[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]
Você sabia que é possível alavancar as vendas do seu negócio usando uma ferramenta de e-mail marketing?
Quem já assistiu a série Mad Men vai se lembrar de como as campanhas de marketing na década de 60 eram desenvolvidas e o impacto que elas geravam na venda. Porém, planejar ações direcionadas a vendas já não são mais como antigamente onde a estratégia era baseada apenas na apresentação do produto.
Em plena era digital, os consumidores estão constantemente sendo impactados por anúncios e informações. Por isso, um dos maiores desafios do Marketing Digital é conseguir se diferenciar em um mercado saturado.
Frente a isso, muitos profissionais de marketing questionam o uso da automatização de processos nas ações de marketing e vendas.
“Devo realmente automatizar?”
A resposta é sim! A automatização é o caminho para tornar a sua campanha de marketing viável e escalável realizando testes A/B para mensurar a viabilidade. Nesse sentido, a ferramenta de e-mail marketing terá um papel importante para gerar mais vendas.
Com uma plataforma de disparo de e-mails, você centraliza as informações sobre seus leads e personaliza comunicações. A vantagem de usar esse tipo de mensagem fazer o lead se sentir especial, possibilitando um fluxo de conversa natural.
Um e-mail que cai na sua caixa de entrada te chamando pelo nome chama muito mais atenção, não é mesmo? Outro ponto positivo das ferramentas de e-mail marketing é o seu custo-benefício! São excelentes alternativas para criar fluxos de e-mails automáticos principalmente para quem vende online.
#01 – Regra dos 80/20 – Venda direta e indireta:
Existem duas formas de vender através de e-mail marketing, através de campanhas de vendas diretas e/ou indiretas.
A Regra dos 80/20 defende a ideia de que 80% dos seus e-mails devem ser de conteúdo focado em vendas indiretas, ou seja, geração de valor através de informação. A venda indireta focará mais na criação de relacionamento e engajamento com a sua base de contato.
Os outros 20% devem ser focados na criação de ofertas diretas de produtos. Os e-mails de venda devem ser posicionados de maneira sutil no seu fluxo de e-mails. Entre um e outro e-mail de conteúdo, posicione um para venda!
#02 – Segmente a sua Base de Leads
Quanto mais dividida estiver a sua base de contatos, mais você poderá trabalhar com conteúdos direcionados e personalizados. Recomendamos a segmentação de acordo com o interesse, perfil ou pelo estágio de compra desse cliente.
Veja algumas segmentações para aplicar na sua Ferramenta de E-mail Marketing:
– Persona;
– Interesse;
– Estágio de Compra – Funil de Vendas;
– Posição na empresa (cargo);
– Histórico de compra;
– Frequência de compra;
– Temas e conteúdos em comum;
– Abandono de Carrinho.
#03 – Aumente a Taxa de Abertura com Assuntos Persuasivos:
O assunto é um dos pontos mais importantes do seu e-mail. Se a sua taxa de abertura está baixa, então há uma chance muito grande de você estar errando na escolha do seu título. Existem diferentes maneiras criativas de abordar o tema, mas lembre-se de evitar palavras proibidas como:
– Venda;
– Compre;
– Grátis;
– Aproveite;
– Preços;
– Valores;
– Frete grátis;
– Oferta.
Separamos alguns Exemplos de Assuntos de Sucesso para seus E-mails Marketing:
– As ÚNICAS métricas de e-mail que importam, [NOME]
– Não diga que eu não te avisei ????
– Quer o E-mail Marketing Perfeito? Dá uma olhada…
– Vai acontecer amanhã
#04 – Menos é mais!
Para ter a atenção do lead é importante focar no quê será abordado, de maneira objetiva e pontual. Sem muita enrolação. Por isso, cuidado para não ser um chato!
Essa dica também funciona para o aspecto visual do e-mail. Evite usar imagens e palavras proibidas, pois elas poderão fazer você cair na caixa de spam do seu contato. Apesar de layouts inovadores serem agradáveis, à primeira vista eles parecerão propaganda para quem abrir o e-mail.
Assim, se você quer investir em uma comunicação mais informativa, nutrir e se relacionar com seu lead, então você deve pensar em e-mails mais simples. Quanto mais ele simples e parecido com os e-mails não automatizados, melhor!
Qual ferramenta de e-mail marketing usar?
Sugerimos uma comparação de 4 plataformas de e-mail marketing que estão entre as mais bem avaliadas por quem usa![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]