16 ago 5 sentidos e Marketing, algo a ver?

Com a ideia de criar um vínculo entre o consumidor e o produto ou serviço que oferecem, muitas empresas descobriram que, ao proporcionar um estímulo utilizando os 5 sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar) podem agregar maior valor à marca e fidelizar esse cliente. É o chamado Marketing Sensorial.

Hoje não basta apenas ver e EXPERIMENTAR, é necessário tocar, sentir, ouvir. Esses sentidos são vistos como canais pelos quais se oferece algo e espera-se receber de volta uma reação do consumidor.

E como cada sentido pode ser estimulado?

visão é o primeiro sentido estimulado, é por ela que é feita a primeira avaliação pelo cliente. Investir na cor, iluminação e disposição dos produtos certamente será um ponto positivo à sua empresa visto que 70% da percepção humana está baseada nesse sentido.

Através do paladar, o cliente prova o sabor do produto. E não é de uso exclusivo das empresas alimentícias. As empresas podem estimular ao cliente através desse sentido ao oferecer aquele “velho cafezinho”

Por sua vez, a audição é um sentido que mexe com a emoção dos clientes. Para atingir esse objetivo, é necessário PESQUISAR qual o tipo de música o seu cliente gosta de ouvir. Que tal alternar uma boa música com  mensagens institucionais?

O Tato é o sentido mais fácil de ser estimulado ao oferecer o toque do produto ao cliente e pode ser primordial na decisão pela compra.

Ao estimular olfato através da criação de uma fragrância exclusiva colabora para a criação de uma identidade da sua empresa pelo cliente.

Praticamente todas as empresas podem trabalhar com o Marketing Sensorial. O que irá diferenciar é o segmento ou estilo da sua empresa que indicará quantos e quais sentidos podem ser trabalhados.

O desafio das empresas é tornar a experiência dos SENTIDOS a mais agradável possível ao clientes e a conseqüência disso poderá vir em excelentes RESULTADOS nas vendas.

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