62 ideias e frases para atrair clientes: transforme a sua loja em um ímã de público!
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos lojistas é atrair clientes. Tal desafio é decorrência de fatores como maior concorrência, público mais exigente e preços cada vez mais competitivos. Nesse cenário, ganham destaque as lojas que oferecem diferenciais e que adotam estratégias de vendas eficientes de atração de consumidores.
Pensando nisso, o olist preparou este post especial com 62 ideias e frases para atrair clientes e se destacar dos concorrentes. Use as sugestões a favor da sua empresa e valorize a criatividade. Boa leitura e ótimas vendas!
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Marketing Digital e frases para atrair clientes: como eles podem acelerar suas vendas
Comunicar bem o que a sua marca faz e saber se diferenciar da concorrência são cruciais para chamar a atenção do público certo.
É nesse contexto que o Marketing Digital ganha destaque. Ele pode te ajudar a desenvolver uma estratégia de comunicação atrativa, objetiva e vendedora, de forma a aumentar suas vendas, ganhar visibilidade no mercado e encantar seus clientes.
Como você verá ao longo do texto, existem frases e ações que podem te ajudar a:
- Comunicar melhor as vantagens e diferenciais da sua empresa
- Atrair os clientes adequados para o perfil da marca
- Divulgar ofertas, descontos e campanhas especiais
- Gerar senso de urgência no público, incentivando a decisão de compra
- Personalizar a comunicação com clientes, gerando mais proximidade
- E muito mais
Confira todas as dicas a seguir e avalie quais delas fazem mais sentido para o seu negócio!
Se você prefere conteúdo em vídeo, dá uma olhada neste aqui que preparamos para você:
Lista de frases para atrair clientes
Preparamos uma lista de frases para sua loja atrair clientes! Priorizamos chamadas que despertam o senso de urgência do público, incentivando consumidores a aproveitarem a promoção sem perder tempo – “Só hoje!” e “Últimas unidades” são exemplos disso.
Sugerimos também que você valorize o caráter de exclusividade dos seus produtos e aproveite datas especiais para fazer campanhas temáticas. Além disso, ofereça bons descontos e crie promoções frequentes para fazer queima de estoque e engajar o público.
Veja a seguir 45 dicas de frases para atrair clientes e adapte-as de acordo com as possibilidades da sua loja:
- “Desconto imperdível! Só hoje!”
- “Faltam X horas para acabar a promoção”
- “Queima de estoque: últimas unidades!”
- “Leve 2 e pague 1”
- “Desconto de X% para os primeiros 100 clientes”
- “Desconto progressivo: a cada produto, pague X% a menos na compra”
- “Ganhe XX% de desconto na compra do segundo produto”
- “Liquidação: XX% OFF”
- “Super saldão: produtos a partir de X reais”
- “Todos os produtos selecionados por X reais!”
- “Frete grátis em compras acima de X reais”
- “É só hoje: frete grátis em produtos selecionados!”
- “Kits de produtos com X% de desconto!”
- “Promoção imperdível: o produto mais vendido da nossa loja com X% de desconto!”
- “Promoção relâmpago: XX% de desconto durante 24 horas!”
- “Promoção prorrogada! Você tem mais XX horas pra aproveitar nossos descontos”
- “Oferta especial pra quem já é nosso cliente: XX% OFF em todos os produtos”
- “Último dia de promoção! Aproveite nossas ofertas hoje ainda”
- “Últimas unidades”
- “Confira os lançamentos”
- “Semana da [ESCOLHER UM TEMA]. XX% de descontos em produtos da categoria”
- “Ganhe um brinde exclusivo em compras acima de XX reais”
- “A cada X reais, ganhe um cupom para participar do nosso sorteio e concorra a um prêmio exclusivo!”
- “Acumule X pontos em compras e ganhe um brinde exclusivo”
- “Operação Black Friday: aproveite os super descontos!”
- “Saldão do Dia do Cliente: ofertas imperdíveis pensadas pra você!”
- “Não sabe o que comprar para o Dia das Mães? Encontre aqui os melhores presentes!”
- “Parcele sua compra sem juros!”
