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Quais as vantagens e desvantagens do Facebook Ads?

O Facebook Ads é um sistema de mídia paga encontrado no próprio Facebook, ele possui vários formatos de anúncios. Por meio dele, as marcas criam campanhas e divulgam seus produtos e serviços pelas redes sociais.

Trata-se de uma das principais ferramentas de anúncios on-line, muito importante para as ações de marketing digital das organizações. O Facebook Ads oferece total liberdade para que as empresas criem os anúncios usando sua criatividade.

Milhões de marcas usam esse recurso, pois é um tipo de mídia paga que as ajuda a se destacar perante a concorrência, por conta de sua qualidade.

O Facebook Ads preza pela qualidade, porque sabe que em toda campanha de marketing existem pontos que devem ser bem trabalhados, levando em conta o público e o seu objetivo principal.

Só que assim como qualquer outra estratégia na web, é importante conhecer bem essa opção, para que ela seja trabalhada do jeito certo. Principalmente levando em conta o fato de que é uma mídia paga, portanto, um investimento que custa dinheiro.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o Facebook Ads, destacando suas principais vantagens e desvantagens, para que você possa fazer uma campanha perfeita.

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads são anúncios pagos que o Facebook criou, com uma enorme variedade de formatos. É uma opção eficaz porque diversos tipos de segmentação, que ajudam a aumentar o número de conversões.

Por meio desta plataforma, uma loja de portão de garagem basculante, por exemplo, consegue criar diferentes anúncios para públicos variados, levando em conta informações como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Escolaridade.

Além dessas, outras características podem ser agregadas para que as marcas possam direcionar melhor seus anúncios.

Importância do Facebook Ads

Algumas pessoas acreditam que, atualmente, as empresas devem investir apenas em estratégias orgânicas, mas isso não é verdade.

Esse conselho generalista exclui considerações importantes relacionadas aos objetivos de cada marca, dentro do marketing digital.

Sabendo disso, pode-se dizer que o Facebook Ads é muito rentável, pois ele é perfeitamente condizente com o perfil de público de cada empresa, como uma fábrica de camisetas lisas.

Isso porque ele atua de maneira integrada com as outras estratégias adotadas pela marca. Exatamente por isso, ele é a opção de mídia paga mais eficiente que existe, pois o público do Facebook é muito amplo e as campanhas vão além dos textos.

Também possui um alto poder de segmentação, permitindo que a marca detalhe o perfil de público que deseja alcançar. Além disso, elas podem fazer testes, antes mesmo de publicá-los, mensurando os resultados e escolhendo os melhores.

Tendo em mente o valor que essa mídia paga pode agregar aos negócios, vamos falar sobre suas vantagens e desvantagens, para que sua empresa conheça-a bem.

Vantagens do Facebook Ads

Criar anúncios no Facebook tem suas vantagens, afinal a rede social tem um grande público on-line.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

1 – Aumento no alcance das publicações

Uma das grandes vantagens de usar o Facebook Ads está o aumento do alcance das publicações. Isso porque os conteúdos orgânicos não têm o poder de alcançar uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo.

Dessa forma, uma opção seria uma empresa de tradução curitiba investir em conteúdos da alta qualidade, e usar a mídia paga para impulsioná-los.

Isso vai valorizar mais as estratégia orgânicas, pois seu alcance será potencializado por um recurso que realmente impacta um número maior de pessoas.

2 – Público mais segmentado

Uma das maiores vantagens do Facebook Ads em relação a outras opções está na quantidade de informações que a plataforma detém dos usuários.

Isso acontece, porque cada usuário da plataforma deixa rastros de dados e sobre o seu perfil, como interesses e comportamentos. Exemplo disso são curtidas e comentários em posts, participação em grupos etc.

Tudo isso é transformado em critérios de segmentação, aumentando as chances de alcançar pessoas que se identifiquem com a marca. Portanto, investir na plataforma é conquistar mais conversões e mais vendas.

3 – Diversidade de formatos e mídias

Os diversos formatos de mídia que conhecemos hoje se apegam a um número limitado de opções, com o Facebook Ads isso é diferente.

Se uma pessoa pesquisar por detector de fumaça preço na plataforma, vai encontrar anúncios em formatos de texto, vídeos, carrossel, links, formulários etc.

Ou seja, as empresas têm mais opções para seus anúncios. Isso é importante para impactar o público do jeito certo, levando em conta o formato de mídia que mais lhe agrada.

