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28 Estratégias super poderosas de marketing para E-Commerce

Para tornar um negócio de e-commerce bem-sucedido, você precisa fazer o marketing adequadamente. Para isso, você precisa de estratégias de marketing para e-commerce bem planejadas.

O marketing para e-commerce, quando bem executado, envolve clientes em potencial, aumenta o tráfego no site e fortalece a reputação da marca.

Vamos descobrir as 28 melhores estratégias de marketing para e-commerce para conversões e vendas ideais.

O Objetivo do Marketing para e-Commerce

Os profissionais de marketing usam estratégias promocionais de marketing para e-commerce para direcionar o tráfego para uma loja on-line. O objetivo final do marketing para e-commerce é converter os visitantes do site em clientes recorrentes para obter mais vendas.

Existem dois tipos principais de atividades de marketing para e-commerce – diretas e indiretas.

O marketing direto envolve promoções que incentivam os clientes a comprar produtos. Já o marketing indireto busca benefícios intangíveis, como reconhecimento da marca e fidelidade do cliente.

A criação de um plano de marketing para e-commerce bem-sucedido requer que os dois tipos de atividades sejam implementados adequadamente.

Desenvolvendo Um Plano de Marketing Sólido para e-Commerce

Desenvolver um plano de marketing para e-commerce envolve estabelecer metas mensuráveis. Também exige tomar medidas acionáveis para alcançá-las dentro de um período definido.

Seja gerando tráfego ou aumentando as vendas, certifique-se de que suas metas sejam alcançáveis. Considere usar a estrutura de metas SMART para estabelecer um endpoint bem definido.

Após identificar as metas de negócios, crie táticas de marketing tangíveis para cada uma delas. Exemplo: você pode querer começar a construir autoridade em seu nicho para atrair clientes em potencial assim aumentar as vendas.

Certifique-se de ter um cronograma de marketing claro para mapear o crescimento do seu negócio e o sucesso de cada campanha.

Conheça seu Público-alvo: Por Que é Importante e Como Fazer Isso

Para lançar uma campanha de marketing para e-commerce eficaz, você precisa conhecer seu mercado-alvo.

Você pode fazer isso coletando informações importantes sobre seu público-alvo:

  • Demografia. Essas informações incluem a faixa etária, discriminação por sexo, salário e localização do seu público-alvo.
  • Psicografia. Os atributos psicológicos consistem em interesses, escolhas de estilo de vida e opiniões.

Essas informações ajudarão você a criar uma persona do comprador – uma representação fictícia de seu consumidor-alvo. Você pode navegar por fóruns de produtos e avaliações de clientes para obter mais informações sobre seus compradores ideais.

Ter até cinco personas de comprador facilita o brainstorming. Isso permite criar estratégias e táticas eficazes para alcançar conversões ideais.

O próximo passo é fazer um brainstorming das táticas de marketing para e-commerce que melhor atraem essas pessoas.

Por exemplo, uma marca de suco saudável e de baixa caloria tem duas personas de comprador. O cliente A, Tim, tem 16 anos e adora andar de skate. O cliente B, Tina, tem 23 anos e acabou de começar seu primeiro emprego após a universidade.

Uma ótima tática de marketing para atrair Tim seria criar conteúdo de desafio divertido e energético no Instagram ou TikTok. Por outro lado, Tina estaria mais propensa a comprar sua bebida se você destacar seus benefícios para a saúde.

Após planejar possíveis táticas de marketing para atingir cada persona, você precisa testá-las com um público real. Monitore as redes sociais e realize pesquisas com clientes e grupos focais. Alternativamente, utilize o método de tentativa e erro para avaliar os resultados.

As 28 Principais Estratégias de Marketing para e-Commerce

Dê uma olhada nas seguintes estratégias de marketing digital para e-commerce que você pode usar para atingir suas metas de conversão e vendas.

1. Otimização para Mecanismos de Pesquisa (SEO)

SEO é uma tática popular de marketing para e-commerce que se concentra em melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa.

Com tantos sites na web, é preciso um esforço significativo para se destacar nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. O SEO ajuda nesse processo ao direcionar tráfego orgânico para sua loja online, aumentando as vendas e conversões.

A seguir estão alguns fatores que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa consideram ao compilar os resultados da pesquisa:

  • Experiência de usuário. Como os mecanismos de pesquisa evitam recomendar sites lentos e inseguros, otimize a velocidade do seu site e implemente segurança SSL.
  • Relevância. Esse fator está relacionado a como o conteúdo do seu site se alinha com a busca. Acrescente palavras-chave relevantes em toda a sua loja online. Além disso, crie conteúdo de alta qualidade para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
  • Autoridade. Os mecanismos de busca só recomendam sites confiáveis. Você pode colaborar com outros sites do seu setor e criar backlinks para aumentar a credibilidade.

2. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é centrado na criação de conteúdo valioso e consistente, relevante para um mercado-alvo específico. Algumas das atividades incluem criar postagens de blog e conteúdo para mídias sociais. Além disso, realizar campanhas de email marketing para e-commerce.

O marketing de conteúdo é altamente eficaz para criar confiança e estabelecer sua marca como líder do setor, pois cria uma comunicação direta com os consumidores. Quanto mais valioso for o seu conteúdo, maior a probabilidade de nutrir uma base sólida de clientes.

Apesar de poder ser feito com um orçamento baixo, o marketing de conteúdo exige consistência, dedicação e criatividade para ser eficaz. Dito isso, os resultados podem não ser tão instantâneos quanto outros esforços de marketing nesta lista.

Dica

Para colocar em prática a tática de marketing de conteúdo, você vai precisar ter um site ou um blog. Se você quer começar já economizando, use um código de cupom de desconto na compra de planos de hospedaem de site e domínio aqui mesmo na Hostinger.

3. Use o Google Shopping

O Google Shopping exibe produtos de vendedores que optaram por aparecer neste serviço do Google. As ofertas são exibidas com base na relevância da palavra-chave e em outras atividades de pesquisa.

O Google utiliza o programa Google Customer Reviews para exibir as opiniões dos compradores sobre produtos em destaque.

É uma maneira fácil de maximizar o tráfego orgânico e pago para seu site feito em um host de e-commerce.

Dica do Especialista

O Google Shopping exibe ofertas vinculadas às pesquisas do usuário no Google – e quando o usuário clica em um item, ele é direcionado diretamente para o site do vendedor. É um dos métodos mais simples e econômicos para uma empresa de e-commerce aumentar as vendas de produtos.

Isso ocorre porque eles filtram clientes em potencial ao mostrar a imagem e o preço do produto. Dessa forma, os anunciantes recebem cliques altamente segmentados. Esse processo é simples de implementar em plataformas como Shopify ou WooCommerce.

As campanhas do Google Shopping aumentaram as taxas de conversão e as taxas de cliques (CTR) em até 200%. Isso foi feito segmentando consumidores que interagiram com a marca, adicionando produtos aos carrinhos ou navegando pelas categorias. Embora tenhamos notado uma diminuição nos cliques gerais, houve um aumento significativo na CTR e nas conversões. Isso resultou em um ganho para o ROI e o investimento.

– Gerrid Smith, CMO no Joy Organics

4. Publicidade Paga

A publicidade paga é uma prática de compra de espaço publicitário online ou offline para atrair tráfego de internet.

Existem diferentes tipos de publicidade online paga – anúncios gráficos, anúncios do Facebook e Instagram, Adwords e retargeting, para citar alguns.

Exemplos de publicidade offline incluem comprar espaço em outdoors, colocar pop-ups na loja e patrocinar eventos. A publicidade paga ajuda sua marca a alcançar clientes em potencial, aumentando o reconhecimento e o tráfego para suas páginas de produtos ou site.

Considere seu mercado-alvo e a natureza do seu negócio ao escolher a plataforma para sua campanha de marketing digital.

5. Marketing de Mídia Social

O marketing de mídia social trata de educar um público sobre uma marca e seus produtos. Envolve aproveitar as mídias sociais criando conteúdo de alta qualidade, engajando seus seguidores, veiculando anúncios e analisando insights.

As mídias sociais ajudam a promover um relacionamento direto com os clientes, facilitando a fidelização e a confiança. Semelhante ao marketing de conteúdo, esse plano de marketing também é econômico.

Aqui estão quatro maneiras de se destacar no marketing de rede social:

  • Concentre-se na plataforma de rede social certa. Por exemplo, o Instagram é ótimo para segmentar grupos demográficos mais jovens, enquanto o Facebook é a melhor escolha para atender a uma faixa etária com mais de 30 anos.
  • Utilize a versão empresarial. As versões comerciais do Facebook e do Instagram fornecem ferramentas que facilitam o envolvimento das empresas com os clientes. Alguns de seus recursos notáveis ​​incluem botões de apelo à ação e links de histórias.
  • Lembre-se do princípio 80/20. Embora seja essencial promover sua loja de e-commerce, o marketing de mídia social também deve se concentrar em inspirar, educar e entreter seus seguidores.
  • Envolva seu público. Responda aos comentários dos clientes, faça brindes, incentive o conteúdo gerado pelo usuário e, o mais importante, ouça seus comentários.

6. Marketing Omnicanal

O marketing omnicanal garante uma experiência consistente e fluida entre canais online e offline.

Assim, os clientes podem converter facilmente em qualquer canal, seja no site de e-commerce, nas redes sociais ou em uma loja física.

Essa abordagem melhora muito a satisfação do cliente e gera conversões de vendas mais altas.

Comece mapeando a jornada do cliente. O objetivo é facilitar para os clientes comprarem seus produtos.

Campanhas omnicanal bem-sucedidas geralmente utilizam tecnologia para criar uma experiência de compra ideal. Exemplos incluem ferramentas de bate-papo ao vivo, códigos QR e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

7. Venda Diretamente nas Mídias Sociais

O americano médio gasta aproximadamente duas horas e seis minutos por dia nas mídias sociais. Assim, seria ideal conhecer seus clientes onde eles estão e aproveitar a capacidade do Facebook e do Instagram de vender diretamente aos consumidores.

No Instagram, você pode criar uma postagem comprável marcando seu produto. Quando um seguidor clica no ícone da sacola de compras, é direcionado diretamente para as páginas de produtos relevantes no seu site.

Funciona de forma semelhante no Facebook. A plataforma, sendo principalmente baseada na web, adota um formato de catálogo de produtos de e-commerce.

Vender diretamente ao cliente melhora sua estratégia geral de omnicanal e torna o processo de conversão mais rápido e fácil. Estar diretamente em contato com os clientes oferece mais insights sobre seus produtos favoritos e revela quais postagens geram mais vendas.

Para começar a vender em plataformas sociais, defina seu perfil como uma conta de comércio.
Algumas plataformas de e-commerce permitem exportar produtos automaticamente para mercados online. Verifique a integração com sua plataforma preferida.

Depois de configurar a conta, avise seus seguidores nas redes sociais que eles podem comprar diretamente do Instagram e do Facebook.

É uma boa ideia criar uma promoção ou hashtag especial no dia do lançamento.

8. Retargeting e Remarketing

Remarketing e Retargeting são semelhantes na teoria, mas diferentes na prática.
Retargeting é a prática de veicular anúncios para clientes em potencial por meio do uso de cookies. Isso é feito por meio de grandes redes de anúncios de terceiros, como o Google Ads, que dá acesso a milhões de sites.

O principal objetivo do retargeting é aumentar as taxas de cliques (CTR) e aumentar o tráfego do site.

Por outro lado, o remarketing gira em torno de reengajar antigos visitantes do site ou clientes anteriores, geralmente por meio de email e pixel tags.

Essa estratégia de marketing digital para e-commerce visa converter clientes que já estão considerando seus produtos.

9. Marketing por Indicações

O marketing por indicações usa o marketing boca a boca para divulgar a marca. Ao transformar os compradores atuais em embaixadores da marca, você pode acelerar o crescimento e aumentar as vendas em cinco vezes.

O Uber se tornou um sucesso da noite para o dia devido, em parte, ao marketing por indicações. O pioneiro do compartilhamento de caronas ofereceu crédito aos passageiros por cada amigo indicado e deu aos novos inscritos uma carona grátis de até US$20. Isso resultou em seu rápido crescimento e tornou o Uber um nome familiar.

O marketing por indicações é eficaz porque permite que os clientes atuais promovam a marca, ampliando o alcance da empresa. Como as indicações geralmente vêm de pessoas confiáveis, isso também desempenha um papel no aumento das conversões.

O principal benefício do marketing por indicações é que ele reduz o custo de aquisição de clientes. Assim como no Uber, em vez de pagar US$20 em marketing, a empresa gasta com um cliente infalível.

Para implementar uma estratégia semelhante, comece calculando o custo de aquisição de clientes da sua empresa e, em seguida, veja se você pode oferecer aos clientes algo que valha menos do que isso gratuitamente. Forneça recompensas valiosas para seus usuários existentes e novos indicados para incentivar a participação.

10. Marketing de Influência

O marketing de influência é semelhante aos endossos de celebridades. Você colabora com influenciadores para promover seus produtos e marca em troca de presentes ou pagamento.

A estrela do TikTok, Hyram, teve tanto impacto que fez a linha de cuidados com a pele CeraVe se esgotar, mesmo após 15 anos no mercado.

O principal benefício do marketing de influenciadores é que, se bem executado, oferece acesso direto aos seguidores engajados, acelerando a construção de audiência.

Para usar influenciadores em seu marketing digital para e-commerce, comece pesquisando aqueles que atendem ao seu mercado-alvo e avaliando sua taxa de engajamento.

Depois de encontrar influenciadores em potencial, entre em contato com eles para uma colaboração. Você pode garantir o negócio enviando um produto em troca de um post ou menção nas mídias sociais, ou colaborando com eles no lançamento de um produto. As oportunidades são infinitas.

11. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados paga uma comissão a um afiliado sempre que ele vende um produto de uma marca através de um link de afiliado.

É uma maneira econômica e de baixo risco de escalar seus negócios. Também é uma ótima forma de aumentar o tráfego orgânico e melhorar o SEO, pois cada clique direciona visitantes diretamente para suas páginas de produtos.

Para começar com o marketing de afiliados, adicione uma página de marketing de afiliados em seu site e convide criadores para se inscreverem. Recomendamos trabalhar com redes de afiliados confiáveis para gerenciar links e alcançar mais afiliados.

Nossos planos de hospedagem de site estão em promoção o ano inteiro, sempre com preços como se fossem ofertas de Black Friday. É a sua chance de ter um site de afiliados economizando no seu projeto.

12. Email Marketing

O marketing por email usa mensagens de email para se comunicar com um público. É uma das estratégias de marketing mais benéficas com altas taxas de conversão, especialmente quando mais de 60% das pequenas empresas afirmam usar o email marketing para e-commerce para atingir seus clientes.

Emails de marketing não precisam ser relacionados a vendas. Você pode enviar boletins mensais e manter vendas e promoções exclusivas abertas para usuários que doarem seus endereços de email.

Para criar uma lista de email, configure um formulário de inscrição em seu site de e-commerce e ofereça recompensas para os usuários que se inscreverem. Você pode então usar os dados compilados para enviar ao seu público atualizações sobre novas vendas, páginas de produtos e as últimas tendências. O OptinMonster é uma ótima ferramenta para ajudar a otimizar suas estratégias de email marketing para e-commerce. Este software oferece um excelente pacote de recursos, como campanhas direcionadas para aumentar sua lista de assinantes. Além disso, o OptinMonster se integra a mais de 30 provedores de serviços de email.

Exemplo de pop up de e mail marketing

13. Simplifique o Processo de Checkout de e-Commerce

Com 38% das pessoas deixando um site se ele tiver um design ruim, ter um excelente design de experiência do usuário (UX) é vital para uma loja de e-commerce.

Dito isso, certifique-se de criar uma loja de e-commerce com uma jornada do cliente clara.
Integre logins sociais com Facebook e Google para um processo de inscrição mais simples e coloque botões de chamada para ação em locais estratégicos em todo o site.

Além disso, facilite a alternância entre o carrinho de compras e o site. Você também pode personalizar a experiência com itens “recomendados para você”.

14. Upsell e Cross-Sell

O valor médio do pedido (AOV) é o valor médio gasto por pedido. Aumentar isso resultará em um melhor retorno sobre o investimento (ROI) nos custos de aquisição de clientes e no resultado.

Ao antecipar as necessidades do cliente, você está proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Você pode aumentar seu AOV usando técnicas de upselling e cross-selling. Upselling é recomendar itens de maior valor para seus clientes no checkout, enquanto cross-selling é recomendar produtos complementares ao carrinho de compras do seu cliente.

A maioria dos sites de e-commerce modernos tem uma lista de itens recomendados automatizados e personalizados no checkout.

Outra maneira de fazer isso acontecer é agrupando seus itens mais vendidos ou itens complementares. Os clientes podem então comprá-los como um pacote.

15. Otimize a Experiência de Compra Mobile

Os eMarketers estimam que o comércio móvel impulsionou até 50% de todas as vendas de e-commerce em 2022. Portanto, é fundamental ter uma estratégia móvel na primeira oportunidade.

Além de conversões de vendas mais altas, a otimização para dispositivos móveis também melhorará o SEO e a experiência do cliente – apoiando ainda mais sua estratégia omnicanal.

Uma das maneiras de otimizar seu site para celular inclui personalizá-lo para a localização de um usuário. Você pode fazer isso pedindo permissão para usar sua localização móvel, fornecendo ao site informações mais específicas com base na localização.

A capacidade de resposta móvel, a velocidade e o design geral da Web também desempenham um papel vital na otimização móvel. Por fim, certifique-se de que seus pagamentos móveis sejam perfeitos e seguros.

16. Vendas Relâmpago

Uma venda relâmpago é um desconto ou promoção oferecida por um curto período. Normalmente, as lojas vendem seus produtos com 50-70% de desconto no preço de varejo por um fim de semana ou mesmo por algumas horas.

Essa estratégia de marketing é excelente para limpar o estoque de e-commerce rapidamente e abrir espaço para novos produtos. Se você tem itens de baixa venda, as vendas instantâneas oferecem uma oportunidade perfeita para equilibrar esses produtos. Mas, no geral, as vendas instantâneas são uma ótima tática para aumentar as vendas e aumentar o reconhecimento da marca.

Ao organizar uma venda relâmpago, seria melhor observar as tendências do mercado para cronometrar perfeitamente.

Empresas de grande porte podem dar uma olhada em seus dados de vendas e definir um horário mais adequado ao comportamento de seus compradores. Para as empresas que estão apenas começando, o momento certo para fazer uma venda relâmpago é antes ou depois das férias, ou a cada poucos meses.

É provável que haja muito tráfego vindo do seu site. Assim, garanta que seu plano logístico consiga suportar os altos volumes de vendas.

Para aumentar ainda mais as vendas e o engajamento do cliente, tenha um plano estratégico de mídia social e email marketing para e-commerce pronto para criar hype para o evento.

17. Ative um Recurso de Ajuda de Bate-papo Ao Vivo

O chat ao vivo é um recurso automatizado em um site que conecta um agente de atendimento ao cliente ou um chatbot para ajudar nas consultas dos clientes.

Os chatbots fornecem respostas rápidas a perguntas comuns para ajudar a resolver os problemas dos visitantes mais rapidamente, melhorando a experiência do cliente se você não tiver funcionários suficientes para responder.

O suporte ao cliente ajuda a construir confiança e credibilidade.

A maioria das plataformas de e-commerce oferece um recurso de bate-papo ao vivo integrado, portanto, verifique primeiro com a sua. Se não oferecer recursos de bate-papo ao vivo, você pode usar uma solução de software de terceiros como o Zendesk.

Exemplo de chat ao vivo do Zendesk

18. Desenvolva uma Estratégia de Otimização da Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do site que concluem uma determinada ação desejada, como se inscrever em um boletim informativo ou concluir uma compra.

Você pode calcular a taxa dividindo o número de conversões pelos visitantes do site e multiplicando por 100. Uma taxa de conversão mais alta significa que seu site é eficaz em direcionar visitantes para clientes pagantes.

Além dos benefícios óbvios de vendas mais altas, uma alta taxa de conversão facilita o restante de sua estratégia de marketing. Também reduz os custos de aquisição de clientes e fornece informações sobre as táticas que funcionam melhor com seus clientes.

Enfatize os botões de call-to-action na página inicial e em todas as postagens do blog para otimizar as conversões. Como alternativa, use diferentes tipos de mídia, como vídeo e imagens, para criar materiais promocionais que atrairão a atenção dos visitantes.

19. Oferta de Cupons e Descontos

94% dos compradores procuram uma oferta ou promoção quando fazem compras físicas ou online. Por esse motivo, implementar cupons e descontos como parte de seu plano de marketing oferece um grande potencial para mais conversões e maior volume de tráfego.

Os cupons são códigos compartilháveis ​​que usuários específicos podem usar, enquanto os descontos são vendas promocionais que oferecem menos do que o valor de varejo por um determinado período.

Os visitantes podem aplicar códigos de cupom no checkout para receber uma oferta especial com sua compra, como um desconto percentual ou um item gratuito. Os itens com desconto geralmente são exibidos na página de Vendas de um site de e-commerce.

Embora ambos sejam ótimos para melhorar as conversões, é importante lembrar que alguns visitantes podem se passar por compradores ocasionais, o que pode não ser benéfico para as perspectivas de longo prazo da sua loja. Portanto, certifique-se de implementá-los em sua loja de e-commerce de forma estratégica.

20. Foco na Redução e Recuperação de Carrinhos Abandonados

Um carrinho de compras abandonado ocorre quando um cliente adiciona itens ao carrinho, mas não conclui a compra.

As principais razões pelas quais isso acontece incluem problemas com envio e entrega, sendo forçado a criar uma conta ou o fato de os clientes estarem apenas comparando preços.

Para reduzir o abandono de carrinho quando os clientes estão fazendo compras online, não force os clientes a criar uma conta. Outras coisas que você pode fazer incluem proporcionar uma experiência de compra tranquila e sem complicações e ser claro sobre preços e frete.

Você pode aproveitar os emails de recuperação de carrinhos abandonados fornecidos por algumas soluções de e-commerce para recuperar carrinhos abandonados em sites de e-commerce. Estratégias de remarketing, como emails personalizados e notificações push na web, também podem ser úteis para lembrar os clientes.

21. Crie Conteúdo Educacional (em Vídeo) Sobre Como Usar seus Produtos

Com mais pessoas interessadas em conteúdo de vídeo, esta é uma ótima oportunidade para aumentar as classificações das páginas na pesquisa, aumentar as conversões e melhorar o envolvimento geral e a confiança com os clientes.

Você pode criar três tipos de vídeos educacionais para facilitar as compras online: tutoriais, vídeos de unboxing e análises de produtos.

A gigante do café solúvel, Nespresso, usa vídeos para ensinar aos clientes como usar as máquinas de café e as diferenças entre máquinas de café e sabores para auxiliar na decisão de compra. Isso aumenta a confiança na empresa e melhora a experiência de atendimento ao cliente.

Para implementar uma estratégia semelhante em sua loja de e-commerce, decida se deseja criar seus próprios vídeos ou selecionar conteúdo misto para seus produtos mais vendidos. Como alternativa, colabore com influenciadores e incentive os compradores a criarem vídeos de unboxing e revisão de produtos.

Você deve adicionar vídeos mais próximos das páginas de conversão e otimizá-los para dispositivos móveis para melhorar o SEO e a experiência geral de visualização.

22. Use o Analytics para Obter Informações Sobre o Comportamento do Cliente

Essa tática envolve a coleta de dados para entender o comportamento do cliente e tomar melhores decisões baseadas em dados para gerar mais vendas.

A coleta de dados começa no estágio de descoberta até o estágio de aquisição, conversão e retenção da jornada do cliente. Isso inclui alcance, impressões, taxa de cliques e conversões.

Esses dados ajudarão você a entender quais estratégias e produtos de marketing funcionam melhor e o que os clientes desejam. Este último ponto é particularmente útil na compilação de recomendações de produtos.

23. Personalize a Experiência de Compra

Aumente as vendas em até 10% personalizando a experiência de compra para os clientes.

Você pode usar questionários para recomendar os produtos certos para os visitantes e usar análises para fazer upsell e cross-sell.

Se você acertar a personalização, pode melhorar a satisfação do cliente e aumentar as vendas.

24. Adicione um Recurso de Lista de Desejos à sua Loja Online

Essa é uma ótima maneira de envolver os clientes que estão no meio de um funil de vendas. Ou seja, clientes que estão interessados ​​em comprar produtos, mas ainda não podem se comprometer.

Permitir que os clientes salvem produtos para mais tarde gera mais inscrições de contas, o que é ótimo para sua estratégia de marketing por email. Também pode ajudar a reduzir os carrinhos abandonados, permitindo que os clientes concluam a compra assim que estiverem prontos.

Verifique com sua plataforma de e-commerce se eles oferecem essa função.

25. Ofereça Descontos, Presentes e Frete Grátis em Vendas Maiores

Ofereça incentivos para pedidos maiores para incentivar a compra no atacado. Essa é uma estratégia ideal se você deseja limpar o estoque ou aumentar o AOV.

Você também pode oferecer frete grátis para pedidos acima de um determinado preço nominal. 93% dos clientes são mais propensos a comprarem itens quando inclui frete grátis.

Dessa forma, os clientes provavelmente comprarão mais itens do que precisam, gerando mais receita sem forçá-los a fazer compras.

26. Aproveite o Poder das Avaliações (Positivas) dos Usuários

Avaliações de usuários ou conteúdo gerado pelo usuário consiste em compartilhar novamente as avaliações e o conteúdo de seus clientes para promover sua marca e seus produtos. É uma ótima tática para implementar, pois as pessoas provavelmente confiam e querem saber o que outros clientes têm a dizer sobre sua marca.

Compartilhar novamente avaliações e fotos positivas em seu site ou feed de mídia social pode ser uma prática poderosa para converter clientes e ajudá-los no processo de tomada de decisão.

Além de ajudá-lo a converter e adicionar conteúdo ao seu marketing para e-commerce, ambos os planos de marketing podem aumentar o reconhecimento da marca e criar confiança.

Você pode incentivar a participação do cliente criando hashtags de campanha e oferecendo recompensas para os usuários que enviarem suas histórias.

27. Aproveite o FOMO

FOMO (fear of missing out) significa “medo de perder algo”, com o qual muitas pessoas lutam hoje em dia. O setor de marketing para e-commerce muitas vezes aproveita essa emoção para aumentar as vendas.

“Mostrar quantidades limitadas em suas páginas de produtos é uma excelente forma de evocar o FOMO (medo de perder) e incentivar a ação, pois os clientes temem perder um item.”

Ter uma limitação de tempo em uma venda ou promoção especial, como frete grátis, é outra maneira eficaz de evocar o FOMO.

28. Jogue com Diferentes Estratégias de Preços

Com os compradores tendo mais poder de compra e opções do que nunca, fica claro como os preços afetariam o processo de tomada de decisão dos compradores.

Para ficar à frente da concorrência e potencialmente aumentar as conversões ou o tráfego na web, considere o uso de estratégias de preços psicológicos para atrair a atenção.

Por exemplo, descobriu-se que os clientes veem preços que terminam com números ímpares como $1,99 como uma pechincha em comparação com preços arredondados de números pares, como $2.

Outras táticas de precificação incluem riscar o preço total quando você está fazendo uma venda ou oferecer itens em um combo para mostrar aos compradores quanto eles estão economizando.

Conclusão

Existem muitas estratégias de marketing para e-commerce que você pode implementar para sua loja online.

Embora existam algumas tendências gerais de e-commerce que funcionam para todos, as estratégias e táticas mais eficazes que você usa dependerão de suas metas de marketing e do mercado-alvo.

Esperamos que este artigo inspire sua estratégia de marketing para e-commerce. Agora saia para o mundo e comece seu negócio de e-commerce!