27 jul 9 dicas para criar campanhas bem-sucedidas de marketing digital no Instagram

Como o novo lar de marcas , o Instagram é o local ideal para promover seus negócios, alcançar novos clientes e envolver seu público. Ter uma estratégia geral de conteúdo para o Instagram é fundamental, mas às vezes você deseja colocar algum esforço extra por trás de um objetivo particularmente importante.

É aí que entra uma campanha de marketing do Instagram.

Durante uma campanha de marketing do Instagram, você está tentando atingir um objetivo específico por um período fixo de tempo. Todo o conteúdo da sua campanha está alinhado e focado em um único destino, específico e mensurável.

Se sua estratégia do Instagram é uma maratona lenta e constante, as campanhas são como corridas. Eles usam mais energia por um período mais curto e produzem resultados e insights rapidamente.

Se você deseja lançar um produto, conectar-se com novos clientes ou criar a reputação da sua marca, uma campanha no Instagram pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo – desde que você se prepare para o sucesso. Nesta postagem, apresentaremos diferentes tipos de campanhas de marketing do Instagram e compartilharemos dicas para a execução de uma campanha eficaz .

TIPOS DE CAMPANHAS DE MARKETING DO INSTAGRAM

Existem várias categorias amplas de campanhas de marketing do Instagram, cada uma otimizada para diferentes objetivos e táticas. Aqui estão alguns dos mais comuns, para lhe dar uma ideia de por onde começar o planejamento.

1. CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Durante uma campanha de conscientização, você está se esforçando para aumentar a visibilidade da sua empresa, produto ou serviço. Para marcas emergentes, ou aquelas que tentam se conectar com um novo público, essa pode ser uma campanha para mostrar o que é distinto, emocionante e excepcional em sua marca.

Como o Instagram é uma plataforma em que os usuários desejam descobrir e seguir marcas (80% seguem pelo menos uma empresa), é uma plataforma natural para sua campanha de conscientização. Colocar seu conteúdo na frente dos usuários do Instagram é valioso: 75% dos usuários agem depois de ver a postagem de uma marca, como visitar o site deles.

2. CAUSAR CAMPANHA

Consumidores mais jovens (como os que dominam o Instagram) se preocupam mais do que apenas o que uma empresa vende. Eles se preocupam com a ética e a responsabilidade social das marcas que apoiam.

Uma campanha de causa é uma maneira de defender os valores da sua marca. Por exemplo, você pode promover um dia ou evento de conscientização ou fazer parceria com organizações de caridade. A campanha # DoveWithoutCruelty da Dove destaca o compromisso da empresa de evitar testes em animais em parceria com a PETA e influenciadores que promovem a beleza ética.

Uma campanha de causa pode criar confiança e lealdade de um público que compartilha seus valores e envolve usuários socialmente conscientes.

3. VENDA OU PROMOÇÃO

Executar uma venda com uma promoção específica do Instagram é uma tática frequente de marcas. Ele recompensa os seguidores engajados e os incentiva a visitar sua conta para obter códigos de vendas e descontos. Agora que você pode comprar diretamente do Instagram , fica ainda mais fácil para os usuários atuarem em uma venda especial.

Certos feriados e épocas do ano são perfeitos para realizar uma venda – afinal, ninguém realmente cresce com a febre de volta às aulas. Mas o Instagram também é um ótimo lugar para realizar uma venda em flash usando um código promocional aplicável apenas por um curto período de tempo. Pode ser uma maneira poderosa de impulsionar as pré-vendas antes do lançamento do produto ou mover o inventário para abrir caminho para novos itens.

4. CONCURSOS DE INSTAGRAM

Os concursos são grandes no Instagram, porque são extremamente eficazes para promover o engajamento. Você pode definir regras de entrada compatíveis com as metas da sua campanha. Por exemplo, pedir aos usuários para marcar um amigo para entrar é uma oportunidade para alcançar novos seguidores. Solicitar que eles entrem em um formulário permite aumentar sua lista de e-mails.

Descubra mais sobre as várias maneiras de executar concursos do Instagram (e as regras específicas que você precisa conhecer antes de executar um).

5. LANÇAMENTO DO PRODUTO

Se você estiver lançando um novo produto ou serviço interessante, convém que uma campanha seja acompanhada. Isso cria expectativa e entusiasmo em torno do seu lançamento e oferece a oportunidade de mostrar as diferentes vantagens e qualidades do seu novo produto.

Por exemplo, a varejista Frank & Oak, com sede em Montreal, desenvolveu uma campanha no Instagram para promover sua caixa de assinatura #StylePlan.

As postagens de suas campanhas destacam o valor e a conveniência da assinatura, compartilham looks das linhas masculina e feminina e sugerem que os usuários possam comprá-lo para si ou para oferecer.

