10 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce para alavancar suas vendas e fidelizar cliente
Quem tem um e-commerce sabe quanto o planejamento estratégico é importante para o crescimento do negócio.
Além das estratégias de marketing digital, aquelas relacionadas especificamente ao marketing de conteúdo para e-commerce podem alavancar e muito os resultados de vendas.
Afinal, em um cenário onde o digital faz cada dia mais parte da vida das pessoas e as lojas virtuais aparecem em peso, um conteúdo relevante pode ser decisivo para atrair o consumidor e adquirir sua confiança.
Com as estratégias certas de conteúdo, seu e-commerce poderá ficar no topo dos mecanismos de busca de forma totalmente orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar nada por isso, mas ainda assim com muito esforço e dedicação.
Quer saber como aplicar marketing de conteúdo para e-commerce em seu site de vendas?
Veja as 10 dicas que preparamos para você!
Antes de conferir nossas dicas, dê uma olhada neste vídeo do pessoal do E-commerce na Prática:
10 dicas de marketing de conteúdo para e-commerce
1- Construa e atualize o Blog do e-commerce
O blog é uma das principais ferramentas de marketing de conteúdo para e-commerce e várias pesquisas comprovam esta estatística. Segundo a pesquisa Content Trends, por exemplo, 43,2% dos e-commerces já utilizavam blogs como estratégia de venda.
Os conteúdos do blog devem ser postados periodicamente para ajudar a crescer os acessos orgânicos para o site através de assuntos de interesse. Por isso, os temas devem ser personalizados, relacionados ao negócio e relevantes para o perfil do público (persona).
2- Trabalhe sempre as palavras-chave
Uma das principais técnicas de SEO para favorecer as buscas orgânicas do e-commerce é trabalhar sempre as principais palavras-chave.
Existem várias ferramentas de marketing digital que podem te auxiliar na definição das principais palavras que levam seu público até você pelos mecanismos de busca. Ou seja, o que as pessoas com o perfil de clientes da sua empresa mais buscam na internet.
Para simplificar, pense como um lead e tente entender os assuntos que podem despertar interesse em sua página. Mais do que isso, pense em como a pergunta seria feita no Google e além de procurar respondê-la ao longo de seus conteúdos, utilize-a como palavra-chave.
3- Explore os ‘materiais ricos’
Além de artigos que sejam interessantes para o seu público – que pode ser tanto o consumidor como aquela pessoa que, inicialmente, busca apenas conhecimento sobre a marca ou produto –, você também pode explorar os materiais ricos, como são conhecidos.
E-books completos são exemplos de bastante audiência, assim como webinars e infográficos. Todo e qualquer material que pode enriquecer os conteúdos para seu e-commerce devem ser explorados, até mesmo para atender demandas diferentes de seu público.
Esta é um exemplo de material rico, criado pelo Nfe.io:
4- Crie formulários e landing pages atreladas aos conteúdos
Aproveitando o gancho, uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para e-commerce é aproveitar esses materiais ricos para capturar dados daquele visitante em troca do conteúdo.
Assim, você pode criar um formulário em uma landing page, por exemplo, e pedir dados simples como e-mail, telefone e principais interesses do leitor, para que possa baixar o conteúdo.
Com estes dados em mãos, você ainda pode pensar em e-mails personalizados para esses leads que buscam o seu conteúdo.
Em um segundo momento, uma ferramenta de automação pode ajudar a segmentá-los, fazendo com que a mensagem certa chegue para cada um de maneira única e estratégica.
5- Alie textos com imagens
Outra forma interessante de trabalhar com o marketing de conteúdo, principalmente considerando um e-commerce, é aliar os textos com imagens de alta qualidade.
Afinal, os seres humanos são bastante visuais e, quanto mais interessante for o conteúdo, mais despertará sua atenção e vontade de permanecer na página.
6- Não seja técnico
Vale dizer que, quando o cliente busca algo na internet, obviamente ele não quer ficar mais confuso do que quando iniciou a busca.
Por isso evite qualquer tipo de linguagem técnica e concentre-se em materiais leves, cuja leitura seja facilitada. Os conteúdos devem ser objetivos, mas também naturais, passar a mensagem de uma maneira simples e eficaz.
O foco é fazer a marca conversar com seu público. Isso não significa necessariamente ser informal, e sim ser/estar próximo. Independentemente da linguagem ideal definida, lembre-se que a escrita correta não é negociável: deverá sempre ser a prioridade número 1.
7- Crie um FAQ completo
O FAQ (Frequently Asked Questions) nada mais é do que um espaço no e-commerce para esclarecer as dúvidas mais frequentes. Isso ajuda no atendimento ao cliente de forma mais ágil, também.
Este é mais um tipo de conteúdo que você pode explorar para melhorar seus resultados para o e-commerce, oferecendo toda a segurança que o cliente precisa para fazer a compra com sua empresa.
Permaneça conectado com seus clientes e, ao descobrir possíveis dúvidas, atualize o FAQ para tornar o arquivo completo.
Isso também otimizará o tempo do seu SAC, agilizando questões relacionadas a prazo de entrega, trocas ou acompanhamento do pedido, por exemplo.
As respostas devem ser simples e informativas, mas se possível inove com vídeos e imagens que detalhem ao máximo as informações.
8- Tenha descrições detalhadas em seu e-commerce
De nada adianta ter imagens belíssimas de um produto se o consumidor não tiver mais informações sobre ele. No e-commerce, é fundamental que as descrições de produto sejam completas.
Além de pesquisar o preço, o consumidor gosta de saber todos os detalhes do produto que irá comprar. E como não terá o mesmo suporte que teria em uma loja física, é importante que todas as informações estejam na página para que ele não se frustre com a compra on-line e, mais do que isso, para que possa superar suas expectativas com esta experiência de compra.
9- Faça conteúdos em vídeo
Os vídeos também servem como estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. Eles dão um ar mais jovem à empresa e mostram ao cliente que ele tem com quem contar.
Você pode gravar sobre as características dos produtos ou dicas de uso para se aproximar do público conectado à marca.
Gravações rápidas com clientes e parceiros também podem ser interessantes, assim como vídeos de bastidores que indiquem novidades. Este material é o que mais tem engajado o consumidor da internet atualmente e, além de ser usado na loja virtual, ainda pode ser compartilhado nas redes sociais.
10- Planeje cada conteúdo
O planejamento é essencial para cada um desses conteúdos que for produzir. Isso significa ter periodicidade no blog, atualização nas descrições de produtos e FAQ, vídeos recentes e estratégia em todos os conteúdos.
O ideal é elencar assuntos para explorar e realizar uma programação, como um calendário editorial, para te ajudar.
O conteúdo é o principal fator para levar ao e-commerce um público qualificado e interessado nos seus produtos e serviços. A ideia é, primeiramente, melhorar o tráfego e o engajamento de leads, para depois convertê-los em clientes e fidelizá-los.
E então, gostou dessas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce? Com produtos e informações de qualidade, a sua loja irá bombar!