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10 passos para criar um site de vendas do zero

comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto da parte dos consumidores quanto de quem quer começar a empreender. Se você faz parte do segundo grupo, neste artigo, vamos conhecer um passo a passo completo de como criar um site de vendas.

Esse tipo de site é a melhor maneira de vender pela internet de forma profissional. Isso é útil principalmente quando falamos da venda de produtos, mas também é possível vender serviços online, como cursos e aulas, por exemplo.

Por isso, criar um site de vendas é uma excelente ideia para quem quer ter um negócio próprio, não só porque exige um baixo custo para começar e torna possível alcançar um grande número de pessoas. Mas também porque, segundo a previsão do Statista, o e-commerce brasileiro pode crescer 20% a cada ano até 2025.

Então, se você quer saber como criar um site de vendas gratuito com uma estratégia bem planejada, continue a leitura. Neste artigo, veremos passo a passo como colocar o seu negócio na internet de forma simples e rápida. Confira!

E se você está com pressa para ter sua loja online, experimente a Nuvemshop de graça, sem precisar informar seu cartão de crédito:

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Como criar um site de vendas: passo a passo

Veja o passo a passo para criar um site de vendas online:

  1. Escolha o método de venda;
  2. Defina seu orçamento;
  3. Escolha entre loja virtual ou marketplace;
  4. Escolha sua plataforma de e-commerce;
  5. Registre um domínio;
  6. Crie conteúdo de qualidade para o seu site;
  7. Escolha um layout fácil de usar;
  8. Tenha um site de vendas mobile friendly;
  9. Escolha os meios de pagamento e de envio;
  10. Crie estratégias de divulgação.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada um desses tópicos. Mas, se você quer uma explicação rápida de como criar um site de vendas gratuito, confira o vídeo abaixo:

1. Escolha o método de venda

O primeiro passo de como criar um site de vendas de sucesso é definir como será o método de vendas. Para isso, você pode responder às seguintes perguntas:

  • Você terá um estoque próprio?
  • Ou vai trabalhar com dropshipping e vender sem estoque?
  • As vendas serão por encomenda?
  • O seu produto é um bem físico que precisa ser entregue?
  • Ou é algo digital que pode ser consumido através da internet?

Essa é uma decisão importante porque, de acordo com a sua escolha, pode ser necessário buscar uma ferramenta de criação de sites que ofereça recursos específicos para esse modelo de logística ou de negócio.

Isso porque algumas plataformas não permitem as vendas por dropshipping, por exemplo. Enquanto outras podem não oferecer os recursos necessários para fazer uma boa gestão de vendas por encomenda.

Na Nuvemshop, você pode abrir sua loja de dropshipping e conectá-la a diversos fornecedores nacionais e internacionais ou optar por uma loja virtual tradicional, vendendo produtos físicos, produtos digitais ou serviços. Além disso, ainda pode conectar seu e-commerce a marketplaces, redes sociais e apps de mensagens para ter muitos canais de vendas.

💡 Saiba mais: Fornecedores de dropshipping para o seu negócio

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

2. Defina seu orçamento

Saber quanto você pode investir também é fundamental para acertar na estratégia de como criar um site de vendas. Desse modo, você pode planejar seus próximos passos para empreender com responsabilidade financeira.

No geral, é possível ter uma ideia de quanto custa criar um site considerando quais serão os custos fixos mensais para manter o e-commerce ativo. Nesse caso, podemos tomar os seguintes valores por base:

  • Plataforma de e-commerce: de planos grátis a mensalidades que variam entre R$ 59 e R$ 389 mensais;
  • Guia de impostos do MEI (também conhecida como DAS): cerca de R$ 75 (2024);
  • Conta bancária do negócio: possível criar uma Conta MEI gratuita;
  • Serviço do contador: não é necessário para MEI e gira em torno de R$ 150 ao mês para microempresa (ME);
  • Marketing: você pode começar utilizando estratégias gratuitas como o marketing de conteúdo, mas o ideal é ter no mínimo R$ 200 para investir em anúncios por mês e alavancar o negócio em seu início.

Nesse exemplo, o empreendedor iniciante gastaria entre R$ 70 e R$ 669 com custos fixos mensalmente. No entanto, é possível reduzir essas despesas, como você verá à frente, quando mostrarmos como fazer um site de vendas gratuito para vender seus produtos.

💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja online em 2024?

3. Escolha entre loja virtual ou marketplace

Existem diferentes tipos de vendas e de site de vendas online, sendo os principais a loja virtual e o marketplace. A seguir, vamos conhecer as características principais de cada um deles:

Loja virtual

Uma loja virtual é um site de vendas criado pelo próprio empreendedor para expor seus produtos. Nesse caso, você pode criar todo o site do zero ou usar uma plataforma de e-commerce que já oferece “modelos prontos” de lojas.

Todas as características desse tipo de site são definidas pelo dono do negócio: desde a forma como os produtos serão organizados até o layout do e-commerce, passando pelos meios de envio e de pagamento utilizados.

Print da Home da LV Store, parceira da Nuvemshop.

LV Store, loja de roupas feminina parceira da Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Sites que usam a Nuvemshop para te inspirar

Marketplace

Um marketplace é um site de vendas em que vários lojistas podem vender suas mercadorias, como se fosse um shopping virtual. Existem alguns bastante famosos, como Mercado Livre, Americanas.com, Amazon e OLX.

Esses sites podem vender produtos novos ou usados e têm em comum o fato de exibirem os artigos com uma identidade visual padrão (sendo impossível diferenciar as lojas em um primeiro momento), terem um grande número de visitantes e cobrarem taxas sobre o preço dos itens vendidos por ali.

É importante ressaltar que, apesar de serem canais de venda diferentes, é possível combinar loja virtual e marketplace em sua estratégia. Dependendo de como o seu e-commerce for criado, é possível integrar os pedidos realizados por meio do marketplace ao seu painel de vendas, tornando a gestão mais simples.

📘 Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores?

💡 Saiba maisO que é marketplace, como funciona e quais as vantagens?

4. Escolha sua plataforma de e-commerce

Se você escolheu começar com uma loja virtual, é possível criar um site de vendas por meio de uma plataforma de e-commerce ou pelo desenvolvimento web. Caso não tenha experiência, sugerimos a primeira opção, já que ela permite que você comece o seu negócio sem precisar de conhecimentos técnicos.

Para isso, estude as opções disponíveis no mercado e pergunte para outros lojistas sobre suas experiências com as diferentes empresas. Assim, você consegue selecionar a que for atender melhor às suas necessidades.

Lembre-se que não são todas as plataformas que permitem criar um site de vendas gratuito. Por isso, é importante ficar de olho nessa informação para aproveitar essa vantagem!

💡 Saiba maisQual é a melhor plataforma de e-commerce?

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5. Registre um domínio

Caso opte por criar seu site de vendas — a opção que recomendamos, para que você tenha total controle sobre o seu negócio — em vez de vender apenas por marketplaces, será necessário ter um nome domínio, ou seja, uma URL para o seu site.

No caso da Nuvemshop, por exemplo, nosso domínio é nuvemshop.com.br. Esse é o endereço que as pessoas vão usar para encontrar o seu site na internet, por isso, o registro do domínio é o ponto inicial para criar um site de vendas online.

Para escolhê-lo, considere nomes curtos e fáceis de lembrar. Em seguida, você deve descobrir se o domínio está disponível consultando o endereço escolhido no site Registro BR.

Para facilitar sua vida, use nossa ferramenta grátis que permite consultar a disponibilidade de vários domínios de uma vez só. Experimente agora:

👉 Ferramenta grátis: Verificar domínio

💡 Saiba mais:

6. Crie conteúdo de qualidade para o seu site

Definidos os primeiros pontos estratégicos da sua loja, é hora de montar sua loja virtual. Nesse momento, é importante criar conteúdo de qualidade para o seu site, contando a história da sua empresa, dados para contato e outras informações que deixem os consumidores mais seguros para concluir a compra.

