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12 Estratégias para aumentar as vendas do e-commerce

Aumentar as vendas do e-commerce é crucial, seja para iniciantes ou para quem já está no mercado digital.

Por isso, é essencial adotar novas estratégias e técnicas de vendas para aumentar o faturamento, fidelizar clientes e garantir o crescimento contínuo do negócio.

Neste artigo, você vai aprender técnicas de vendas online para destacar seu e-commerce no mercado. Confira!

O que são técnicas de vendas?

Técnicas de vendas são um conjunto de métodos, práticas e estratégias que você pode aplicar ao seu negócio para aumentar suas vendas online. Elas são embasadas em teorias de marketing e princípios, como a psicologia de vendas.

Em um mercado altamente competitivo para e-commerces, é preciso ir além do poder de persuasão de um vendedor. Essas metodologias de vendas podem ser aplicadas para:

  • aproximar seus clientes;
  • despertar interesse no produto – além do preço;
  • aumentar a competitividade do seu negócio;
  • auxiliar seus clientes no processo de decisão de compra;
  • entre outros benefícios.

Mas atenção, para conseguir aplicar corretamente as técnicas de vendas no seu e-commerce, é preciso entender a jornada de compra do seu cliente – que é o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com sua marca até a concretização da venda.

O primeiro passo para compreender a jornada de compra é criar um funil de vendas. Ele é um modelo estratégico que irá te ajudar a mapear a jornada do seu cliente, sendo dividido em três etapas:

Topo de funil

É o momento em que lidamos com visitantes. Ou seja, pessoas que chegaram ao seu perfil ou site de alguma forma, mas ainda não conhecem seus produtos ou serviços. Nessa fase você irá apresentar sua marca a essas pessoas.

Meio de funil

Após conhecer sua marca, o visitante reconhece um problema que você pode resolver e passa a pesquisar sobre o assunto. Neste ponto, ofereça informações, dicas e técnicas para criar um relacionamento e mostrar que sua marca pode ajudá-lo.

Fundo de funil

Seus leads já foram educados sobre seu negócio e confiam na sua marca. Agora, é hora de convertê-los. Nesta fase, incentive-os a concluir a compra, demonstrando que você é o parceiro ideal.

12 técnicas de vendas online

Agora que você conhece as técnicas de vendas e como elas podem beneficiar seu e-commerce, e já configurou seu funil, estamos prontos para ajudar na sua jornada!
Detalhamos neste artigo 12 técnicas de vendas online para você utilizar na sua loja virtual. Vamos lá?

1. Cross selling e up selling

O cross selling e o up selling são estratégias eficazes para aumentar o ticket médio da sua loja, tanto no ambiente físico quanto digital.

Cross selling consiste em sugerir produtos complementares aos interesses do consumidor. Por exemplo, se um cliente adiciona um tênis esportivo ao carrinho, você pode recomendar meias e roupas fitness da mesma marca, oferecendo kits ou itens adicionais durante a compra ou no checkout.

Up selling envolve oferecer uma versão superior do produto escolhido, seja um modelo mais novo ou com mais funcionalidades.

Geralmente, também são oferecidos descontos para incentivar o consumidor a fazer o upgrade do item. Isso facilita a venda de mercadorias mais caras e que têm menor saída, contribuindo para o giro do seu estoque.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para converter novos clientes e manter o relacionamento com os já existentes. Ele permite divulgar promoções, conteúdos relevantes e novidades do seu e-commerce.

Um aspecto crucial é a segmentação da base de contatos, que permite criar campanhas e promoções personalizadas com base nas preferências, perfil e histórico de compras dos consumidores. Essa abordagem torna sua estratégia de vendas mais eficaz e direcionada.

Por exemplo, você pode configurar o envio automático de e-mails para recuperar carrinhos abandonados, incluindo um link de pagamento para finalizar o pedido. Para aumentar a conversão, é possível oferecer um desconto especial para incentivar o fechamento da compra.

É importante ressaltar que não é recomendável fazer spam nem comprar listas de e-mails — essa prática, inclusive, agora é proibida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dessa forma, os seus contatos devem ser pessoas que têm interesse nos seus produtos e autorizam que você faça essa comunicação com elas. Você pode coletar os dados desses usuários por meio de formulários e pop-ups no seu site.