- “Ganhe XX% de desconto pagando à vista ou com PIX”
- “Indique a nossa marca e ganhe XX% de desconto na próxima compra!”
- “Curta a nossa página e ganhe XX% de desconto na primeira compra”
- “Compartilhe este post e concorra a um vale de X reais para gastar em nossa loja!”
- “Inscreva-se no nosso programa de fidelidade e ganhe XX% de desconto na primeira compra”
- “Programa de fidelidade: a cada X pontos, ganhe X% de desconto na compra”
- “Mais de XXXX já compraram em nossa loja. Compre aqui você também!”
- “XXX pessoas já compraram este produto. Vai mesmo ficar de fora?”
- “Na nossa loja, quem sai ganhando é você! Aproveite nossas ofertas”
- “Já conhece nossa parceria com a empresa XXXX? Nossos clientes ganham XX% de desconto ao comprar lá usando o cupom XXXX!”
- “Esse produto tem a sua cara! Clique no link e compre com X% de desconto”
- “Quer desconto? Então abra este e-mail!”
- “Confira nossos produtos mais vendidos na última semana”
- “Encontre aqui os produtos que estão bombando no [NOME DE UMA REDE SOCIAL]”
- “Sabe aquele produto que você colocou no carrinho, mas ainda não comprou? Liberamos XX% de desconto na compra dele, então aproveite!”
- “Parabéns! Você ganhou um cupom de desconto personalizado”
- “Alguém aí pediu desconto? Clique no link para saber mais”
Gostou das frases? Então baixe o PDF agora para ter esse conteúdo sempre à mão:
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Ideias para chamar a atenção de clientes
Agora que você já sabe quais frases geram impacto nos clientes e como elas podem ajudar seu negócio, é hora de ver dicas extras para transformar a loja em um ímã de público. Avalie quais ideias podem ser implementadas na sua empresa, coloque-as em prática e acompanhe os resultados!
1) Defina uma identidade para a sua marca
Marcas com uma identidade forte – tanto na comunicação quanto no visual – são reconhecidas pelo público mais facilmente. Exemplo disso é o Nubank, plataforma de serviços financeiros digitais utilizada por milhões de clientes.
Veja abaixo como a empresa tem uma identidade forte e marcante. Além de adotar uma comunicação jovem e descontraída, ela explora visualmente tons de roxo e elementos característicos da marca. Tudo isso está alinhado ao perfil do público-alvo.
Perfil do Nubank no Instagram. | Reprodução: Instagram
Portanto, tente adotar um padrão para todos os materiais e conteúdos relacionados à sua loja. O primeiro passo para isso deve ser conhecer seus clientes. Entender qual é o perfil dos consumidores e suas preferências, por exemplo, vai te ajudar a construir uma identidade personalizada para o público-alvo. Algumas perguntas que você deve se fazer são:
- Quais são as principais características dos clientes da minha loja?
- O que eles gostam e desejam?
- Quais marcas admiram?
- Como a concorrência se comunica (verbalmente e visualmente)?
2) Aproveite datas especiais
Nada melhor do que datas especiais para impulsionar as vendas! Ocasiões como Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças, Black Friday e Cyber Monday são excelentes oportunidades de girar o estoque, atrair novos clientes e aumentar o faturamento.
Lembre-se de que muitos consumidores deixam para comprar os produtos que desejam em períodos de promoções. Por isso, aproveite datas comemorativas criando campanhas temáticas e se planejando com antecedência.
A dica é avaliar quais sazonalidades são mais estratégicas para a marca – nem todas podem ser relevantes para o seu segmento – e fazer o planejamento com base em pontos como:
- Quais datas são as mais importantes?
- O que você pretende fazer em cada uma dessas datas?
- Vai oferecer qual tipo de vantagem para o público? Desconto, frete grátis…?
- Como você vai divulgar as campanhas?
- Quanto tempo de antecedência você precisa para organizar cada campanha?
👉 Precisa de uma mãozinha nesse planejamento? Então acesse agora nosso Calendário do E-commerce! O material é gratuito e reúne as principais oportunidades do varejo.
