21 set 11 passos de uma campanha de marketing digital com foco em resultados

Uma campanha de marketing digital tem muitas partes móveis que trabalham juntas para expandir seus negócios. Depois de colocar sua campanha em funcionamento com anúncios, automações de e- mail e funis de vendas, você poderá revisar as análises e ver fisicamente o desenvolvimento de seu negócio. Desde a definição de seus objetivos e orçamento até a configuração da publicidade no Facebook e no Google, é um longo caminho, mas estamos aqui para lhe dar os melhores conselhos, dicas e truques para construir sua próxima campanha de marketing digital.

Portanto, aplique essas dicas à sua campanha de marketing digital ou entre em contato com nossa equipe de especialistas e seremos uma extensão do seu departamento de marketing.

1. DEFINA SEUS OBJETIVOS

Você quer que conversões, seguidores, curtidas, respostas a e-mails sejam o número 1 nas pesquisas do Google? As opções são infinitas em marketing digital, mas é aconselhável decidir qual será seu objetivo principal Em sua campanha de marketing digital. Se você deseja enviar e-mails, bem como veicular anúncios no Google e em outras plataformas de mídia social, considere contratar uma agência de marketing digital para ajudá-lo, pois isso pode ser uma tarefa enorme para um pequeno empresário.

Existem vários tipos de objetivos nos quais você pode se concentrar. Alguns importantes que você deve conhecer são o conhecimento da marca, o crescimento de seguidores, as conversões e a geração de leads.

O conhecimento da marca deve estar no topo da sua lista. Quantas vezes você disse a alguém para pesquisar algo na internet, mas em vez de dizer “Vá procurar”, você disse “Apenas no Google”? Isso é o reconhecimento da marca no nível mais alto. Quando os usuários começam a usar o nome da sua marca para se referir a um termo genérico, você o fez. Mas é um longo processo para chegar lá.

Ganhar seguidores não é tão fácil quanto parece. Claro, você pode dizer a todos os seus amigos e familiares para curtir seu negócio no Facebook ou segui-lo no Instagram. Mas você ainda precisa de uma campanha de marketing digital. Aqui, você pode veicular anúncios de crescimento de seguidores no Facebook que têm como alvo seu público específico e pedir que curtam sua página. Envie e-mails para seus clientes atuais pedindo curtidas ou seguidores. É sempre uma boa ideia ter algo para trocar, como um cupom ou um brinde.

Fazer com que as pessoas se convertam em usar o seu produto requer muita persuasão. Se você deseja que sua campanha de marketing digital seja focada em conversões, você essencialmente deseja que alguém veja seu anúncio ou abra seu e-mail e faça uma compra.

A geração de leads é uma etapa do processo de conversão. Se você estiver focado em gerar leads, esses usuários conhecerão seu produto e, em seguida, informarão que estão interessados ​​em aprender mais e, potencialmente, fazer uma compra.

Para cada um desses objetivos, há várias etapas que você deve seguir Para que sua campanha de marketing digital seja bem-sucedida.

2. DEFINA O SEU MERCADO-ALVO

Que tipo de pessoa você deseja atingir? Se você já tem um site e está executando análises, pode obter relatórios para ver que tipo de pessoa está comprando seus produtos. Se você está apenas começando, precisará fazer algumas pesquisas. Você pode verificar sua concorrência para ver quem eles estão almejando, mas não apenas seu público-alvo. Você deve encontrar um nicho de mercado para atingir que eles possam estar perdendo.

Você precisará primeiro decidir se está visando outras empresas ou consumidores. Não, você não pode atingir todos. Encontre o seu nicho de mercado. Uma campanha de marketing digital de sucesso tem um público bem definido que é cuidadosamente elaborado por você, o proprietário da empresa!

Você pode pesquisar seus clientes atuais por conta própria ou contratar uma empresa de marketing digital para fazer a pesquisa para você.

3. DESENVOLVA PERSONAS

Crie uma buyer persona para sua marca. Descreva essa pessoa em detalhes – o que ela faz para viver, sua renda anual, situação familiar, idade, gostos e desgostos.

Digamos que você esteja abrindo uma empresa de café artesanal em sua comunidade local. O preço médio de uma xícara de café gira em torno de US $ 5. Seu cliente ideal provavelmente terá um salário mais alto e alguma renda disponível. Vamos mapear uma persona para nosso futuro negócio de café.