Isso porque existem pessoas que preferem consumir um conteúdo em formato de texto, outra em formato de vídeo e assim por diante. Portanto, é possível criar anúncios no formato que o seu público realmente gosta.

4 – Fácil mensuração dos resultados

Os relatórios gerados pelo Facebook Ads são de fácil compreensão e mostram uma visão completa do desempenho e resultado das campanhas.

Com isso, uma empresa do setor de aplicação de bona pode otimizá-los para várias necessidades, como quando um usuário pesquisa sobre aplicação de bona preço.

Essa análise também permite ter acesso a outras informações, como quando o consumidor adiciona algo no carrinho e depois vê um anúncio da empresa no Facebook.

Também é possível rastrear pessoas que adicionaram um item ao carrinho, mas desistiram da compra. Dessa forma, a marca sabe quando investir em remarketing, bem como, para quem a ação deve ser destinada.

5 – Bom retorno sobre os investimentos

Quem possui um pequeno negócio, geralmente tem receio em investir em mídias pagas, por não saber se poderá arcar com os custos. Mas sabendo anunciar no Facebook Ads é possível conquistar ainda mais vantagens.

Dessa forma, mesmo investindo uma baixa quantia, os retornos são bons e o anunciante tem total autonomia sobre suas campanhas. Conhecendo bem a ferramenta e sabendo otimizar os anúncios, o retorno sobre o investimento terá excelentes resultados.

6 – Interação com o público

As pessoas estão nas redes sociais para interagir, portanto, se uma empresa de terceirização de folha de pagamento SP anuncia no Facebook, as pessoas podem interagir curtindo, comentando e marcando outras pessoas.

Isso permite estreitar o relacionamento com o público-alvo, facilitando o fluxo de vendas e o aumento dos lucros.

Desvantagens do Facebook Ads

Assim como qualquer ação em marketing digital, o Facebook Ads também tem suas desvantagens. Dentre elas estão:

1 – Custos inflacionados ao longo do tempo

Ao longo do tempo, os custos para anunciar na plataforma, assim como em outras, tendem a aumentar. Isso acontece porque novas empresas começam a anunciar pela rede social.

Além disso, uma fabricante de portas automáticas para lojas, por exemplo, terá acesso a opções de anúncios cada vez melhores, pois o Facebook investe em melhorias constantemente.

Naturalmente, esses investimentos encarecem os custos. No entanto, não é um aumento radical, algo que prejudique as campanhas ou as empresas.

2 – Sem investimento, sem tráfego

Enquanto a marca continuar investindo em anúncios pagos, o tráfego em seu site, loja virtual, blog ou perfil nas redes sociais continua aumentando.

No entanto, se ela deixa de investir, os resultados despencam instantaneamente. Ou seja, é um investimento contínuo, que apesar de trazer bons retornos financeiros, não deve ser interrompido.

Essa situação não acontece, por exemplo, com as estratégias orgânicas. De qualquer forma, é importante investir nas mídias pagas para impulsionar as orgânicas.

3 – Risco de dependência

Depender exclusivamente dessa estratégia pode colocar em risco todas as outras ações no médio ou longo prazo. Portanto, o ideal é que as empresas, como uma de construção de stands, não dependam exclusivamente das mídias pagas.

Quando isso acontece, a marca passa a assumir gastos cada vez maiores para manter sua empresa sempre à vista dos consumidores.

É importante ter mais de uma estratégia funcionando, como conteúdos em blogs, e-mail marketing, boas técnicas de SEO etc.

Isso evita que a empresa fique totalmente dependente do tráfego pago, pois vai desencadear dificuldades em manter o engajamento do público e, obviamente, o nível de investimento.

A tendência, como já falamos, é que fique mais caro, e isso pode fazer com que a marca sucumba por não manter as vendas e, consequentemente, os lucros.

Conclusão

O Facebook Ads é uma ferramenta importante para que as empresas possam divulgar melhor e mais rápido sua marca, produtos e serviços.

Além de conseguir anunciar, faz isso de maneira segmentada, atingindo as pessoas certas, por meio do maior canal de comunicação existente (a internet) e usando a rede social mais popular da atualidade: o Facebook.

Também impulsiona suas ações orgânicas, como a produção de conteúdo relevante, que posiciona a marca como autoridade naquilo que faz, despertando a confiança e o interesse do público-alvo.

Tudo isso faz do Facebook Ads estratégia fundamental para as empresas e parte indissociável de seu sucesso como marca.

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