Remarketing é uma estratégia que exibe anúncios do Google Ads para pessoas que já interagiram com o seu e-commerce. O sistema identifica esses usuários e passa a exibir suas publicidades com maior frequência.

Isso faz com que seus consumidores vejam seus produtos novamente enquanto navegam online, através de anúncios pagos em sites parceiros do Google.

Essa técnica é eficaz para relembrar os compradores sobre sua marca e os itens de interesse, incentivando-os a concluir a compra. Além disso, permite direcionar suas campanhas para um público mais qualificado, que já teve contato com seu negócio e está mais propenso a finalizar a compra.

4. Copywriting

Copywriting é o processo de criação de textos persuasivos para Marketing e Vendas. Ele pode ser aplicado em outras técnicas de vendas como e-mail marketing e remarketing. A escrita é fundamental pois tem o objetivo de convencer os visitantes a comprarem o seu produto ou serviço.

Essa técnica está muito além de apenas fazer propaganda. O copywriting também traz informações valiosas sobre a sua marca e orienta o visitante durante a jornada de compra. Sendo assim, é muito importante saber como agregar valor ao seu negócio.

Na produção dos seus textos persuasivos, é preciso saber distinguir o que é um ruim e um bom copywriting. Algumas boas práticas são: ser claro e objetivo, mostrar autoridade e credibilidade e exaltar os benefícios do produto, não apenas suas características.

Tenha sempre em mente que o objetivo principal desta estratégia é persuadir. Nesse caso, a dica de ouro para que essa técnica funcione bem é conhecer os gatilhos mentais, também chamados de armas da persuasão.

5. Gatilhos mentais

Trabalhar os gatilhos mentais dos seus consumidores é uma excelente técnica de persuasão para vender online.

Os gatilhos são estímulos inconscientes que ajudam na tomada de decisão. Ativá-los pode acelerar o processo de compra do usuário.

O gatilho da prova social, por exemplo, pode ser trabalhado inserindo uma seção de avaliações nas páginas dos seus produtos. Ao ver que uma mercadoria tem a aprovação de outros compradores, o cliente sente mais confiança e incentivo para comprar o item do seu desejo.

Já o da escassez é aplicado quando destacamos a quantidade limitada de um produto, ressaltando que ele pode acabar a qualquer segundo.

Geralmente são utilizadas chamadas como “Restam somente 4 unidades!”, que passam um senso de urgência para o consumidor fazer logo sua compra antes que perca a oportunidade.

6. Redes sociais

Na era da internet, é indispensável para qualquer negócio ter presença digital. Para um e-commerce, é crucial ter um site, um blog e usar estratégias de e-mail marketing. Além disso, estar presente nas principais redes sociais é essencial.
Em 2020, o relatório The Global State of Digital da Hootsuite revelou que o Instagram conta com quase um bilhão de usuários. Desses, 92% seguem marcas. Usar redes sociais como técnica de vendas combina várias estratégias, ampliando o alcance online e aumentando a visibilidade da sua marca.

Uma boa estratégia de redes sociais une:

  • Boas práticas de copywriting – aplicando gatilhos mentais;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing de Influência;
  • Práticas de SEO;
  • Mídia paga.

Hoje, as redes sociais são ferramentas essenciais para destacar seu negócio e alcançar mais clientes. Portanto, é essencial construir um perfil forte para sua marca e aplicar as técnicas de vendas discutidas neste artigo.

7. Marketing de Conteúdo

Criar conteúdos relevantes e de qualidade é uma excelente maneira de fortalecer a autoridade da sua marca, agregar valor à sua audiência e impulsionar suas vendas. Por isso, ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo é tão importante.

Ao compartilhar conhecimentos e dicas relacionados ao seu negócio, você conquista a confiança do consumidor. Se você tem uma loja de eletrônicos, por exemplo, pode criar conteúdos sobre as diferenças entre os principais modelos de smartphone e como escolher o melhor para suas necessidades.