Este é Steve. Steve é ​​um profissional de marketing de 27 anos que ganha US $ 80.000 por ano em seu trabalho. Ele adora a comunidade local e está sempre procurando um novo lugar divertido onde possa passar os dias que trabalha em casa, em vez de no escritório. Ele é muito experiente em tecnologia e adora uma boa caixa de assinatura. Steve adora aprender sobre as tecnologias mais recentes, mas também gosta de atividades ao ar livre. Ele passa os sábados fazendo compras no mercado local dos fazendeiros e levando seu cachorro para passear no parque. Ele espera um dia ter sua própria empresa de tecnologia. Embora goste de economizar dinheiro, muitas vezes ele se esbanja em comidas e bebidas feitas no local.

Este é um breve resumo de um cliente ideal para nosso negócio de café local. Ao criar buyer personas, você deve levar em consideração os dados demográficos, medos, objetivos e comportamentos online de seus clientes. Criá-los requer tempo, prática e paciência para acertá-los. Se você quiser ter certeza de criar a buyer persona perfeita, entre em contato com a Layart! Podemos colocar sua campanha de marketing digital em funcionamento com pouco tempo de sua parte.

4. DEFINA O SEU ORÇAMENTO

Para qualquer campanha de marketing digital, você precisará definir um orçamento. Lembre-se de que a publicidade digital é a forma mais barata de publicidade! Já comparamos o marketing digital com o marketing tradicional, se você não acredita em nós.

Se você estiver contratando uma empresa de marketing digital, lembre-se de que precisará fazer um orçamento para pagar os serviços, bem como ter um orçamento para administrar o Facebook ou Google Ads, se isso for algo de seu interesse para sua campanha de marketing digital. Você pode começar perguntando a si mesmo quanta receita deseja ver. É aqui que você precisa definir uma meta razoável. Se você está executando uma campanha publicitária no Facebook e deseja ganhar $ 10.000 por mês e sua margem de produto é $ 100, você precisará gerar 100 vendas a partir dessa campanha publicitária. E com isso em mente, você pode definir seu orçamento com base na margem de lucro que deseja gerar.

Criar um orçamento é uma grande parte da sua campanha de marketing digital. Se você não sabe como deve ser seu orçamento, marque um horário para conversar sobre isso com um profissional de mídia social.

5. ESCOLHA OS CANAIS QUE DESEJA USAR

Em sua campanha de marketing digital, você provavelmente desejará utilizar o maior número possível de canais. Se você é uma empresa business to business , não deve usar exatamente os mesmos canais de uma empresa business to consumer.

Você pode anunciar em sites de mídia social como Facebook , Instagram , LinkedIn e até Pinterest . O Google Ads também é popular e pode colocar rapidamente o site da sua empresa no topo dos resultados de pesquisa. Não deixe o e-mail marketing fora de sua campanha de marketing digital. O envio de e-mails é frequentemente negligenciado pelas empresas, mas esta é uma das melhores formas de fazer crescer o seu negócio.

Uma combinação de marketing em canais de mídia social, envio de e-mails, otimização do seu site e uso do Google para anunciar pode construir uma estratégia forte, se feito corretamente. Com todas essas estratégias trabalhando juntas, há muito espaço para erros do usuário. Claro, você pode aprender como construir uma incrível campanha de marketing digital sozinho, mas não seria mais fácil deixar um profissional fazer todo o trabalho pesado para você?

6. FAÇA UMA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE PARA SEO E PPC

Se você está planejando executar o Google Ads (PPC) ou otimizar seu site para mecanismos de pesquisa (SEO), precisará fazer uma pesquisa de palavras-chave . Palavras-chave são palavras que os usuários digitam nos motores de busca para encontrar um produto ou serviço ou responder a uma pergunta.

Se você não deseja exibir anúncios, definitivamente deseja ter certeza de que seu site está otimizado. O SEO é gratuito, ao contrário do PPC, e é usado para mover sua página organicamente para cima no ranking de pesquisa do Google.

O truque para encontrar palavras-chave para sua empresa é se colocar no lugar do cliente. Faça um brainstorm de uma lista de palavras-chave que você acha que os clientes estarão pesquisando e teste-as! Você pode digitar palavras no Google e deixar sua barra de pesquisa preencher automaticamente assim. Isso o ajudará a ter uma ideia do que os clientes estão procurando.

Você também pode usar sites como Responder ao Público. Este site fornecerá uma teia de perguntas que as pessoas fazem aos mecanismos de pesquisa com base na palavra-chave que você digita. Como você pode ver, essas são todas as perguntas que as pessoas fazem ao Google sobre voos.

Aqui está uma prévia do nosso processo de pesquisa de palavras-chave. Começamos conversando com nossos clientes sobre seus objetivos para sua campanha de marketing digital e quais palavras eles acham que os clientes estão procurando. Em seguida, comparamos a classificação dos concorrentes e verificamos se há alguma palavra-chave para a qual você já está classificado e se é possível obter o primeiro lugar.

