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8 estratégias de Marketing de Conteúdo para vender online

Marketing de Conteúdo é uma estratégia baseada em engajar o público-alvo de um negócio por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes e que gerem valor para a sua audiência.

Com esse método, é possível atrair novos consumidores, fortalecer a sua marca, aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes. Por isso, pode ser uma poderosa ferramenta para potencializar os resultados do Marketing Digital do seu e-commerce.

Quer saber como aplicar isso na prática? Veja 8 estratégias de Marketing de Conteúdo para impulsionar suas vendas online!

1. Crie um blog para o seu negócio

O blog é um excelente canal para aumentar a sua audiência, criando um relacionamento com novos consumidores e gerando tráfego qualificado para o seu site.

Para isso, é essencial elaborar um cronograma de conteúdos que sejam relevantes para o seu público e relacionados ao segmento do seu negócio. Foque nas principais dúvidas, interesses e necessidades dos seus potenciais clientes, mantendo uma frequência de publicações.

Se você tem uma loja virtual de bijuterias, por exemplo, pode produzir conteúdos sobre assuntos relacionados à moda, beleza e estilo. Dessa forma, você gera valor para a sua audiência e ainda posiciona a sua marca como uma autoridade no setor.

Lembre-se também de otimizar o seu blog com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e incluir nos conteúdos as palavras-chave mais procuradas pelos usuários. Isso pode ser feito por meio de boas ferramentas de busca de palavras-chave, como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest.

Assim, você aumenta suas chances de aparecer nos primeiros resultados do Google, alavancando seu tráfego orgânico.

2. Engaje o público nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar seus conteúdos e produtos, gerando engajamento com o público.

Produzir posts do interesse dos seus consumidores permite aproximar-se deles e fortalecer a sua marca, gerando mais tráfego para o seu site e mais oportunidades de venda.

Ao conversar diretamente com a sua audiência, também é possível entender melhor suas dores e necessidades. Com isso, você pode tomar decisões mais estratégicas para o seu e-commerce.

As redes sociais ainda podem ser utilizadas para incentivar a produção de conteúdos pelos próprios usuários. Você pode, por exemplo, engajar seus seguidores a compartilharem fotos, vídeos e reviews de suas compras na sua loja.

Esse tipo de ação aumenta o alcance da sua marca e mostra que o seu negócio é aprovado por outros clientes, ativando o gatilho mental da prova social.

3. Otimize suas páginas de produtos

Para garantir uma experiência de compra positiva no seu e-commerce, é indispensável atentar-se ao conteúdo das suas páginas de produtos, otimizando-o para oferecer as informações mais relevantes e úteis para os consumidores.

Você pode inserir descrições detalhadas, informações técnicas, imagens e vídeos de qualidade, tabelas de tamanho, entre outros recursos. Isso facilita o processo de decisão de compra, além de evitar possíveis frustrações com o pedido final.

4. Aposte no formato de vídeo

O vídeo é um formato de conteúdo que pode ser explorado para gerar ainda mais valor para o seu público. Algumas ideias de vídeos são tutoriais e dicas de uso dos seus produtos, bastidores da sua loja, filmagens com clientes e parceiros etc.

Os conteúdos podem ser divulgados no blog e nas redes sociais do seu negócio, gerando mais engajamento com a sua audiência. Além disso, os vídeos com dicas e instruções de uso podem ser incluídos nas páginas dos produtos, contribuindo para melhorar a experiência de compra.

5. Crie uma página de FAQ

Ainda pensando na experiência do consumidor, uma página de FAQ (Frequently Asked Questions), ou seja, que responde as perguntas mais frequentes dos usuários, é um conteúdo muito importante para o seu e-commerce.

Reúna as principais questões recebidas nos seus canais de atendimento e coloque as respostas nesta página. Podem ser esclarecidas perguntas relacionadas ao frete, ao tempo de entrega e às políticas de trocas e devoluções, por exemplo.

As respostas devem ser objetivas e informativas, podendo ser complementadas com imagens e vídeos. Trata-se de um conteúdo muito relevante para as pessoas que estão considerando fechar um pedido na sua loja, podendo ser fundamental para a sua decisão de compra.

6. Produza materiais ricos

Uma estratégia interessante de Marketing de Conteúdo para atrair e converter novos consumidores é por meio da produção de materiais ricos, como ebooks, webinars, templates e checklists que agreguem valor para o público.

Você pode oferecer esses materiais completos de forma gratuita, em troca do contato das pessoas interessadas pelo conteúdo. Isso geralmente é feito por meio de uma landing page, onde o usuário deve preencher seus dados para baixar o material.

Dessa forma, você aumenta a sua base de leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que têm interesse no seu negócio, podendo enviar, por e-mail, outros conteúdos e comunicações que gerem uma aproximação e novas oportunidades de vendas.

7. Envie e-mails marketing

Enviar e-mails marketing é uma estratégia simples e eficiente para manter o contato e o relacionamento com seus leads e clientes. Você pode realizar ações para divulgar seus novos conteúdos e materiais, além de oferecer promoções e anunciar novidades.

O ideal é utilizar um tom mais pessoal e personalizado nessas comunicações, criando uma conexão com os consumidores. Vale destacar que não é recomendável comprar listas de e-mails nem fazer spam.

Também é importante segmentar a sua base de contatos de acordo com seus comportamentos, histórico de compras e momento na jornada de compra. Assim, é possível enviar e-mails mais estratégicos para diferentes públicos.

Para clientes que já compraram na sua loja, por exemplo, você pode enviar conteúdos voltados para fidelizá-los, como dicas de como usar os produtos adquiridos e sugestões de outros itens similares em promoção.

8. Faça parcerias com influenciadores digitais

Criar e divulgar conteúdos em parceria com influenciadores digitais pode ser uma boa estratégia para o seu e-commerce.

Uma forma simples de fazer isso é enviar um produto da sua loja para o influenciador divulgar em suas redes sociais, mostrando como utilizá-lo no dia a dia. Lembre-se de que o conteúdo deve gerar valor para o público, sem parecer forçado ou comercial demais.

Também é essencial encontrar influencers que conversem com a sua audiência e que se conectem com os valores da sua marca, trabalhando em conjunto para criar ações criativas e eficientes.

Dessa forma, você trabalha o Marketing de Influência e o Marketing de Conteúdo de forma alinhada e estratégica, potencializando os seus seus resultados.

Por fim, é importante destacar que todas as suas estratégias de Marketing de Conteúdo devem ser baseadas em um bom planejamento, que considere os objetivos e o público-alvo do seu negócio.