A concorrência é uma das maiores dificuldades de quem tem seu próprio negócio. Não apenas pela correria de vender mais e estar sempre na frente, mas pela pressão imposta aos players do mercado. Embora seja acirrada em meios físicos e indireta quando se trata da internet, ainda é uma questão relevante que afeta todos os setores.
Imagine essa situação:
Um concorrente aparece para pegar uma fatia do mercado que você ocupa, provocando embates e guerra de preços.
Não dá para vencer uma guerra de preços porque sempre vai ter alguém disposto a abaixar um ou dez centavos do produto, fazendo com que a margem de lucro desapareça
1 – Conheça seu mercado
O primeiro passo para saber lidar com a concorrência é entender o seu mercado. Você tem que ser um expert no seu nicho.
É fundamental entender como o público pensa, onde encontrar os melhores fornecedores, saber quais palavras-chave são mais buscadas e acompanhar as oscilações do mercado.
Se você não domina sua área de atuação, certamente está perdendo espaço para quem está melhor preparado.
Por isso, estude, busque conhecimento e esteja sempre atento a mudanças e novas oportunidades.
2 – Foque na sua persona
Outro ponto crucial é saber como impactar sua audiência da melhor forma.
Por mais que você e a concorrência vendam os mesmos produtos, não necessariamente vendem para a mesma pessoa.
Por esse motivo, é importante entender tudo sobre a sua persona.
Você deve saber:
- Qual linguagem funciona melhor com os seus clientes?
- Sua persona compra em loja virtual, marketplace ou redes sociais?
- Em quais redes sociais seu público está presente?
- Quanto dinheiro sua persona está disposta a investir em seus produtos?
- Qual meio de pagamento ela prefere?
- Entre outros pontos
Toda a comunicação e a estratégia de vendas deve ser focada na sua persona. Esse é o diferencial que vai te fazer alcançar o sucesso, mesmo com a forte concorrência no Ecommerce.
3 – Fique atento aos seus concorrentes
Para vencer a concorrência, é preciso conhecê-la.
Você deve saber exatamente quais são as marcas que competem com a sua empresa e acompanhá-las diariamente.
Entenda o que faz os líderes do mercado terem resultados melhores que os seus e quais são as razões para concorrentes menores não estarem tendo bons resultados.
Analise os pontos fortes da concorrência e tente adaptar as boas práticas e estratégias ao seu Ecommerce. Além disso, avalie em quais tópicos a sua empresa se destaca em relação aos outros players do mercado.
A ideia é aprender e aprimorar seu negócio com os melhores atributos dos seus concorrentes ao mesmo tempo em que reforça o seu diferencial em relação a eles.
Bônus: como analisar a concorrência
Para entender tudo sobre seus concorrentes, utilize ferramentas como SEMrush e Google Trends para saber sobre a parte de SEO e buscas orgânicas no Google.
Além disso, inscreva-se no email marketing dos outros players e acompanhe as redes sociais deles para ver o tipo de comunicação aplicado, as promoções e estar por dentro do cotidiano da concorrência.
4 – Fuja da guerra de preços
A guerra de preços não é benéfica nem para você nem para a concorrência. Quando empresas competem para ver quem vende um produto com o menor preço, todos reduzem suas margens de lucro e correm o risco de ir à falência.
Ao invés disso, a solução é focar na sua persona e estabelecer diferenciais que vão além do preço.
O cliente deve querer comprar do seu Ecommerce porque confia na empresa, porque gosta da sua comunicação, porque se identifica com suas propostas… Não apenas porque é mais barato.
Esse tipo de relação não é duradoura, pois sempre vai haver algum concorrente disposto a vender por um preço inferior ao seu, mesmo comprometendo a margem de lucro e o futuro do negócio dele.
5 – Valorize seus diferenciais
Como foi dito em tópicos anteriores, são os diferenciais que tornam seu Ecommerce bem-sucedido.
Pense: as pessoas compram Iphones da Apple por ser mais barato ou pela tecnologia (ou status)?
O preço não é tão importante quanto sua comunicação, a autoridade da marca, as estratégias de vendas e toda a identidade de sua empresa.
Entre os diferenciais importantes, temos:
- velocidade na entrega (eficiência logística)
- design da página de compras (arquitetura do site)
- gatilhos mentais para estimular o consumo (copy)
- atendimento ao cliente excelente
- qualidade superior do produto
- tecnologia de ponta
- inovação
- autoridade da marca
- marketing
- e muito mais
5 – Fidelize seu cliente
Sua audiência é seu maior patrimônio. É sabido que fidelizar clientes é muito mais fácil – e mais barato – do que captar novos compradores.
Por isso, tenha certeza que o seu Ecommerce valoriza os clientes.
Pratique um atendimento ao cliente incrível desde os contatos anteriores à venda, passando pelo processo de compra e até o pós-venda.
Ofereça vantagens ao público fiel à sua marca, produza conteúdo de valor, que engaje o seu cliente.
Tenha um atendimento profissional e certifique-se de que todas as estratégias e novidades da sua empresa sejam sempre focadas nos clientes.
7 – Seja ético
Seus concorrentes são empreendedores como você. São pessoas que estão no mercado buscando o sucesso, assim como você. Não use de má fé para prejudicar a concorrência. Em todas as decisões da empresa, é fundamental ser ético e honesto tanto com os clientes quanto com a concorrência.
Sua reputação – e da sua empresa – é muito valiosa.
Respeite os acordos, leis e regras do mercado para ser respeitado e construir um negócio sólido.
Além de ser a coisa certa a fazer, é importante lembrar que os concorrentes de hoje podem se tornar parceiros no futuro.