Carrinho abandonado é aquele em que o cliente seleciona produtos para compra no e-commerce, mas não finaliza o processo. Algumas das estratégias para recuperá-lo são investir em remarketing, flexibilizar o frete e melhorar o checkout.

O carrinho de compras virtual é bastante semelhante àquele que usamos nos supermercados. Nele, podemos controlar os produtos que desejamos levar para casa e conferir preços e quantidades.

Contudo, diferentemente do mundo físico, o online possui uma taxa de abandono muito maior. Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69%, enquanto, na América Latina, é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-Commerce Radar, ela é de 82%.

Além disso, as variações entre os setores podem ser grandes. No nicho de Viagem, por exemplo, as taxas chegam a 82,2%, já no de Moda, alcançam 67,6%.

Mas por que será que isso acontece? Por que tantos usuários tendem a desistir da compra?

Vamos abordar algumas razões para o abandono de carrinho a seguir. Então, continue a leitura para saber mais!😉

7 causas de carrinho abandonado no e-commerce

Diferentes fatores impedem o consumidor de finalizar uma compra. Alguns têm a ver com seu momento no funil de vendas, enquanto outros podem ser indicativos de problemas no site de e-commerce.

Separamos sete fatores que resultam em carrinho abandonado no e-commerce, assim como soluções para superá-los. Confira tudo a seguir:

1. Alto valor de frete

Todo mundo já passou por isso, não? Na hora de fechar o carrinho de compras e colocar o CEP, o valor do frete se mostra absurdo – às vezes, até maior do que o valor do próprio produto (o que é bem desagradável!).

Em outros casos, mesmo escolhendo diversos produtos, o valor do pedido não é o suficiente para obter frete gratuito.

Segundo o Moosend, o alto valor do frete é responsável por 60% dos abandonos de carrinho de compras. Ademais, custos “escondidos”, que só são revelados ao final do checkout, resultam em 23% das desistências.

2. Cadastros complexos e demorados

Longos cadastros e processos difíceis de recuperação de senhas podem fazer o usuário mudar de ideia em relação à compra.

De acordo com o Moosend28% do total de carrinhos abandonados são resultado de processos de cadastro longos e solicitação de dados desnecessários.

3. Falta de segurança no site

A falta de segurança também pode ser um grande empecilho para a conversão. A pouca confiança no site é motivo para 19% dos carrinhos abandonados.

Além disso, se não houver checkout transparente e o site não exibir certificados de segurança, o consumidor pode ficar inseguro e, assim, abandonar o carrinho.

4. Meios de pagamento limitados

Pode acontecer de o cliente ter tudo pronto para fechar o carrinho de compras, mas se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida. Segundo o Moosend, esse motivo soma 8% ao share de carrinhos abandonados.

5. Falhas técnicas e falta de estabilidade

O carrinho abandonado também pode ser um sinal de que seu site anda com problemas. É possível que ele demore para carregar, tenha uma arquitetura pouco intuitiva ou não seja responsivo para mobile.

Para se ter ideia, sites lentos são a causa de 20% do abandono de carrinho de compras. Já segundo o relatório NuvemCommerce, o m-commerce foi responsável por 71% das vendas em 2020.

Desta forma, problemas de funcionamento em diferentes telas podem indicar que está na hora de mudar de plataforma de e-commerce.

6. O consumidor está apenas pesquisando

Esse é o tal consumidor “difícil de converter”, já que ele não está propenso a comprar neste momento. Ele pode não ter intenção nenhuma de comprar ou prefere deixar os itens no carrinho para comprar em outro momento.

Em alguns casos, o valor do frete pode ser, novamente, o grande vilão da história, visto que ele torna o valor final do carrinho de compras mais alto.

7. O consumidor se distraiu e esqueceu de fechar a compra

Por incrível que pareça, isso acontece muito. Neste caso, o problema não é necessariamente o frete, mas o consumidor que se distraiu por qualquer motivo, resultando em mais um carrinho abandonado.