3) Crie promoções regularmente
Todo consumidor gosta de uma boa promoção. Por essa razão, oferecer descontos e criar campanhas promocionais regularmente é uma técnica indicada para chamar a atenção dos clientes e se destacar dos concorrentes.
E quando falamos em promoção, não falamos só sobre descontos. Veja opções de vantagens para oferecer ao público e que podem aumentar seu ticket médio:
- Desconto normal – o clássico “XX% de desconto em produtos selecionados”
- Desconto progressivo – o desconto aumenta de acordo com o valor da compra
- Promoção compre 2, leve 3 – aqui, o item mais barato sai de graça para o cliente
- Frete grátis em compras acima de determinado valor
- Envio de brindes personalizados em compras acima de determinado valor
Use a criatividade para cativar o público e instigue o senso de urgência dos consumidores – frases como “faltam X horas para acabar a promoção!”, por exemplo, têm mais chances de convencer o cliente a efetuar a compra.
Exemplo de promoção com desconto progressivo realizada no site da Amaro. | Reprodução: Amaro.com
4) Monte kits de produtos
Vender kits de produtos pode ajudar sua marca a ganhar visibilidade e aumentar as vendas. Isso porque, ao fazer isso, você:
- Atrai mais clientes
- Gira o estoque
- Aumenta o ticket médio por incentivar a compra de mais de um produto
- Fatura mais
Portanto, comece a montar kits de mercadorias e crie boas promoções para vendê-los. Você pode personalizá-los por categorias, gênero, estilo, entre outros fatores, por exemplo. Veja no vídeo a seguir dicas preciosas de como investir nessa estratégia:
5) Dê brindes
Ofereça brindes em compras acima de determinado valor ou em períodos especiais, como Dia das Crianças. Essa é uma maneira de incentivar a participação do público e de aumentar o valor médio das compras.
Você também pode enviar brindes personalizados da sua marca, como chaveiros e adesivos. A vantagem disso é tornar sua empresa mais conhecida no mercado e despertar a lembrança dela entre os clientes.
Outra opção é fazer sorteio de prêmios de maior qualidade, como vouchers para gastar na própria loja. Com isso, você aumenta o engajamento nos canais de comunicação – como as redes sociais – e alcança novos públicos.
6) Diversifique os canais de venda
Ter um único canal de venda restringe o alcance da marca e é uma estratégia comercial arriscada, já que te deixa refém de uma só fonte de receita. Por essa razão, sugerimos que você invista em outras formas de divulgar e vender os seus produtos.
A dica aqui é marcar presença nos canais mais relevantes para o seu público e caprichar na atuação em cada um deles. Entre os principais exemplos estão:
- Redes sociais: Essas plataformas são cada vez mais relevantes para clientes e empresas. Por isso, investir nas redes sociais deve ser uma das prioridades – saiba mais no próximo tópico.
- E-commerce: Ter o próprio site é útil para quem deseja ganhar autonomia e credibilidade nas vendas, além de fortalecer a marca no mercado.
- Marketplaces: Grandes sites de venda, como Mercado Livre, têm tráfego alto e qualificado. Por isso, são excelentes para você alcançar novos clientes e faturar mais.
- Loja física: Dependendo do segmento e do perfil do público da loja, ter um espaço físico pode ser estratégico para o negócio. Porém, lembre-se de que isso exige um alto investimento e, por isso, merece muito estudo prévio.
7) Marque presença nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é uma importante estratégia para angariar clientes e divulgar a sua marca. Além de estarem repletos de potenciais consumidores, essas ferramentas podem ajudar você a divulgar ofertas e manter uma relação mais próxima com o público.
Pensando nisso, crie perfis nos principais sites, faça postagens com regularidade e incentive a participação dos seguidores. Além disso, adote um padrão visual e de comunicação e tenha bom senso ao administrar as páginas.
Aqui é importante identificar quais são as redes sociais mais estratégicas para a sua marca. Se você trabalha com roupas, por exemplo, pode ser interessante divulgar produtos no Pinterest, site que funciona como um quadro de inspirações online.
No vídeo abaixo, compartilhamos várias dicas de como ter sucesso usando as redes sociais:
8) Venda mais com as soluções do Olist
Comentamos aqui sobre a importância da diversificação dos canais de venda, e é justamente nesse ponto que as soluções do grupo olist podem te ajudar.
