7 dicas para fazer Instagram Stories e promover sua marca
Quando o assunto são as redes sociais, não é segredo que o Instagram é uma das favoritas, certo? E, para manter o engajamento, a ferramenta volta e meia surge com novas funcionalidades. O Instagram Stories foi uma dessas e, até hoje, se mantém bastante popular entre os usuários do aplicativo.
De acordo com o Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y (ou Millennials) procuram ativamente, pelo Instagram Stories, produtos e serviços que pretendem adquirir. Além disso, hoje, mais de 400 milhões de usuários acessam-no diariamente.
Portanto, se você deseja se aproximar do seu público por meio de publicações mais informais e aumentar o tráfego do seu e-commerce, está na hora de criar uma estratégia para o Instagram Stories. Então, confira todas as dicas ao longo deste conteúdo e veja as principais ideias de Stories para empresas. Vamos lá?
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram
📹Veja também: Como vender pelos Stories?
O que é Instagram Stories?
Instagram Stories ou Story do Instagram é uma funcionalidade que permite a publicação de fotos e vídeos que ficam disponíveis para visualização por um período de 24 horas em uma barra específica — exceto na opção destaque.
Você pode ver sua própria publicação clicando em sua foto de perfil (tanto no canto superior do aplicativo, quanto em seu próprio perfil).
Com tantos artifícios, além de prático, criar conteúdos por meio do Stories do Instagram passou a ser divertido. E, quando falamos de marketing digital, este recurso é uma mão na roda para empresas que pretendem impactar seguidores nas redes sociais.
Desde 2022, a duração máxima dos Stories passou de 15 segundos para 60 segundos, o que trouxe mais possibilidades para utilizar vídeos nesse canal.
💡 Saiba mais: Como bombar o Instagram da sua marca
Por fim, se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de sorteios, promoções, lives e muito mais.
📘 Confira o e-book: Modelos editáveis de templates para Instagram Stories e feed
Funcionalidades do Instagram Stories
Para destacar as suas publicações, em meio a tantas, é necessário usar todos os recursos disponíveis no stories do Instagram. Pensando nisso, separamos uma lista com as principais funcionalidades que você vai encontrar no Instagram Stories. Confira:
Boomerang
O boomerang é uma ferramenta muito famosa nos stories do Instagram. Ele fica no meio termo entre uma foto e um vídeo. Isso porque ele cria cenas rápidas no estilo vai-e-volta, ou seja, assim que chega ao final, o mini vídeo retorna.
Filtros
Os filtros foram uma das primeiras funcionalidades criadas pelo Instagram e fizeram com que o aplicativo bombasse. Até os dias de hoje eles são muito importantes em todas as postagens realizadas, mas, principalmente, nos stories.
Isso porque, por meio dos filtros é possível melhorar o visual, tornar as publicações engraçadas, enfim, aqui o que vale é a criatividade! É possível usar os efeitos do próprio Instagram e também os criados por outros usuários.
Uma ótima dica é criar um filtro para a sua marca. Dessa forma, outros usuários podem usar o seu filtro, o que pode aumentar o engajamento com a sua marca.
💡 Saiba mais: Como criar um filtro no Instagram?
Sticker
Os stickers são adesivos que podem ser inseridos em seus stories do Instagram. Utilizá-los deixa as suas publicações mais divertidas por meio de frases que expressam sentimentos, como: daora, animal, eita, se liga!, crush, treta, morri e muito mais!
Outros stickers são apenas sazonais e ficam disponíveis em datas como Natal, ano novo, festa junina e outras comemorações.
Close friends
Além de tudo isso, também é possível criar uma lista com pessoas selecionadas para visualizarem seus Stories. Por meio da função Close Friends — melhores amigos, em português — você pode escolher pessoas que terão acesso a posts exclusivos do seu perfil.
Com isso, no momento de publicar um Story, você deve selecionar se o post irá para todos os seguidores ou somente para sua lista de melhores amigos.