6. CAMPANHA DE CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO

Nas campanhas de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), você incentiva seguidores e clientes a compartilhar postagens com seus produtos, usando uma hashtag específica para unir a campanha.

Uma campanha UGC não apenas promove a conscientização de sua marca por meio da hashtag, mas também fornece conteúdo que você pode usar em seus próprios canais. Um grande incentivo à participação dos usuários é a esperança de que as marcas repassem suas fotos.

Todas essas campanhas têm objetivos e métodos diferentes, mas cada uma delas se concentra em levar um cliente a executar uma ação específica em um período fixo de tempo.

As campanhas de conscientização ou de conteúdo gerado pelo usuário podem não parecer coisas que você precisa estabelecer um prazo, mas as mensagens e táticas que você está usando ficarão obsoletas se você as mantiver por muito tempo. Eventualmente, seu público-alvo deixará de responder.

Você também pode combinar elementos dessas campanhas (por exemplo, combinando um concurso com uma campanha de conteúdo gerada pelo usuário). Por exemplo, o aplicativo de fitness Aaptiv combina um concurso com conteúdo gerado pelo usuário com a campanha # 5KYourWay :

9 DICAS PARA CRIAR CAMPANHAS DE MARKETING BEM-SUCEDIDAS NO INSTAGRAM

Agora você tem muitas idéias, mas uma idéia é tão boa quanto a estratégia por trás dela. Temos dicas para ajudar você a planejar um sucesso e alcançar suas metas de campanha.

1. DEFINA METAS SMART

Ao definir um objetivo para sua campanha, você deseja ser específico, mensurável, atingível, realista e com base no tempo .

Por exemplo, digamos que você queira aumentar seus seguidores no Instagram . Divida isso em:

  • Específico : quem você deseja alcançar ? O que você quer que eles façam? Seja preciso em seus alvos. Verifique se você tem uma única meta e se todo o conteúdo da sua campanha está unificado para apoiá-la.
  • Mensurável : como você saberá se tiver sucesso? Estabeleça uma linha de base para seus seguidores e engajamento atuais para acompanhar o crescimento.
  • Atingível : seu objetivo é realista? Pode ser medido com precisão? Os objetivos devem levar muito trabalho para serem alcançados, mas não devem estar fora de alcance.
  • Realista : deve basear-se no seu orçamento, taxa de crescimento atual e duração da campanha. Faça sua pesquisa e não planeje ir de 100 a 10.000 em duas semanas (a menos que você prometa a todos os novos seguidores uma viagem grátis ao Havaí).
  • Com base no tempo : a duração da sua campanha deve se basear na sua meta e na quantidade de tempo que você acha que precisará para alcançá-la. Não defina um limite arbitrário de uma semana se seus objetivos forem ambiciosos, mas também não demore tanto para que você perca a força.

2. PLANEJE O CONTEÚDO DA SUA CAMPANHA

Depois de identificar suas metas, planeje cada uma das postagens de sua campanha. Faça um roteiro ou calendário de conteúdo das postagens e histórias que você deseja compartilhar todos os dias. Se você estiver contatando os influenciadores (mais sobre isso abaixo), peça que eles publiquem em um dia específico que faça sentido de acordo com sua agenda.

Cada postagem deve fazer sentido por si só e, ao mesmo tempo, reforçar a mensagem geral da campanha. Se o público vir várias postagens, eles devem trabalhar juntos para criar empolgação. Se eles virem apenas um, deve ser forte o suficiente para motivá-los a aprender mais.

O calendário de conteúdo pode incluir postagens que fornecem uma prévia da sua campanha (como se você deseja anunciar uma venda antes de executá-la ou fotos do seu produto antes de lançá-lo) para criar impulso.

As campanhas são muito trabalhosas e você desejará alcançar o Gatorade no meio do caminho. Ter um plano sólido em vigor antes do lançamento facilitará a manutenção de um nível consistente de qualidade e criatividade.

3. USE O FEED + STORIES

Se você estiver exibindo apenas seus anúncios no feed do Instagram, estará perdendo. As pessoas assistem 400 milhões de histórias por dia, mas apenas 50% das empresas as usam.

As histórias podem complementar suas postagens ou você pode permitir que os anúncios do Facebook coloquem seu conteúdo em qualquer formato . Esta história da Girlfriend Collective , parte de uma campanha de frete grátis para sua nova linha de roupas corporais, é um exemplo de promoção que também funcionaria no Feed:

Dicas de campanha do Instagram

E foi complementado por postagens de campanha em seu feed:

Você também pode personalizar seu conteúdo para o Stories e criar Destaques, como Everlane fez na campanha ReNew.

Se você se sente intimidado pelo formato, temos uma cartilha para começar a usar o Instagram Stories .

