10 Dicas de Inbound Marketing para você aplicar

10 Dicas de Inbound Marketing para você aplicar

Quando se trata de dicas de inbound marketing, as empresas que estão representadas em lojas virtuais, marketplaces e e-commerces precisam estar atentas, pois é sempre importante identificar as oportunidades para uma divulgação ampla.

A aplicação de estratégias de inbound marketing se diferem do outbound, mas se relacionam à publicidade tradicional. 

Enquanto a primeira está intimamente ligada ao marketing de atração, a segunda estratégia é mais intrusiva e abrangente, mas sem um direcionamento correto para o público-alvo ao qual se destina.

O Inbound Marketing se baseia em 4 conceitos que auxiliam na otimização e estruturação do processo de divulgação, sendo eles:

  • E-mail marketing;
  • Funil de Vendas;
  • Landing Pages;
  • SEO.

Sendo assim, é possível seguir as 10 dicas a seguir para atrair e converter leads, com foco no aumento das vendas e na fidelização e encantamento dos clientes.

  1. Seja criativo desde o título

A ideia principal da estratégia do inbound marketing é atrair os leads, como são identificados os potenciais clientes, para que possam conhecer mais sobre uma empresa, um serviço ou um produto disponível.

Uma marca pode ser apresentada como útil, ou então a chamada pode criar um senso de urgência. Mostre-se único, com um formato específico para atendimento às necessidades do lead. 

O objetivo é manter a visibilidade em alta, de uma forma que seja impossível ser ignorado pelo público-alvo.

  1. Coloque em prática o SEO

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, está centrada na aplicação de palavras-chave que possam ser de interesse dos leads. Isso quando estes utilizam uma plataforma de pesquisa.

O posicionamento aumenta gradativamente conforme o algoritmo reconhece como um site ou um blog que se encaixa com a pesquisa realizada pelos usuários. A função é propiciar uma experiência satisfatória e adequada.

  1. Torne-se uma autoridade 

A aplicação de palavras-chave devem estar em diferentes materiais que podem ser trabalhados junto ao Marketing de Conteúdo em formato de:

  • Artigo profissional ou científico;
  • Depoimento de clientes fidelizados;
  • Podcasts de entrevistas;
  • Texto institucional;
  • Vídeo institucional ou publicitário.

Isso ajuda a marca a se mostrar como uma autoridade no assunto que domina/atua, ajudando – inclusive – no ranqueamento da plataforma de pesquisa.

  1. Converse com o lead

É possível quebrar a 4ª parede em determinados materiais produzidos. Um vídeo explicativo sobre um produto ou serviço pode ser direcionado ao lead de forma direta. 

Um texto pode ser escrito de forma direta ao leitor e pode aproximar da realidade em que vive, mostrando que tudo pode ser resolvido com o que está sendo oferecido de maneira sutil, porém com autoridade, proximidade e simpatia. 

  1. Explore o link building interno e externo

A formalização de parcerias comerciais pode ser explorada dentro dos textos publicados, ou na apresentação de vídeos, nos quais o link building pode levar diretamente a uma loja virtual, a um e-commerce ou a um marketplace.

As redes sociais também devem contar com a estratégia de link building, atraindo o cliente ao assunto tratado em uma postagem e trazendo ainda mais valor para a página/produtos.

  1. Acompanhe as métricas e faça análises

As plataformas digitais disponíveis para publicação de materiais, como blogs, redes sociais e sites de busca, possuem ferramentas apropriadas para a identificação de métricas.

As análises propostas devem ser identificadas conforme o público-alvo a ser alcançado, assim como as metas e objetivos traçados pela empresa.

  1. Aproveite as ferramentas digitais

O tráfego de um site pode ter um aumento considerável a partir do momento que as ferramentas digitais são utilizadas de forma apropriada. 

Portanto, é importante utilizar todas as mídias de comunicação e os canais disponíveis na internet. 

Caso seja necessário, vale investir parte do orçamento em anúncios nas redes sociais, como o Twitter Ads para propor o CTA (Call To Action), ou chamada para ação do lead.

  1. Tenha uma persona definida

Crie um personagem perfeito, que seja a personificação do cliente ideal, e como se deve comunicar com essa pessoa. 

Essa dica é fundamental para se entender que é preciso humanizar a marca e, assim, manter uma comunicação direta e sincera para com o público-alvo.

  1. Proporcione uma rotina para o lead

A disposição de um conteúdo atraente e versátil pode ser representado por meio de postagens nas redes sociais, ou no envio de e-mail marketing para os leads que disponibilizam os dados.

Sendo assim, tenha uma rotina para enviar esses materiais, de forma que se torne uma rotina para cada pessoa em um mundo particular.

  1. Explore o engajamento de redes sociais

Por fim, é importante reforçar o engajamento que as redes sociais proporcionam e como isso valoriza o Marketing orgânico e a ampliação de leads captados por terceiros. 

O inbound marketing propõe se apresentar como uma solução a partir do momento que um lead encontra uma solução, e então é feita a conversão e a venda. 

O interesse parte de um lado, e essa oportunidade não pode ser desperdiçada.

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