O ponto mais importante é entender as doresos interesses e as preferências do seu público-alvo. Assim, você conseguirá definir os melhores conteúdos e canais para se trabalhar.

8. Marketing de Influência

Marketing de Influência é uma estratégia de Marketing Digital que envolve a presença de produtores de conteúdo, personalidades da mídia e celebridades que exercem influência sobre determinados públicos.

Trabalhar com influenciadores digitais possibilita que mais pessoas conheçam, confiem e engajem com sua marca, aumentando as chances de vender online.

Porém, não é qualquer influenciador que trará resultados para o seu e-commerce. É fundamental conhecer o público que essa pessoa influencia e saber se ele é o cliente ideal para o seu negócio.

A identificação do público com influenciadores faz com que eles tenham mais confiança ao conhecerem novas marcas através destes. Empresas que têm apostado nesta técnica de vendas estão alcançando cada vez mais pessoas, principalmente nas redes sociais.

9. Mídia paga

Mídia paga é uma forma de investimento com a finalidade de veicular conteúdo publicitário em um espaço. Os tipos de mídia paga mais conhecidos hoje são: Facebook Ads, Google Ads e YouTube Ads.

O objetivo desta técnica de vendas para e-commerce é investir em anúncios para aumentar a visibilidade, engajamento, conversão e tráfego da sua loja virtual. Nessa estratégia você tem o controle total sobre o investimento, conteúdo, mensagem e público-alvo que deseja atingir.

Quando você investe em mídia paga, consegue atingir as pessoas certas e incentivá-las a tomar uma decisão em menos tempo.

É importante entender que, para que sua estratégia dê certo, você precisa conhecer bem o seu público-alvo. É indicado realizar um estudo de personas da sua marca para que o investimento seja mais assertivo.

10. Otimização de SEO

SEO é um conjunto de técnicas que visa otimizar páginas para melhorar seu ranqueamento nos buscadores. Através do estudo de palavras-chave, essas técnicas influenciam os algoritmos dos buscadores, que filtram e entregam o conteúdo mais relevante e confiável aos usuários, como o Google.

A otimização de SEO para e-commerce é uma técnica de vendas que possibilita que seu site, blog, redes sociais e anúncios pagos tenham mais audiência. Você pode utilizar esta estratégia para aumentar a autoridade, o tráfego e a conversão da sua loja virtual.

11. Chat online

atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial do seu e-commerce para converter e fidelizar consumidores. Para isso, você deve garantir que o seu atendimento seja ágil e eficaz, focando em resolver todas as dúvidas e problemas dos compradores.

chat online é um canal muito eficiente, que permite que o usuário esclareça suas dúvidas rapidamente durante o próprio processo de compra.

Outro aspecto essencial é oferecer um atendimento próximo e humanizado, que mostre para o cliente que a sua marca se preocupa com ele e está empenhada em resolver seu problema, com bastante empatia.

Essas ações proporcionam uma melhor experiência de compra para o consumidor, que sente mais confiança para finalizar sua compra, diminuindo as chances de abandono de carrinho e garantindo uma maior satisfação do cliente.

12. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes, por meio de uma estratégia eficiente de pós-venda, é uma técnica muito importante de vendas. Afinal, conquistar novos consumidores demanda muito mais esforços do que manter os que você já tem.

A fidelização de clientes por meio de uma estratégia eficiente de pós-venda é crucial. Manter os clientes existentes é menos trabalhoso do que conquistar novos.

Portanto, mantenha contato com seus clientes após a compra. Solicite feedback sobre a experiência e gere valor contínuo para eles.

Essas ações ajudam a criar lealdade à sua marca e podem levar os clientes a recomendar sua loja.

Você pode enviar promoções exclusivas, dicas sobre os produtos adquiridos e sugestões de itens semelhantes às últimas compras.

Outra estratégia interessante é enviar e-mails de reabastecimento. Se você vende lentes de contato descartáveis que têm um tempo de uso de seis meses, por exemplo, pode agendar o disparo de e-mails nesse período, lembrando o consumidor da necessidade de trocar as lentes e oferecendo um desconto para essa reposição.