23 ago Como conquistar um cliente pela internet

Em um mercado global cada vez mais dinâmico e competitivo, o novo desafio para as empresas dos mais diversos segmentos consiste em manter o melhor posicionamento nos “territórios” da internet, já que atualmente a grande maioria da população está cada vez mais conectada.

Ainda que as mídias ofereçam inúmeros benefícios, para se destacar neste meio e obter os melhores resultados quanto à venda de produtos e serviços, é indispensável saber todos os detalhes para conquistar um cliente pela internet.

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Marketing digital: A chave do sucesso.

Muitos de vocês já ouviram falar a respeito de marketing digital, mas afinal, no que ele consiste e em que este conjunto de ferramentas pode contribuir para que as vendas decolem?

O marketing digital consiste em um conjunto de técnicas e ações de comunicação especialmente empregadas na internet e demais meios digitais com a finalidade de conquistar e fidelizar clientes.

As ações desenvolvidas são muitas e tem apresentado resultados altamente positivos no que diz respeito a como conquistar um cliente pela internet. Entre as principais estratégias de marketing digital adotadas, estão:

Atrair

Através dos conteúdos trabalhados com técnicas de SEO – Search Engine Optimization – é possível fazer com que sites, blogs e páginas obtenham melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso faz com que, ao pesquisar por um produto ou serviço no Google, o conteúdo de determinada empresa apareça entre os resultados principais, potencializando o número de acessos.

Converter

Converter consiste em transformar simples visitantes em clientes, utilizando recursos no site ou demais mídias sociais que possibilitem um contato posterior por parte da empresa. Logo, é preciso que o visitante deixe algum contato, geralmente um e-mail ativo.

Um bom exemplo disso é quando em determinados sites são oferecidos e-books gratuitos na condição de fornecer um e-mail para ter acesso ao arquivo.

Outro recurso interessante é realizar um Webnário, pois através disso é possível ficar com uma lista de e-mails de todos os participantes do curso, tornando possíveis futuros contatos através de e-mail marketing.

Encantar

Para encantar os clientes, é fundamental oferecer máxima qualidade. Tanto no que diz respeito a produtos e serviços quanto aos conteúdos de textos e imagens, tudo deve estar simplesmente impecável.

Outra questão muito valorizada sobre como conquistar um cliente pela internet diz respeito à praticidade. Toda comunicação precisa ser clara e bem objetiva, sem aquela linguagem rebuscada demais, o que poderia “cansar” seu potencial cliente.

A mesma praticidade vale no que diz respeito ao layout do site. De nada adianta um trabalho magnífico quanto ao design e técnicas para aumentar o número de acessos se a estrutura se apresentar muito complicada e o cliente demorar demais para encontrar o que precisa.

Para conquistar um cliente pela internet, é preciso investir na segurança.

Sem dúvida alguma, muitas das pessoas que ainda resistem ao comprar produtos ou serviços pela internet alegam o mesmo motivo: Insegurança.

Muita gente tem receio de ter seus dados cadastrais copiados, cartões de crédito clonados ou pior, caírem em grandes ciladas em virtude de sites inseguros.

Por esta razão, para as empresas que desejam obter sucesso com a venda pela internet, uma das providências mais elementares consiste em investir num site absolutamente seguro.

Além do mais, isso facilita a forma de pagamento, já que poderão ser utilizados cartões de crédito e o cliente poderá, dependendo do seu modelo de negócio, parcelar a compra até um certo limite de vezes.

Parcerias e promoções são fundamentais

A força da propaganda na internet consiste em uma palavra: Compartilhamento. Para que a página seja cada vez mais curtida e acessada, é preciso estabelecer parcerias e promoções que potencializem a divulgação gratuita dos produtos ou serviços oferecidos.

Em páginas do Facebook, uma estratégia muito interessante consiste no sorteio de brindes em forma de produtos ou vouchers estabelecendo certas condições para concorrer ao prêmio.

As condições podem ser marcar amigos na publicação, curtir a página ou até mesmo compartilhar o post da promoção na timeline do interessado em participar do sorteio.

Estas estratégias se apresentam muito eficazes e com baixo valor de investimento, já que quando se trata de concorrer algum prêmio, o índice de compartilhamento é altíssimo.

Conhecer o público-alvo: a chave para o sucesso.

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Conhecer o público-alvo é o primeiro passo na direção do sucesso!

Para conquistar um cliente pela internet e fazer com que o empreendimento prospere, é imprescindível mover todos os esforços no intuito de conhecer cada vez mais detalhes quanto ao público-alvo.

Isso envolve buscar identificar todos os gostos, hábitos, rotinas, sonhos e anseios dos futuros clientes, já que a partir disso, as estratégias de marketing serão muito mais assertivas.

Quando se trata de negócios online, também é preciso trabalhar bastante na segmentação de mercado, buscando atrair para o site da empresa e demais canais de comunicação apenas pessoas com real potencial para se tornarem clientes.

Do contrário, todos os esforços empregados no marketing e estruturação dos canais não surtirão os efeitos desejados, prejudicando os lucros e até mesmo a atuação da empresa no mercado.

Mensurar é preciso

Assim como em todos os empreendimentos físicos, os negócios online carecem de excelência quanto à análise e interpretação dos números.

É imprescindível fazer uma avaliação periódica quanto aos resultados dos investimentos realizados na área de marketing e seu respectivo impacto no faturamento da empresa.

Todos os esforços deverão sempre trazer um certo percentual de rentabilidade. Do contrário, o negócio torna-se inviável.

Por isso, acompanhar o aumento de acessos ao site, páginas e demais canais, verificar o crescimento da lista de contatos, analisar o percentual de acréscimo ao lucro e faturamento assim como as demais métricas disponíveis para os empreendedores, é de suma importância para que o negócio se mantenha saudável.

Caso após essa análise o empreendedor chegue à conclusão de que os lucros estão muito baixos, é o momento exato de redefinir objetivos e refazer estratégias.

As ferramentas disponibilizadas para conquistar um cliente pela internet são muitas, mas cada empresa possui um jeito muito particular de aplicá-las de acordo com os objetivos a serem alcançados. Portanto, o resultado final é o melhor indicativo quanto ao sucesso das estratégias empregadas.

 

Fonte: Markeninja

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