Se você está em busca de novos clientes, estas cinco estratégias de marketing digital para e-commerce são para você!

Você preparou tudo, está aí com sua loja pronta para vender, já desenvolveu seu planejamento estratégico de marketing digital e agora está se perguntando como anunciar produtor na internet? Este nosso artigo vai te ajudar a decidir quais caminhos você deve seguir para aprender como fazer marketing digital para e-commerce.

As cinco principais estratégias de marketing digital para e-commerce são:

  1. Mídias Sociais
  2. Anúncios pagos
  3. Marketing de Conteúdo
  4. E-mail marketing
  5. Ter um site responsivo e compatível com dispositivos móveis

Entenda cada uma, a seguir.

1. Mídias Sociais

As redes sociais já são usadas e conhecidas por todos que desejam se comunicar com seu público e é um dos mais conhecidos tipos de estratégias de marketing para e-commerce. Mas, você sabe como vender pelas redes sociais?

Atualmente, as mídias sociais são responsáveis por aumentar consideravelmente o volume de vendas de diversas empresas. Entretanto, para que isso aconteça você precisa seguir alguns passos básicos.

Primeiramente escolher quais plataformas você estará presente. Mas lembre-se que quanto mais plataformas você estiver, mais trabalho você terá para atualizar e gerir sua presença.

As plataformas mais comuns no Brasil são o Facebook e Instagram, com importante apelo visual, com grande foco em imagens e vídeos. Twitter e Pinterest também funcionam muito bem para lojas on-line e são plataformas com um nicho mais segmentado.

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Após escolher as suas redes sociais é hora de começar com suas postagens.

A melhor forma de começar é postando conteúdos relevantes que tenham relação com a sua empresa e estejam alinhados aos seus clientes.

Para que as pessoas sigam e vejam suas postagens, é importante que elas tenham interesse no conteúdo que você está fazendo.

Para isso, um bom exemplo de estratégia de marketing digital para e-commerce é focar em ser relevante para seus seguidores. Não poste apenas seus produtos e serviços.

Para que você não perca engajamento, normalmente você precisa dar preferência a posts que trarão maior número de interação com seu público.

Como fazer isso? Criando engajamento!

Engajamento é a palavra de ordem das mídias sociais. Entre as estratégias de marketing digital para e-commerce não se pode ignorar a interação com seu público. Até mesmo porque ela é importantíssima também para a plataforma entender que seu conteúdo é relevante e aumentar o alcance e a divulgação de seu post sem que você precise pagar por isso.

Esta é também uma das principais estratégias de inbound marketing, principalmente para a etapa de atração do funil de vendas.

Promoções são uma ótima forma de promover engajamento em algum post e até mesmo divulgar o seu perfil.

2. Anúncios pagos

Fique tranquilo! Os anúncios pagos terão o preço que você estiver disposto a pagar e mesmo que você comece com pouco, eles podem te trazer ótimos resultados em suas estratégias de marketing digital para e-commerce.

Você pode, por exemplo, efetuar pagamentos por clique (CPC) e definir uma verba limite para sua campanha.

Além disso, é possível configurar todo tipo de segmentação de clientes em seus anúncios. Alcançando diretamente suas personas e aumentando sua força on-line.

Para a definição das personas, a criação de um SLA, service level agreement, entre marketing e vendas é importante. Garantindo alinhamento entre as estratégias.

Você consegue criar anúncios pagos em diversas plataformas como o Google Adwords, Facebook e Instagram. Elas são uma ótima forma de encontrar o cliente certo, na plataforma que você escolher divulgar.

3. Marketing de Conteúdo

Uma das principais estratégias de marketing para atrair clientes é o marketing de conteúdo. A estratégia é baseada na produção de conteúdo relevante para seu público-alvo. Para isso alguns formatos podem ser usados como:

Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha uma loja online que venda ternos. Você pode escrever um artigo sobre “como dar nó em gravata” e atrair clientes que pesquisam por esta informação.

Quando eles entrarem para ler o seu conteúdo, elas terão a chance de conhecer a sua empresa.

É claro, desde que você não se esqueça de colocar uma chamada para ela ao final de seu artigo! Dessa forma você irá gerar tráfego qualificado e melhorar seus resultados em marketing digital.

Para que você pesquise temas que podem ser usados por sua empresa,  use a ferramenta de palavras-chave Google Trends.

Além disso, você ainda pode contar, por exemplo, com o Google Analytics para avaliar o desempenho de seus artigos.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing mais relevantes para o funil de vendas.

4. E-mail marketing

E-mail marketing é uma das mais tradicionais estratégias de marketing digital para e-commerce que existem a disposição.

Não subestime o uso desta ferramenta. Ela é essencial para qualquer empresa que queira fazer sua presença on-line relevante.

Para que você possa começar a usufruir dos benefícios do e-mail marketing você precisa construir sua lista de endereço de e-mails. Para isso você precisa converter visitantes em leads.

Como fazer isso? Algumas ações podem ajudar, entre elas:

Use todo tipo de atrativo que possa capturar o e-mail de seus clientes. Lembre-se apenas de deixar claro que os usuários estão aceitando receber e-mails de sua empresa. Caso contrário você corre o risco de ser jogado em listas de spam.

Aprenda como criar uma estratégia de marketing digital com landing pages e converta visitantes de seu site em leads.

Depois de ter sua lista de clientes para envio de e-mail marketing, é hora de preparar conteúdos relevantes assim como os tipos de estratégias de marketing utilizadas nas mídias sociais. Seja relevante!

A partir da captura dos contatos, em cada uma das etapas do funil de vendas, você pode segmentar seus clientes. Para isso, utilize a estratégia de automação de e-mail marketing e crie um fluxo de nutrição específico para cada momento de compra de seus clientes.

Para automatizar o envio de e-mails e criar campanhas de marketing automatizado, você pode contratar o uso de um software de automação de marketing.

5. Ter um site responsivo e compatível com dispositivos móveis

Hoje em dia é muito mais comum que seus clientes cheguem até você por meio de algum dispositivo móvel como um smartphone. Por esse motivo você precisa ter um site e um blog responsivo.

Desta forma seus clientes não terão problemas para acessar e navegar perfeitamente no conteúdo de seu site.

Além disso, este é um importante fator para uma boa classificação no Google. Ter um site responsivo garante que seus clientes terão mais chances de te encontrar em sites de pesquisa.

Não adianta saber como criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce completa e pecar na compatibilidade, não é mesmo?!

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