💡 Saiba mais: Close friends do Instagram: aprenda como usar o recurso
Enquete
Se o seu foco é engajamento, as enquetes podem ajudar. Por meio delas, você pode postar perguntas para os seguidores e inserir duas opções de respostas personalizadas ao invés de ficar apenas no “sim” ou “não”.
Um bom exemplo, caso tenha uma loja de roupas, é perguntar a cor preferida de determinada peça no momento de renovar o estoque. Assim, você realiza a compra de mais produtos sabendo qual a preferência dos clientes e, consequentemente, com chances de vender mais.
💡 Saiba mais: Como fazer enquetes para Instagram?
Pergunta
Agora, se o seu foco também é engajamento e interação com os seguidores, apresentamos a solução: as perguntas.
Por meio das perguntas é possível que os clientes enviem dúvidas, façam sugestões, enviem reclamações e o que mais desejarem.
GIFs
Assim como outras redes sociais, o Instagram também apostou nos GIFs, afinal, são bem legais, né?
O aplicativo tem integração com a plataforma GIPHY, então é garantido que você pode encontrar uma variedade bem grande de animações.
Menções
As menções são feitas por meio do @ dos usuários. Nos stories, é possível marcar as contas nas publicações que realizar, seja em um boomerang, foto, vídeo. Nesse sentido, é enviado uma notificação para a conta mencionada.
É uma ferramenta bem legal para os clientes marcarem a sua loja quando realizarem um unboxing dos produtos. Além disso, os consumidores também podem marcar o @ da sua loja quando postarem fotos com os produtos ou serviços que oferecem.
Dessa forma, outros usuários podem chegar até o seu perfil e você também pode repostar o Stories em que foi marcada para seus seguidores vejam.
Música
Um recurso muito utilizado nos stories do Instagram é adicionar músicas. Quem não gosta de uma boa e velha (ou nova) música, né?
Ao criar um stories, é possível pesquisar a música desejada e escolher o tempo de duração que pode variar de 5 até 60 segundos. Também pode-se optar por mostrar o trecho da letra da canção ou apenas o nome do artista.
Destaques
Aproveite os destaques do Instagram para salvar os Stories que você não quer que desapareçam em 24 horas — eles ficarão armazenados em pastas no seu perfil, dessa forma:
Você pode criar diferentes highlights no Instagram Stories como lançamentos, dicas, dia a dia no escritório etc.
Reações
O Instagram Stories também permite que os usuários respondam às publicações por meio de emojis que são chamados de reações e por mensagens de texto que são enviadas para a sua DM (caixa de mensagens diretas).
Assim, as interações ficam muito mais dinâmicas e divertidas!
Curtidas
Desde 2022, é possível curtir Stories. Essa função facilitou a interação entre os usuários, pois pessoas não tão próximas ficavam com receio de enviar reações. Dessa forma, a curtida é uma forma mais prática e “discreta” de reagir ao conteúdo.
Link
Também é possível adicionar um link no Story. Basta escolher o botão de link dentro do menu de figurinhas da rede social.
Como publicar um Story no Instagram?
Para publicar um Story no Instagram, não há muito segredo. Dentro do próprio aplicativo, é bem fácil encontrar a função e todos os seus recursos. Mas, caso você ainda não esteja familiarizado com a ferramenta, aí vai um passo a passo para te guiar nesse processo:
- Acesse sua conta privada do Instagram e clique no ícone com sua foto no canto superior esquerdo;
- Com a câmera já aberta, você terá visibilidade de todos os recursos na lateral esquerda. Selecione qual deseja utilizar;
- Após gravar o vídeo (ou foto), você tem a opção de publicar para todos os seus seguidores ou para sua lista de melhores amigos — veremos mais sobre na sequência. Clique na alternativa desejada e publique seu post;
Pronto, seu Story está no ar!