O olist é um ecossistema de soluções de venda focado em ajudar empresas a crescerem no e-commerce. Da criação de uma loja virtual à otimização da gestão, nossas ferramentas apoiam lojistas ao longo de toda a jornada empreendedora.
Conheça as empresas que fazem parte do nosso grupo e escolha a ideal para o momento da sua empresa:
- olist store: Plataforma para venda em marketplaces, com mais de 10 sites integrados.
- Tiny: Sistema de gestão completo para lojas físicas e virtuais.
- Vnda: Plataforma para criação de e-commerce, com recursos exclusivos.
9) Invista em Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital e um ótimo caminho para o fortalecimento da sua marca e crescimento das vendas. Essa estratégia pode ajudar você a atrair mais clientes por meio da produção de conteúdos de qualidade.
Através dela, a empresa produz conteúdos relevantes para o público-alvo, cobrindo temas de interesse ou respondendo a dúvidas frequentes, por exemplo. O objetivo é atrair e entregar valor para possíveis consumidores da marca. Assim, você consolida sua autoridade e passa a fazer parte da jornada de compra do público.
Esse conteúdos podem ser produzidos em diversos formatos, especialmente:
- Posts em redes sociais
- Blog posts
- Vídeos
- Materiais ricos, como e-books e infográficos
- Quizzes
O texto do blog olist que você está lendo neste exato momento é um bom exemplo disso. O objetivo do nosso blog é apoiar lojistas que desejam aumentar as vendas online. Por isso, temos uma série de conteúdos focados nisso e em mostrar como as soluções do olist podem contribuir com as vendas online.
Quer aprender mais sobre Marketing Digital? Então confira o vídeo que preparamos:
10) Invista em publicidade paga
Investir em divulgação é muito importante para quem deseja conquistar mais visibilidade e alcançar novos públicos. Pensando especialmente em quem trabalha com vendas online, a dica é utilizar a publicidade paga a favor dos negócios.
Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, permitem que o lojista aumente a exposição da marca e dos produtos na internet. Por meio dessas plataformas, é possível exibir anúncios personalizados para o público-alvo que interessa à loja.
Você pode configurar seus anúncios com base em informações como:
- Gênero do público
- Idade
- Localização
- Temas de interesse
- Pessoas que já acessaram seu site
- Pessoas que abandonaram carrinho
- Interessados nos seus concorrentes
👉 Saiba como usar o Google Ads para atrair clientes na internet!
11) Capriche na logística
De pouco adianta fazer uma ótima divulgação dos produtos se a logística da loja for péssima. O processo de faturar, embalar, enviar os pedidos e fazer a logística reversa é extremamente importante porque simboliza a efetivação da venda.
Não à toa, fatores como prazo de entrega e valor de frete estão entre os que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores. De acordo com o 46ª relatório Webshoppers, da Ebit | Nielsen, 50% dos pedidos feitos no e-commerce brasileiro em 2022 tiveram frete grátis.
Portanto, tenha uma logística de excelência. Algumas dicas que podem ajudar você são:
- Seja ágil ao faturar, embalar e despachar os pedidos – em muitos marketplaces, o prazo é de até 48h
- Tenha capricho e cuidado ao embalar os produtos
- Se possível, diversifique os operadores logísticos para evitar dependência
- Ofereça um atendimento de qualidade, tanto antes quanto após a venda
Quer ficar expert em logística? Então dá uma olhada neste vídeo:
12) Ofereça uma boa unboxing experience
Unboxing experience é, basicamente, o processo de abrir a embalagem de uma compra. Geralmente, esse momento é marcado por muita expectativa porque representa o primeiro contato do cliente com o produto.
O público está se importando cada vez mais com a experiência de unboxing oferecida pelas marcas e, por isso, vale a pena apostar na tendência. Algumas ações podem ajudar você a se destacar nesse contexto são:
- Utilizar embalagens de qualidade e personalizadas
- Enviar recados de agradecimento
- Utilizar fragrâncias são alguns dos exemplos
👉 Saiba mais sobre unboxing experience neste infográfico exclusivo!