Como recuperar carrinho abandonado?

Por mais que seja difícil, é preciso aceitar que, a cada venda realizada, muitas outras não se concretizarão. Mas isso não é motivo para desistir do carrinho abandonado!

Existem diferentes estratégias para recuperar o carrinho abandonado. Vamos detalhar cada uma delas a seguir.

Está sem tempo? Veja esse vídeo com 3 dicas-chave para reduzir o abandono de carrinho:

Ofereça frete grátis e rápido

Para resolver o problema do frete alto, torne-se um mestre no gerenciamento de envios e ofereça opções de frete gratuito no seu carrinho de compras.

Você pode, por exemplo, oferecer um envio “na faixa” dependendo do valor da compra, região de entrega e produto comprado.

Se vende itens de baixo ticket e o valor mínimo para obter frete grátis é alto, uma alternativa é diminuir o pedido mínimo para o frete grátis. Sua empresa pode assumir o custo extra ou repassá-lo para o produto, caso seja viável.

Além disso, invista em opções de envio rápido, já que a demora na entrega é responsável por 18% do abandono de carrinho de compras, segundo o Moosend.

frete gratis netshoes

“Frete grátis nas compras acima de R$ 99,99” (Netshoes)

Na Nuvemshop, você ainda tem a opção de integrar diferentes aplicativos de frete ao seu e-commerce, como Melhor EnvioFrenet, e Manda Bem. Eles ajudam a diminuir os custos, agilizar a logística e, por consequência, diminuir carrinho abandonados.

A Frenet, por exemplo, é uma plataforma que faz uma varredura em todos os meios de envio ativados na loja virtual e mostra ao cliente qual é a melhor opção em relação a preços e prazos. Incrível, não?

Otimize o checkout

Há muitos fatores no próprio checkout que podem distrair um cliente durante o processo de compra.

Se possível, sinalize as etapas necessárias no carrinho de compras para se concluir o processo (com uma barra de progresso, por exemplo). Isso diminuirá a ansiedade do cliente e fará com que ele siga o percurso até a conversão.

Na hora de pedir informações de cadastro, foque no essencial: nome, telefone, endereço de entrega, e-mail, CPF e dados para pagamento.

Além de simplificar o fechamento da compra, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que seja solicitado apenas o que, realmente, será necessário para que a venda seja concluída.

Por fim, ofereça a opção de login via Facebook ou Gmail, pois isso agiliza o checkout, uma vez que, assim, o cliente não precisará ficar digitando seus dados para entrar no sistema.

checkout netshoes

“Identificação > Pagamento > Confirmação” (Netshoes)

Melhore a usabilidade do site

Faça testes A/B para melhorar a usabilidade do seu site. Com pequenas mudanças em botões e layout, você poderá conquistar o consumidor pelo impulso.

Os testes te ajudarão a descobrir a melhor forma de guiar o usuário até a conversão — seja ao excluir etapas de cadastroautomatizar a captura de dados ou gravar métodos de pagamento para compras futuras.

Aposte no remarketing

Quem nunca abandonou um carrinho e depois recebeu mensagens convidando a finalizar a compra? O remarketing é uma das grandes alavancas para recuperação de carrinho abandonado.

Através de e-mail marketing e notificações push, você pode lembrar o consumidor sobre produtos pelos quais ele se interessou.

A plataforma da Nuvemshop conta com diversas integrações com aplicativos para te apoiar na recuperação de carrinhos.

Um deles é o Recuperador de Carrinhos da Enviou, que facilita o envio de e-mails e mensagens SMS personalizados para clientes. Outra opção é o TITANPush, para configuração e disparo de notificações segmentadas.

