produto de uma cor ou tamanho específicos, por exemplo.

Ao escolher outras possibilidades para o item e ver que o preço aumenta, o consumidor tem a sensação de ter sido enganado por uma oferta chamativa.

Solução para esse fator que gera abandono de carrinho

Seja transparente! Mostre que o valor do produto pode variar de acordo com algumas especificidades, informe o valor do frete na etapa anterior à compra e faça o possível para não surpreender o seu cliente com gastos extras.

Apresentar os valores com mais transparência é melhor que tentar fisgar o consumidor por um preço menor, mas irreal.

3. Checkout longo e complicado

A agilidade e a praticidade são princípios básicos para garantir uma boa experiência de compra no ambiente online. Mas será que o processo de checkout da sua loja virtual corresponde a essas expectativas?

Formulários longos e processos de checkout complicados, como os que contam com redirecionamentos, são um grande empecilho para os usuários finalizarem compras online, correspondendo a 28% dos abandonos de carrinho – é o que aponta o levantamento da Moosend.

O redirecionamento gera desconfiança e desconforto na maioria dos consumidores, que preferem desistir da compra, já que ela não é finalizada no site do próprio e-commerce.

Além disso, esse processo pode ser demorado, e mesmo o cliente que não se importa com o redirecionamento se cansa de esperar e abandona o carrinho.

Em paralelo a isso, um formulário enorme é a cereja do bolo para o consumidor desistir de vez da sua loja virtual.

Sabemos que quanto mais informações você tiver do consumidor, mais assertiva serão suas comunicações futuras. Mas não é estratégico pedir todos esses dados no momento de finalizar a compra e acabar perdendo o cliente.

Solução para um checkout otimizado

A solução para esse problema é usar um meio de pagamento que ofereça a tecnologia de checkout transparente e a possibilidade de personalização do formulário.

Assim, todo o processo de transação financeira e finalização da compra acontece no seu site e você consegue pedir apenas os dados necessários para garantir uma venda segura.

Pagar.me, além do checkout transparente e customizável, permite que o nome do seu negócio apareça na fatura do cliente. Isso evita solicitações de chargeback e ainda garante uma relação mais amigável entre a sua marca e seu consumidor.

4. Falta de segurança

A falta de segurança em um site também é um fator determinante para o cliente não comprar em uma loja virtual. Isso engloba desde o conteúdo — que comprova a qualidade e idoneidade do produto — até a tecnologia por trás do site que vai garantir que os dados desse usuário estejam seguros.

A Moosend elenca que 19% dos abandonos de carrinho se deve à falta de segurança transmitida pelos e-commerces, que fazem o cliente desistir de inserir suas informações, sobretudo dados de pagamento.

Nesse sentido, o que melhorar no seu e-commerce?

É imprescindível investir em certificados de segurança. O SSL é uma maneira de garantir maior segurança para a sua loja e para seus clientes. Cada vez mais os consumidores se atentam e prezam por isso.

Sabe aquele cadeado que fica disposto antes da URL do site? Então, ele vai passar uma maior confiança para o usuário e, de fato, cuidar da segurança do seu e-commerce. Então, se quer vender mais, não deixe de investir nisso.

Outro ponto importante para fazer toda a diferença na decisão de compra do consumidor é deixar em uma área visível as avaliações de outros clientes. Assim, imprime uma maior credibilidade para o seu site e ainda é uma oportunidade de colher feedbacks da sua clientela para melhorar sempre serviços e produtos.

Quanto melhor ficar o seu negócio, consequentemente, mais comentários positivos vai receber.

Por fim, é preciso contar com um meio de pagamento que ofereça funcionalidades que transmitam segurança, como o já mencionado checkout transparente, diversas opções de pagamento e, ainda, integração com um bom serviço antifraude.

Por meio de inteligência artificial, que entende os hábitos de compra do consumidor e faz cruzamentos com outras informações, como geolocalização, o antifraude previne o seu e-commerce de transações fraudulentas. Entenda mais sobre essa funcionalidade no artigo Antifraude para e-commerce: o que é e qual a importância?

Outros recursos para evitar ou converter o abandono de carrinho

Além de melhorar os quatro pontos de atenção já mencionados, o abandono de carrinho ainda pode ser uma realidade no seu e-commerce. Então, confira a seguir algumas dicas para reverter essa situação.

1. Aviso de saída de página

Em algumas situações, o cliente acaba abandonando o carrinho por estar distraído com outras tarefas no computador. Então, para garantir que a venda seja efetuada na mesma hora, você pode criar alertas de saída de página.

Essa tática também é chamada de overlay de abandono — quando o usuário tenta fechar a página e a plataforma o notifica de que ele ainda não finalizou a compra. É importante criar um senso de urgência, ser criativo e divertido nesse formato de comunicação.

2. Remarketing

Como captar a atenção do seu cliente após ele abandonar o carrinho? Estratégias de remarketing e retargeting são uma solução eficaz.

Isso pode ser feito por meio de anúncios no Google ou nas redes sociais, impactando aqueles que abandonaram o carrinho e lembrando-os do produto que deixaram esquecido na sua loja.

Ou ainda, é possível apostar em uma abordagem mais direta com e-mails. Segundo a Business Insider, e-mails enviados em até 3h após o abandono do carrinho têm 40% de taxa de abertura e 20% de cliques.

Para ser eficaz nessa abordagem, use um assunto de e-mail claro, lance mão de imagens dos produtos e, se possível, utilize o gatilho mental de escassez, demonstrando quantos produtos ainda tem em estoque, para criar um senso de urgência e o cliente correr para fechar o pedido.

3. Link de pagamento

A última dica para você conseguir converter os carrinhos abandonados em vendas é fazer uso do link de pagamento.

Com essa funcionalidade, você consegue enviar um checkout personalizado com os itens deixados no carrinho por aquele cliente, oferecendo uma condição especial para ele finalizar o pedido.

Você pode enviar o link por meio do canal de comunicação que julgar mais assertivo para a realidade do seu negócio e do seu público-alvo.

O meio de pagamento que vai te ajudar a vender mais

Agora você já conhece diversos recursos que vão fazer a diferença para o seu e-commerce evitar o abandono de carrinho. Mas, no final do dia, o que de fato garante segurança e uma maior conversão de vendas no seu negócio é contar com um meio de pagamento completo, descomplicado e eficiente.