14 dicas para aumentar a conversão no e-commerce
Um grande desafio dos e-commerces é aumentar a conversão e diminuir o abandono de carrinho, gerando mais vendas. Entenda como fazer isso por meio de 14 dicas valiosas!
Você tem uma loja virtual que até recebe um bom número de visitas, mas ainda pena para fechar vendas?
Pensando pelo lado bom, atrair tráfego é essencial para ter um e-commerce de sucesso. Então, alegre-se com isso.
O problema é que, ao visitar seu site, os visitantes precisam ser convencidos a comprar os produtos. Quando isso acontece, ocorre a conversão: o visitante se torna cliente.
Aumentar a conversão em e-commerce é um alvo que nunca termina, mas existem várias táticas para isso (algumas que valem a pena usar e outras, nem tanto).
Quer saber como diferenciar essas táticas e aprender alguns truques que vão aumentar a sua taxa de conversão sem demora? Então vamos lá!
Por que seguir boas práticas em vez de gastar uma fortuna em anúncios
Muitos empreendedores tentam resolver a baixa conversão com anúncios caros ou liquidações, mas essas estratégias a longo prazo podem ser uma cilada.
Afinal, é impossível ter um negócio de sucesso por muito tempo só usando as soluções citadas, já que elas aumentam os custos de aquisição.
Ao fazer isso, não vai demorar muito para que a loja comece a perder dinheiro em vez de ganhar.
Felizmente, existe uma forma melhor de lidar com esse desafio:
Seguir boas práticas de marketing digital tem um ótimo custo-benefício, pois a maioria delas pode ser implementada imediatamente, sem envolver altos gastos.
Essas soluções funcionam por um bom tempo, diminuem os custos de aquisição e contribuem para a satisfação do cliente — o que é o 1º passo para a fidelização.
14 dicas para aumentar a conversão em e-commerce
Já que seguir boas práticas é o melhor caminho, nada mais justo que ensinar a você algumas das principais para aumentar a conversão em e-commerce.
Veja 14 dicas que vão te ajudar a vender mais e melhor sem demora:
1. Use imagens, muitas imagens
As imagens de produto fazem toda a diferença para aguçar o desejo e passar confiança aos clientes de que o produto é de qualidade.
É provável que sua loja já tenha fotos dos produtos; no entanto, isso não é suficiente. Primeiramente, exiba fotos suficientes para que o cliente veja o produto inteiro.
Opções como zoom, visão 360 graus, fotos de vários ângulos, grandes, bem iluminadas e de alta qualidade são excelentes.
2. Aposte em vídeos curtos
Além das fotos, vídeos podem ser tudo o que aquele cliente mais desconfiado precisa para enxergar o item como ele realmente é e decidir pela compra.
Não precisa fazer vídeos longos, com avaliações ou música de fundo.
A simplicidade é chave. Mesmo produções curtas de alguns segundos são suficientes, caso mostrem o item com qualidade.
3. Mostre avaliações de outros compradores
Um dos critérios mais importantes para as compras pela internet hoje são as avaliações de outras pessoas que já compraram o mesmo produto.
Isso será ainda mais importante se as marcas que você vende são pouco conhecidas do grande público.
Apresentar avaliações, tanto positivas quanto negativas, de quem já comprou o mesmo produto é uma forma de passar segurança e transmitir transparência aos interessados.
Acredite:
Isso ajuda demais a aumentar a conversão.
4. Ofereça descrições detalhadas dos produtos
Sites que só mostram a descrição do fabricante para cada produto perdem uma oportunidade incrível de despertar desejo nos prospectivos clientes.
A persuasão é fundamental para aumentar a conversão em e-commerce, e isso passa diretamente pela descrição de produto.
Seja específico, mas detalhe o que puder para que a pessoa consiga tirar todas as dúvidas que tiver.
Pense sempre no seguinte:
Dúvida gera medo. E as pessoas dificilmente compram com medo, especialmente pela internet.
5. Crie conteúdo relevante por meio de um blog
O blog é um dos recursos de marketing mais poderosos que qualquer empresa pode ter, e não é diferente com o e-commerce.
Já falamos bastante sobre isso em outros posts, mas vale destacar que, ao criar conteúdo relevante por meio de um blog, o seu e-commerce tem benefícios como:
- melhora no SEO, gerando maior tráfego;
- aumento no poder de marca;
- engajamento maior entre os leitores e os fãs nas redes sociais;
- maior poder de influência sobre os possíveis compradores.