4. USE TESTES A / B

Deseja aproveitar ao máximo a vida útil da sua campanha? Use o teste A / B para refinar sua estratégia . Teste várias versões dos seus anúncios simultaneamente, o que maximizará seu orçamento selecionando automaticamente as versões com melhor desempenho.

Você pode testar A / B em quase todos os elementos do seu anúncio: imagens, cópia, canais, públicos-alvo, página de destino. E cada teste fornecerá mais informações sobre o que funciona melhor, fornecendo uma tonelada de dados que ajudarão você a aproveitar ainda mais sua próxima campanha de marketing do Instagram.

5. CRIE UMA ESTÉTICA UNIFICADORA

Sua campanha deve estar alinhada com a aparência geral da sua marca, mas você ainda pode torná-la distinta. Ao contrário de um único anúncio, que se beneficia de uma boa combinação com o restante do conteúdo, uma campanha pode se destacar por si mesma.

Deve ser memorável e reconhecível, para que cada parte da campanha resulte em uma mensagem total e coerente. Isso ajudará a reforçar sua frase de chamariz e a familiarizar cada vez que alguém vê uma promoção.

Ele também fornece à própria campanha um caráter e um tom que guiarão seu conteúdo. Pense em como você quer que as pessoas se sintam quando veem sua campanha. Isso é engraçado? Calmante? Emocionante?

A empresa de móveis Article criou uma campanha atrevida e bem-humorada para o lançamento de um sofá que impressiona:

Dicas de campanha do Instagram

6. ACOMPANHE AS MÉTRICAS IMPORTANTES

Se uma campanha cair na floresta, e ninguém estiver por perto para medir a intensidade do som, isso realmente causou impacto?

Antes mesmo de lançar sua campanha, você deve ter identificado as principais métricas que usará para avaliar seu sucesso (esse é o M nos seus objetivos SMART). Por exemplo, em uma campanha de conscientização, você deve prestar atenção ao crescimento, alcance e compartilhamento de voz do público.

Isso varia de acordo com os objetivos da sua campanha. Há uma tonelada de métricas que você pode acompanhar nas mídias sociais , e algumas análises são exclusivas do Instagram . Dependendo do tipo de campanha (como uma venda ou lançamento de um produto), convém acompanhar métricas fora da plataforma também, por meio de links rastreáveis ​​ou pelo uso de códigos promocionais.

Certifique-se de estabelecer uma linha de base, para poder medir com precisão o impacto da sua campanha.

7. FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES

Os influenciadores são usuários que têm um grande público orgânico no Instagram e cujos seguidores confiam em suas opiniões e recomendações. Por esse motivo, os influenciadores podem ser parceiros incríveis que conectam você a um público leal e engajado e adicionam autenticidade e confiança à sua campanha.

As postagens criadas por influenciadores em nome de sua marca precisam obedecer às diretrizes da FTC e ser claramente rotuladas como anúncios, como estes exemplos da campanha de marketing de influenciadores da empresa de relógios dinamarquesa Skagen :

Essas parcerias só funcionam se fizerem sentido para sua campanha e sua marca, assim como sua lição de casa. Identifique os influenciadores que compartilham seus valores e sua estética e confira as outras postagens de marca para ver como eles apresentam conteúdo patrocinado.

Quando se trata de público, preste atenção ao envolvimento e ajuste, não apenas ao tamanho. Os influenciadores terão seguidores menores, mas leais, podem ser uma escolha mais estratégica (e econômica!), Especialmente se forem uma combinação forte para o seu público-alvo. Para mais dicas, confira esta postagem da perspectiva de um influenciador .

8. ORÇAMENTO PARA O SUCESSO

Orçamentos são a parte favorita de todos da estratégia de campanha, certo? Todos nós temos que fazê-los, então vamos fazê-los corretamente. Ao criar um orçamento de campanha, identifique as táticas que fazem mais sentido para suas metas e inclua esses custos.

Você sabe que precisará cobrir postagens e histórias promovidas, mas trabalhar com influenciadores e realizar concursos tem custos adicionais. Reúna suas informações com antecedência e depois as integre ao seu orçamento de marketing.

Em um mundo perfeito, você teria fundos infinitos para todas as suas campanhas, mas aqui no Planeta Terra, talvez seja necessário fazer ajustes em suas táticas se seus fundos forem limitados ou executar uma campanha mais curta.

9. PENSE NA EXPERIÊNCIA PÓS-INSTAGRAM

Dependendo dos objetivos da sua campanha de marketing no Instagram, você pode enviar pessoas para o Instagram depois que elas clicarem em suas postagens ou promoções. Não se esqueça do destino pós-clique! Uma página de destino forte o ajudará a atingir a meta da sua campanha.

Alcance seus resultados. Saiba como!!!

Fale com especialistas, e tenha uma consultoria de estratégias assertivas.

E-Mail: contato@layart.com.br

Telefone:(11)3482-5982 

Whatsapp:(11)98052-7810