Mostre depoimentos de clientes

Deixe visíveis, na página de vendas dos produtos (ou até mesmo na home da loja virtual), depoimentos de clientes que já compraram produtos da sua marca. Esse tipo de testemunho ativará o gatilho mental de prova social, mostrando a todos os visitantes que o seu e-commerce é confiável.

depoimentos stoodi

Depoimentos de clientes (Stoodi)

Não se esqueça também de utilizar o certificado SSLtecnologia de criptografia para garantir a segurança dos dados. Ele é identificado por um cadeado verde ao lado da URL do seu site e pelo prefixo https://.

Se o seu domínio pertence à Nuvemshop, fique tranquilo, o serviço SSL já estará automaticamente ativado.

Captura de tela da loja virtual UseMemo mostrando o certificado SSL.

Exemplo de ícone de segurança para sites com certificado SLL.

Ofereça autoatendimento

Em uma loja física, é possível tirar todas as dúvidas a respeito de um produto antes de fechar a compra. No e-commerce, isso é mais difícil, daí a importância do atendimento ao cliente.

Portanto, tenha um FAQ de fácil acesso com perguntas frequentes, que expliquem o passo a passo sobre pagamentos, envios, trocas e devoluções.

Você também pode disponibilizar um chat ao vivo, como o do JivoChat, para que o usuário possa tirar dúvidas e se sinta mais convicto para fechar a compra.

Amplie os meios de pagamento

Disponibilize todos os meios de pagamento que façam sentido para seu público: desde cartões de crédito (de diferentes bandeiras) até débito online e boleto bancário.

Procure também apresentar opções de parcelamento flexíveis no carrinho de compras para abranger um número ainda maior de potenciais consumidores.

Ofereça brindes e benefícios

Promova benefícios para a finalização da compra, como brindes, envio de cupons de desconto e frete grátis. Se antes o consumidor tinha dúvidas sobre a compra, agora ele terá mais motivos para retornar ao carrinho abandonado inicialmente.

O importante é pensar em um benefício que seja sustentável, escalável e que ainda garanta uma boa margem de lucro para o negócio.

Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode usar aplicativos como o Brinde no Carrinho e configurar presentes de acordo com o valor do pedido.

Invista em uma boa plataforma de e-commerce

Vimos que a lentidão e instabilidade de um site são vetores importantes de abandono de carrinhos. Assim, sua marca deve investir em uma boa plataforma de e-commerce.

Ela deve ser compatível com o seu tráfego e contar com o suporte necessário para resolver eventuais questões técnicas.

Bônus: como calcular a taxa de abandono de carrinhos?

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC). Depois, é só multiplicar o resultado por 100.

Taxa de abandono = CA/CC X 100

Vamos supor que um e-commerce fechou o mês com 300 vendas e 700 carrinhos criados (CC). Isso significa que, do total de carrinhos, houve 400 carrinhos abandonados (CA). Usando a fórmula, a conta será:

Assim, descobrimos que o valor da taxa de carrinho abandonado é de 57%.

Também é importante monitorar:

Com esses dados em dia, fica muito mais fácil direcionar esforços para recuperação de carrinhos abandonados.

Resumo

Como você pôde notar, os principais motivos que levam ao carrinho abandonado no e-commerce estão diretamente relacionados ao frete e ao checkout.

Então, está pronto para recuperar carrinhos abandonados no seu e-commerce? Para fechar este conteúdo, aqui vai um resumão sobre o carrinho abandonado:.

7 causas do abandono do carrinho de compras

  1. Alto valor de frete
  2. Cadastros complexos e demorados
  3. Falta de segurança no site
  4. Meios de pagamento limitados
  5. Falhas técnicas e instabilidade
  6. Consumidor está apenas pesquisando
  7. Consumidor esqueceu de finalizar a compra

Como recuperar carrinho abandonado?

Como calcular a taxa de abandono de carrinho de compras?

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC), e multiplicar o resultado por 100.

Taxa de abandono = CA/CC X 100

Por fim, se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer vender pela internet, aproveite para testar a Nuvemshop por 30 dias gratuitos e criar o seu e-commerce.

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