6. Ofereça condições de entrega diferenciadas
Quantas vezes você já deixou de comprar alguma coisa online pelo preço do frete ou pela demora para chegar no local desejado?
Segundo a e-commerce Trends 2017, o alto preço do frete foi apontado como motivo principal para abandono de carrinho por 73,8% dos consumidores.
Sempre que possível, ofereça frete grátis, além de opções como entrega expressa a preços competitivos.
7. Otimize seu site para dispositivos móveis
Dispositivos móveis fazem parte do dia a dia, e não faz sentido criar experiências de compra que não levam isso em conta.
É comum começar uma pesquisa em um smartphone ou tablet e concluir a compra em outro dispositivo, como um notebook. No entanto, se a experiência móvel no seu site for ruim, o visitante pode optar por um concorrente que ofereça uma experiência melhor e acabar comprando dele.
Seja por criar um site responsivo ou investir em um app próprio, projete seu e-commerce para trabalhar com mobilidade.
8. Simplifique o processo de checkout
A facilidade do checkout é fundamental para determinar quantas compras vão ser concluídas na sua loja. Quanto mais difícil e demorado o processo, mais pessoas vão abandonar o carrinho e nunca mais voltar.
Por isso, simplifique os formulários, apresente informações claras e mostre o progresso do cadastro para incentivar o cliente a continuar.
9. Mostre selos de segurança em páginas estratégicas
Selos de segurança são muito importantes para assegurar os clientes de que o ambiente da loja é seguro e não vai colocar seus dados confidenciais em risco.
Apresentar esses selos apenas no rodapé do site não é suficiente.
É importante colocá-los em páginas estratégicas, como o carrinho de compras e as páginas que fazem parte do processo de checkout.
10. Tenha uma estratégia de recuperação de carrinho
Você sabia que 97,9% dos clientes já abandonou um carrinho de compras?
Esses dados, também da Content Trends 2017, mostram por que é tão importante ter uma estratégia de recuperação desses clientes.
Existem vários softwares especializados em recuperação de carrinho que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
11. Apresente canais de ajuda para o cliente
Como mencionado, dúvidas podem levar o cliente a adiar ou desistir da compra.
Para evitar isso, nada melhor que se colocar à disposição para tirar todas as dúvidas dos clientes.
Ofereça canais de ajuda, como chat online, e-mail de suporte, telefone e redes sociais, para que o cliente possa fazer perguntas e pedir assistência.
Um bom atendimento faz toda a diferença para levar o cliente a se sentir seguro de fazer a compra, talvez até com um ticket médio maior.
12. Faça uso do email marketing e das redes sociais
Email marketing é uma arma e tanto para aumentar a conversão em e-commerce.
Não é à toa que 58,7% dos consumidores que participaram da Content Trends afirmaram já ter feito uma compra motivados por um email.
Além disso, as redes sociais são essenciais para aumentar o engajamento com a marca e elevar as vendas.
13. Analise seu desempenho com ferramentas robustas
A análise de métricas e de indicadores de desempenho não pode ser ignorada.
Como saber se os resultados estão melhorando ou qual estratégia traz melhor retorno sem acompanhamento? Existem ótimas ferramentas no mercado para análise robusta e simples, como:
- Google Analytics;
- Mixpanel;
- CrazyEgg;
- Kissmetrics.
14. Invista em design
Design vai muito além de estética, de como é o visual da sua loja.
Ao contrário:
O design está diretamente ligado às conversões e pode influenciar a taxa de conversão do seu e-commerce para o bem ou para o mal.
Alguns aspectos de design que são relevantes para o e-commerce incluem:
- contraste dos botões de CTA;
- navegação e sistema de busca dos produtos;
- disposição das informações mais importantes nas páginas.
Invista em um design que seja fácil de entender e agradável para os clientes, que leve em conta a psicologia das cores e que consiga atrair a atenção logo nos segundos iniciais.
Agora que você já sabe exatamente como aumentar a conversão em e-commerce, é hora de colocar a mão na massa e aplicar cada uma dessas dicas.
E não se esqueça:
É sempre melhor investir em boas práticas e analisar o progresso do que gastar uma fortuna sem qualquer planejamento.