21 jul Twitter nas quatro rodas: Ford testa carro que posta mensagens na rede

Combinando informações internas e da Internet, automóvel, apelidado de AJ, tem conta no microblog e posta mensagens na rede social.

Já imaginou ter um carro que envie posts para o Twitter? Bom, ele existe, e se chama AJ, em razão do nome do projeto: “American Journey 2.0“. Segundo reportagem do site do The New York Times, o automóvel “social” em questão é um Ford Fiesta 2011 que está sendo testado por engenheiros da empresa para explorar os limites de um veículo conectado à Internet, em uma parceria da empresa com a Intel, a Microsoft e a Universidade de Michigan.

No último mês de maio, por exemplo, uma equipe de engenheiros da Ford dirigiu AJ para participar de uma feira de fabricantes da indústria automobilística. Ao longo do caminho, o carro enviava mensagens no Twitter, como “Está ficando muito escuro; é hora de ligar as luzes”, uma das mais comuns segundo o NYT.

Mas como pode um carro literalmente enviar mensagens? Ou estar com um humor “alegre” (“joyful”), seu estado atual segundo o site oficial do projeto?

De acordo com a reportagem, AJ utiliza um app chamado “Auto”matic Blog, que pesquisa em todos os dados disponíveis do carro, como localização, velocidade, aceleração, freios, pára-brisas, GPS e direção, sempre de maneira relacionada com outras informações colhidas ao vivo na Internet.

ford_twitter_300

 

Por meio de app, AJ posta mensagens no Twitter.

Dessa maneira, explica o jornal, o carro poderia combinar informações de condições de trânsito com sua situação no momento (acelerando e freando constantemente) e a previsão do tempo para as próximas horas (com chuvas ou tempestades previstas, por exemplo), para escrever no Twitter algo que provavelmente iria se tornar mensagem padrão nos futuros “AJ´s” rodando na capital paulista: “Preso no trânsito; nada ansioso pelos próximos 80km.”

Para transformar o carro, a Ford utilizou equipamentos simples como uma conexão celular de alta velocidade, um roteador Wi-Fi e um computador Dell rodando Windows 7 no porta-malas.

Além disso, também foram testados outros programas em AJ, como um app baseado em localização do Foursquare, pelo qual o automóvel conseguia registrar automaticamente a chegada  da equipe de engenheiros a um restaurante, por exemplo, e o software “Caravan Track”, desenvolvido pela Universidade de Michigan, que notifica seus amigos de maneira antecipada e automática sobre a sua localização atual, informa o NYT.

Segundo o New York Times, para o futuro próximo, o que neste caso significa até o final deste ano, a Ford já planeja adicionar aplicativos de smartphone, incluindo um feed do Twitter, aos seus carros baseados em Sync, além de, por meio de outros apps de telefone, permitir que programas terceirizados utilizem os controles internos de um carro. Um exemplo dessa última aplicação é controlar programas em telefones Android por meio de botões no volante do carro.

Para saber mais sobre AJ, dê uma olhada em sua conta no Twitter: @AJtheFiesta

Créditos :Luiz Mazetto

Fale com Especialistas.