13) Envie agradecimentos aos clientes
Como comentamos na dica anterior, enviar recados de agradecimento é uma boa forma de agradar os clientes, já que estreita o relacionamento e personaliza o atendimento.
Além de surpreendente, tal ação demonstra a preocupação da empresa em oferecer o melhor atendimento possível ao público. Por isso, essa é uma boa aposta para você se aproximar do público e fortalecer sua marca.
No recado, agradeça pela compra, divulgue as redes sociais da sua marca e convide o consumidor a compartilhar a experiência com amigos e conhecidos.
14) Incentive indicações
Reforçando o que foi dito no tópico anterior: clientes felizes tornam-se promotores das marcas e compartilham por conta própria a boa experiência que tiveram. Mas isso não significa que você não pode dar um empurrãozinho, certo?
Incentive esse comportamento pedindo para que os consumidores compartilhem suas experiências nas redes sociais. Uma boa moeda de troca é oferecer benefícios para quem trouxer novos clientes para sua loja. Quanto mais indicações uma pessoa fizer, mais vantagens ela pode ganhar – desde que as indicações se tornem clientes, claro.
A Uber trabalha com um modelo de indicações bem interessante. Veja detalhes no site da empresa e na imagem abaixo.
Programa de indicações da Uber para motoristas parceiros. | Reprodução: Uber.com
15) Tenha um programa de fidelidade
Fidelizar os consumidores deveria ser o objetivo de todo lojista. Clientes satisfeitos não só voltam a comprar na empresa como também se tornam promotores da marca. Mas para isso é preciso oferecer um serviço excelente e implementar ações de fidelização.
Nesse contexto, a dica é criar um programa de fidelidade para que os clientes comprem na sua loja de forma recorrente. Exemplo: ganham vantagens os clientes que fizerem determinado número de compras na loja ou acumularem certa quantidade de pontos.
Outra forma de fidelização é criar um programa de assinatura, no qual o consumidor paga determinado valor para receber produtos todos os meses. A Petiko faz isso muito bem no segmento de petshop. A marca vende kits por assinatura para cães e gatos, de acordo com o perfil do animal.
Programa de assinatura pet da Petiko. | Reprodução: Box.petiko.com.br
16) Participe de eventos
Participar de eventos ligados a varejo, e-commerce e segmentos específicos é excelente para quem empreende. Além de facilitar o networking com outros profissionais da área, esse tipo de encontro permite que o lojista acompanhe a concorrência, fique por dentro das novidades do mercado e divulgue o trabalho da própria marca.
Então não deixe de participar de eventos relacionados à sua área de atuação! Veja alguns dos encontros mais importantes do setor de e-commerce:
- Fórum E-commerce Brasil
- Mercado Livre Experience
- RD Summit (é focado em Marketing)
- Feira do Empreendedor Sebrae
👉 Aproveite para conferir nossos 12 modelos de cartazes de promoção para editar e divulgar as ofertas da sua empresa usando os templates!
17) Faça parcerias com outras empresas
Fazer parcerias com outras empresas é uma prática bastante comum no mercado. Ela aumenta a visibilidade das marcas e dá mais força aos lojistas para superar a concorrência. Porém, lembre-se de que ela deve ser vantajosa para ambas as partes.
Por esse motivo, sugerimos que você busque parcerias com marcas que tenham alguma ligação com o seu segmento de negócio. Exemplo: você pode oferecer descontos para funcionários de determinada empresa ou para clientes de outra loja.
Use a criatividade para atrair clientes e aumente as vendas da sua loja!
Se você deseja atrair mais clientes para a sua loja, invista na criatividade e na dedicação. Desenvolva seu negócio, crie campanhas comerciais diferenciadas e coloque em prática as ações que farão suas vendas decolarem. O trabalho árduo ajudará você a oferecer um serviço de excelência aos clientes e com certeza renderá bons frutos.
Como ponto de partida, use essa lista com 43 ideias e frases para atrair mais clientes que preparamos especialmente para você. Crie promoções e ações baseadas nas dicas, destaque-se dos concorrentes e venda muito mais!
Salve esse conteúdo com você e consulte-o sempre que precisar: