Usar o WhatsApp para aumentar as vendas, sobretudo durante a pandemia, é uma das principais estratégias utilizadas por pequenas e grandes empresas. Existem inúmeros motivos para realizar essa escolha.

Uma delas é a popularidade do aplicativo no Brasil. Segundo pesquisas, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones do país. Ainda no mesmo estudo, os números apontam que 93% das pessoas o utilizam todos os dias.

Nesse sentido, é impossível ignorar essa plataforma. Sem dúvida, ela é uma das melhores formas sobre como aumentar as vendas em tempos de crise.

Outro fator relevante é a rapidez na comunicação proporcionada pelo WhatsApp. Em vez de esperar minutos para ser atendido, o cliente pode iniciar uma conversa instantaneamente. Além disso, mesmo uma pequena empresa ou um profissional autônomo consegue atender diversas pessoas ao mesmo tempo.

Os benefícios do WhatsApp para aumentar as vendas

O principal deles é estar mais próximo do cliente. Para os empreendedores, é muito mais fácil impactar os consumidores em uma plataforma que eles já conhecem. Como exemplo, podemos destacar os restaurantes que passaram a vender por meio do WhatsApp.

Nesse cenário, as restrições causadas pela pandemia forçaram os empresários a buscarem novas formas sobre como aumentar as vendas de uma loja. O WhatsApp se mostrou a ferramenta ideal para realizar novos negócios.

Afinal, a maioria das pessoas verifica diversas vezes ao dia se recebeu mensagens no aplicativo. Portanto, quando uma empresa faz alguma abordagem por meio de mensagens, não soa tão inconveniente quanto uma ligação telefônica de um número desconhecido.

Outra vantagem é a promoção do relacionamento com o cliente. Ao se comunicar com frequência por meio do aplicativo, uma empresa tem a oportunidade de elevar a confiança por parte do cliente. Quanto mais à vontade ele estiver com a empresa, maiores são as chances de ele concretizar uma compra.

A segurança de dados também é um fator que conta na hora de vender pelo WhatsApp. Com a nova lei geral de proteção de dados em vigor – LGPD -, o aplicativo de mensagens aumentou a segurança sobre as informações dos usuários.

Hoje, todas as conversas realizadas pelo WhatsApp são criptografadas. Isso significa que apenas quem participou do chat tem acesso a esses dados.

Formas de aumentar as vendas usando o WhatsApp

1 – Criação de Catálogos

Quem utiliza o WhatsApp Business tem os benefícios exclusivos de uma conta voltada para empreendedores. Uma delas é a criação de catálogos. É como se a empresa montasse uma loja virtual dentro do aplicativo. Dessa forma, os clientes podem visualizar os produtos oferecidos de maneira prática e conveniente.

Nele, a empresa pode colocar a descrição, o preço, imagens, nome e número. Além disso, é possível criar diversos catálogos. Caso o cliente goste da solução de ofertas, ele pode ainda compartilhar facilmente o catálogo com outras pessoas. Nesses casos, as chances de aumentar as vendas crescem.

2 – Captação de novos leads

Uma das formas sobre como aumentar as vendas, seja no WhatApp, seja no comércio eletrônico, é por meio da captação de leads. Eles são os clientes em potencial. Ou seja, se interessaram por uma oferta, mas ainda estão analisando se a compra vale a pena ou não.

Para captar novos leads pelo WhatsApp, o ideal é realizar a integração com uma plataforma de CRM.  Dessa maneira, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem para o aplicativo da empresa, o software o cadastra como um novo lead no sistema.

Além disso, ele é encaminhado direto para o funil de vendas. Assim, a empresa pode acompanhar toda a jornada de compra do cliente. Além disso, ao acessar o histórico de interações e conhecer um pouco mais sobre os leads, a empresa tem a oportunidade de criar estratégias de marketing com maior poder de conversão.

3 – Pós-vendas

Quem realiza vendas via WhatsApp deve se preocupar também com a satisfação do cliente. A vantagem do aplicativo, nesses casos, é a facilidade em entrar em contato com o consumidor.

Portanto, toda empresa deve estar preparada para executar um atendimento pós-vendas. Caso o cliente tenha algum problema, e seja complicado solucionar, dificilmente ele irá fazer alguma compra de novo.

Outro ponto importante é o baixo custo para se utilizar o WhatsApp. Em vez de gastar com redes telefônicas, basta fazer o download do aplicativo e oferecer suporte imediato.

4 – Conteúdo

Para aumentar as vendas, é necessário conquistar o cliente. Por isso, compartilhar conteúdos relevantes com o público-alvo é uma estratégia bastante eficaz. Se uma empresa vende cosméticos, por exemplo, ela tem a oportunidade de encaminhar para os clientes tutoriais de maquiagens ou e-books sobre o tema.

O objetivo é manter esses leads sempre atualizados sobre as novidades. Por outro lado, é necessário transformar o processo de vendas em algo mais suave e simpático para o cliente. Dessa forma, ele percebe o acolhimento por parte da empresa. Afinal, ela está com foco em sempre oferecer as melhores soluções.

Deixe um comentário