7 Dicas sobre Como Lidar com a Concorrência

7 Dicas sobre como lidar com a concorrência

A concorrência é uma das maiores dificuldades de quem tem seu próprio negócio. Não apenas pela correria de vender mais e estar sempre na frente, mas pela pressão imposta aos players do mercado. Embora seja acirrada em meios físicos e indireta quando se trata da internet, ainda é uma questão relevante que afeta todos os setores.

Imagine essa situação:

Um concorrente aparece para pegar uma fatia do mercado que você ocupa, provocando embates e guerra de preços.

Não dá para vencer uma guerra de preços porque sempre vai ter alguém disposto a abaixar um ou dez centavos do produto, fazendo com que a margem de lucro desapareça

1 – Conheça seu mercado

O primeiro passo para saber lidar com a concorrência é entender o seu mercado. Você tem que ser um expert no seu nicho.

É fundamental entender como o público pensa, onde encontrar os melhores fornecedores, saber quais palavras-chave são mais buscadas e acompanhar as oscilações do mercado.

Se você não domina sua área de atuação, certamente está perdendo espaço para quem está melhor preparado.

Por isso, estude, busque conhecimento e esteja sempre atento a mudanças e novas oportunidades.

concorrência mercado

2 – Foque na sua persona

Outro ponto crucial é saber como impactar sua audiência da melhor forma.

Por mais que você e a concorrência vendam os mesmos produtos, não necessariamente vendem para a mesma pessoa.

Por esse motivo, é importante entender tudo sobre a sua persona.

Você deve saber:

  • Qual linguagem funciona melhor com os seus clientes?
  • Sua persona compra em loja virtual, marketplace ou redes sociais?
  • Em quais redes sociais seu público está presente?
  • Quanto dinheiro sua persona está disposta a investir em seus produtos?
  • Qual meio de pagamento ela prefere?
  • Entre outros pontos

Toda a comunicação e a estratégia de vendas deve ser focada na sua persona. Esse é o diferencial que vai te fazer alcançar o sucesso, mesmo com a forte concorrência no Ecommerce.

concorrência persona

3 – Fique atento aos seus concorrentes

Para vencer a concorrência, é preciso conhecê-la.

Você deve saber exatamente quais são as marcas que competem com a sua empresa e acompanhá-las diariamente.

Entenda o que faz os líderes do mercado terem resultados melhores que os seus e quais são as razões para concorrentes menores não estarem tendo bons resultados.

Analise os pontos fortes da concorrência e tente adaptar as boas práticas e estratégias ao seu Ecommerce. Além disso, avalie em quais tópicos a sua empresa se destaca em relação aos outros players do mercado.

A ideia é aprender e aprimorar seu negócio com os melhores atributos dos seus concorrentes ao mesmo tempo em que reforça o seu diferencial em relação a eles.

Bônus: como analisar a concorrência

Para entender tudo sobre seus concorrentes, utilize ferramentas como SEMrush e Google Trends para saber sobre a parte de SEO e buscas orgânicas no Google.

Além disso, inscreva-se no email marketing dos outros players e acompanhe as redes sociais deles para ver o tipo de comunicação aplicado, as promoções e estar por dentro do cotidiano da concorrência.

concorrência análise

4 – Fuja da guerra de preços

A guerra de preços não é benéfica nem para você nem para a concorrência. Quando empresas competem para ver quem vende um produto com o menor preço, todos reduzem suas margens de lucro e correm o risco de ir à falência.

Ao invés disso, a solução é focar na sua persona e estabelecer diferenciais que vão além do preço.

O cliente deve querer comprar do seu Ecommerce porque confia na empresa, porque gosta da sua comunicação, porque se identifica com suas propostas… Não apenas porque é mais barato.

Esse tipo de relação não é duradoura, pois sempre vai haver algum concorrente disposto a vender por um preço inferior ao seu, mesmo comprometendo a margem de lucro e o futuro do negócio dele.

concorrência guerra de preço

5 – Valorize seus diferenciais

Como foi dito em tópicos anteriores, são os diferenciais que tornam seu Ecommerce bem-sucedido.

Pense: as pessoas compram Iphones da Apple por ser mais barato ou pela tecnologia (ou status)?

O preço não é tão importante quanto sua comunicação, a autoridade da marca, as estratégias de vendas e toda a identidade de sua empresa.

Entre os diferenciais importantes, temos:

  • velocidade na entrega (eficiência logística)
  • design da página de compras (arquitetura do site)
  • gatilhos mentais para estimular o consumo (copy)
  • atendimento ao cliente excelente
  • qualidade superior do produto
  • tecnologia de ponta
  • inovação
  • autoridade da marca
  • marketing
  • e muito mais

concorrência diferencial

 

5 – Fidelize seu cliente

Sua audiência é seu maior patrimônio. É sabido que fidelizar clientes é muito mais fácil – e mais barato – do que captar novos compradores.

Por isso, tenha certeza que o seu Ecommerce valoriza os clientes.

Pratique um atendimento ao cliente incrível desde os contatos anteriores à venda, passando pelo processo de compra e até o pós-venda.

Ofereça vantagens ao público fiel à sua marca, produza conteúdo de valor, que engaje o seu cliente.

Tenha um atendimento profissional e certifique-se de que todas as estratégias e novidades da sua empresa sejam sempre focadas nos clientes.

concorrência - fidelização

7 – Seja ético

Seus concorrentes são empreendedores como você. São pessoas que estão no mercado buscando o sucesso, assim como você. Não use de má fé para prejudicar a concorrência. Em todas as decisões da empresa, é fundamental ser ético e honesto tanto com os clientes quanto com a concorrência.

Sua reputação – e da sua empresa – é muito valiosa.

Respeite os acordos, leis e regras do mercado para ser respeitado e construir um negócio sólido.

Além de ser a coisa certa a fazer, é importante lembrar que os concorrentes de hoje podem se tornar parceiros no futuro.

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