15 jan Medindo Ações do Marketing em Mídias Socias

Como medir a presença nos meios de comunicação social é um tema da moda. Por dois motivos, porque as empresas estão começando a investir na construção de sua presença nos meios de comunicação social e porque eles querem saber o efeito que essas mídias possuem.

O principal problema que enfrentamos quando falamos em marketing em mídia social é que não sabemos o que precisamos medir, e como sempre por falta de objetivos. O primeiro passo é a criação de um Plano de Marketing para Mídias Sociais, e é essencial.  Metas bem definidas (longo, médio e curto prazo) nos permitirá criar índices para medir o sucesso.

Alber Barra publicou uma série de artigos onde ele define que a presença nos meios de comunicação social é medida a partir de quatro perspectivas diferentes:

  • Gestão da Reputação
  • Posicionamento em Buscadores
  • Branding
  • Expansão do CRM

Outra coisa interessante foi levantada por Kelly Feller responsável pelas mídias sociais da Intel, ele demonstrou que 33% do trafego vem dos buscadores e os outros 33% vieram de outras redes e de campanhas publicitárias. Ao falar sobre a medição qualitativa ele falou de quatro indicadores:

  • Influência: Estamos falando com os clientes?
  • Privacidade: qual é o sentimento ou a afinidade de um cliente?
  • Interação: os clientes estão tomando decisões?
  • Participação: há clientes?

E finalmente, Javier Godoy no Online Expert Fórum, ele aposta em três fatores:

  • Reputação: o que eles dizem sobre um.
  • Popularidade: o que você diz.
  • Influência: a capacidade de inserir uma mensagem que irá expandir os círculos de influência dos demais.

Como você pode ver em todos os três casos se estabelecem parâmetros são intangíveis. Em qualquer caso, as métricas nesta área estão em âmbito de muita expectativa e muita experimentação.

 

Créditos :Bruno de Souza

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