05 jul Qual é a importância de fazer boas descrições de produtos no e-commerce?

Criar um e-commerce de alto desempenho não é uma tarefa simples. Muitos pontos devem ser analisados para que o seu negócio ganhe destaque e supere a concorrência. A construção de um ambiente virtual que seja intuitivo e que gere uma boa experiência ao usuário é um desses pontos fundamentais.

Nesse aspecto, a descrição do produto deve ser feita de maneira bastante estratégica, pois influencia não só no momento da compra, mas também na divulgação da empresa e alcance das ações.

Então, para que você tenha um bom conhecimento do assunto, criamos este post mostrando a importância de uma boa descrição e como criá-la. Confira!

Vantagens de uma boa descrição do produto

Facilita o processo de venda

A venda na internet apresenta vários benefícios, tanto para o empreendedor como ao cliente. Porém, um ponto sempre será limitado: o consumidor não consegue testar ou visualizar o produto real antes da compra. Por isso, é necessário criar uma descrição completa, que tire todas as dúvidas.

Se o potencial cliente não encontrar todas as informações que precisa, ele pode não confiar no sucesso daquela aquisição, abandonando o site. Por isso, se a descrição do produto abranger todos os pontos necessários, o processo de venda é bastante otimizado.

Reduz as solicitações ao atendimento

Imagine que um potencial cliente está interessado em um determinado produto. Fez uma pesquisa na internet e encontrou a sua empresa como uma possibilidade. Ele visualizou um produto e está inclinado a comprá-lo. Porém, a descrição não era completa, deixando questões em aberto. O que ele faz? Entra em contato com um de seus vendedores ou simplesmente busca uma outra opção no mercado.

Menos mal se ele usar um dos canais de comunicação para tirar a dúvida, pois ainda é uma situação que pode ser convertida em venda. Porém, imagine isso em um grande volume, com perguntas básicas que poderiam ser respondidas com uma melhor descrição do produto.

Por isso, esse trabalho ajuda o time de atendimento a reduzir as solicitações mais simples e focar nas questões que realmente necessitam de um maior esforço.

Conquista um melhor posicionamento na busca orgânica

Agora, vamos falar de um ponto crucial na descrição do produto: a conquista de um melhor posicionamento na busca orgânica. O Google, assim como outros buscadores, tem o objetivo de indicar as páginas mais relevantes aos usuários quando eles pesquisam algum termo na internet.

Para isso, os mecanismos fazem uma varredura na web procurando as páginas com maior sinergia, que podem solucionar as dúvidas. Para aumentar a encontrabilidade das páginas, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) devem ser aplicadas.

Elas consistem em uma organização estratégica da página, seja utilizando melhor as palavras-chave, otimizando as imagens, criando links internos e externos para outros conteúdos, entre outros.

Dicas para criar a descrição ideal

Agora que já viu a grande importância em criar boas descrições de produtos, vamos mostrar como fazer isso na prática. Acompanhe!

Utilize a linguagem do seu público-alvo

Quem é o seu público-alvo? Quais são as características das pessoas que entram nas suas páginas em busca dos produtos? Esses dados são fundamentais para construir toda a sua descrição do produto.

O tipo de linguagem, por exemplo, faz parte do sucesso da comunicação, em transmitir uma mensagem e ela ser compreendida da forma exata pelo seu alvo.

Se o seu público-alvo é mais jovem, você pode utilizar uma linguagem mais informal, adaptada ao universo do cliente. Já se o perfil é mais técnico, a descrição deve seguir esse padrão.

Informe todas as características essenciais do produto

A descrição completa do produto é muito importante para que não reste nenhuma dúvida que impossibilite a compra. Para isso, seja bem abrangente, explicando do que o objeto é feito, o material, dados de peso, tamanho, garantia, validade etc. Pense em todos os dados que possam ser questionados.

É interessante que você realce os diferenciais daquele item, mostrando os motivos que os clientes possuem para escolher aquela opção.

Ensine como utilizar a solução e os benefícios

Além dos diferenciais do seu produto você deve mostrar ao público como utilizá-lo da melhor forma. Por exemplo, se o item é um tênis de corrida, aponte as melhores dicas de conservação, se é necessário usar uma meia específica para um melhor encaixe, entre outros.

Você deve relacionar essas dicas com os benefícios gerados. Seguindo esse exemplo, pode mostrar que um melhor sistema de amortecimento reduz o impacto nas articulações, ou então falar do design, pensado justamente para a prática desse esporte.

Aplique as técnicas de SEO

Como já dissemos neste artigo, aplicar as técnicas de SEO na descrição do produto é necessário para atrair novos consumidores e colocar a sua empresa em destaque no mercado. Para isso, crie um texto bem explicativo, segmentado por tópicos. Essa divisão torna a leitura mais fluida e fácil.

Além disso, faça uma boa pesquisa de palavras-chave, aqueles termos relacionados ao seu produto que são mais buscados pelo público. Utilize essas palavras ao longo do texto. O ideal é que eles apareçam pelo menos uma vez na introdução, conclusão, desenvolvimento e, se possível, em um intertítulo, que são os tópicos.

As imagens também devem receber muita atenção. Os buscadores dão menor relevância para imagens que não possuem descrição de texto. Então, utilize os campos de texto alternativo para evidenciar o que se trata a imagem, além do nome da foto. Tenha atenção com o tamanho do arquivo para não prejudicar o carregamento da página.

Além disso, utilize links para outras páginas relevantes dentro do seu site, seja um conteúdo ou outro produto complementar. Essa técnica é bastante recompensada pelos mecanismos de busca.

Monitore as páginas mais visitadas

Por fim, sempre faça uma avaliação das páginas que são mais acessadas e quanto tempo os visitantes permanecem visualizando os produtos. Isso pode lhe ajudar a perceber as melhores práticas e sempre otimizar a descrição e demais itens, focando em gerar grandes resultados.

Portanto, como vimos em nosso artigo, uma boa descrição do produto é metade do caminho para o sucesso nas vendas do seu e-commerce! Esse trabalho agrega diversos benefícios, como aceleração no processo de venda, redução de demanda no atendimento e melhor posicionamento na busca orgânica.

Para alcançar esses resultados, tenha atenção com cada dica que fornecemos e aplique em seu negócio!

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