Depois que nossa pesquisa inicial é concluída, compilamos palavras-chave para que possamos comparar seu volume de pesquisa mensal e dificuldade de palavras-chave. Também gostamos de mapear qual página podemos otimizar para cada palavra-chave ou se devemos criar uma nova landing page. Normalmente, procuramos palavras-chave com alta pesquisa mensal e baixa concorrência.

Para este cliente, usamos palavras-chave relevantes para o setor para otimizar seu site e conseguimos classificá-los no primeiro lugar dos resultados de pesquisa do Google.

Aqui você pode ver parte do nosso processo para definir quais palavras-chave funcionarão bem para esta empresa e quais não. Gostamos de explorar todas as nossas opções para garantir que não perdemos uma palavra-chave potencial.

Nosso processo para PPC é um pouco diferente, pois temos que comparar o custo por clique de cada palavra e então agrupar as palavras-chave de acordo. Com o PPC, estamos focados em quanto custará cada palavra quando um cliente em potencial clicar, bem como no volume de pesquisa mensal. Nosso objetivo é manter seu CPC baixo e, ao mesmo tempo, alcançar o maior número de pessoas possível.

Depois de concluir sua pesquisa de palavras-chave, você está pronto para começar a otimizar seu site e configurar o Google Ads. O SEO ocorrerá fisicamente em seu site. Você precisará alterar seu título e descrições meta, tag H1, tags alt das imagens e cópia para refletir as palavras-chave que você escolheu. Ao criar suas campanhas de anúncios PPC, você usará suas palavras-chave de destino para que, quando digitadas, seu anúncio apareça como um dos principais resultados de anúncios. Se você pretende investir tempo e dinheiro em algo como SEO e PPC, certifique-se de que seja feito corretamente. Contratar um profissional para sua campanha de marketing digital garantirá que uma estratégia personalizada seja implementada para que você alcance seus objetivos.

7. CONFIGURAR ANÚNCIOS EM PLATAFORMAS DE MÍDIA SOCIAL

Agora que toda a sua pesquisa foi concluída e seus objetivos definidos, você pode pular para a publicidade em mídia social. Onde quer que você decida anunciar (Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Twitter), você precisará criar anúncios envolventes que ressoem com seu público. Como a publicidade no Facebook é a forma mais popular de publicidade em mídia social em uma campanha de marketing digital, mostraremos um exemplo.

Você criará este anúncio no gerenciador de anúncios do Facebook para sua conta comercial do Facebook. Eles vão pedir primeiro para você escolher seu objetivo. Vamos com o conhecimento da marca.

Você então escolherá um nome para sua campanha e decidirá se deseja otimizar seu orçamento ou não. Em seguida, você será solicitado a criar um público para o seu anúncio.

Dica profissional: use um público semelhante. Essa é uma ótima maneira de segmentar pessoas semelhantes à sua base de clientes existente. Você precisará de uma lista de e-mail para começar, para que o Facebook possa construir um público para você. Depois de configurar isso, você terá como alvo clientes em potencial como um profissional!

Este é um exemplo de como usamos públicos semelhantes para os anúncios PPC do nosso cliente de serviços turísticos.

Em seguida, você definirá seu orçamento de publicidade. Nosso melhor conselho é começar pequeno e depois expandir. Você não gostaria de gastar muito dinheiro em um conjunto de anúncios que não está convertendo.

Por fim, você criará um anúncio completo com imagens e uma cópia que fará eco ao seu público.

8. GERENCIAR SEUS PERFIS DE MÍDIA SOCIAL

A publicidade em mídia social não é apenas um componente importante para sua campanha de marketing digital, mas também o gerenciamento e o monitoramento de suas contas não devem ser negligenciados. O crescimento de seguidores e a gestão da reputação são duas técnicas de gestão nas quais acreditamos. Você deve sempre estar focado em aumentar sua base de fãs porque deseja continuar a conquistar clientes. Não confie apenas em seus clientes existentes.

Para que sua campanha de marketing digital seja bem-sucedida, você deve se certificar de que tem uma boa reputação online. Isso significa que você precisará interagir com seus clientes em suas contas de mídia social, bem como responder a clientes insatisfeitos que fizerem críticas negativas. Alcançar pessoas que tiveram uma experiência ruim (embora possa ser assustador no início) cria confiança e relacionamento com seus clientes.

