5 passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo
As estratégias de marketing de conteúdo devem se concentrar na geração de valor para as personas de um negócio.
O marketing digital transformou a maneira como o público se relaciona com as empresas, produtos e serviços. Isso fez com que as empresas tivessem que buscar por novas estratégias de marketing, e uma delas é a produção de conteúdos digitais.
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo se concentra em produzir conteúdo relevante a um público-alvo e atrai-lo para seu negócio.
O conteúdo que você produz deve ser benéfico para as pessoas que o leem. Isso quer dizer que seu conteúdo não deve ser focado apenas em divulgar seus produtos e serviços, mas em oferecer informações gratuitas e aplicáveis a seus clientes.
A medida que um usuário é atraído para seu conteúdo ele passa a se relacionar com a sua empresa.
Para que isso aconteça de maneira satisfatória é preciso que sua equipe tenha em mente quem é a persona com a qual está conversando. Só assim você saberá o que falar.
Crie uma estratégia de marketing de conteúdo em 5 passos
Pequenas e grandes empresas podem se beneficiar do passo a passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Acompanhe!
1. Identifique suas personas
Falamos sobre isso acima, mas é importante que você saiba que esse deve ser o primeiro passo de uma estratégia de marketing de conteúdo.
O desenvolvimento de personas facilita a criação eficaz de conteúdo.
É quase impossível gerar conteúdo relevante sem saber quais são os comportamentos, interesses e necessidades do seu comprador ideal e o que sua empresa pode fazer por ele.
Quer aprender mais sobre as personas do seu negócio? Acesse o vídeo abaixo:
2. Defina objetivos
Sua estratégia de marketing de conteúdo pode – e deve – estar baseada em metas.
Essas metas podem ser traçadas com base em resultados atuais, por exemplo, aumentar a geração de leads em 20% no período de 3 meses.
Com essa meta em mente sua empresa deve criar caminhos para a conversão de usuários em leads.
Nesse caso a estratégia de conteúdo pode incluir:
- criação de landing pages;
- ebooks;
- webinars;
- infográficos e mais.
Com os objetivos traçados você poderá criar uma estratégia focada na geração de resultados valiosos para sua empresa e na solução de problemas e desperdícios.
Para saber onde sua empresa pode melhorar, o que otimizar e como aproveitar as oportunidades, aconselhamos que sua equipe se mantenha atenta a métricas como:
- Taxa de rejeição;
- Tempo em cada página;
- taxa de conversão de visitantes em leads;
- canais que geram mais tráfego e tráfego qualificado;
- Rankeamento das páginas de conteúdo dentro dos mecanismos de busca e mais.
Algumas você pode extrair rapidamente criando uma conta e analisando as principais métricas do Google Analytics. Comece por aí.
3. Utilize o conteúdo para atrair, converter e nutrir um lead
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing a atração de um visitante é apenas a primeira etapa de todo um processo que levará o lead a compra.
Essas etapas compõem o que é chamado de funil de vendas.
Ao compreender todas as etapas que um usuário passa até a compra de um produto ou serviço sua equipe poderá criar uma estratégia de marketing de conteúdo que auxilie o lead a avançar por cada etapa.
Desenvolver uma estratégia consolidada de automação de e-mail marketing para alimentar o lead durante toda a sua jornada de compra é uma das formas de ajudar a movê-lo pelo funil. Isso fara com que o conteúdo atinja o objetivo.
4. Use ferramentas de pesquisa de palavra-chave
Usar ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends irá ajudar sua equipe a entender o que as personas estão pesquisando e assim gerar conteúdo para responder a essas buscas.
Essa prática é fundamental para táticas de SEO e para gerar insights sobre conteúdos a serem desenvolvidos.
5. Teste diferentes tipos de conteúdo
É claro que você precisa aprender a como escrever artigos para blog, porém, em uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental testar diversos formatos de conteúdo, como:
- conteúdo em áudio;
- vídeo;
- publicações em redes sociais;
- infográficos;
- ebooks e mais.
A geração de conteúdo diversificado vai ajudar sua empresa a fornecer mais e mais valor.
Ainda tem dificuldades para se organizar e alimentar seu blog com a periodicidade definida pela sua equipe? Preparamos um artigo sobre calendário de conteúdo para blog que vai te ajudar a produzir materiais de qualidade e com a frequência desejada.
Com o objetivo de crescer um negócio
Em uma estratégia de marketing de conteúdo é importante aprender a como traçar e alcançar objetivos de marketing bem definidos.
À medida que você acompanha suas métricas de marketing digital, e entende os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo, você identifica o que está dando certo, o que não funciona e o que merece ser otimizado.
Como já apresentado, as estratégias de marketing de conteúdo tem o objetivo de convencer e converter o usuário por meio do conteúdo, para isso não basta sair escrevendo.
Já pensou em utilizar, em conjunto com o seu conteúdo de texto uma narração em áudio para seu blog? Você sabia que 73% das pessoas não conseguem ler tudo o que desejam na internet?
Para atingir esse público é preciso investir em formatos que disponibilizem o conteúdo de maneira mais fácil para que ele possa ter acesso durante o trabalho, no caminho do escritório ou mesmo enquanto prepara a comida no final de semana.