Lembre-se também de caprichar nas fotos dos produtos e oferecer descrições completas, uma vez que é por meio dessas informações que os clientes vão ter contato com as mercadproas antes de decidirem se vão comprar ou não.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto

7. Escolha um layout fácil de usar

Seguindo o nosso guia de como criar um site de vendas online, o layout de uma loja virtual deve fazer com que o consumidor passe pelas etapas de venda rapidamente. Ou seja, é importante que seja objetivo e fácil de navegar. Veja o exemplo da loja virtual A Chávena, que levou o título de um dos melhores layouts da Nuvemshop:

Captura de tela do site A Chávena

Tenha em mente que os clientes que acessarem o seu site estarão procurando solucionar os seus problemas. Por isso, é fundamental que você entregue todas as informações relevantes sem complicações.

Apresente a barra de busca por produtos em destaque na sua loja virtual, além de informações sobre formas de pagamento, valores de frete, prazos de entrega, de maneira direta e simplificada já na página do produto, se possível.

Além disso, é fundamental ter uma identidade visual própria no seu site de vendas, com o logotipo e as cores da sua marca. Se você ainda não pode contratar um designer para criar sua identidade, experimente nosso criador de logo gratuito para começar:

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

Lembrando que, ao abrir um site de vendas gratuito na Nuvemshop, você pode personalizar vários detalhes, como tamanho das imagens, estilo da barra de navegação, banners e muito mais de forma simples e prática, mesmo sem conhecimentos técnicos.

💡 Saiba maisFuncionalidades da Nuvemshop para impulsionar sua loja virtual

8. Tenha um site de vendas mobile friendly

Criar um site de vendas com design responsivo (também conhecido como mobile friendly) significa que o seu e-commerce será acessível e adaptável para usuários que acessem em diferentes tipos de telas, como computador, tablets e smartphones.

Considerando que mais de 50% dos brasileiros fazem compras com o celular, garantir que a sua loja se adapte a esses dispositivos para que os consumidores não tenham dificuldade para clicar nos links por serem muito pequenos, por exemplo, é essencial.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona o mobile first?

📹 Veja tambémComo criar um site de vendas grátis pelo celular?

9. Escolha os meios de pagamento e de envio

Para os meios de pagamento, é importante avaliar as taxas de cada um, além do período para recebimento dos valores. Lembre-se também de oferecer aos clientes mais de uma opção, como pagamento com cartão de crédito, pix e boleto bancário.

Ao criar uma loja na Nuvemshop, você pode contar com o Nuvem Pago, serviço de pagamentos exclusivo da plataforma que oferece isenção na tarifa de venda. Além disso, você recebe, fatura e gerencia suas vendas em uma só interface, o que torna o processo mais simples.

Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Em relação aos meios de envio, pesquise os disponíveis em sua região, como Correios ou transportadora, para avaliar o custo-benefício de cada um e qual permitirá que você ofereça fretes com menor custo para o consumidor.

Mais uma vez, no exemplo de quem cria um site de vendas na Nuvemshop, é possível usar o Nuvem Envio, solução exclusiva da plataforma que garante fretes até 40% mais baratos, o que pode ajudar a conquistar ainda mais clientes.

💡 Saiba mais: 8 principais soluções de frete para e-commerce

10. Crie estratégias de divulgação do site de vendas

Agora que seu site de vendas online está pronto, é preciso que as pessoas o conheçam. Para isso, você deve investir em marketing digital, criando campanhas pagas e orgânicas (não pagas) para divulgar o seu e-commerce.

Além do Google, uma boa ferramenta para essa divulgação são as redes sociais. Elas permitem que você faça publicações para seus seguidores, além da criação de anúncios para alcançar um público ainda maior, filtrando de acordo com os usuários que você gostaria de atingir.

💡 Saiba mais:

Principais sites de vendas

Depois de ler todas as dicas de como criar um site, você deve estar se perguntando quais são os melhores sites de vendas para anunciar seus produtos, certo?

Para te ajudar, vamos separá-los em duas categorias: plataformas de e-commerce para montar sua própria loja virtual e marketplaces. Confira:

Marketplaces

💡 Saiba mais: 9 melhores marketplaces para vender roupas

Plataformas de e-commerce