Depois de postado, você também tem visibilidade de quantas e quais pessoas viram-no:
7 ideias de Stories para empresas
Se você pretende levar sua marca para o Instagram, saiba que esta rede social dispõe de uma série de ferramentas que podem te ajudar a potencializar o alcance do seu negócio e suas vendas. Confira a seguir:
1. Mantenha a regularidade no Instagram Stories
Antes de tudo: conserve uma identidade visual nas suas postagens do Instagram Stories, para que, no momento em que os seguidores as virem, associem-nas à sua marca — seja pelas cores/filtros, pelos produtos ou pelos formatos das publicações.
Crie também o hábito de postar diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias. Você pode revezar os conteúdos com novidades da sua loja virtual e tendências do seu segmento. Se você trabalha com moda, por exemplo, pode escolher um dia da semana para dar dicas regulares de como se vestir e combinar determinadas peças no Instagram Stories.
Aproveite para testar horários diferentes e notar se isso influencia na quantidade de pessoas que visualizam suas publicações no Instagram Stories.
💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram
É possível atribuir um link para um Story, permitindo que você divulgue produtos e promoções. Você também consegue adicionar o link na bio do Instagram e informar isso ao seu público.
2. Dê atenção a todos no Story
Outra ideia de Stories para a sua empresa é dar atenção para os seus seguidores. De que adianta publicar imagens e vídeos interessantes no recursos, se as pessoas não puderem interagir, não é mesmo?
Portanto, fique atento às mensagens dos seus seguidores e responda-as. Assim, você poderá estreitar laços com possíveis clientes e descobrir se eles têm interesse nos seus produtos.
💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: o que é?
Se você ainda não tem um site de vendas, que tal montar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Com um e-commerce, seus clientes do Instagram podem finalizar as compras diretamente no site, sem que você precise ficar respondendo cada mensagem nos Stories individualmente. Assim, você consegue divulgar seu negócio na rede social e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca!
3. Pegue leve nos vídeos do Instagram Stories
Pense bem antes de publicar vídeos no Instagram Stories da sua marca. Isso porque eles tendem a demorar mais para carregar e, assim, os seguidores acabam pulando-os antes mesmo de rodarem.
Use os vídeos no Instagram Stories apenas quando você tiver um conteúdo realmente engajador e dinâmico, como: cobertura de eventos, making off ou, até mesmo, uma série semanal que comente um pouco do dia a dia do seu negócio (sobre as entregas e produções, por exemplo) — isso fará com que seu público se sinta mais próximo da sua equipe.
4. Use os features a seu favor
O Instagram Stories oferece, além das muitas alternativas de formatos de vídeos, algumas features, como emojis, textos, GIFs e stickers, que podem complementar a publicação. Contudo, eles devem ser usados com cuidado e de forma criativa.
Cada postagem do Instagram Stories aparece ao usuário por poucos segundos, por isso, evite poluir a foto com muitas informações que a maioria não vai conseguir absorver a tempo — lembre: “menos é sempre mais”.
Pense em como resumir, em poucas palavras, a informação que você deseja apresentar. Se não for possível, tente dividir a mensagem em mais de uma publicação no recurso ou grave um vídeo rápido sobre o assunto. Essa é mais uma ideias de stories para a sua empresa.
Além disso, invista nas tags do Instagram Shopping e na integração com o Spotify, que permite a postagem de Stories com as músicas que você quiser.
5. Tenha cuidado com o tamanho dos Stories no Instagram
Para garantir que as imagens fiquem do tamanho certo, você deve garantir que as dimensões vão caber nos Stories. Para isso, separamos aqui as especificações. Confira:
Stories com imagens
- Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
- Proporção: 9:16
- Extensões: JPG ou PNG
Stories com vídeos
- Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
- Extensões: MOV, GIF ou MP4
- Resolução mínima: 720p
- Proporção: 9:16
- Tempo máximo: 60 segundos
- Tamanho máximo do arquivo: 2.3 GB
Caso as imagens não tenham exatamente esse tamanho, também é possível redimensioná-las no próprio publicador do Instagram, fazendo o movimento de pinça com os dedos.
6. Traga assuntos relevantes no Instagram Stories
Se você tem um e-commerce de moda e vai ao São Paulo Fashion Week, por exemplo, por que não postar como ideias de stories para empresas, fotos e vídeos mostrando um pouco mais de perto esse universo?
