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5 passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo devem se concentrar na geração de valor para as personas de um negócio.

O marketing digital transformou a maneira como o público se relaciona com as empresas, produtos e serviços. Isso fez com que as empresas tivessem que buscar por novas estratégias de marketing, e uma delas é a produção de conteúdos digitais.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se concentra em produzir conteúdo relevante a um público-alvo e atrai-lo para seu negócio.

O conteúdo que você produz deve ser benéfico para as pessoas que o leem. Isso quer dizer que seu conteúdo não deve ser focado apenas em divulgar seus produtos e serviços, mas em oferecer informações gratuitas e aplicáveis a seus clientes.

A medida que um usuário é atraído para seu conteúdo ele passa a se relacionar com a sua empresa.

Para que isso aconteça de maneira satisfatória é preciso que sua equipe tenha em mente quem é a persona com a qual está conversando. Só assim você saberá o que falar.

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo em 5 passos

Pequenas e grandes empresas podem se beneficiar do passo a passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Acompanhe!

1. Identifique suas personas

Falamos sobre isso acima, mas é importante que você saiba que esse deve ser o primeiro passo de uma estratégia de marketing de conteúdo.

O desenvolvimento de personas facilita a criação eficaz de conteúdo.

É quase impossível gerar conteúdo relevante sem saber quais são os comportamentos, interesses e necessidades do seu comprador ideal e o que sua empresa pode fazer por ele.

Quer aprender mais sobre as personas do seu negócio? Acesse o vídeo abaixo:

2. Defina objetivos

Sua estratégia de marketing de conteúdo pode – e deve – estar baseada em metas.

Essas metas podem ser traçadas com base em resultados atuais, por exemplo, aumentar a geração de leads em 20% no período de 3 meses. 

Com essa meta em mente sua empresa deve criar caminhos para a conversão de usuários em leads.

Nesse caso a estratégia de conteúdo pode incluir:

  • criação de landing pages;
  • ebooks;
  • webinars;
  • infográficos e mais.

Com os objetivos traçados você poderá criar uma estratégia focada na geração de resultados valiosos para sua empresa e na solução de problemas e desperdícios.

Para saber onde sua empresa pode melhorar, o que otimizar e como aproveitar as oportunidades, aconselhamos que sua equipe se mantenha atenta a métricas como:

  • Taxa de rejeição;
  • Tempo em cada página;
  • taxa de conversão de visitantes em leads;
  • canais que geram mais tráfego e tráfego qualificado;
  • Rankeamento das páginas de conteúdo dentro dos mecanismos de busca e mais.

Algumas você pode extrair rapidamente criando uma conta e analisando as principais métricas do Google Analytics. Comece por aí.

3. Utilize o conteúdo para atrair, converter e nutrir um lead

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing a atração de um visitante é apenas a primeira etapa de todo um processo que levará o lead a compra.

Essas etapas compõem o que é chamado de funil de vendas.

Ao compreender todas as etapas que um usuário passa até a compra de um produto ou serviço sua equipe poderá criar uma estratégia de marketing de conteúdo que auxilie o lead a avançar por cada etapa.

Estratégia de marketing de conteúdo

Desenvolver uma estratégia consolidada de automação de e-mail marketing para alimentar o lead durante toda a sua jornada de compra é uma das formas de ajudar a movê-lo pelo funil. Isso fara com que o conteúdo atinja o objetivo.

4. Use ferramentas de pesquisa de palavra-chave

Usar ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends irá ajudar sua equipe a entender o que as personas estão pesquisando e assim gerar conteúdo para responder a essas buscas.

Essa prática é fundamental para táticas de SEO e para gerar insights sobre conteúdos a serem desenvolvidos.

5. Teste diferentes tipos de conteúdo

É claro que você precisa aprender a como escrever artigos para blog, porém, em uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental testar diversos formatos de conteúdo, como:

  • conteúdo em áudio;
  • vídeo;
  • publicações em redes sociais;
  • infográficos;
  • ebooks e mais.

A geração de conteúdo diversificado vai ajudar sua empresa a fornecer mais e mais valor.

Ainda tem dificuldades para se organizar e alimentar seu blog com a periodicidade definida pela sua equipe? Preparamos um artigo sobre calendário de conteúdo para blog que vai te ajudar a produzir materiais de qualidade e com a frequência desejada.

Com o objetivo de crescer um negócio

Em uma estratégia de marketing de conteúdo é importante aprender a como traçar e alcançar objetivos de marketing bem definidos.

À medida que você acompanha suas métricas de marketing digital, e entende os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo, você identifica o que está dando certo, o que não funciona e o que merece ser otimizado.

Como já apresentado, as estratégias de marketing de conteúdo tem o objetivo de convencer e converter o usuário por meio do conteúdo, para isso não basta sair escrevendo.

Já pensou em utilizar, em conjunto com o seu conteúdo de texto uma narração em áudio para seu blog? Você sabia que 73% das pessoas não conseguem ler tudo o que desejam na internet?

Para atingir esse público é preciso investir em formatos que disponibilizem o conteúdo de maneira mais fácil para que ele possa ter acesso durante o trabalho, no caminho do escritório ou mesmo enquanto prepara a comida no final de semana.