Aqui está uma revisão que foi deixada no Google. Isso poderia ter realmente prejudicado o negócio se o proprietário não tivesse respondido. Se um cliente teve uma experiência ruim, você pode iniciar um diálogo com ele, pedir que ele lhe envie uma mensagem ou um e-mail sobre sua experiência ou ofereça um cupom para tentar novamente o seu negócio. Como proprietário de uma empresa, a melhor coisa que você pode fazer é certificar-se de que está lendo ativamente comentários e avaliações nas redes sociais, bem como interagindo com os clientes.

9.  Formule uma estratégia de marketing por e-mail

O marketing por e-mail não deve ser deixado de fora da sua campanha de marketing digital, pois pode ser incorporado nas redes sociais da sua campanha. Você pode usar a mídia social para coletar e-mails que você pode usar para construir um público semelhante para sua campanha. Agora você tem uma lista de pessoas que optaram por receber notícias e ofertas especiais suas! Você também pode usar e-mails para estimular o crescimento de seguidores em suas plataformas de mídia social.

Se você acha que não tem tempo para enviar e-mails, pelo menos configure algumas automações (ou contrate um profissional de marketing por e – mail para fazer isso por você!). Podem ser criadas automações para dar as boas-vindas aos usuários, lembrá-los de que deixaram algo no carrinho, atualizá-los sobre suas compras e muito mais! Depois de criar os e-mails que deseja que apareçam em sua automação, você precisará configurar um gatilho e pressionar start.

Como você pode ver, o gatilho está configurado para enviar o primeiro e-mail um dia depois que um assinante entrar em sua lista. Você pode então adicionar quantos e-mails desejar a esta sequência. Automatizar e-mails pode economizar muito tempo, mas é bom enviar e-mails não automatizados também. Uma sequência de boas-vindas é ótima, mas o que acontece quando acaba e seus clientes terminam a automação? Se você descontinuar o marketing por e-mail, seus clientes esquecerão rapidamente sua marca.

10. Configure o remarketing

O remarketing é uma estratégia que você deve usar em toda a sua campanha de marketing digital. Ele permite que você capture vendas que, de outra forma, poderia perder. Se alguém procura seus produtos, mas não faz uma compra, você pode segmentá-los com anúncios de mídia social, Google Ads ou e-mails.

Os e-mails de remarketing podem vir na forma de e-mails de abandono do carrinho. Se você adicionar algo ao carrinho e não comprar, poderá receber um e-mail sobre o assunto posteriormente, incentivando-o a voltar e fazer uma compra. Grandes empresas como a Amazon têm o remarketing como uma ciência. Eles enviarão e-mails sobre o que você deixou em seu carrinho ou produtos semelhantes aos produtos que você comprou ou clicou como esta mochila.

Essa estratégia deve ser uma grande parte de sua campanha de marketing digital, a fim de capturar os clientes que escapam pelas frestas.

1. Crie uma estratégia de blog

O blog é uma peça crítica de sua campanha de marketing digital que pode parecer insignificante, mas pode ser uma virada de jogo para sua empresa. O blog pode ajudar seu SEO, aumente o envolvimento do cliente e ajude a responder às perguntas que seus clientes têm. Uma grande dica para escrever blogs é certificar-se de que está criando conteúdo relevante. Seus blogs não precisam ter 3.000 palavras, mas tenha em mente que quanto mais longo for o blog, melhores serão suas chances de classificação. Se alguém clicar em um de seus blogs de 300 palavras, a leitura terminará rapidamente. Isso significa que o tempo gasto em seu site será bastante curto. Os usuários passarão muito mais tempo lendo um blog mais longo, com textos envolventes e gráficos interessantes. Se os usuários passam muito tempo em seu site, o Google agora pensa que seu conteúdo é importante, o que pode ajudá-lo a subir na pesquisa.

Ao escrever um blog, você também pode ajudar a responder às perguntas de seus clientes em potencial sobre sua empresa ou produto. Não importa qual seja o seu produto, serviço ou causa, o seu site se beneficiará muito com o blog . Se você não sabe por onde começar, nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a debater tópicos e até mesmo ajudar a escrever seus blogs , o que pode acabar economizando muito tempo.

Construindo uma campanha de marketing digital vencedora

Ao construir uma campanha de marketing digital focada em resultados, você deve utilizar cada uma dessas estratégias. Um baseia-se no próximo, e pular uma etapa pode custar caro. Este é um trabalho enorme para uma pessoa, especialmente se você não tiver experiência em qualquer um desses campos. Oferecemos aos nossos clientes uma equipe de especialistas dedicados que trabalham juntos para curar e gerenciar campanhas de marketing digital de sucesso. Entre em contato conosco hoje para ver como podemos ajudar sua empresa a atingir todo o seu potencial.

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