O mesmo vale se você tem uma loja virtual de decoração e vai à CASACOR. Sempre que possível, publique os melhores momentos dos eventos do seu segmento.
Como já citado no primeiro tópico, aproveite o espaço do Instagram Stories para dar dicas aos seus clientes. Seguindo o exemplo da loja de decoração: crie posts mostrando como compor diferentes ambientes de uma casa.
Desta maneira, além de engajar, você poderá aproveitar a oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços.
Além disso, um recurso de marketing bastante utilizado é o Storytelling, que tem como propósito contar uma história e, ao mesmo tempo, apresentar conceitos de uma marca (e, muitas vezes, alguma novidade).
O @spotifybrasil, por exemplo, para anunciar a nova playlist do Queen, criou um Destaque de Instagram Stories em seu perfil para relembrar alguns fatos marcantes da banda e o lançamento do filme Bohemian Rhapsody (em novembro de 2018):
💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: dicas de como contar boas histórias
7. Invista em ferramentas
Se você deseja incorporar outras ações no seu Instagram Stories, além das que a própria plataforma oferece, não se preocupe. Atualmente, o mercado está repleto de ferramentas e aplicativos para suprir diferentes necessidades. A seguir, confira as mais populares:
Postgrain
Possibilita, pelo desktop, agendar fotos e vídeos para o Instagram Stories. Além de facilitar a adição de elementos extras, como: emojis, stickers, hashtags, menções, localizações, entre outros. Tem um espaço para criações com centenas de templates e mais de 100 mil imagens disponíveis no acervo.
Bume
Outra plataforma de gerenciamento e automação para Instagram. Além das funções bastante similares às do Postgrain, permite acesso a métricas como, por exemplo, os melhores horários para se alcançar a audiência e manter o engajamento crescente no Instagram Stories (e no feed). Viabiliza também filtrar o público-alvo por meio de hashtags e localizações.
Smartarget Stories Instagram/TikTok
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode utilizar o aplicativo Smartarget Stories para criar Stories semelhantes ao do Instagram e do TikTok em seu e-commerce. Isso porque ter histórias engajantes em um site ajuda a atrair visitantes e cria uma conexão com a marca.
Com o aplicativo instalado em sua loja virtual, você pode criar vários Stories e incluir imagens ou vídeos com músicas, assim como nas redes sociais.
💡 Saiba mais: Guia ilustrado para responder mensagens no Instagram
Como aumentar as visualizações do Instagram Stories?
Mesmo considerando todas as dicas acima, pode ocorrer baixo engajamento no Instagram Stories. Então, como reverter os resultados? Para isso, sugerimos duas estratégias de sucesso: os influenciadores digitais e o Instagram Ads.
Influenciadores digitais
Não é segredo para ninguém que, nos tempos atuais, influencer se tornou um ofício. Por meio da produção dos mais diversos conteúdos, tal profissional tem o poder de atingir uma quantidade massiva de seguidores e diferentes esferas midiáticas, além de criar tendências e padrões de consumo.
Logo, se ao vender pela internet, você deseja que a sua marca alcance um público ainda maior, investir no marketing de influência é uma boa ideia. Existem diferentes tipos de influenciadores digitais no mercado e formas de contratação. Pesquise aqueles que podem ser interessantes para o seu negócio!
💡 Saiba mais: Influenciadores digitais: valem a pena?
Instagram Ads
O Instagram Ads, plataforma de anúncios pagos do Instagram, oferece uma oportunidade única para exibir seus produtos e conteúdos para instagrammers que ainda não conhecem a sua marca, mas que são potenciais clientes.
Por meio dessa ferramenta, é possível veicular campanhas tanto no Instagram Stories, quanto no feed. Para ativá-las, você deve configurar diferentes filtros, como: público-alvo (dados comportamentais e demográficos), objetivo, orçamento, programação e formatos (imagem, vídeo, multimídia etc).